Quais sao os jogadores que um dia admiraram, veneraram :venia: no futebol mundial/nacional incluindo no Sporting Clube de Portugal que agora foram esquecidos pelos media ou até por nos mesmos.
Por acaso esta ideia surgiu-me depois de ver uns resumos de futebol italiano dos anos 90… ( a decada de ouro do Calzio)
Lembrei-me deste:
e de este
A nivel nacional eu destacaria entre os nossos o Pedro Barbosa, obviamente que nao foi esquecido mas foi um jogador muito underrated no seu tempo, tinha uma qualidade quase ao mesmo nivel de um Rui Costa
Outro jogador de grande qualidade dos 90 que fez parte do Sporting foi o Paulo Bento, a verdade é que a sua carreira como treinador eclipsou as memorias do jogador de futebol que era que para mim foi muito melhor que como treinador
Nos nossos rivais gostava do Folha (corruptos), um jogador que sempre me pareceu mal aproveitado, Artur, Erwin Sanchez, Martelinho (Boavista, o ultimo mais pelo seu nome), Valdo (lampioes)
Outras referencias para mim: Zamorano, Michel (Real Madrid), Guardiola (jogador Barcelona anos 90).
se aplicarmos a equipas este topico:
Equipas esquecidas / quase desaparecidas : Parma, Salgueiros, E. Amadora , Blackburn Rovers
era um clube que pertencia à familia Nabeiro, quando estes deixaram de patrocinar, o clube acabou como profissional, tinham o bom gosto de equipar-se com à Sporting
tenho a ideia que no Alentejo nos anos 80 e bem perto de Campo Maior, o Elvas fez uma certa historia na primeira divisao
ja agora outra memoria era o Paco Fortes, treinador e jogador carismatico do Sp. Farense que uns anos atras (nao sei se hoje isso mudou) estava na miseria e era um sem abrigo nas ruas de Barcelona
Um dos que mais me chocou foi o Kluivert. Declínio na rapidíssimo a partir do momento que sai do Barça e abandono dos relvados ainda muito jovem! Outros gajos esquecidos e que nunca atingiram todo o potencial que tinham: Vicente ex Valência, que há poucos anos jogava na segunda divisão inglesa e o Denílson ex-Betis. Por cá sem dúvida o Pedro Barbosa!
E já agora Valeron, Solskjaer, Vieiri e Owen ( :venia: :venia:)
Para mim o melhor jogador de sempre da Premier League - Matthew Le Tissier - não me lembro de ver ninguém com tanta qualidade com a bola nos pés. O sr. dos golos impossíveis. Fiquei fã dos Saints à custa deste sr. dos dentes tortos.
Mathias Sammer, Thomas Ravelli, Andrey Kanchelskis, David Platt, Davor Suker, Faustino Asprilla
Same here!! Grande jogador mesmo. Numa altura em que o futebol na Inglaterra ainda era o kick and rush, este espalhava uma magia inigualável, carregava o Southampton às costas. Era um nome incontornável nos tops de melhores golos de lá.
Quanto a casos de jogadores que desapareceram do mapa, foram mais que muitos. Alguns quiseram afastar-se da fama, outros apostaram noutras areas depois da carreira de futebolista, penso que é normal.
Quantos a casos flagrantes de desaparecimento, lembro-me de um jovem Holandes que devido as lesoes deixou de jogar ainda bastante jovem, falo de Andy Van der Meyde.
E quem nao se lembra de Sebastian Deisler, que tambem devido as lesoes, perdeu a motivaçao e retirou-se aos 26 anos…
Martin Laursen, com 32 anos (um pouco mais velho) retira-se do futebol (tambem devido a lesoes) no Aston Villa e tambem desaparece do futebol.
Um jogador que se retirou a pouco tempo, mas que desapareceu dos grandes palcos ainda muito jovem, foi o Farinos e na mesma onda o Gerard (que em Barcelona nao foi feliz), dois jogadores muito importantes na caminhada para a final da Champions de 2000.
E que será feito do “enorme” José Luis Chilavert? Um dos melhores guarda-redes que me lembro (nao falo so das habilidades futebolisticas, era tambem um lider nato), retirou-se perto dos 40 anos, mas gostava de saber o que faz atualmente.
Esse eu sei. Nesta altura é comentador num canal mexicano (TV Azteca), sendo um dos comentadores mais conhecidos do país. Nos tempos de jogador, um verdadeiro icone, apesar da sua baixa estatura foi um dos melhores guarda-redes Mexicanos de sempre e no inicio da carreira chegou a jogar como ponta de lança no PUMAS com bastante sucesso (já que nao era a primeira opçao na epoca para a baliza).
Um jogador muito carismatico e que ficara para sempre no imaginario dos amantes do futebol !!
Tobias Rau. Lateral esquerdo alemão, grande qualidade, muito promissor, previa-se um futuro brilhante no Bayern e na selecção alemã (tem 7 internacionalizações e 1 golo). Retirou-se aos 27 anos, fruto de repetidas lesões. Está com 33 anos (acho eu): em 2012 decidiu voltar ao futebol, neste caso amador. Agora não sei o que faz.
No início do meu percurso de jogador de bola, com os meus 9 anos, quando aparece o mundial de 94 esse rapaz fez-me querer ir pra guarda-redes. Do alto do seu 1,70m o homem dava espectáculo!
Jay Jay Okocha, o feiticeiro nigeriano, David Ginola, o mago francês que também espalhou magia em Inglaterra, Franco Baresi, ‘o central’, Gheorge Popescu, o ‘stopper’ romeno, Jari Litmanen, o finlandês predador, Davor Suker, classe em movimento, Rinat Dasaev, o keeper que veio do frio, George Hagi, o maradona dos Carpatos, Edgar Davids, o verdadeiro ‘polvo’, Cafu e Roberto Carlos, os melhores laterais que vi jogar, e mais duas pérolas que hoje estão desaparecidas, Dejan Savicevic e Hristo Stoichkov
Ha aqui alguns nomes que nao andam muito desaparecidos, por exemplo o Stoickhov ainda aparece nas entrevistas a dizer que o Messi é melhor que o CR7 >:D
Por exemplo o Peter Schmeichel é um dos ‘pandits’ nas BBC ou Sky Sports como o Henry.
O Le Tissier na Inglaterra é hoje venerado e aparece mt vezes como entrevistado quando existe uma noticia important sobre os Saints.
Falou-se aqui no Mendieta
E eis ele ;D
Falou-se tb aqui de jogadores que tiverram carreiras curtas porque nao cumpriram o que prometeram ou devido a lesoes como o Deisler. Sobre isso alguem se lembra de um puto chamado Macheda? Um que passou pelo United e ainda hoje tenta relancar a carreira, o ano passado assinou por um club da Championship, o Cardiff onde ainda là anda…
Não foi o 1º jogador “da minha vida”, esse foi o Rui Jordão, mas quando já começava a achar que percebia de bola o Dragan Stojković foi um dos meus primeiros ídolos.
Conheci-o ainda no Estrela Vermelha. Tudo o que era transmissões televisivas e resumos que apanhava era para gravar. Depois foi para o Marselha e desapareceu um pouco, seguiu-se Itália tipo meia época e abalou para o Japão onde fez todo o resto da carreira… infelizmente… pois nunca mais tive acesso a jogos e/ou resumos. Apenas na selecção jugoslava matava saudades dele.
Para mim era um génio…
Aquela equipa do Estrela Vermelha foi das coisas mais lindas de sempre do futebol mundial… a Jugoslávia tinha acabado de ser campeão do mundo sub20, e base dessa equipa do Estrela Vermelha era composta por essa geração: Jugovic, Mihajlovic, Prosinecki, Binic, Ratkovic, Pancev e Savicevic… teria de ir pesquisar para saber destes quem foram campeões do mundo de sub20, mas estes eram os miúdos que encantavam e que foram campeões europeus de clubes em 1991. Curiosamente o “meu” Dragan já não fazia parte dessa equipa, tinha sido transferido para o Marselha exactamente nessa época, tendo disputado e perdido a final contra os antigos companheiros.
Vi essa final. Queria tanto que o Estrela Vermelha fosse campeão europeu… mesmo com o Dragan do outro lado (se bem me lembro foi apenas suplente utilizado) sofri tanto nos penaltis!!!
Cada um desses super-jogadores dessa equipa eram “meus”. Acompanhei as carreiras o mais que pude e consegui, a quem juntei o Boban que era da mesma selecção mas jogava no Dinamo de Zagreb.
Fui fanático dessa selecção jugoslava e o que aconteceu no europeu de 1992 fica para contar noutro post!