Pessoalmente não metia Mateus nesse lote, o miúdo está com um andamento que é obra… ![]()
Eu gosto muito do Mateus, basta leres os meus posts no tópico dele, mas é comparares o nível a q jogava com idade de sub 17 e joga o Quenda.
Claro q isto nunca é linear mas ficaria mesmo muito surpreendido se o Quenda daqui a um ano n saltasse de forma definitiva para o plantel principal e começasse a somar minutos a sério.
O Mateus vai regressar com idade de sub 20 e bem, também acho q o perfil do clube e treinador q apanhou no empréstimo o potenciaram, basta ver os últimos 6 meses dele com o Celikkaya na B na temporada passada e ninguém dava nada por ele.
Por isso era preciso uma mudança de rumo na orientação da B, já para n falar em jogar com objetivos mais ambiciosos e n limitar a B a ser um espaço de ver quantos juniores jogam lá, para isso já tens os sub 23.
O miúdo faz 17 aninhos hoje. Dezassete.
Desconhecendo a componente psicológica do Quenda, acho extremamente arriscado tê-lo nos AA a tempo inteiro. Seria uma aposta de alto risco e, caso aquela cabeça não acompanhe o evidente talento que tem, teria tudo para queimar uma etapa importante da formação do garoto.
Caso o miúdo tenha maturidade para tal, é emprestar o Geovany a um primodivisionário que pudesse (teoricamente) tirar o melhor partido das suas muitas qualidades.
Tem futebol para jogar num escalão acima da sua idade, claramente. Quantos escalões? Não faço ideia.
Completamente errado. Quase toda a gente sabia que estava ali um dos nosso maiores talentos dps últimos anos. E na seleção, al lado do João Neves, não ficava atrás. Antes pelo contrário.
Completamente errado? Uma coisa é o Mateus desde os 17 anos, assim como o Callai já agora da geração deles (2004) terem sido identificados como os q tinham mais potencial e saltaram direto dos juvenis para os sub 23 e em poucos meses já estavam na B, n jogaram nos juniores tirando jogos da YL.
Outra coisa é olhares para os últimos 6 meses do Mateus com o Celikkaya na B, quem disser q estava a esperar q se impusesse desta forma no Estoril acho q está a ser oportunista.
Ter talento é uma coisa, rendimento é outra. Aliás há vários casos de jogadores da formação no Sporting com muito talento e que depois não se impuseram.
A época passada o Mateus estava estagnado na B e na oportunidade que teve na A falhou.
Ainda bem que foi emprestado e que está a mostrar evolução.
emprestar um jogador como o Quenda, com o potencial absurdo que se lhe reconhece, só se chegarem à conclusão que o miúdo não tem “arcaboiço” para estar nos AA. isto não é emprestar porque sim, porque quase parece fazer parte da formação dos rapazes.
há casos e casos.
O Mateus é na minha opinião a maior prova do nível de competência do Celikkaya. Alguém sabe se vamos continuar a levar com o estagnador de talentos na B?
Estes craques não é para serem emprestados…,é para terem minutos no Sporting.
Equipa B para o ano e alguns jogos na equipa A…agora tem-se falado muito nos problemas de lesões graves com miúdos que são aposta em tenra idade na equipa A.
E no ano seguinte titular da A…
Com 17 anos um grande talento tem que ser aposta, e o Quenda parece encaixar nessa descrição.
Se o Amorim continuar n metia as mãos no fogo pela sua saída…
O Amorim não disse que ele estava a ser preparado para a próxima época?
O Quenda? Sinceramente n levo isso á letra, deve fazer pre temporada sim, mas n sei até q ponto é benéfico para ele ficar no plantel principal imediatamente para somar 5 ou 10 minutos aqui e ali.
N vinha mal nenhum ao mundo temporada completa na B a jogar sempre e de preferência com objetivo traçado e discurso oficial desde o primeiro dia de lutar pela subida de divisão.
Acho q para um miúdo q em 2025 termina a temporada como sub 18 era capaz de ser mais interessante. Mas n sei quais são os planos no imediato para ele.
Podemos ter calma com o jogador de 17 anos?
Tem muito talento é certo, mas também tem que ser com calma a sua integração. Teremos nós a paciência necessária para ele explodir? Lembro-me do que disseram do Afonso Moreira e do Mateus Fernandes quando jogaram.
É ter alguma confiança de que o seu processo está a ser bem feita, e também não devemos passar à frente a sua oportunidade em detrimento de outros que também estão no plantel e que também merecem. Ter calma na sua integração para, acima de tudo, protegê-lo.
Acho que vai ser a surpresa de 2024/25
Nunca entendi essa coisa da idade. Para mim é das coisas mais sem sentido. Se pode ou não já estar nos AA tem que ver com a sua maturidade e a maturidade não é algo que se generalize com a idade.
Já escrevi anteriormente que, quanto a mim, o Quenda parece ser o maior talento depois do CR7 e como tal deve ter o mesmo tratamento. Só não o ponham a jogar com o United.
Se falhar, nenhum mal vem ao mundo, vai para os B e continua a crescer. Se crescer, volta a ter uma outra oportunidade no futuro.
O Quenda tem que ser aposta com extremo direto e não ala direito…não se pode desgastar um craque destes em tanta tarefa defensiva!
Tem que ver com a maturidade, é verdade, mas isso inclui a maturidade física. Há que ter muito cuidado quando se integra um miúdo da idade do Quenda nas rotinas da alta competição, caso contrário está a arriscar lesões por períodos prolongados.
Excelente comentário.
Sim, depois daquele artigo que saiu sobre os putos do Barcelona eu fiquei de pé atrás em relação a apostar forte em miúdos muito novos. E com isto não estou a dizer que não devam jogar na equipa A, alguns como o Quenda merecem uns minutinhos aqui e ali, mas tem de ser feito com calma.