Já tinha em tempos sugerido algo deste tipo e por isso aplaudo mais esta iniciativa da Direção.
Transcrevo na integra o que está no jornal do Sporting sobre este Tema:
"…O Presidente teve ainda oportunidade para anunciar a I Gala Sporting, a ter lugar no MEO Arena, no próximo dia 1 de Julho, dia do 108º aniversário do Clube e que passará a ser realizada todos os anos nesta data. Esta Gala vem colmatar uma lacuna do Clube, que não dispunha de nenhuma iniciativa sua para distinguir os seus.
Os Leões de Ouro visam distinguir anualmente todos aqueles que, individual ou colectivamente, pelas suas acções, contribuíram para o engrandecimento do Sporting Clube de Portugal nas suas múltiplas dimensões, pelo talento e boas práticas desenvolvidas, honrando as insígnias do nosso Clube: o esforço, a dedicação, a devoção e glória.
Os prémios estão organizados cinco áreas: Futebol, Modalidades, Dirigismo, Universo sporting e Honra. No seu conjunto serão cerca de 30 categorias a premiar e que após a fase de nomeações, os vencedores serão eleitos pelos Sócios e adeptos através de votação online no website"
Os Stromp são organizados pelo Grupo Stromp. Têm tanto valor como os galardões atribuídos pelo Núcleo Sportinguista da Carrapatosa…
Para mim a verdadeira gala do Sporting até hoje era a Noite Verde da Batalha. Mas fazia falta algo organizado pelo clube, até porque os rivais também têm iniciativas semelhantes.
Aplaudo a iniciativa, obviamente. No entanto pergunto-me se não teremos problemas com o Festival Internacional de Veneza, visto que o Leão de Ouro que eles atribuem é, muito provavelmente, uma marca registada… :think:
Este ano será complicado mas conto marcar presença na próxima edição.
isto parece ser uma resposta às críticas do BdC aos Stromp. E parece-me mau:
os https://www.wikisporting.com/index.php?title=Prémio Stromp têm uma tradição de 50 anos, e quer se queira quer se não, são o prémio anual mais importante do Sporting, sempre com lugar de destaque no Jornal do Sporting e sempre com a presença massiça da Direcção etc. Estar agora a fazer um prémio novo não tem cabimento nenhum, e é apenas uma maneira de pôr de lado algo já existente, apenas porque não conseguem controlar.
Os prémios vão ser dados por votação on-line?! Mas não aprendem?! Não sabem dos chineses que por aí andam?! Mas se até em coisas sem importância nenhuma há falsificação de resultados, quanto mais nisto?!
Para além disso, votação é um concurso de popularidade; os Prémios Stromp galardoaram pessoas quase desconhecidas do público, mas com grande relevância dentro do Clube. Assim, vamos ter sempre apenas os mais mediáticos ou que caíram no goto dos adeptos por uma razão ou por outra.
A mim parece-me que há espaço para todos. O problema dos Stromp é deixarem de fora muito boa gente que se calhar merece tanto ou mais que os premiados. Isto não é uma crítica aos Stromp, mas sim uma constatação da enorme dimensão e grandeza do Sporting.
Tambem concordo em parte com o nunoni , nao podemos entrar pelo caminho de que tudo o que foi feito no Sporting anteriormente foi tudo mal feito , ha que saber fazer as coisas de forma a nao entrar em conflito !!
Por outro lado sempre achei que fazia falta uma gala a dimensao da nossa grandeza desde o momento que nao seja com o objectivo de ofuscar a dos premios stromp!!
Boa iniciativa e espero poder ver DIRECTO na tv Sporting!!
tenho uma outra objecção, que é que parece que ou ninguém conhece os Estatutos, ou vão vulgarizar a distinção Leão | Wiki Sporting de Ouro, a mais alta conferida pelo Sporting, até hoje conferida apenas a 39 personalidades. Em mais de 100 anos 39 pessoas mereceram um Leão de Ouro, agora vão ser 30 por ano… acho mal.
Até agora associava sempre os Prémios Stromp e Os Rugidos de Leão aos prémios do clube. E por acaso tinha mesmo ideia que Os Rugidos eram organizados pelo clube.
Parece-me importante que o Sporting enquanto instituição mostre o seu reconhecimento a quem de direito. Como o Sporting é dos seus Sócios parece-me lógico que sejam eles a escolher os premiados, num regime verdadeiramente democrático ao contrário do que vem acontecendo com os prémios instituídos por grupos ou elites, por muita história que tenham.
De resto deixo algumas ideias soltas para discussão.
Votação exclusiva a Sócios no site.
Nomeações elaboradas por uma comissão de honra composta exclusivamente por pessoas que representaram o Sporting CP (Dirigentes, atletas, funcionários, etc). Acaba-se com os notáveis da política que nunca meteram os pés em Alvalade e que normalmente são chamados a opinar nestas situações.
Criação de um prémio símbolo da gala atribuído a uma figura incontornável do Universo Leonino.
Transmissão em direto na Sporting TV.
Criação de um prémio onde a votação fosse abrangente a todos os Sportinguistas e publico em geral atraves de uma chamada telefónica com as receitas da mesma a serem canalizadas para a “Missão Pavilhão”. Talvez o prémio de jogador do ano seja o mais apelativo.
(há aqui várias discrepâncias entre o que saiu neste editorial do Jornal do Sporting e o Produto final, umas coisas emendaram bem outras estão a fazer mal, mas o erro de lançar as coisas antes de estarem certas e pensadas está a tornar-se recorrente em algumas áreas … a rever )
Conhecidos os Nomeados, estes são os meus Escolhidos:
MODALIDADES:
Atleta Masculino do Ano: Emanuel Silva (Canoagem) Atleta Femininas do Ano: Sílvia Saiote (Trampolins) Equipa do Ano: Futsal Masculino Treinador Modalidades do Ano: Pedro Soares (Judo) Dirigente do Ano: Miguel Albuquerque (Futsal)
FUTEBOL:
Equipa Formação do Ano: Iniciados B - Sub 14 Escolas Academia Sporting: EAS Póvoa de Santa Iria Jogador Revelação do Ano: Carlos Mané Melhor Futebolista do Ano: William Carvalho Treinador do Ano: Leonardo Jardim (Seniores)
UNIVERSO SPORTING:
Núcleos e Delegações: Solar do Norte Funcionário do Ano: António Santos Sócio do Ano: André Patrão e Miguel Paim Iniciativa do Ano: “Camisola 12”