Gonçalo Inácio

2 Curtiram

Mas retirando a questão de Amorim e a aposta nos jovens ( que é obviamente de aplaudir embora a formação não possa ser um fim em si mesmo) a coisa está melhor em que, exactamente?

Seja no futebol seja noutros ramos profissionais infelizmente.

Ás vezes é uma chatice aturar quem é competente.

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1374757273667534849?s=20

https://twitter.com/LuisSCastelo/status/1374795008730132480?s=20

GONÇALO INÁCIO: “ESTA É UMA EQUIPA UNIDA”

Jovem central do Sporting mostra-se feliz pelo momento que vive, garantindo que continuará a lutar “todos os dias”

Tiago Jesus

Texto

25 de Março 2021, 12:20

summary_large_image

Gonçalo Inácio tem vindo a ser uma das apostas de Rúben Amorim, tendo o central leonino, de 19 anos, conquistado o lugar ao seu companheiro Luís Neto. Em entrevista ao Jornal Sporting, o defesa dos leões falou sobre o seu golo de estreia no passado sábado, frente ao Vitória SC, que valeu o triunfo aos leões.

“Todos os golos são especiais, mas, obviamente, há um sabor diferente quando é o golo que dá os três pontos. É uma sensação fantástica ajudar a equipa a garantir a vitória. O árbitro marcou logo fora-de-jogo e eu pensava que não ia ser golo. Depois, o árbitro validou. Não deu para festejar muito, mas foi um sentimento incrível”, recorda o jogador, confessando-se surpreendido pela aposta do treinador.

“Não esperava isto tão cedo, mas tenho trabalhado todos os dias dentro e fora de campo. É sempre uma novidade jogar pelo meu clube do coração. Tenho 19 anos, ainda sou um miúdo, mas luto para isto todos os dias e cá estou”, refere.

Quando ao seu crescimento, garante que os atletas mais velhos ajudam bastante: “Tenho evoluído bastante. Jogar neste espaço é uma intensidade diferente. Os mais velhos têm-me ajudado muito. Em todos os momentos dá para perceber que esta é uma equipa unida”.

Gonçalo Inácio teceu elogios à aposta que o Clube leonino e Rúben Amorim estão a fazer na formação. “É muito importante apostar nos jovens. Dá um valor enorme à Academia”, sublinha, finalizando, depois, aquilo que mais aprecia no mister: “É o fato de ele não escolher em função da idade. Quem estiver a trabalhar melhor é quem joga. Ele não liga muito às idades”, finalizou.

Fotografia de Sporting

Num novo entendimento de como deve ser gerida a formação, a nível da progressão dos jogadores nos diversos escalões, dando-se primazia ao factor qualidade e não a idade.
Não sei porque queres dissociar o Amorim, ele está ligado a formação, alias é ele mesmo que afirma que o projecto dele no Sporting passa potenciar os jogadores oriundos da formação.

Eu não estou a separar o Amorim. Eu estou a centrar no Amorim.

Ele é a peça final da engrenagem, mas se não se trabalhar bem antes, ele não vai ter matéria prima.

A matéria prima que tem ou a que tem utilizado, é a que o Sporting tinha, na altura onde “não se trabalhou a formação”.

O que eu gostava de saber era, perante tanta propaganda, o que realmente se fez.

Investimento na academia? Sei dos colchões, de máquinas novas no ginásio e de um campo relvado. Menos que nos anos anteriores.

Recrutamento?

Com as competições paradas há um ano… meh. Os resultados de mais condições só daqui a uma meia dúzia de anos.

Tu entendes-te o que eu escrevi? Se não entendes-te não posso fazer nada.

É pá o Gonçalo Inácio não vai aos sub21 e aos “AA” porque vão suplentes de clubes medianos numa e vai o suplente dele noutra, não há lógica nenhuma nestas convocatórias, não venham com desculpas.

Oi! Mas na formação não se dava primazia à qualidade?

A progressão dos jogadores nos diversos escalões, não foi inventada por esta direcção.

Há vários casos de precocidade na história da formação. Assim como há vários momentos em que a formação assumiu destaque na composição dos plantéis.

O que mudou, sem margem para qualquer dúvida, foi Amorim. Ele é o factor distintivo de dar sentido à formação. Não é por se trabalhar melhor nos diversos escalões, que agora temos jogadores da formação na berra. É por o responsável do futebol profissional estar solidário com o modelo de utilização de recursos internos.

E o treinador também é responsável por outras medidas de extrema importância para valorizar a formação: não contratou bonecos, nem contratou jogadores iguais ou piores do que os que temos na formação para os trabalhar. Dou-te um exemplo de algo que aconteceu antes dele chegar: Doumbia! Não era 6 mas foi contratado para ser trabalhado para essa posição. Ou seja, tinha menos cultura táctica do que qualquer médio da nossa formação para essa posição. Ao fim de pouco tempo, despacharam-no, sem lhe dar tempo para evoluir. Gastou-se dinheiro, desnecessariamente, e desvalorizou-se o activo, depois. Até se dá o caso do Sporting já ter Palhinha nos seus quadros. Foi este nível de decisões que acabou com o Amorim.

Onde se deu primazia à qualidade, foi no futebol profissional. E quando assim é, até é mais fácil integrar a miudagem que tenha igualmente qualidade.

2 Curtiram

Em que escalões jogavam TT, Quaresma e Nuno Mendes, antes de chegar a equipa A?

Isso já se discutiu lá para cima. Queres usar o Quaresma e o Nuno Mendes como exemplos, é isso?

O TT jogou a maior parte do tempo nos juniores. O Gonçalo Inácio, idem. O João Daniel Santos, idem.

O Nuno Mendes e o Quaresma provam o quê, mesmo? Aliás, o Quaresma até deixou de ser titular e agora vai à B. Podes juntar o Joelson ao rol dos jogadores que andaram a jogar acima do seu escalão e ainda não se consolidaram no plantel da equipa principal.

Ou seja, dos miúdos todos que andaram uma época a jogar no escalão acima, só um é titular consolidado da primeira equipa. E tens 2 gajos que andaram mais pelos juniores, que também ganharam o seu espaço na primeira equipa.

Portanto, subir de escalão, por si só, não vai querer dizer nada. Os miúdos com mais qualidade e maior maturidade, vão continuar a jogar num escalão acima, como desde sempre aconteceu. E aqueles em quem o treinador acreditar vão ser aposta.

Agora, o pessoal da formação não tem culpa que não se aposte num Domingos Duarte, num Palhinha, num Demiral (que, na verdade, até nem é o produto “puro” da formação mas chegou cá com idade de júnior), num Guilherme Ramos, etc…

Se não forem criadas condições para os miúdos da formação (que têm qualidade) poderem actuar na primeira equipa, vai sempre parecer que a formação vai mal, quando tal não é verdade.

1 Curtiu

Sera que este rapaz não é melhor que o Fonte???

Este mais jogo menos jogo vai a seleção.

E não sei se não para titular, quando o Pepe se aposentar.

Já assinou pela Gestifute? vai logo à seleção e logo titular.

De longe o melhor central em POrtugal a construir. Como ja ouvi falar um 10 a central. A bola sai redondinha daquela canhota, quer seja passos longos ou curtos, mas tudo tenso. Grande Máquina!

1 Curtiu

Melhor do que o Domingos é de certeza.