Sobre o jogo já está tudo dito mas deixo aqui uma pequena nota para reflexão, no inicio da época qdo se falava da defesa do Sporting como sector mais carenciado e basta rever threads antigos era sempre referida a necessidade de reforçar as laterais, após este jogo “encontrou-se” um jovem capaz de discutir a titularidade com Edson (força André!) e pôs a descoberto que a zona central é mesmo a mais frágil, além de termos um defesa central adaptado a defesa direito não estará a solução para este problema (para não chamar os bois pelos nomes) nos nossos jovens? Penso que era o forista stromp que dizia que o seu sonho era que o plantel principal fosse totalmente constituído de jogadores formados no clube, sonho que também eu partilho e não digo que todos os dias vão sair jogadores como cristiano ronaldo ou quaresma (aló nani) das camadas jovens mas prefiro apostar primeiro nos da casa antes de ir comprar e se não vingar só aí então partir para soluções externas.
Positivo - Atitude
Negativo - Falhas defensivas
O resumo no link do costume.
Já foi melhorzinho, mas ainda há muito trabalho pela frente. Mesmo longe de deslumbrar, a equipa já ataca mais solta e vê-se que há outra entrega da parte dos jogadores, só é pena não haver mais poder físico naquele meio campo. Faz-me particularmente confusão que os nossos estejam há n jogos constantemente a levar cacetada dos trolhas que jogam nestas equipazinhas de treta e não haja ninguém ali que se lembre de os “acalmar”. A ver se o Loureiro volta depressa…
Dois golos de bola parada que não têm justificação possível, e dois penalties que ficaram por marcar. E assim não se ganha um jogo.
Positivo:
A melhor coordenação no meio campo com o papel preponderante a cair sobre o Nani. Moutinho terá jogado a trinco como solução de recurso.
Melhor transição defesa ataque, com menos pontapé para a frente e mais bola controlada com as jogadas a evoluir de pé para pé.
A atitude global da equipa. Depois do 2x1, a equipa de Peseiro teria baixado os braços e levado mais 1 ou 2 golos. Ontem houve força e querer, que aliado às alterações que PBento já tinha feito para procurar ganhar o jogo, resultaram num maior caudal ofensivo, se bem que nem sempre bem jogado.
Carlos Martins: Uma palavra para este leão, que assim que entrou mostrou logo que as coisas iriam mexer de forma diferente. Oxalá recupere rápidamente a boa forma fisica, pois o seu futebol está a fazer muita falta. Se calhar temos ali um meio camp de luxo: Nani, CMartins e Moutinho. Vamos a ver…
Negativo:
Centrais. Nós não podemos sofrer um golo como o primeiro do Gil. Não se pode defender assim, em linha na marcação de uma falta. Ou se sai antes do marcador do livre chutar a bola, ou recua-se na mesma altura. O que a defesa fez foi ficar estática nessa altura e só depois da marcação da falta é que o Polga arrancou atrás do Toinho… já era tarde. E o Ricardo bem que chamou a atenção para esse facto. Eu vi-o a gritar a dizer que era necessário marcar aquela zona.
De resto neste tipo de livres tem é de se defender a zona e não jogar no fora de jogo. Qualquer jogador adversário que venha de trás fica isolado. Já sofremos vários golos desta forma e não há meio de aprenderem.
No segundo golo do Gil, o canto é muito bem marcado, com a bola tensa e só com melhor preparação fisica é que os nossos defesas conseguirão chegar primeiro a estas bolas. Enquanto se continuar a descurar a condição fisica, vamos continuar a sofrer golos destes.
Douala. Marcou um golo na cara do guarda-redes. De resto só fez porcaria. Impressionante o numero de vezes que este desgraçado perde a bola de forma inconsequente.
Arbitragem. Já não falando dos penaltis que já foram aqui referidos, o que mais me revoltou foi o tempo que ele próprio perdeu já no periodo de descontos.
Logo depois do 2x2, há lugar à marcação de um livre na intermediária contra o Gil. Nesta altura os nossos jogadores estão galvanizados e procuram a vitória. Qualquer bola na área do Gil é um perigo. João Moutinho apresta-se a marcar o livre mas o Costa mostra-lhe o apito. Sinal que só quando ele der ordem é que o livre será marcado. Entretanto, na área do Gil anda tudo a agarrar-se, tudo à cotovelada, enfim, o habitual, mas o que este habilidoso fez? Nada. Nem lá foi meter respeito nem deu ordem para marcar o livre. Esperou pacientemente que tudo se acalmasse e depois lá soprou no apito. Nisto conseguiu fazer perder mais 1m. É neste tipo de habilidades que estes sacanas nos lixam.
Ainda por cima contam com a protecção dos Opinion Makers da TV. Os comentadores são uma lástima. Não considero que seja necessário que o comentador seja da cor do clube que está a jogar para ser um bom relator ou comentador. O que o fará bom é o relato da verdade sem tendenciosismos bacocos.
A tentativa burlesca de dizer que o penalty sobrte o Beto não é penalty, é grotesca. Primeiro era “fita do Beto”. Depois “realmente foi agarrado, mas o Beto fez fita” para acabarem com a teoria da “Intensidade do esforço necessário para provocar a queda do Beto”.
É que já não sei o que me irrita mais: Se a porcaria das arbitragens habilidosas, se os comentários estupidificantes que tentam mostrar-nos que aquilo que estamos a ver não é o que estamos a ver. Arre que é demais!
Gostei. É claramente um Sporting renovado, onde não será pela atitude nem pelas invenções tácticas que não ganhamos. A noite passada não se ganhou o jogo por vícios antigos de falha de marcação e mesmo de alguma incapacidade de alguns jogadores do plantel. É fácil demais marcar golos ao Sporting.
Seja como for, uma atitude destas em campo é o ponto de partida para que a equipa consiga ser feliz. Acredito que este jogo tenha mesmo sido o virar da página para o Sporting esta época.
Viu-se também neste jogo que a opção Paulo Bento poderá ser frutuosa graças ao conhecimento que este tem dos jogadores mais jovens. A confiança que depositou em Nani e André Marques foi sinal disso mesmo. A própria forma como confiou em Moutinho para jogar numa posição mais recuada demonstrou que Paulo Bento não irá ter uma orientação técnica mais conservadora, centrada nos jogadores do costume.
Individualmente, André Marques cumpriu o seu papel, ainda que com algumas hesitações naturais. Nani demonstrou que é capaz de render melhor se não jogar a extremo. Ontem, em alguns momentos, encheu o campo, jogando e fazendo jogar. Pena foi algum deslumbramento por estar tudo a correr-lhe tão bem, adornando algumas jogadas sem necessidade. Mesmo assim, é o meu MVP.
Gostei também do Moutinho, que fez um jogo de sacrifício numa posição que não será a sua. É impressionante vê-lo disputar (e ganhar) de cabeça bolas com jogadores bem mais fortes do que ele.
Gostei ainda de Sá Pinto, sendo importante a garra que meteu em jogo, desta vez aliada a alguns bons apontamentos. Merecia aquele golo.
De resto, há jogadores fulcrais em mau momento de forma. Liedson e Douala, apesar dos golos, estão francamente abaixo do que sabem fazer. Seria também importante que Tonel regressasse à equipa, de forma a que volte a haver alguém a mandar naquele espaço aéreo.
Referência ainda para João Alves que continua a não mostrar o porquê de tantos elogios que lhe fizeram. Falha passes a mais para quem joga naquela posição.
Por fim, voltando a Paulo Bento, acho que mecheu bem na equipa. Retirou quem deveria retirar e arriscou quando tal era necessário. Já tinha saudades de não me sentir tão receoso quando via um jogador a ser chamado ao banco para entrar.
Não pensei que pudesse acontecer tão cedo, mas confesso-me novamente empolgado a ver os jogos do Sporting. Venha o próximo.
Deste jogo concluo o seguinte:
Peseiro era mesmo o principal factor de desnorte;
Vi melhorias sensíveis mas ainda há muito trabalho pela frente;
Com este plantel dificilmente se fará melhor;
Com estes centrais vamos ter muitos desgostos;- André Marques é neste momento a melhor opção para DE;
Ninguém substituiu Roca o que é uma das causas do descalabro;
Já vi uma atitude condizente com uma equipa profissional.
Até Dezembro o que há a fazer para melhorar é integrar no onze titular Tonel, tirando o inqualificável Polga, Edson, Rogério e Carlos Martins. Trabalhar melhor o processo defensivo.
Na reabertura do mercado há que “rifar” Polga e Deivid e contratar três jogadores de boa estatura para as posições de DC, DD e MC (“Box-to-Box”).
O Sporting precisa sobretudo de estatura no centro da defesa e um substituto para o Roca no meio campo.
Nomes não faltam: Zé Castro, Van Der Gaag, Amaral, N’Doye…
Cácá deve ter oportunidade de usar a sua famosa base de dados…
Exceptuando a referência ao Van der Gaag que é um jogador fora de prazo, subscrevo tudo o resto
[u]Substituições[/u]. Na altura certa, com conta, peso e medida. É assim mesmo, Sr. Paulo Bento - ensine ao José Peseiro como se está num Banco. :!:
Com esta não tarda nada aparecem aqui os criticos do Queirós a recordarem aquela substituição do Paulo Torres pelo Pacheco, numa fatidica tarde de 1994
O meu pai já me disse, as coisas ainda vão mudar radicalmente no que diz respeito à arbitragem, ou mudam a bem ou mudam a mal. A FIFA já avisou que a arbitragem tem de sair da Liga, lá para Abril ou Maio de 2006, vai-se ver se a corrupção continua ou então a selecção vai sofrer consequências com isto, a sua eventual não participação no Mundial ou qualquer outra equipa portuguesa nas competições europeias.
O teu pai já deve ter idade para não acreditar no Papai Natal :lol: :lol: :lol:
ÁrbitroPaulo Costa (3). Existem dúvidas na legalidade do primeiro golo do jogo, mas a decisão, no momento, pareceu a mais correcta. Segurou bem a partida.
Autor: LUÍS AVELÃS
Data: Segunda-Feira, 24 de Outubro de 2005 01:17:00
Não há quem arranje o email deste fdp??? Mas que m… é ESTA??? Este gajo esteve a ver que jogo??? :evil:
To-mané, não me parece que o Gil Vicente seja comparável com o Benfica do 6-3…
Caros foristas, com apenas um treino já houve tanta mudança (as carências defensivas continuam, mas eu confio em PB)!
Gostei do jogo, houve jogadas brilhantes, já não me levantava do sofá por causa de uma jogada do Sporting há muito tempo.
Adorei ver Nani, que jogão do puto, teve poucas falhas fruto ainda da sua idade, mas viu-se que além de ter ali bons pés, também usa a cabeça. André Marques, uma agradável surpresa, é forte, raçudo e espero que me surpreenda ainda mais. Por incrível que pareça também gostei de Sá PInto, pressionou que nem carraça, tentou, como sempre levar a equipa para frente, e aquele chapéu defendido é uma pena, porque ele merecia. Contudo, também sou da opinião que refila em demasia. Moutinho, apesar de não ser aquela a sua posição, fez um bom jogo, ainda longe do que foi na época passada, mas bem mais reguila, aquelas aberturas, aquela visão de jogo tiram-me do sério…pena o Liedson não ter controlado essa bola.
Por falar em Liedson, porra aleluia ajudou um bocadinho; além do golo aquele passe para o Douala é excelente, o gajo tem 3 defesas à frente dá um xuto na bola para o Douala, e logo a seguir já está de pé, para se houvesse um ressalto.
João Alves tirando uma ou duas vezes, passou despercebido, espero que não tenha sido uma contratação em vão…
Ah ganda Martins, só espero que agora fiques de vez, assim que ele entrou foi novo sangue, e ele tem raça…adoro ese jogador.
Pah o Ricardo não teve culpa nos golos, talvez no 1º aceitasse que me dissessem que ele não foi à bola, mas antes da marcação do livre eu ouvi-o chamar o Polga e dizer “Olha as costas” claro que o brasuca 'tá quieto.
PS1- Que nojo de comentadores, quantas vezes no jogo é que vocês ouviram:
-Paulo Bento o jovem treinador que veio dos :arrow: “junióres”.
-Cada vez que tocavam na bola André, Nani e Moutinho o homem lá arrancava "E agora os campeões de “junióres”
-O gajo do Gil Vicente que era da construcção civil…dass era preciso dizer aquilo 20 vezes no mesmo jogo???
Destaco ainda, na sic news o gajo que costuma estar no dia seguinte, disse que mais uma vez tínhamos perdido por 2-1 :x
PS2- nós como equipa azarada ainda podíamos dar este desconto, mas este fdp deste arbitro transformou o nosso infortúnio numa bela de uma roubalheira, que nojo de árbitro.
Gostei da tentativa dos jogadores mudarem de atitude, mas as “feridas” foram muito profundas, e marcaram em demasia os jogadores, veja-se a golo do Liedson, a um ano atrás ele remataria logo, ontem tentou passar a bola e só marcou porque quase que foi obrigado. Mas com o Paulo Bento, pode ser que a auto-estima e auto-confiança volte aos niveis mais altos.
O que esteve bem:
- A vontade de ganhar, mais garra (ou pelo menos garra).
- Maior disciplina em campo.
- AMarques, o puto é bom, bom sentido posicional, bons reflexos na antecipação, gostei muito.
- Nani, até aos 15 minutos da 2ª parte esteve muito bem, depois foi-se um bocado a baixo, eu teria-o substituído pelo CMartins logo nesse momento.
- CMartins, quando entrou deu nova alma á equipa, mais velocidade, espero que recupere os niveis do ano passado.
O que não esteve bem:
- Defesas Centrais, são um verdadeiro desastre, não temos centrais de marcação, alias o único ficou de fora (Semedo). A dupla Beto / Polga é um desastre, não há ninguém que “mate” as jogadas.
- Defesas Direito, falta-nos um defesa que intervenha mais no jogo, que participe mais nas jogadas, tanto de ataque como a defender, ter um jogador que não faça a diferença é ter um jogador a menos.
- Liedson, está com “medo de ter sorte”, uma falta de confiança incrível.
- Controlo da ansiedade, isso o Paulo Bento vai ter que trabalhar muito, a equipa tem “medo” de tudo, de atacar, dos ataques dos outros … enfim estão muito instáveis. Acredito que o Paulo Bento dê a volta a isto, isso se os jogadores quiserem.
MVP: Nani
cumps,
VCoelho
ÁrbitroPaulo Costa (3). Existem dúvidas na legalidade do primeiro golo do jogo, mas a decisão, no momento, pareceu a mais correcta. [u]Segurou bem a partida.[/u]
Autor: LUÍS AVELÃS
Data: Segunda-Feira, 24 de Outubro de 2005 01:17:00Não há quem arranje o email deste fdp??? Mas que m… é ESTA??? Este gajo esteve a ver que jogo??? :evil:
:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Depois do jogo, continuo mais preocupado do que esperançado…
1 - Temos dois jogadores que, por motivos diferentes, não permitiram ganhar o jogo: Liédson e Douala. Já se percebeu que o problema de brasuca não é com pessoas, mas sim com o recibo do ordenado. Mesmo o golo foi quase por favor…
O Douala deve estar a sofrer a desmotivação própria de quem andou com a equipa às costas durante o início da época, e isso não lhe permitiu nem sair, nem jogar na LC, nem ir ao Mundial…
2 - A equipa denotou mais garra, mas faltou o “saber”. nani ainda não sabe, e não fiquei tão entusiasmado como a maioria.
3 - Carlos Martins é o melhor centro campista do SCP. Pelo menos com mais potencial. Tem que jogar. Tonel também de jogar…obrigado Polga.
4 - Paulo Bento apelou ao que o SCP fazia muito bem o ano passado, como era a circulação e posse de bola. Mas notou-se que isso só apareceu a espaços e de forma pouco consistente.
5 - Arbitragem vergonhosa, a começar aos 20 segundos com aquela entrada sobre o Miguel Garcia.
A.A.
ARBITRAGEM VERGONHOSA DO LADRAO PAULO COSTA…alguem tem de abrir a boca e vetar este porco de uma vez por todas.
Votei no Nani que jogou á nº 10, esteve bem mas pode fazer melhor.
Andre Marques temos defesa esquerdo.
Dupla de Centrais á anos que vejo estes erros…
Miguel Garcia uma tristeza, só dá porrada.
João Alves a minha paciência esgota-se, é que não vejo este gajo jogar um corno que o faça valer 200 mil contos quanto mais 1 milhão de contos…Sinceramente
Wender, parece um palhacito em jogo, não gosto da atitude…
Paulo Bento, devolveu-me o interesse de ver o futebol praticado pelo Sporting.
Concordo com este aspecto…o que vi ontem leva-me a aguardar de novo os jogos do Sporting com ansiedade
Pode ser só impressão, mas o pouco que vi de Paulo Bento leva-me ficar esperançado…
Agora, espero que ele continue sem medo e lance o Semedo e sente o Polga no banco no próximo jogo, já na taça, que é para lhe dar tempo para se rotinar para o grande desafio do Bessa
C. Martins tb tem impreterivelmente que entrar. embora ache que é muito cedo para enterrar o João Alves…não esteve bem é certo, mas teve alguns pormenores que mostram que é Jogador (passe de morte para o Liedson por exº), e acho que ainda vai demonstrar poder ser util
Acho que outro grande problema é substituir o lenhador do lado direito, que ontem mais uma vez mandou uma castanhada que gaz concorrência às dos “colegas” Petit e Manélélé
O meu voto foi para o Nani. Excelente partida para um jogador que é a primeira vez títular. Fez jogadas monumentais e o último passe é uma beleza, apesar de se ter deslubrado algumas vezes na segunda parte não deu assim muita barraca para o nosso lado.
Polga cada vez enterra-se mais, deixa-se antecipar muito facilmente, em TODOS os lances que a bola vai no ar. Está na hora de apostar em mais um jovem, SEMEDO. Na Selecção de Sub-21 é sempre o melhor na defesa, muito sólido e joga sempre pelo seguro. Ontem provou-se que a idade não significa maturidade casos de (A.Marques e Nani). Embora o André Marques nos cantos não os tenha batido da melhor forma… com o tempo vai lá. Tem um enorme poder físico em comparação com Tello e Paíto além de jogar melhor que ambos!!
Gostei do sistema táctico do Paulo Bento, Liedson só na frente! Com o Deivid o Liedson não faz nada mas o Paulo Bento tem de rever uma sitaução que é a do Liedson ir para a ala depois não tar ninguém na área para finalizar… de resto tudo bem. Quando o Custódio tiver recuperado de MAIS UMA LESÃO… sai o Sá do 11 e entra o Custódio porque o João Moutinho assim não organiza nada…
O árbitro foi a palhaçada que se viu. Um penalty era de certeza… o outro já era ‘mais naquela’, podia marcar ou não. O tempo de descontos foi miserável para não falar no desconto sobre desconto (acho que é assim que se diz) depois do livre batido pelo Moutinho…
Gostei do sistema táctico do Paulo Bento, Liedson só na frente! Com o Deivid o Liedson não faz nada mas o Paulo Bento tem de rever uma sitaução que é a do Liedson ir para a ala depois não tar ninguém na área para finalizar... de resto tudo bem. ..
O Liedson não jogou sozinho na frente, jogou primeiro com o Douala e depois com o Pinilla, aliás essa foi a grande alteração introduzida pelo Paulo Bento, tirando o Douala da extrema para ter mais um homem no meio campo.
exacto… então e antes não jogava o douala, deivid e liedson? :lol:
o Douala é extremo… :lol:
Caros foristas, com apenas um treino já houve tanta mudança (as carências defensivas continuam, mas eu confio em PB)!Gostei do jogo, houve jogadas brilhantes, já não me levantava do sofá por causa de uma jogada do Sporting há muito tempo.
Adorei ver Nani, que jogão do puto, teve poucas falhas fruto ainda da sua idade, mas viu-se que além de ter ali bons pés, também usa a cabeça. André Marques, uma agradável surpresa, é forte, raçudo e espero que me surpreenda ainda mais. Por incrível que pareça também gostei de Sá PInto, pressionou que nem carraça, tentou, como sempre levar a equipa para frente, e aquele chapéu defendido é uma pena, porque ele merecia. Contudo, também sou da opinião que refila em demasia. Moutinho, apesar de não ser aquela a sua posição, fez um bom jogo, ainda longe do que foi na época passada, mas bem mais reguila, aquelas aberturas, aquela visão de jogo tiram-me do sério…pena o Liedson não ter controlado essa bola.
Por falar em Liedson, porra aleluia ajudou um bocadinho; além do golo aquele passe para o Douala é excelente, o gajo tem 3 defesas à frente dá um xuto na bola para o Douala, e logo a seguir já está de pé, para se houvesse um ressalto.
João Alves tirando uma ou duas vezes, passou despercebido, espero que não tenha sido uma contratação em vão…
Ah ganda Martins, só espero que agora fiques de vez, assim que ele entrou foi novo sangue, e ele tem raça…adoro ese jogador.
Pah o Ricardo não teve culpa nos golos, talvez no 1º aceitasse que me dissessem que ele não foi à bola, mas antes da marcação do livre eu ouvi-o chamar o Polga e dizer “Olha as costas” claro que o brasuca 'tá quieto.PS1- Que nojo de comentadores, quantas vezes no jogo é que vocês ouviram:
-Paulo Bento o jovem treinador que veio dos :arrow: “junióres”.
-Cada vez que tocavam na bola André, Nani e Moutinho o homem lá arrancava "E agora os campeões de “junióres”
-O gajo do Gil Vicente que era da construcção civil…dass era preciso dizer aquilo 20 vezes no mesmo jogo???Destaco ainda, na sic news o gajo que costuma estar no dia seguinte, disse que mais uma vez tínhamos perdido por 2-1 :x
PS2- nós como equipa azarada ainda podíamos dar este desconto, mas este fdp deste arbitro transformou o nosso infortúnio numa bela de uma roubalheira, que nojo de árbitro.
Completamente de acordo!
votei Nani.
olhei para o banco e não vi Peseiro - senti-me bem.
vi a equipa com alma - é, para mim, a vitória deste jogo.
gostei do puto Paulo Bento apostar nos putos Marques e Nani - e gostei das mudanças introduzidas ao longo do jogo - bem longe dos 85 minutos peseirianos…
volvidos tantos meses, senti prazer e sofrimento ao ver o Sporting - não a indiferença triste que me habitava…
(o atrasado mental do árbitro merece uma forca na baliza do topo norte de Alvalade!).