Guia do Sportinguista no exílio

Depois do resultado de hoje em Old Trafford o Manchester é aquele que mais se assemelha ao nosso SPORTING! :smiley:

Mesmo com todas as suas vissitudes:

1.º O Sporting é único!
2.º Não existe outro igual!
3.º É o melhor do universo!
4.º É o maior do universo!
5.º Quem disser o contrário, não sabe minimamente o que está a dizer!
6.º Tenho dito!
8)

Não saia que havia tantos adeptos viola. Em itália também admiro a Fiorentina.

Mesmo com todas as suas vissitudes:

1.º O Sporting é único!
2.º Não existe outro igual!
3.º É o melhor do universo!
4.º É o maior do universo!
5.º Quem disser o contrário, não sabe minimamente o que está a dizer!
6.º Tenho dito!
8)

7.º Alvar presidente!! Alvar é grande!! Alvar é sábio!! Quero ter um filho teu!!

:smiley:

(devo dizer, para que a minha reputação não saia manchada, que a última frase proferida por mim é apenas uma frase muito célebre que se usa quando a pessoa que está à nossa frente diz algo de grandioso. Não é que eu queira progenitar com o Alvar. Xiça!)

Eu acho que a última frase é totalmente objectiva. E tem o sentido que tem. :lol: :lol:

Mas acho que não devias dizer isso em público, bastavas enviar uma PM ao Alvar. :lol:

Kidding :wink: :lol:

Eu acho que a última frase é totalmente objectivo. E tem o sentido que tem. :lol: :lol:

Mas acho que não devias dizer isso em público, bastavas enviar uma PM ao Alvar. :lol:

Tu não digas heresias, jovem! :twisted:

Eu acho que a última frase é totalmente objectivo. E tem o sentido que tem. :lol: :lol:

Tu não digas heresias, jovem! :twisted:

Nada disso. :oops:

Podem existir pessoas que não conheçam o sentido que tu queres dar á frase e não vejam o teu “ps”, podem ficar escandalizadas ou até traumatizadas para o resto da vida. :lol: :twisted:

Espanha: Atlético
Inglaterra: Aston Villa
Italia: Nenhuma em particular, gosto da claque da Lazio
Alemanha: Hamburguer SV
França: St Etienne
Holanda: Feyenoord
Escócia: Celtic
Brasil: Vasco
Mexico: America

Onde quer que fosse que eu residisse, seria do Sporting.

O resto é tudo pequenas simpatias, devido a jogadores que por lá passaram.

E se eu estivesse a viver em… seria um sportinguista com uma grande simpatia por…

Espanha: Atlético Madrid / Valência
Inglaterra: Tottenham Hotspur
Italia: Génova
Alemanha: Eintracht Frankfurt / Werder Bremen
França: Auxerre
Holanda: Ajax
Brasil: Vasco da Gama / Grémio Porto Alegre
Argentina: River Plate

Ps: Também não tenho explicações, simplesmente sempre simpatizei com os clubes supra.

Pps: Tal como o smashing_pumpkin, vejo a passagem de um antigo jogador do SCP por qualquer clube do país em causa como um potenciador para alterar esta lista por completo, dependendo obviamente do jogador em causa :slight_smile:

Ppps: Já agora, alguns “ódios”:

Espanha: Real Madrid
Inglaterra: Liverpool
Italia: Milan
Holanda: PSV
Brasil: Flamengo

[b]Espanha: Atlético[/b] Inglaterra: Aston Villa Italia: Nenhuma em particular, gosto da claque da Lazio Alemanha: Hamburguer SV França: St Etienne Holanda: Feyenoord Escócia: Celtic Brasil: Vasco Mexico: America
Bilbao ou Madrid?

O Bilbao chama-se Athletic Bilbao :wink:

É o de Madrid logicamente…

Apesar da boa iniciativa que este tópico representa, não me parece possível escolher os clubes estrangeiros nossos preferidos baseado em semelhanças com o SCP.

Os primeiros contactos que cada um teve com clubes estrangeiros são, normalmente, diferentes, causando impressões distintas em cada um de nós.

Eu, por exemplo, desde miúdo vi jogos do Barcelona. Via mais jogos deles do que do SCP. Hoje, pouco me interessa se o clube se parece com A ou B. Para mim é o Barça, o maior de Espanha, e se quisermos apesar de tudo encontrar pontos de encontro com o SCP, basta ver a forma como em muitos anos foi roubadissimo, tudo para salvaguardar o clube do regime.

Ainda em Espanha, quem pode não gostar do grande Celta de Vigo? :lol:

Em Inglaterra, gosto do MU, mas sou capaz de simpatizar com o Liverpool. Porquê? Ora, equipas que espetaram 5 aos lamps terão sempre a minha simpatia, independentemente de serem ou não parecidos com a orcalhada. Por outro lado, tenho um ódio de estimação ao Arsenal. Uma eliminatória perdida em casa para os lamps, marcou definitivamente essa equipa para mim.

Na Holanda, os tempos do grande Ajax de Cruyf, Kaiser, Neeskens, Krol, etc., também me marcaram profundamente, ao ponto de até hoje sentir alguma magia naquelas camisolas brancas com a faixa vermelha ao meio. São os lampios lá do sitio? Who care’s?

Em Itália, simpatizo com o Milan e com a Lázio, mas sem grande fervor. Mas tal como o Mauras, não posso com o Inter, isto devido à meia-final da Uefa de 90. Para além de nos terem eliminado, jogavam com um trio de alemães que nem os podia ver.

Na França e Alemanha não tenho favoritos, na Escócia, claro, o Celtic.

No Brasil, o Cruzeiro, sempre, o maior do Brasil, mas já simpatizei com o Flamengo muito pela grande equipa dos anos 80 e ter o hábito de aviar o Atlético Mineiro, esses sim, uns verdadeiros lamps.
Ao contrário do que é a regra, Vasco clube dos portugueses, detesto esse clube, comandado há muitos anos pelo maior vigarista do futebol brasileiro, Eurico Miranda.

Neste momento o meu Clube preferido no estrangeiro é o Espanhol :stuck_out_tongue: :twisted:

Mas sempre tive alguma simpatia em relação a Clubes grandes que estiveram muitos anos sem ganhar como por exemplo Manchester United, Inter de Milão e Atletico de Madrid ou por Clubes que equipam de verde como o Saint-Ettiene e o Celtic.

Ódios de estimação Milan, Liverpool e Bayern de Munique, neste caso extensivel a tudo que cheire a alemão.

Simpatia por motivos familiares para o Vasco da Gama

Ódios de estimação Milan, Liverpool e Bayern de Munique,

same here. Detesto mais o Milan, acima de tudo.

7.º Alvar presidente!! Alvar é grande!! Alvar é sábio!! Quero ter um filho teu!!

:smiley:

(devo dizer, para que a minha reputação não saia manchada, que a última frase proferida por mim é apenas uma frase muito célebre que se usa quando a pessoa que está à nossa frente diz algo de grandioso. Não é que eu queira progenitar com o Alvar. Xiça!)

Reacção após ler a parte final do 7.º ponto: :shock: :shock: :shock: :-s

Reacção após ler entre os parêntesis: UUUFFF!!!

:smiley: :wink:

Espanha:Espanhol!!! agora a sério.(Mas a alegria fala mais alto)

Espanha: Valência
Inglaterra: Newcastle
Italia: Juventus
Alemanha: Werder Bremen
França: St Etienne
Holanda: Feyenoord
Brasil: Palmeiras

Muito engraçado este tópico. De facto é uma pergunta que já me coloquei várias vezes. Qual o clube que escolheria para apoiar caso tivesse que ir viver para outro país? Os factores a ter em conta seriam alguns daqueles que o Petrovich já referiu:
- uma massa adepta numerosa e fiel
- uma cultura de resistência
- um vizinho poderoso bajulado por entidades públicas e pelos media que quer canibalizar tudo à sua volta, etc. (se bem que não precisaria de ser vizinho próximo, poderia bem ser outro clube do mesmo país)

Já NÃO teria em conta os seguintes:

• doses maciças de azar a roçar a maldição (não sou masoquista, obrigado)
  • um passado de história (não sei bem o que queres dizer com isto. Todos os clubes têm a sua história e as suas histórias. Grande parte dos clubes data do início do século XX. Se te estás a referir ao palmarés, não é algo que eu tivesse em conta. O palmarés constrói-se. Aliás, acharia imensa piada a um pequeno clube que nunca tivesse ganho nada e que agora estivesse a tornar-se um clube vencedor.

E acrescentaria ainda que esse clube deveria ser:
- um clube formador de talentos, que apostasse na prata da casa
- um clube com uma estrutura directiva estável e credível.
- um clube com um estádio lindo
- um clube sem “manchas” no seu historial no que diz respeito a corrupção, fraudes, manobras menos éticas, etc.
- um clube que preze a ligação à cultura da região em que se insere (por exemplo, acho piada ao Celta de Vigo e ao Celtic, que foram buscar o nome à cultura autóctone homónima)

Embora não possa garantir que os clubes que se seguem respeitam todas estas condições, assim sem investigar muito, escolheria estes:
Espanha: Sevilha (pelos adeptos) ou Celta de Vigo
França: Lyons (pelo nome :lol: e também porque é uma equipa que tem vindo a crescer nos últimos anos, fruto de uma gestão pensada e cuidada)
Itália: Nápoles
Alemanha: Werder Bremen (se calhar aqui estou influenciado pelo momento actual da equipa)
Holanda: Ajax (pelas escolas) ou Feyenoord (pelo inferno que se cria no estádio)
Inglaterra: não sei…talvez Liverpool ou Newcastle
Grécia: Panathinaikos

Agora estive a rever a lista e é impossível não notar que pode haver algum enviesamento na escolha devido à semelhança com os símbolos do Sporting, nomeadamente no que se refere à cor :slight_smile:

Espanha:Fc Barcelona,por causa do Iniesta e do Xavi :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:
Itália:Ac Milan,Káká e Seedorf
Inglaterra:Manchester United…Cr.Ronaldo
Alemanha:Borussia Dortmund :cry: :cry: quem o viu e quem o ve…meu rico Borussia nos tempos que o Paulo Sousa por cá passou…
Franca:Marselha,Nasri
Holanda:Ajax,claro…por tudo o que produziu e pelos videos da academia que o meu antigo treinador nos mostrava :shock: :shock: grandes licoes de futebol!!!
Brasil:Corinthians
Argentina:River Plate,Aimar,Saviola,D´Alessandro…
Escócia:Glasgow Rangers,por causa do Stefan Klos e do Brian Laudrup.

As equipas pelas quais tenho mais simpatia:

Brasil: Grêmio de Porto Alegre
Espanha: Athletic Bilbao / Las Palmas
Inglaterra: Chelsea / Arsenal / Wigan
Itália: Fiorentina/ Palermo / AC Milan / Juventus / Sampdória
Alemanha: Werder Bremen / Schalke 04 / Mainz / Dusseldorf
França: Saint-Ettiene
Holanda: AZ
Ucrânia: Dinamo e Shaktar
Rússia: Zenit
Argentina: Boca / Vélez