Génios da Táctica - Sporting CP 2014/2015

You rang?

:twisted: :cry:

Apesar de defender essas 3 contratações, 2 extremos + 1 MO, como sendo prioritárias, concordo que com 2 extremos versáteis e com dinâmicas de ataque bem trabalhadas podia-se colmatar a ausência de um criativo no miolo. Principalmente com dois médios de transição que saibam subir com a bola no pé e/ou aparecer nos últimos 20 metros, coisa que o André não sabe, mas conto que o búlgaro consiga fazer (quem marca 14 golos numa época tem de ser minimamente razoável a atacar certo?).

Precisamente. O que não invalida a ausência desse médio e da importância do mesmo. Mas poderia ser minimizada pelos tais extremos. E porque temos vários médios de cariz predominatemente não ofensivo, mas todos bons de bola.

E assim tínhamos espaço para trabalhar o Iuri nessa posição, de médio mais ofensivo. Não sendo a táctica base, tínhamos um plano B, baseado no desenvolvimento do Iuri pelo meio. Isto se o treinador entender que é uma mais valia na posição de médio criativo. Deixo de lado o Mané porque prefiro o rapaz do lado esquerdo, onde é um jogar de qualidade.

Chamem-me lírico, mas adorava ver o JM a assumir esse papel de “10”/MO no Sporting.
Tem pés e visão de jogo suficientes para isso.
É um fetiche meu, confesso. :twisted:

A questão do duplo pivot é importante. Mas para mim mais para saber se vamos ter dois criativos ou apenas um. Se for dois, o Martins, que este ano se habituou a jogar no último terço, pode ser opção (Adrien e JM é wishfull thinking… nunca ali jogaram nem no Sporting nem nas Selecções, e no Setúbal/Académica pegavam no jogo atrás também, mais o JM que o Adrien, é certo). Fica a faltar um. Se só jogar ali um, então não pode ser o Martins e fica a faltar um na mesma.

Idealmente gostava de ver o Martins com alguém mais criativo/desequilibrador. A questão é que não temos ainda esse médio no plantel. Há Vítor, certo, que quem sabe o pode fazer. E Chaby na B. Mas não são certezas, pelo menos para o onze, isso não são. O Evandro seria-o.

Bom post de abertura e parabéns ao Posse de Bola… grande trabalho.

Não sendo tão optimista, acho que tem muito mais capacidade de iniciativa e visão de jogo nos metros finais do que o André, pelo que a integraçao no plantel parece-me mais do que justificada.

Nesta discussão nem incluo o Shikabala, porque sinceramente não sei o que temos ali. É um joker que pode ser uma boa surpresa ou não dar em nada (tanto a 10 como na ala).

Eu não percebo muito bem esta ideia, confesso. Na Selecção Sub-21, vejo-o a pegar na bola atrás e sair a jogar. No Setúbal o mesmo. Na Equipa B fazia o mesmo. Nos Júniores era médio-defensivo e nos juvenis chegou a jogar a central.

Digo isto pela simples razão de que não me lembro de o ver receber a bola junto à entrada de área. Está sempre atrás a lançar os passes e distribuir jogo. Raramente a penetrar na área, jogar de primeira, mostrar soluções inesperadas. E, atenção, eu acho-o bom jogador. Como o Adrien, e que provavelmente até pode ser melhor.

O João Mário será um dos melhores jogadores do Mundo quando o puserem a jogar a 6. Com a intensidade que tem com bola, facilmente consegue ganhar intensidade defensiva e depois sair a jogar a partir de trás, de cabeça levantada e de frente para o jogo, sem os trincos caneleiros para o “matar” à nascença. Lembro-me assim de repente do Redondo, um “trinco” que sabia jogar à bola.

Também não percebo a insistência que alguns foristas têm em meter o JM a 10.

Precisamos de um médio ofensivo de qualidade e de extremos, porque não temos.

Só respondo, como é obvio, por mim.
O meu anseio por ver JM a “10” prende-se com o facto de ele ter bons pés e visão de jogo.
Obivamente que um 10 não se resume a isto, é preciso muito mais e é preciso também que (no futebol moderno) saiba defender, como qualquer outro jogador.

A prioridade em termos de contratações tem que passar pelos extremos, 2 laterais e um PL. Daí que o € para ir buscar um médio ofensivo seja espartano, at best. Cogito eu, posso estar bem enganado.
Dado que o dinheiro (infelizmente) é bastante curto para contratações, gostaria de ver o JM testado durante a pré-época como médio mais atacante. Poderiamos ter em casa uma solução diferente para o médio mais ofensivo.
Ou não.

Eu quero é um balakov, quero um dez à antiga plz! Se não será mais um meio campo de músculo, inteligência táctica e de visão mas sem perfume.

Trata-se de prioritizar as necessidades do plantel. Acho mais prioritário a contratação de 2 extremos titulares, do que um 10, porque aí ainda se “desenraca”.

Para médio ofensivo um destes :

Markus Henriksen - AZ Alkmaar 3-5M
Nicusor Stanciu - Steaua 2-4M
RYAN GAULD - Dundee United FC 3-6M
Gabriel Iancu - Steaua 1-3M

Era mel :pray:

A contratação ou não de um dez vai depender de como aparecer Shikabala depois das férias. Espero que continue a treinar. Com shikabala,Andrée Martins e JM a cem por cento não precisamos de mais

Confesso não conhecer os outros 3, mas em que planeta é que o Markus Henriksen do AZ é um médio-ofensivo? O gajo jogava a 6, apesar de achar que é a 8 que pode atingir um nível muito bom.

Correto , mas também já jogou a 10 , daí a te-lo sugerido.

Por cá, William, Adrien, Martins. Outros exemplos nacionais: Matic, Filipe Augusto, Ex-28, etc. Fora Pirlo, Javi Martinez, Lahm, Arteta, Verratti… tantos e tantos.

A expressão chave é precisamente «não se resume a isto». No sistema do Marco este ano no Estoril, o João só “entra” no duplo pivot. Se inverter o triângulo, talvez possa jogar na segunda linha. Mas com alguém mais forte no último terço por perto. É raro vê-lo desequilibrar à entrada da área, em espaços apertados. É muito mais comum vê-lo a gerir os ritmos do jogo desde trás.

Para mim é simples.

Espero ver laterais que participem muito no jogo ofensivo da equipa, que não só dêem largura à equipa, mas, também quando possível tentem fazer combinações de forma a aproveitar o jogo interior.

Espero ver um médio defensivo que não tenha medo de ter a bola nos pés, com capacidade para ser o jogador da 1º fase de construção e que também não tenha medo de avançar no campo, desde que a equipa saiba fazer as devidas compensações.

Espero ver um médio-centro box-to-box, que saiba apoiar bem o médio-defensivo na fase defensiva e que na fase ofensiva saiba apoiar bem o ataque, que tente combinações especialmente com o MO, mas, também com os outros elementos do ataque. É importante que saiba ganhar as segundas bolas na entrada da área quando estamos a atacar e que em algumas situações não tenha medo de aparecer na área para termos mais jogadores dentro dela quando são feitos os cruzamentos.

Espero ver um médio-ofensivo que seja sobretudo um jogador criativo, um jogador que gosta de ter bola, que gosta de desequilibrar através do drible, um jogador inteligente, que jogue de cabeça levantada e procure várias vezes fazer um passe em desmarcação, um jogador que ande por várias zonas do campo, quero que quando seja preciso desça para vir buscar a bola ao nosso meio-campo, como quero que também “caia” para alas à procura de espaço.

Espero ver extremos nas alas de pé trocados, ou seja, espero que ver um destro como extremo esquerdo e um esquerdino como extremo direito. Porquê? Porque quero que os nossos extremos façam várias vezes jogo interior, façam várias vezes diagonais, e isso será feito muito mais facilmente com extremos de pés trocados. Espero que façam várias vezes diagonais, onde tentem o remate, um passe em desmarcação, tentem combinações com o MO ou com o PL, mas, também quero que libertem espaço para o lateral subir e que tentem também combinações com o lateral.

Espero ver um ponta-de-lança que tenha a capacidade de fazer combinações com o MO e com os extremos, que saiba sair da área para fazer essas combinações. Não é preciso dizer que espero que ponta-de-lança tenha capacidade para fazer golos pois não? :mrgreen:

[hr]

Sobretudo espero um Sporting a jogar mais vezes através do jogo interior, tente mais combinações e não jogue tanto por fora, sempre a tentar o cruzamento para área. Mas, quando a jogada é feita para haver cruzamento, o Sporting tem de meter mais gente na área, não pode ser só o PL e o extremo contrário por exemplo, o MC e o MO também têm de aparecer na área.

Espero um Sporting a jogar menos jogo direto e mais jogo com a bola no pé, extremos a fazer mais diagonais (com e sem bola), um MO que ande por várias zonas no campo, que desequilibre mais e um MC que apareça mais no apoio ao ataque.

3-3-4 Pressão Máxima

Slimani  Montero

Mané Shikabala

W.Carvalho      Slavchev

Orioll

Rojo     Maurício      Dier 

Patricio