Estás tu a dizer-me então que não governa para 1, 2, 3… 7 Sportinguistas, ou lá o que foi? Mas governa para todos os outros?
Isso quer dizer o quê? Que o próximo primeiro ministo só vai gerir meio Portugal?
E voltando ao Sporting… só governa para 30 por cento dos sócios?
Que se não cumprir com o que prometeu ( não falo de títulos ou coisas que dependem de múltiplos factores, falo de algo concreto como os 100M ), os outros 70 por cento não têm o direito de lhe exigir explicações? De o chamarem de mentiroso? De o pôr fora do clube?
Nos primeiros tempos no fórum insurgi-me contra algo que via muitas vezes e era aproveitado como arma de arremesso: " os 90 por cento que votaram em JEB que mamem com ele ". Pois bem, porque sou coerente, estou contra esse tipo de divisão entre os Sportinguistas.
Mais… pela tua lógica, são os apoiantes de GL, os que mais deviam exigir o cumprimento das promessas deste… mas a verdade é que parecem ser os outros os que estão mais preocupados com as mesmas.
Onde estão os 100M? E os 40M para reforço do plantel?
Não vejo aqui, quem o defendeu preocupado com isto. Eu estou e não é, acredita, para atirar à cara de alguém se isto não for cumprido.
Parece-me estranho eu acreditar mais naquilo que GL diz ( ou querer acreditar ) que certas pessoas ( e não falo de ti, Gonçalo ).
em primeiro lugar, não faço a mínima ideia do que é uma auditoria de gestão; a única coisa que interessa é saber qual é o passivo e de onde vem e como se pode melhorar a situação. A auditoria é uma promessa eleitoral, tinha que fazer.
De resto, pois: o Godinho Lopes é realmente um dos responsáveis pelo estádio que temos, que é um estádio do melhor e mais moderno que há. Acabaste, sem perceber, de dar um dos maiores louvores possíveis que se pode dar a alguém: ajudou a construir o nosso estádio. Tem defeitos? Pois, olha, só não faz erros quem não faz nada, aponta-me alguém que nunca tenha feito nada mal e eu aponto-te quem nunca fez nada na vida. 10 anos depois reconhece o erro e corrige na primeira oportunidade que tem de o fazer. Isso é mau?! Mas que raio de raciocínio é esse?! Reconhecer os erros próprios nem todos são capazes, corrigi-los ainda menos.
Para além disso, pelo que o psilva diz no tópico do pavilhão, pode começar a tornar-se realidade já este ano. Quer dizer, o Godinho Lopes vai ficar com um estádio e um pavilhão no currículo, é mais chances para dizerem mal dele (olha, não é que o projecto do pavilhão não contempla o Curling?! É uma vergonha!), mas não convencem ninguém.
Lion, não vale a pena continuarmos, acho que já percebemos os argumentos de cada um.
Apenas continuo a discordar de que se exiga agora a capacidade que se afirmou convictamente que ele não tinha há pouco tempo. Ou seja, tudo o que disse durante a campanha (é da corja, é mentiroso, não tem os 100 milhões, vai endividar o sporting, vai enterrar o clube) fica sem efeito, com essas mesmas pessoas a exigirem que, agora, não seja da corja, não seja mentiroso, tenha os 100 milhões, não endivide o Sporting e torne o clube campeão?
Eu, se nunca acreditei convictamente nas suas capacidades, pouco espero e pouco exigo: se muito esperasse, e muito exigisse, tinha sido o meu candidato, porque era aquele em que tinha expectativas mais altas. Se fosse o Bruno ou até o Pedro a ganhar, não tenho problemas morais em dizer que esperaria mais, acreditaria mais e exigiria.
Porque eu acredito e exigo mais ás pessoas em quem confio do que áquelas que desconheço. Nas eleições do Sporting, no país, ou no meu círculo pessoal.
Tem tanto um pavilhao no curriculo como o Bettencourt. Promessas.
Fazer um estádio de futebol, impróprio para jogar futebol sem condicoes para a relva crescer, GL deve ser o unico no mundo capaz de tal incompetencia. E com fosso se nao é o unico deve estar lá perto. Espaço comercial inadequado, acessos ao estádio inadequados, tenho de me perguntar o que é que foi bem feito naquele estádio?
Auditoria financeira quer dizer que se o SCP vende um terreno por 10M€ se recebeu os 10M€, auditoria de gestao quer dizer que se o SCP vende um terreno por 10M€ vê se o terreno nao valia antes 30M€ e se no dia seguinte nao foi vendido pelos 30M€ ficando os 20M€ no bolso de alguém. Casos destes passaram-se por exemplo nos CTT, e a história dos terrenos do Sporting terem sido vendidos a metade do preço de mercado é antiga, a empresa que abriu só para receber 3M€ de comissoes com a venda do alvaláxia toda a gente a conhece e por aí fora
Se não for uma auditoria de gestão, externa e independente, realizada a partir de 1995, não trará paz ao universo. Pode, quanto muito, silenciar parte dos que clamam pela realização de uma auditoria. Mas outra parte sabe perfeitamente o que quer ver auditado e se isso não for feito, não há motivo para haver paz neste sentido.
Gostava de saber de que manual de democracia e de responsabilidade democrática é que retiraste esses princípios!
Então o facto de não se acreditar nas capacidades e nas promessas de um candidato em que não votámos significa que não devemos exigir que desempenhe bem o cargo e que cumpra com as suas promessas?
Quem votou nele sentir-se-à mais defraudado com as eventuais falhas no seu desempenho e incumprimento das promessas. Mas temos TODOS o direito e a obrigação de exigir o máximo desempenho! E, claro, temos o direito e o dever de combater as medidas que no nosso entender vão contra os interesses do clube, mesmo que sejam promessas eleitorais!
Eu não gostei da campanha baixa e difamatória do GL. Foi feio o que fez a outros sportinguistas, que não respeitou. Agora espero que a mesma falta de escrúpulos seja dirigida para os nossos verdadeiros adversários, que estão fora do clube!
Não acreditei na capacidade e coesão da sua equipa. Espero não estar enganado e que seja a melhor direcção de sempre.
Não acreditei nos 100M e 40 para investimento no futebol. Já houve uma redução de 40 para 30. Espero que pelo menos esses se cumpram, sob pena de não ter desculpa se o plantel não se manter na disputa do título até ao fim do campeonato!
Não acreditei quando prometeu que no fim do mandato o clube terá passivo zero, mas espero que o cumpra, sem alienar o pouco património que ainda resta! Espero também que mantenha a maioria da SAD, sem com isso passar novamente património do clube para a SAD!
Tudo bem, claro que, mesmo não tendo acreditado nele, temos o direito de exigir o melhor. Mas há certas atitudes que se tomaram e certas palavras que se disseram que, para mim, me fazem confusão ao ver estes pedidos (perdão… estas exigências) de competência, de integridade, de respeito e de coerência. “Faz o que eu digo, não faças o que eu faço…”
Também espero que construa o pavilhão. É fundamental para o Sporting Clube de Portugal, absolutamente fundamental. Esta é uma das promessas com que concordo totalmente, pelo que desta de todo não prescindo, seja porque razão for. Saudações Leoninas :great:
Eu por acaso acho que o GL tem a obrigação de governar até mais para os que não votaram nele do que para os que votaram. Vamos ser honestos, os que votaram nele na situação em que estamos agora, dificilmente não votaram nele de qualquer maneira numas próximas eleições. Agora se ele de facto quer ser um Presidente com legitimidade tem é de tentar recuperar a maioria dos sócios, que não votou nele. E para isso o mais importante não é o gastar 100 ou 40 ou 30 milhões neste defeso, mas sim conseguir uma equipa que lute de igual para igual com os outros pelo campeonato. Tudo o resto, apesar de eu achar esse “resto” muito importante (alteração do estatutos, pavilhão, redução do passivo), será secundário para a maioria dos sócios votantes…
Primeiro quanto à auditoria. A principal diferença entre uma auditoria financeira de gestão e uma auditoria apenas financeira é a seguinte: imagina que o o Sporting compra um determinado produto por 100 mil euros. A auditoria financeira vai verificar se existem as facturas disso, e verifica que existem. Agora se a auditoria fosse de gestão o Sporting teria de justificar porque esse produto foi adquirido a empresa X, quando o valor de mercado para esse produto é de apenas 100 euros? É isso que é necessário para que pelo menos no futuro não sejam cometidos os mesmos erros. Com esta auditoria não vais chegar à conclusão do buraco financeiro que foi o estádio. O passivo não me preocupa pois vai concerteza bater naquilo que é publico. Quem está no Sporting à tantos anos sabe bem qual é o passivo, quanto muito vai haver um desvio inferior a 5%. A SAD já é auditada financeiramente e tirando o estádio que não entra nas contas da SAD, o restanto universo de empresas do grupo é de pequena dimensão.
Louvores à incompetência? Não obrigado. Quanto aos erros, sim tens razão. Já fiz alguns erros nos muitos anos de trabalho que já tenho. Se não o fizesse como dissseste e bem era porque não trabalhava. Agora se existem esses erros entram no projecto, como Manutenção Correctiva. Não vou cobrar ao meu cliente pelos meus próprios erros quer sejam de analise ou conceptuais. É apenas isso que estou a falar, nada mais.
Não se trata de criticar, é construir para nos tornarmos mais fortes. Não se pode é bater palmas a quem atira areia para os olhos.
Não compreendo como ainda se falam de eleições neste tópico. Elas já terminaram.
Pessoalmente não é somente a questão que me preocupa, pois ganhar um campeonato e perder o estadio para a SAD estou contra.
O godinho trabalhe mas é para o Clube e cumpra as suas promessas eleitorais, já falhou algumas, o famoso treinador italiano ou espanhol ou holandês que tinha currículo e para ser sincero não espero muito de positivo.
A conversa do treinador já lá vai. Qdo GL foi a eleicoes prometeu Domingos é isso q interessa. Foi a unica promessa q acreditei que cumprisse e cumpriu.
O resto os jogadores, os investidores, isso sim custa dinheiro e isso nao acreditei que cumprisse. E já se viu que nao vai cumprir. Qdo a bola começar a rolar vai ser julgado pelo faltar de cumprir das promessas. Tenho pena pelo Domingos q é um bom treinador e vai-se queimar.
bem, obrigado pela explicação, não sabia a diferença - realmente tenho que reconhecer que gostava de ver essa auditoria de gestão nos termos em que explicas.
Os terrenos do antigo Estádio foram vendidos por 435€/m2.
Auditoria Financeira: o dinheiro da venda entrou na conta do Sporting? Então tudo bem!
Auditoria de Gestão: porque é que o Sporting vendeu os terrenos a 435€/m2 quando a Câmara Municipal de Lisboa os avalia em 724€/m2 e o Presidente da MDC fala em 900 a 1000€/m2?