Guia do Sportinguista no exílio

Grande Post Petrovich =D> vou estar atento ao desenrolar do proprio.

Mais uma vez … parabens!

Não gosto do futebol espanhol, sou sim um grande fã do futebol inglês. De qualquer modo, das equipas espanholas, simpatizo com o Athletic de Bilbao.

tópico giro.

Deixo telegraficamente a minha opinião sobre o assunto:

em Espanha:

Merdid = Benfica - de caras, em tudo: soberba, arrogância, base do seu poder assente no regime de Franco e na importância de distrair o povo com a bola, combatento simultaneamente o regionalismo assente no Barça.

Barça = de caras o Porto, mas desde o início. O Porto de cá só assumiu lutas regionais com PdC, mas o Barça assumiu-as desde sempre (e pagou bem caro por isso). Apesar de não ser o Sporting de espanha é a equipa de quem gosto por lá.

Atlético Madrid = apesar de parecer não sei bem se é o Sporting de Espanha. Tem coisas semelhantes mas outras que o separam muito de nós, mas como alguém disse igual ao Sporting é complicado.

Em Itália:

Juventus - o benfica. O clube mais nacional, apoiado em toda a Italia mas depois tem bancadas vazias na sua cidade (um pouco à semelhança dos 6 milhões e depois por vezes 6 mil na luz). Até no número de títulos nacionais parece o glorigozo. Ah, e levados ao colo… como os orcs, mas estes pagaram-na.

Milan - Vejo-os como o Porto, apesar de socialmente e no que diz respeito apenas à cidade de Milão serem mais o benfica.

Inter - Supostamente devia ser o Sporting, mas eu não posso com o Inter. De fundação elitista, é no entanto um clube pelo qual tenho asco considerando-os o cemitério do futebol mundial. Já tiveram grandes equipas e só os vi jogar futebol decente uma época: a que tiveram lá o ronaldo.

Em Roma temos ainda a Lázio e a Roma, sendo que neste duelo somos porventura mais a Lazio que a Roma, a Roma é o clube do povo e a Lazio mais elitista (até extremista).

Em Inglaterra:

Difícil a análise, há muitos clubes grandes e bons e poucas semelhanças connosco. Deixo os pontos que me fizeram sentir mais uns que outros.

Liverpool - Para mim o benfica de inglaterra, devido aos anos 70 e 80 que teve, papavam tudo e o excesso de vermelho. Sempre foram um clube mais popular também.

Manchester United - Simpatizei com eles logo qeu em miudo soube que eram os únicos grandes na europa mais à rasquinha que nós, já ia em 27 anos sem ganhar o título e um leão só podia nessa altura simpatizar com o manchester à conta disso. Passei a segui-los com gosto e a esquecer a cor. Hoje em dia os miudos mais novos até podem ver ali o “benfica” de inglaterra mas não é bem assim, o manchester esteve muitos anos sem vencer nada e só já na década de 90 é que assumiu a hegemonia do futebol inglês. Gosto deles e vejo-lhes mais classe do que num liverpool ou um arsenal (destes nunca gostei).

Arsenal - difícil de relacionar com qq clube português. Actualmente até podem ser vistos como o Sporting de Inglaterra pois estão a apostar sobretudo na juventude.

Existem outros clubes que também se relacionam um pouco connosco, o Aston Villa por exemplo, ou mesmo o Chelsea este unicamente pelo Leão, mais nada (o Villa tb leva o leão ao peito).

Holanda:

É fácil, o Ajax é o benfica. O PSV se não é o Porto parece, nós somos o Feyenoord, limpinho. Não tenho preferÊncias na Holana.

Alemanha:

O Bayern n é preciso dizer quem é… quanto a nós… antigamente olhava o dortmund como o Sporting, mas caiu muito e deixou de ser o contender que era.

França:

Em frança recordo-me de em puto comprar a Onze e identificar logo o Marselha como o benfica: mtos títulos, presidente mafioso. Encarava o mónaco como o Sporting, não só pela localização elitista mas por lutar normalmente com armas inferiores pelo título francês.

E pronto, já chega :slight_smile:

Em itália acho que o Sporting,como clube,se identifica mais com a Fiorentina

Petrovich: aquilo que escreveste sobre a realidade socio-económica dos adeptos dos dois principais clubes da cidade é aquilo que eu penso sem tirar nem pôr. A direcção teria tudo a ganhar se fomentasse activamente esse ponto de vista (baixando os preços, duvido que Alvalade não estivesse PERMANENTEMENTE a abarrotar). Eu continuo à espera de perceber porque é que ninguém responde à minha assinatura…

Quanto ao tema do post acrescento Everton e Tottenham, circunscrevendo-me a cidades. Tal como acontece connosco, a dicotomia com os rivais é facilmente delineável: são os tipos que respeitam os semáforos, não cospem em público, sabem conjugar os verbos, etc. :lol:

Eu continuo à espera de perceber porque é que ninguém responde à minha assinatura...

Arrisco uma resposta: a famigerada relva. Todas as semanas a levar com jogos em cima iria dar mau resultado.

Antão mas isso é obvio.

Então se aquela relva já costuma durar no máximo 15 dias se fizessem lá mais jogos então tinhas de mudar o tapete de 48 em 48 horas.

Bem eu só tenho um clube - Sporting
mas existem alguns clubes que simpatizo por diferentes motivos.

Espanha - Atl. de Bilbao
Itália - Sampdoria
Inglaterra - Leeds
Escócia - Celtic

se eu residisse em Espanha: Valencia.
se eu residisse em Itália: Roma.
se eu residisse na Alemanha: Borussia Dortmund.
se eu residisse na Inglaterra: “Spurs”.
se eu residisse em França: Saint Etienne.
se eu residisse na Holanda: Feyenoord.

E o celtic glasgow claro está por razões obvias!

No brasil simpatizo com o Flamengo

Espanha: Villareal e Valência
Itália: Fiorentina
Inglaterra: Arsenal
Holanda: Feyenord
França: Não conheço nenhuma razoavelmente bem para poder escolher, para além de odiar aquele Campeonato, embora aposte num PSG
Alemanha: Dortmund de antigamente

Esta minha lista não contempla os clubes que mais se identificariam com o Sporting, mas sim aqueles que eu aprecio:

Espanha: Barcelona, Valência e Atlético de Madrid
Inglaterra: ManUnited e Liverpool
Italia: Fiorentina e Lazio
Alemanha: Estugarda
França: tal como o Barbosa não gosto do campeonato, mas a arriscar uma seria Lyon
Holanda: Feyenoord
Escócia: Celtic

A minha lista:

Espanha: Barcelona
Inglaterra: ManUnited
Italia: Milan
Alemanha: Dortmund
França: Lyon

Inglaterra: ManUnited e Arsenal
Italia: Milan
Holanda/Alemanha : Não tenho nenhuma preferida…

Espanha: Real Madrid,Deportivo
Inglaterra: Liverpool,Aston Villa
Italia: Milan,Fiorentina
Alemanha: Bremen
França: P.S.G.,Marselha

Luisito,se um adepto do Liverpool visse que gostas de Liverpool e de Man Utd ficariam admirados.Os de Manchester,foram considerados os grandes rivais do Liverpool,numa votação num fórum deles,batendo o Everton.
Mas também não posso falar muito,gostar de P.S.G. e Marselha. :?

Inglaterra: Chelsea
Italia: Inter
Alemanha: Bayern
Holanda: Ajax

Espanha: Real Madrid,Deportivo Inglaterra: Liverpool,Aston Villa Italia: Milan,Fiorentina Alemanha: Bremen França: P.S.G.,Marselha Holanda: Feyenoord Escócia: Celtic

Luisito,se um adepto do Liverpool visse que gostas de Liverpool e de Man Utd ficariam admirados.Os de Manchester,foram considerados os grandes rivais do Liverpool,numa votação num fórum deles,batendo o Everton.
Mas também não posso falar muito,gostar de P.S.G. e Marselha. :?

É bem possível mas isso não quero saber. :smiley:
Aprecio as duas equipas e se calhar o facto terem uma grande rivalidade contribui para isso, porque clubes rivais têm sempre alguma história. E gosto do jogo de ambos.

Mas ao ver o teu post lembrei-me de uma equipa que me tinha esquecido em Espanha: o Deportivo. Gosto deles. Ou não tivesse eu família na Corunha :smiley:

Meus amigos, na dúvida vai-se lá pela cor :lol:

Espanha: Barcelona (com o Atlético como segunda)
Inglaterra: ManUnited e Newcastle
Italia: Juventus
Alemanha: Werder Bremen
França: St Etienne
Brasil: Palmeiras e Vasco

Quanto à preferência pela Juve e pelo Newcastle, remonta ao jogo Championship Manager 95/96 em que eu escolhia sempre estes clubes devido às cores me agradarem. Depois essa preferência ficou. No caso da Juve envergonha-me um pouco, mas as alternativas também não me agradam (aliás o campeonato italiano não puxa minimamente por mim).

O Manchester United é o Sporting.
A Roma é o benfica.

O Manchester United é o Sporting. A Roma é o benfica.

8)

Ora agora é que estiveste bem!

Eu continuo à espera de perceber porque é que ninguém responde à minha assinatura...

Custos. Tens de pagar a muita gente para ter um estádio daqueles aberto, nem que seja uma só bancada. E o dinheiro no Sporting só não falta para as garrafinhas de whiskey do Tangas. :arrow: