Gonçalo Inácio

[center]https://twitter.com/Sporting_CP/status/1180548792384446464?s=20[/center]

RENOVAÇÃO PARA GONÇALO INÁCIO
Por Sporting CP
05 Out, 2019
FUTEBOL FORMAÇÃO
Defesa-central tem actuado pelos sub-19 e sub-23

Gonçalo Inácio, defesa-central que esta temporada tem actuado pelos sub-19 e sub-23 do Sporting Clube de Portugal, renovou contrato com o Clube.

Em declarações ao Jornal Sporting, o internacional português disse estar muito feliz por continuar a envergar a camisola do único Clube em que jogou durante toda a carreira.

“É um grande orgulho. Vou continuar a trabalhar dentro de campo para honrar o Clube. Já são muitos anos com esta camisola, passei aqui toda a minha infância e agora vou continuar a dar tudo. É um sonho de criança chegar à equipa principal do Sporting CP, vou fazer tudo para tornar o sonho em realidade”, assegurou.

O atleta de 18 anos está no Sporting CP desde a época 2013/2014, tendo passado pelos sub-13, sub-14, sub-15, sub-16 e sub-17.

https://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/futebol-formacao/2019-10-05/renovacao-para-goncalo-inacio

Mais uma boa renovação.

Boa renovação, tem potencial e uma enorme qualidade no passe/construção.

Para fazer dupla com o Eduardo Quaresma (capitão como tem sido na formação, a herdar a braçadeira do Tomás Silva) nos sub-23 para o ano!

Neste momento, parece-me que ambos se sentem mais confortáveis a jogar pela esquerda. Dependerá da facilidade com que o Quaresma se vai adaptar a jogar mais pela direita, e este deve ser a prioridade por ser o central com mais potencial para chegar à A.

Sporting Tático

14 h ·

:mag_right:Pérola Nº2: Gonçalo Inácio

:pushpin:Visão, leitura de jogo, passe e verticalidade para Amorim afinar!

Gonçalo Inácio, 18 anos, 1,87m e 77Kg. Central esquerdino da formação leonina desde 2013, após trocar o Almada pelo Sporting. Na época passada jogou maioritariamente pelos Juniores do Sporting, onde acumulou 2001 minutos em 23 jogos, tendo realizado apenas 3 jogos na Liga Revelação. Tenta agora aproveitar esta oportunidade e convencer Rúben Amorim no seu modelo de três centrais…

Cresceu como defesa esquerdo mas foi no centro da defesa que se destacou em Alcochete, o que mereceu aposta por parte da equipa técnica no final desta época, tendo sido integrado na equipa A dos Leões. Em 2019, renovou com o Sporting até 2025, estando seguro por vários anos, permitindo assim uma aposta séria caso conquiste lugar na equipa e convenca a equipa técnica de Amorim. Estará o Gonçalo Inácio pronto para esta aventura?

:mag_right:Mais valias:
Inácio é um central esquerdino que se destaca pela verticalidade que introduz no jogo e pela forma como usa o seu físico para se impôr em campo. Defensivamente, destaca-se pela sua leitura de jogo, pela concentração e comprometimento em todas as fases do jogo e pela forma como aborda os duelos físicos, passando por vezes despercebido visto ser um central “certinho” e não vistoso. Na primeira fase de construção, Gonçalo, sente-se confortável com bola no pé, sabendo sair a jogar com qualidade, sendo que onde mais se destaca é na verticalidade que impõe no jogo, permitindo romper linhas e criar situações de perigo rapidamente. Ao contrário de Eduardo Quaresma, Inácio prefere sair a jogar pelo passe, porém também consegue sair a jogar em condução quando o jogo assim o permite. O central aprecia e coloca bolas em profundidade com qualidade, graças ao seu belo pé esquerdo, algo que foi muito explorado esta época nos Juniores pelo treinador Pedro Coelho.

:mag_right:Aspetos a melhorar:
A inexperiência e falta de competitividade pode ser o maior entrave à emergência do central na equipa A leonina, dada a gritante diferença de qualidade e intensidade entre o campeonato de juniores e o sénior. Adicionalmente, poderá encontrar dificuldades em impôr o seu jogo defensivo mais físico devido à qualidade dos adversários, mas também ofensivo, pois haverá menos espaço interior para explorar através dos passes que muito o caracterizam, bem como um melhor controlo da profundidade por parte da linha defensiva adversária.

O Quaresma só jogou mais sobre a esquerda porque ao lado tinha centrais destros que têm menos agilidade e menos capacidade de sair com a bola controlada (ou sair da pressão do que ele). Por exemplo, o João Silva nos sub-23.

Mas idealmente claro que está mais confortável a jogar sobre a direita e o Inácio, como canhoto, mais confortável a jogar sobre a esquerda.

Vai ser hoje?

deve jogar o Borja

Acredito que ainda se estreie esta época. Mais cedo ou mais terá minutos.

Tem que continuar a trabalhar e a crescer muito, que bem precisa.

Apontava a estreia para a recepção ao Santa Clara.