Guillermo Franco na mira
[QUOTE]O período regular de transferências de Verão chegou ao fim, mas o Sporting continua em campo a batalhar pelo reforço do plantel para a época 2010/11, valendo-se do regulamento da FIFA que lhe permite apontar a jogadores que ainda estejam sem vínculo. É neste contexto que o guarda-redes alemão Timo Hildebrand - sem clube desde o fim da temporada - chega a Alvalade, num negócio já oficializado pelos leões no sítio oficial na internet (ver página ao lado), e é também nesse enquadramento legal que está para entrar no grupo leonino o ponta-de-lança pelo qual o treinador Paulo Sérgio suspira desde o dia em que meteu mãos à obra no reino verde e branco. Guillermo Franco, internacional pelo México, é nesta altura um dos nomes que estão em cima da mesa, depois de, por diferentes ordens de razão, se terem evaporado hipóteses como Morientes, Trezeguet, Corradi, Di Santo ou Cavenaghi.
Quem garante que o Sporting está interessado em deitar a mão a Guille Franco é o empresário do jogador, Jorge Cyterszpiler. Contactado por O JOGO, o agente FIFA - um dos mais conceituados do futebol argentino, a par de Fernando Hidalgo e Gustavo Mascardi - assume estar ao corrente das movimentações dos responsáveis leoninos em torno deste experiente número 9, que tem 33 anos de idade e 1,87 m de altura. “Sim, sabemos que o Sporting tem interesse no Guillermo Franco, mas ainda não há nada. Aguardamos que chegue uma proposta oficial”, revela Cyterszpiler, defendendo-se e preservando informação… porque a discrição também é a alma destes negócios. Mas a grandeza de um clube que luta para ser campeão em Portugal é um factor que mexe com o número 9. “O Sporting é um clube importante. Seria bom… mas vamos aguardar”, insiste Cyterszpiler, que já tem em carteira um par de ofertas por este matador que, embora tenha nascido na Argentina, se naturalizou mexicano no período em que foi bem-sucedido no ataque do Monterrey (2002-2006).
Antigo colega do leão Matías Fernández no Villarreal - clube que também honrou com golos, ainda que lhe tenha faltado consistência e continuidade no onze titular -, Guille Franco representou o West Ham na época passada - facturou cinco golos em 16 jogos no campeonato inglês - e, neste defeso, esteve muito perto de assinar pelo Wigan. A mudança foi inclusivamente dada como um facto consumado pela Imprensa britânica, mas o jogador acabou por não selar o acordo com o clube do noroeste de Inglaterra, que, em alternativa, se virou para um dos alvos leoninos sobre o fecho do mercado, acertando com o Chelsea a aquisição definitiva do passe de Di Santo a troco de dois milhões de euros.
El Guille iniciou a carreira nos argentinos do San Lorenzo, emblema que serviu de 1995 a 2002 - foi companheiro de ataque de… Beto Acosta, que, em Dezembro de 1998, assinaria pelo leão -, seguindo para o Monterrey, no México, onde triunfou à grande e foi aclamado matador, com 47 golos em 98 jogos ao longo de quatro anos (2002-2006). O sucesso alcançado naquelas paragens influenciou este argentino de berço a adoptar a cidadania mexicana, abrindo dessa forma as portas da selecção do país que o recebera e o ajudara a ganhar estatuto e a ser reconhecido.
Aos 28 anos, somou a primeira internacionalização num encontro frente à Guatemala, marcando um golo e fazendo duas assistências. Foi a 8 de Outubro de 2005. Depois disso, participou em dois Mundiais: na Alemanha (2006) e, há bem pouco tempo, na África do Sul, onde só não foi titular no jogo dos oitavos-de-final - entrou aos 61’, na vez de Guardado -, no qual o México treinado por Javier Aguirre foi incapaz de resistir à maior qualidade da selecção da Argentina.
Bilhete de identidade
NOME COMPLETO Guillermo Luis Franco Farcuarson
NACIONALIDADE mexicano
NATURALIDADE Corrientes (Argentina)
IDADE 33 anos (03/11/1976)
ALTURA 1,87 m
PESO 77 kg
POSIÇÃO ponta-de-lança
CARREIRA San Lorenzo (1995-2002)
Monterrey (2002-2006)
Villarreal (2006-2009)
West Ham (2009-2010)
INTERNACIONALIZAÇÕES 25[/QUOTE]
Fonte: http://www.ojogo.pt/
Video: Goles de Guille Franco (1 al 10)
Historial:
Years Team Apps (Gls)
1995–2002 San Lorenzo 96 (23)
2002–2005 Monterrey 119 (63)
2006–2009 Villarreal 81 (14)
2009–2010 West Ham United 23 (5)
National team
2005– Mexico 25 (7)
Fonte: Wikipedia
Dispensa apresentações, mas pronto.
Cumps…