Guia do Sportinguista no exílio

Estava a ler o tópico sobre o futebol dos outros e as referências às preferências de cada um nos vários campeonatos. Eu cá acho que apoiar o Sporting é uma ocupação full-time, tão emocionalmente desgastante que me sobra pouco para desenvolver ligações afectivas a outros clubes portugueses – quanto mais de outros países.

Mas supondo que tinha de emigrar. Sou um viciado em futebol ao vivo, por isso, para além da minha relação eterna com o Sporting, teria de criar rapidamente um ritual de ida ao estádio parecido com o que tenho com Alvalade. Que clube escolher? O clube em causa teria de partilhar um conjunto de características com o Sporting – já estou demasiado velho para mudar a minha forma de ver bola. Estaria assim à procura de um passado de história, uma massa adepta numerosa e fiel, uma cultura de resistência, doses maciças de azar a roçar a maldição, um vizinho poderoso bajulado por entidades públicas e pelos media que quer canibalizar tudo à sua volta, etc.

Resolvi assim escrever esta posta. Vou visitar os campeonatos de países europeus que conheço, tentando identificar aqueles clubes que me parecem ter mais a ver com o Sporting e, logo, me parecem bons para exercer o sportinguismo no exílio. Claro que agradeço contributos aos participantes deste forum que vivem ou viveram nestes países.

Por isso, cá vai:

Guia do Sportinguista no exílio

Parte I - Espanha

Comecei por Espanha, porque a) está próximo, b) tem (a par com a Alemanha) o campeonato mais competitivo da Europa e c) não me importava nada de aí viver.

A escolha óbvia para um Sportinguista torcer em Espanha é o Atlético de Madrid. A memória de um passado distante de domínio, tragédia e comédia em doses industriais, encontros com a história dolorosamente falhados por minutos, tendência para a auto-destruição e os vizinhos mais odiosos do universo. Como bónus, fazem os melhores anúncios do mundo a um clube de futebol. Estão lá os ingredientes todos. Se me mudasse para Madrid, tenho a certeza que me ia sentir em casa em três tempos no Vicente Caldéron.

Se o destino é Barcelona, embora a correspondência não seja tão perfeita, também não havia que hesitar: o Espanyol é a escolha óbvia. Caluniados como anti-catalães só porque não morrem de amores pelo FC Barcelona, chutados contra vontade para fora do seu inferno de Sarrià e realojados no desolado Olímpico de Montjuic e vivendo com uns vizinhos que, sem ninguém lhes pedir, se arrogam do estatuto de representantes únicos de uma nação (parece familiar?). Muita atitude “no-one likes us / we don’t care”, o que agrada ao meu cuore verde-e-branco. Só tem menos piada porque, ao contrário do Atlético, ninguém espera grandes coisas dos “Pericos”.

Já se fosse viver para Sevilha a coisa era mais complicada. Bétis e Sevilla jogam um dos grandes derbies do futebol mundial mas as duas equipas são muito equilibradas tanto na paixão dos adeptos como no insucesso ao longo dos anos. Qualquer das escolhas pode ser assim justificada para o adepto Sportinguista. Deixo só uma história que pode fazer desequilibrar a balança.
Primavera de 2000. Depois de uma época catastrófica o Sevilla já está despromovido enquanto os vizinhos do Betis lutam desesperadamente para evitar o mesmo destino. Joga-se a 35ª jornada e o Sevilha recebe o Oviedo, principal adversário do Betis na luta pela manutenção. À medida que chega a informação de que o Betis perde em Maiorca, torna-se clara que só a derrota do Oviedo pode manter acesa a esperança bética. O que fazem os adeptos do Sevilla? Começam a incentivar os seus jogadores para perder o jogo, aplaudindo os passes e os cortes falhados e vaiando cada remate e golo dos seus jogadores. O resultado final é uma vitória do Oviedo por 3-2, despromoção do Betis e festa rija dos adeptos do Sevilha. Pense-se num cenário desesperado destes em Portugal e troque-se Sevilla por Sporting e Betis por Benfica e estou-me a ver a fazer exactamente o mesmo. :mrgreen:

Fora destas três cidades, a coisa é mais complicada. Em Valência jogam o Valência e o Levante, mas o Levante só aparece ocasionalmente na I Divisão, pelo que os derbies são raros e o desequilíbrio é demasiado grande. O resto são derbies regionais, pelo que é mais difícil sentir a mesma paixão. Claro que na Galiza há o eterno agradecimento ao Celta por uma noite memorável em 1999; e, no País Basco, o Athletic de Bilbau é uma equipa particularmente antipática pelos princípios xenófobos que aplica na constituição dos seus planteis e pela sua ambição a la FC Barcelona de se apresentar como representante de uma nação sem sem pensar que os adeptos de outras equipas podem não estar para aí virados – por isso a escolha teria de ser Real Sociedad. Mas falta a proximidade que torna os derbies de cidade em qualquer coisas de outra dimensão - e deverão ser estes as primeiras escolhas.

Próxima paragem: Itália.

Excelente post/iniciativa. =D>

Que clube escolher? O clube em causa teria de partilhar um conjunto de características com o Sporting – já estou demasiado velho para mudar a minha forma de ver bola. Estaria assim à procura de um passado de história, uma massa adepta numerosa e fiel, uma cultura de resistência, doses maciças de azar a roçar a maldição, um vizinho poderoso bajulado por entidades públicas e pelos media que quer canibalizar tudo à sua volta, etc.

Brilhante e fiel á realidade. :lol:

Bom texto. Essa dos adeptos do Sevilha, ui… :lol:

Bem, comparas o Sporting a clubes muito pequenos e sem quase história nenhuma. O Sporting é um grande clube, e aposto que nenhum clube desses seja mais ECLÉTICO que o Sporting. Sporting é sempre Sporting! Talvez o Atlético se aproxime mais da nossa realidade FUTEBOLISTICA. Não em termos de tabela mas pelo que se passa nos últimos anos do clube. :arrow:

Bem, comparas o Sporting a clubes muito pequenos e sem quase história nenhuma. O Sporting é um grande clube, e aposto que nenhum clube desses seja mais ECLÉTICO que o Sporting. Sporting é sempre Sporting! Talvez o Atlético se aproxime mais da nossa realidade FUTEBOLISTICA. Não em termos de tabela mas pelo que se passa nos últimos anos do clube. :arrow:

:arrow:

Entre Bétis e Sevilha escolho sempre os primeiros, já que têm as nossas cores e os outros a dos orcs :smiley: . Além disso segundo me consta o Bétis é um clube mais à imagem do SCP ao nível de adeptos, enquanto o Sevilha é o clube do povo.

Entre Bétis e Sevilha escolho sempre os primeiros, já que têm as nossas cores e os outros a dos orcs :D . Além disso segundo me consta o Bétis é um clube mais à imagem do SCP ao nível de adeptos, enquanto o Sevilha é o clube do povo.

Povo somos todos.
Agora, há povo e… “povo”. :wink:

O Sevilha também aposta nas formação de jogadores, mas o Bétis tem o equipamento verde e branco.

Em Valência, há uma grande rivalidade com o Villareal.

Campeonato da Alemanha um dos mais competitivos?

Parece-me que só te baseias no Campeonato deste ano porque anteriormente, aquilo sempre foi um autentico passeio para o Bayern. Parece-me injusto colocar o Campeonato Alemão num estatuto desses mas possivelmente estás a basear-te na rivalidade e surpresa que se tem passado este ano

Em Espanha o Barcelona e’ o clube que mais se aproxima do Sporting e dos porcos, em grandeza e historia. O AM e’ um Belenenses.

Bem, comparas o Sporting a clubes muito pequenos e sem quase história nenhuma.

Primeiro, a ideia disto é encontrar clubes que partilhem algumas características connosco e com os quais seja fácil um sportinguista no estrangeiro criar empatias. Algumas, não todas porque não há clubes iguais e Sporting Clube de Portugal só há um. Claro que o Sporting é uma potência mundial no atletismo e, apesar de erros crassos como não ter um pavilhão em condições para alta-competição, lá vai continuando a ser um bastião do ecletismo. Mas o ecletismo é uma característica mto particular do Sul da Europa, por isso, não serve muito de termo de comparação.

Segundo, clubes como o Sevilha ou o Betis são clubes muito pequenos? :o
O Guia recomenda uma visita à capital andaluza para visitar o Sanchez Pizjuan (assistencia média em 2005/6: 40,247) ou ao Benito Villamarín (assistencia média em 2005/06: 38,421) em dia de jogo ou um passeio a pé pela cidade, por bairros residenciais, cafés, tascas e lojas para se sentir a força destes clubes.

Terceiro, nenhum destes clubes ganhou muitos troféus - o Sevilha tem um título de campeão, três taças e uma taça UEFA, o Bétis um título e duas taças. Mas parto do princípio que, para uma identificação com o Sporting, é muito mais importante o potencial do clube do que o número efectivo de troféus. Basta olhar para os últimos 50 anos do nosso clube; quem procure apenas glória fácil e frequente, não serve como adepto do Sporting.

Enganei-me,o post está em baixo

Em Espanha o Barcelona e' o clube que mais se aproxima do Sporting e dos porcos, em grandeza e historia. [b]O AM e' um Belenenses[/b].

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Só dá para rir…o Atlético de Madrid goleia em termos de adeptos o fecêpê e tenho quase a certeza que tem uma equipa BEM MAIS FORTE que qualquer equipa portuguesa.

Quando tivermos um Torres,um Maxi Rodriguez,um Petrov,Galleti,Zé Castro,Luccin,etc vamos ser um bom campeonato.
O Porto diz ter feito uma descoberta fantástica com o Anderson mas o Atlético tem um tao bom e custou o mesmo,que se chama Aguero. Nem em prospecção algum clube portugues lhes ganha…eles cá arrasavam completamente a concorrencia

Além disso segundo me consta o Bétis é um clube mais à imagem do SCP ao nível de adeptos, enquanto o Sevilha é o clube do povo.

É ao contrário - o Sevilha é visto como o clube dos ‘pijos’ (betinhos) e o Betis o clube dos trabalhadores. Pelo menos é o que dizem os adeptos do Betis. Eu cá desconfio.

Deixa-me que te diga que sempre achei essa do Benfica ser o clube do povo e o Sporting o clube dos burgueses como uma invenção da propaganda lampiónica, espalhada com a conivência da comunicação social. O pior que os nossos próprios dirigentes a engoliram e estão a tornar real (praticando preços proibitivos para assistir a jogos, p.ex.) em vez de tentarem expandir a área (social e geográfica) de captação de adeptos para o clube. É claro que o Benfica tem mais operários entre os seus adeptos que o Sporting - pela simples razão que tem mais adeptos tout court. Da mesma maneira terá muito mais burgueses do que nós - só que este facto já não lhes interessa tanto salientar.

O Sporting pode ter sido na origem um clube burguês - como o próprio futebol é um desporto burguês na sua origem. Mas a partir dos anos 20 e da massificação do futebol em Portugal que o Sporting é claramente um clube de todas as classes sociais. Mais, nenhum clube atinge a dimensão de um Sporting sem atravessar barreiras sociais. Quem visitasse o velho Alvalade em dia de jogo só não via isso se não quisesse.

Pra mim, fora de PT, só há 1 nome.
Um “sleeping giant” como é tb o Sporting. O mais mitico deste Pais, o que tem os adeptos mais fieis e sofredores. O seu nome: Feyenoord.

Em Espanha o Barcelona e' o clube que mais se aproxima do Sporting e dos porcos, em grandeza e historia. O AM e' um Belenenses.

A defesa do Atletico já o rochemback26 a fez por mim. Quanto ao FC Barcelona: um clube podre de rico, que beneficia de todos os favores do poder autonómico, que ganha títulos frequentemente, que tem uma legião de jornais especializados na bajulação (Sport e Mundo Deportivo) e se vê como tendo o direito divino à vitória. O que é que isto tem a ver com o Sporting? Acredita-me, FC Barcelona e Real Madrid são as duas faces da mesma moeda.

Se quiseres, o FC Barcelona é uma espécie de Benfica (se viveres na Catalunha) ou de Porto (se viveres no resto de Espanha).

Pra mim, fora de PT, só há 1 nome. Um "sleeping giant" como é tb o Sporting. O mais mitico deste Pais, o que tem os adeptos mais fieis e sofredores. O seu nome: [b]Feyenoord[/b].

O Feyenoord é de facto a escolha óbvia para um sportinguista que viva na Holanda. Mas a seu tempo lá chegarei :slight_smile:

BTW, deves passar-te com as comparações forçadas que os nossos dirigentes fazem entre o Sporting e o Ajax, não? A mim também me irritam. :evil:

Pra mim, fora de PT, só há 1 nome. Um "sleeping giant" como é tb o Sporting. O mais mitico deste Pais, o que tem os adeptos mais fieis e sofredores. O seu nome: [b]Feyenoord[/b].

O Feyenoord é de facto a escolha óbvia para um sportinguista que viva na Holanda. Mas a seu tempo lá chegarei :slight_smile:

BTW, deves passar-te com as comparações forçadas que os nossos dirigentes fazem entre o Sporting e o Ajax, não? A mim também me irritam. :evil:

Exceptuando a formaçâo, os 2 clubes têm pouco de comum. E nesse aspecto, o Sporting ganha presentemente.

Acho o campeonato português parecido com o holandês num aspecto,têm três grandes(talvez o AZ esteja a crescer para ser)tal como o nosso campeonato.

Em Espanha o Barcelona e' o clube que mais se aproxima do Sporting e dos porcos, em grandeza e historia. O AM e' um Belenenses.

A defesa do Atletico já o rochemback26 a fez por mim. Quanto ao FC Barcelona: um clube podre de rico, que beneficia de todos os favores do poder autonómico, que ganha títulos frequentemente, que tem uma legião de jornais especializados na bajulação (Sport e Mundo Deportivo) e se vê como tendo o direito divino à vitória. O que é que isto tem a ver com o Sporting? Acredita-me, FC Barcelona e Real Madrid são as duas faces da mesma moeda.

Se quiseres, o FC Barcelona é uma espécie de Benfica (se viveres na Catalunha) ou de Porto (se viveres no resto de Espanha).

Mas sao os 2 clubes maiores de Espanha e com mais historia, em resto nos em Portugal nem nos podemos comparar com eles ja’ que o RM deve ter mais adeptos do que os 3 grandes de Portugal juntos.

Em Espanha o Barcelona e' o clube que mais se aproxima do Sporting e dos porcos, em grandeza e historia. [b]O AM e' um Belenenses[/b].

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Só dá para rir…o Atlético de Madrid goleia em termos de adeptos o fecêpê e tenho quase a certeza que tem uma equipa BEM MAIS FORTE que qualquer equipa portuguesa.

Nem por isso estao em 6th e com 6 pontos a mais do espanhol que esta’ em nono lugar, os lamps perderam 3-2 com eles, o porto por exemplo se tivesse um treinador como deve ser ficava `a vontade entre os 3-4 primeiros de Espanha.