Golpe Europeu - CSKA e os indícios de corrupção em Moscovo

Máfia russa poderá ter ajudado Zenit a ganhar Taça UEFA

01 de Outubro de 2008, às 15:24

A conquista da Taça UEFA 2007/2008 por parte do Zenit de São Petersburgo poderá ter a mão da Máfia russa. A suspeita é levantada por uma investigação das autoridades espanholas. As escutas telefónicas levadas a cabo terão apanhado o líder de um dos maiores grupos criminosos da Rússia, detido no âmbito da operação, a falar sobre a alegada manipulação do jogo das meias-finais contra o Bayern de Munique.

A notícia surge no jornal espanhol El País, onde se salienta que o juíz Baltasar Garzón, da Audiência Nacional espanhola, já informou a Administração Fiscal alemã sobre as suspeitas.

Está em causa o jogo da segunda-mão da meia-final da Taça UEFA da época passada que o Zenit ganhou em casa por 4-0 depois de um 1-1 em Munique.

As suspeitas foram despoletadas pela “Operação Troika”, liderada por Garzón, que culminou com a detenção de cerca de 20 pessoas, entre as quais Guenadis Petrov, o alegado chefe do Tambovskaya-Malyshevskaya que é considerado o maior grupo criminoso russo no mundo. Sobre os detidos recaiem acusações de associação ilícita e branqueamento de capital.

Nas escutas telefónicas que apoiam o processo Petrov terá sido apanhado a conversar com um colaborador que previa os 4-0 com que terminou o jogo. Noutro diálogo Petrov afirmará que terá pago 50 milhões ao Bayern, não falando em dólares, rublos ou euros.

Estas suspeitas surgem depois de a UEFA ter criado há dias uma Comissão para analisar 26 jogos da Taça UEFA por haver indícios de eventuais “arranjos” no âmbito de apostas na Internet.