Gonçalo Inácio

https://www.wikisporting.com/index.php?title=Gonçalo_Inácio

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1180548792384446464?s=20

RENOVAÇÃO PARA GONÇALO INÁCIO
Por Sporting CP
05 Out, 2019
FUTEBOL FORMAÇÃO
Defesa-central tem actuado pelos sub-19 e sub-23

Gonçalo Inácio, defesa-central que esta temporada tem actuado pelos sub-19 e sub-23 do Sporting Clube de Portugal, renovou contrato com o Clube.

Em declarações ao Jornal Sporting, o internacional português disse estar muito feliz por continuar a envergar a camisola do único Clube em que jogou durante toda a carreira.

“É um grande orgulho. Vou continuar a trabalhar dentro de campo para honrar o Clube. Já são muitos anos com esta camisola, passei aqui toda a minha infância e agora vou continuar a dar tudo. É um sonho de criança chegar à equipa principal do Sporting CP, vou fazer tudo para tornar o sonho em realidade”, assegurou.

O atleta de 18 anos está no Sporting CP desde a época 2013/2014, tendo passado pelos sub-13, sub-14, sub-15, sub-16 e sub-17.

https://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/futebol-formacao/2019-10-05/renovacao-para-goncalo-inacio

Mais uma boa renovação.

Boa renovação, tem potencial e uma enorme qualidade no passe/construção.

Para fazer dupla com o Eduardo Quaresma (capitão como tem sido na formação, a herdar a braçadeira do Tomás Silva) nos sub-23 para o ano!

Neste momento, parece-me que ambos se sentem mais confortáveis a jogar pela esquerda. Dependerá da facilidade com que o Quaresma se vai adaptar a jogar mais pela direita, e este deve ser a prioridade por ser o central com mais potencial para chegar à A.

Sporting Tático

14 h ·

:mag_right:Pérola Nº2: Gonçalo Inácio

:pushpin:Visão, leitura de jogo, passe e verticalidade para Amorim afinar!

Gonçalo Inácio, 18 anos, 1,87m e 77Kg. Central esquerdino da formação leonina desde 2013, após trocar o Almada pelo Sporting. Na época passada jogou maioritariamente pelos Juniores do Sporting, onde acumulou 2001 minutos em 23 jogos, tendo realizado apenas 3 jogos na Liga Revelação. Tenta agora aproveitar esta oportunidade e convencer Rúben Amorim no seu modelo de três centrais…

Cresceu como defesa esquerdo mas foi no centro da defesa que se destacou em Alcochete, o que mereceu aposta por parte da equipa técnica no final desta época, tendo sido integrado na equipa A dos Leões. Em 2019, renovou com o Sporting até 2025, estando seguro por vários anos, permitindo assim uma aposta séria caso conquiste lugar na equipa e convenca a equipa técnica de Amorim. Estará o Gonçalo Inácio pronto para esta aventura?

:mag_right:Mais valias:
Inácio é um central esquerdino que se destaca pela verticalidade que introduz no jogo e pela forma como usa o seu físico para se impôr em campo. Defensivamente, destaca-se pela sua leitura de jogo, pela concentração e comprometimento em todas as fases do jogo e pela forma como aborda os duelos físicos, passando por vezes despercebido visto ser um central “certinho” e não vistoso. Na primeira fase de construção, Gonçalo, sente-se confortável com bola no pé, sabendo sair a jogar com qualidade, sendo que onde mais se destaca é na verticalidade que impõe no jogo, permitindo romper linhas e criar situações de perigo rapidamente. Ao contrário de Eduardo Quaresma, Inácio prefere sair a jogar pelo passe, porém também consegue sair a jogar em condução quando o jogo assim o permite. O central aprecia e coloca bolas em profundidade com qualidade, graças ao seu belo pé esquerdo, algo que foi muito explorado esta época nos Juniores pelo treinador Pedro Coelho.

:mag_right:Aspetos a melhorar:
A inexperiência e falta de competitividade pode ser o maior entrave à emergência do central na equipa A leonina, dada a gritante diferença de qualidade e intensidade entre o campeonato de juniores e o sénior. Adicionalmente, poderá encontrar dificuldades em impôr o seu jogo defensivo mais físico devido à qualidade dos adversários, mas também ofensivo, pois haverá menos espaço interior para explorar através dos passes que muito o caracterizam, bem como um melhor controlo da profundidade por parte da linha defensiva adversária.

O Quaresma só jogou mais sobre a esquerda porque ao lado tinha centrais destros que têm menos agilidade e menos capacidade de sair com a bola controlada (ou sair da pressão do que ele). Por exemplo, o João Silva nos sub-23.

Mas idealmente claro que está mais confortável a jogar sobre a direita e o Inácio, como canhoto, mais confortável a jogar sobre a esquerda.

Vai ser hoje?

deve jogar o Borja

Acredito que ainda se estreie esta época. Mais cedo ou mais terá minutos.

Tem que continuar a trabalhar e a crescer muito, que bem precisa.

Apontava a estreia para a recepção ao Santa Clara.

image

Faz sentido ser titular e ser testado neste jogo. Se o concorrente fosse o Mathieu teria outras reticências e admitira-se melhor outra hipótese, agora quando a alternativa é Borja…

Se o objectivo é ficar em 3.º lugar, é um jogo fundamental para o conseguir.

O que não invalida que, caso esteja a correr bem, se possa dar minutos ao Gonçalo. Mas eu não o colocaria como titular numa defesa que já tem Quaresma e Nuno Mendes.

Não me admirava que jogasse o Acuña esta jornada. Dá para fazer alguma rotação e aí não é das posições onde só temos um jogador com capacidade para jogar.

Se tivéssemos o Mathieu achava mal a aposta no Gonçalo Inácio para o jogo, dada a importância que ainda tem, agora quando a opção é Borja a conversa para mim é outra…

Não percebo esta obsessão de andar a divulgar na Imprensa em que jogos jogadores da Formação vão ou devem ser lançados. A nossa primeira preocupação deveria ser em ganhar jogos e não andar a fazer propaganda com jogadores da Formação. Se exigência num clube que supostamente deveria ser grande mas comporta-se como pequeno dentro de campo, a preocupação devia ser entrar de faca nos dentes nos próximos 2 jogos para evitar a humilhação de ser quarto. Mas claro que na melhor das hipóteses vamos perder mais um jogo com os Lamps e sofrer mais uma mini humilhação e andar a fingir que no próximo ano vamos aspirar a algo mais do que lutar com o Braga pelo terceiro lugar. Deve jogar quem é melhor e não andarmos aqui a forçar jogadores da Formação numa montra para publicidade.

1 Curtiu

Na construção é muito forte, lança bem, sai bem em posse, toca tenso também…deve ser mesmo o processo defensivo, ser mais agressivo nos duelos.

Pensei que ia jogar com o Setubal…mas se o Mister n o lançou deve ser mesmo esse o problema, e não tem muita confiança nele.

…O jogador tem muita qualidade, agora tem que rever a sua ABORDAGEM AO JOGO…Eu acho que pode ser muito bem jogador para o Sporting, vejamos no futuro!

Ainda tem muito para crescer, o que é natural. Não me choca que integre os treinos da equipa principal como 6º central mas tem que jogar com regularidade e a equipa B e os Sub23 podem servir para isso.

Grande abertura para o Pedro Gonçalves no golo