Não me considero um expert do futebol,e cada vez que vejo o SPORTING em campo,já não digo jogar,mais essa certeza se aprofunda…Mesmo assim faz-me confusão,como tendo perdido o 10 puro de que dispunha,se continue a colocar lá um jogador,como André Martins ou Adrien,“queimando-os” e à equipa,já que são jogadores que precisam de pegar na bola uns metros atrás,para serem uteis!Será que é para mostrar a falta que faz um 10,tendo-o como alternativa,para determinados jogos?Então mas já que não o tem,não seria de experimentar jogar com Rinaudo / Gelson que chegam e sobram para jogar sozinhos,e até rendem mais,à frente da defesa, jogando com Adrien / Martins e Elias / Pranjic,(desculpem mas Schaars só quando estivermos a ganhar e por 2 ou 3!!!) com maiores preocupações ofensivas surgindo como apoios ao avançado,(em conjunto com o extremo do lado contrário ao que possui a bola,que tem de entrar na área) quando a bola vem dos flancos e como municiadores dos mesmos,aumentando também as possibilidades de remate de fora/entrada da área,algo que não existe(!),procurando quando não temos a bola logo uma pressão alta?E que tal em Alvalade,principalmente,jogar com um segundo ponta de lança que à vez recue para ajudar a defender mas que em situações de ataque seja mais um a aproveitar os cruzamentos para a área,evitando-se o ridiculo de extremos a cruzar para a cabeça do Martins!!!Porque não na actualidade esse lugar ser ocupado por Wilson Eduardo,à frente de Rinaudo/Gelson,Elias/Adrien?E se os centrais vão ser Boula,(lento/fora de tempo/mau no passe) com Rojo,(não ataca logo o adversário quando este recebe a bola,deixando-o rodar,embora pareça ter visão de jogo e qualidade de passe) estamos bem tramados!Xandão/Oguchi,e Rojo seria a minha aposta.Pereirinha e Carriço (incrivel,ou não,como regrediu!) erros de casting.Mas claro, dá trabalho e quando não se sabe mais e é para pensar jogo a jogo sem objectivos finais concretos…
O meu onze base:
Patricio- é o titular.
Cédric-mete o pereirinha no bolso tanto ofensivamente como defensivamente.
Ony-o poder de choque e o jogo aéreo fazem falta
Rojo-Jovem, grande qualidade e potencial
Insua- O mais «titular» de toda a equipa
Rinaudo- Destrói e constrói com grande qualidade
Schaars\Elias- se estiverem como na época passada escolho Schaars sem dúvidas
Adrien\Pranjic- Minha maior dúvida
Capel- é entusiasmante e consegue acabar uma época com inúmeras assistências.
Labyad- parece-me a mim que vai ser o craque da equipa
Wolfswinkel- se tivermos um bom fio de jogo chega aos 35 golos este ano
É muito difícil fazer um onze. A qualidade é muita mas, principalmente, ainda não se percebeu qual é a melhor táctica e modelo de jogo para a nossa equipa… Espero que o Sá arrepie caminho nestas duas semanas que faltam!
Na baliza não há dúvidas se o Patricio ficar.
Na defesa, Insúa tem o lugar garantido. Na sua ausência prefiro que jogue o Rojo ao Pranjic.
Cédric na direita também parece a melhor escolha mas gostaria de um dia ver testado o Boulahrouz na posição com 3 defesas + o Insúa mais subido. Só para ver se funciona.
O centro da defesa também é uma incógnita… A minha dupla preferida é o Rojo - Onyweu. Duas torres que se complementam. Importantíssimo no jogo aéreo para desbloquear muitos jogos com “autocarros”. Uma dupla suplente Xandão - Boulahrouz também se pode dizer que seria das melhores do Campeonato. Por isso aqui podemos dizer que estamos muito bem servidos.
Meio campo. A grande incógnita que vai definir muita coisa. Se queremos jogar um jogo mais de troca e passe o melhor meio campo seria Rinaudo/Elias - Adrien - Labyad. Se queremos um jogo mais directo, num possível 4-4-2, uma dupla Elias - Rinaudo/Adrien parece-me a melhor opção. Há também a opção de um losango com Rinaudo a trinco, Schaars e Adrien/Elias nos vertices laterais e Labyad na posição mais avançada.
Ataque… O nosso sector mais fraco, na minha opinião… Partimos, claramente, atrás dos rivais neste sector! Capel e Wolfswinkel com lugar garantido mas… jogamos com 2 avançados? 2 extremos e um PdL? Também não temos muitas escolhas para além destes dois e aqui é vital ir ao mercado obter soluções ofensivas de qualidade! Gajos que resolvam o jogo sozinhos! Carrillo e Viola são dois jovens. O Wilson não parece ter estaleca para este nível. Jeffrén, enfim… Pranjic ainda preciso de ver mais.
Em vez do Pranjic pode estar o Insua, sao os dois bons jogadores, mas acho que o resto nao se altera, o Elias tem de mostrar que vale os 8M e o Jeffren ta sempre na enfermaria, por isso nao pus nenhum dos dois.
Este será a minha primeira tentativa de escrever neste forum e escolhi este topico por achá-lo (muito) pertinente.
Uma equipa de futebol está intimamente ligada aos seus jogadores e consequeentemente à táctica que utiliza. Como tal, deixo cá a minha opinião sobre o que - na minha opinião - se passa no SCP.
Treinador: Começando por aqui, penso que este será um dos nossos problemas. Gosto imenso do Sá, é um leão a 110% mas não sei se terá a capacidade de gestão ou mesmo técnica/tactica para treinador do SCP. Os bons resultados quando entrou no ano passado podem ter sido - muito provavelmente- pela chicotada da mudança de treinador. Indo um pouco atrás, e como é o meu primeiro posts, penso que o SCP já não tem um bom treinador à muito muito tempo. Não era o PauloBento, não era o Domingos (de quem nunca gostei e já saiu tarde) e não sei se será o Sá …
Tactica: Dados os jogadores que temos, penso que a melhor opção será um 4-3-3 que na realidade funciona como um 4-1-2-3 (4D, 1MD, 2MC, 2E, 1PL). A nossa defesa não é má mas acredito que funcione muito melhor como um trinco/medio defensivo puro.
Jogar com um numero 10 seja ao retirar um MC ou o MD não me parece opção, pois a falta de dois MC irá dificultar a nossa transição ofensiva ou mesmo a saida de jogo. Alem de poder expor demasiado a defesa. Dois medios centros bons tanto ajudam na saida como na defesa, podendo sempre que se ataca subirem.
Utilizar dois PL tambem não me parece opção pois irá prejudicar o nosso meio campo, e se assim já são poucas as bolas boas que chegam lá frente, com menos um cá trás melhor ainda
Jogadores/posições:
GR: Aqui sem duvida que o Rui Patricio é o melhor. Atenção que fui dos tais que o criticaram muito, não tanto pela sua falta de jeito mas pela maneira que foi atirada às feras pelo PauloBento. Nessa altura cometeu muitos erros, que vieram a prejudicar o seu desenvolvimento. Só não foi mais grave, porque felizmente ou infelizmente, a equipa estava ao mesmo nivel. Hoje em é um grande guarda-redes, dos melhores em Portugal e talvez um dos TOP8 a nivel europeu. Acredito piemente que se tivesse sido mais apoiado teria sido um guarda redes melhor.
O MarceloBoek é igualmente um bom guarda-redes. Seria titular em muitas equipas da nossa liga e, em alguns aspectos, é melhor que o RuiPatricio. No entanto, numa forma global, é muito inferior ao Rui e o Rui Patricio é sem duvida titular indiscutivel.
Caso o RuiPatricio saia - o que eu não acredito - o MarceloBoek será muito provavelmente chamado à titularidade, o que não me convence. Acredito que o Boek é um BOM guarda-redes, melhor que muitos titulares que por aí andam, mas não acredito que seja suficientemente bom para uma equipa que quer ser campeã.
DefesaDireito: Aqui poderá estar um dos nossos problemas. Cedric fez uma boa epoca na Academica e parece-me muito promissor. MAs não sei até que ponto terá estomago para ser titular de caras, especialmente se a epoca começar mal. Gosto de o ver jogar, tem bom pulmão mas vejo-o algo ligeiro de mais e é melhor a atacar do que a defender. Outra opção é o Arias - que não percebo porque foi renegado para a “B” , sempre que o vi a jogar gostei imenso. Ainda em relação à DD, devo confessar que gostava muito do JoaoPereira pela raça e devoção que demonstrava dentro do campo. Mas atenção que ao contrario do que por aí dizem, não considero o JoaoPereira assim tão bom … tinha garra, corria muito, atacava ± mas lá à frente não sabia o que fazer à bola e perdia-se na jogada. O Pereirinha, desculpem-me mas para mim não tem lugar no SCP! Já andamos com ele à muito tempo e nunca se impôs nem nunca fez nada de jeito. Se queremos ser um clube serio e com ambições temos que ser coerentes e realistas e jogadores como ele não têm lugar. Como tal, entre Pereirinha e Cedric, Cedric a titular.
DefesaCentral : Como já li aqui escrito, estamos bem servidos. Penso que Ony, Xandão, Rojo e Boulahrouz são todos muito viaveis, cada um à sua maneira. Ony é realmente uma besta no bom sentido da palavra e impõe respeito, Xandão ao contrario do que os adeptos do SaoPaulo diziam, veio-se a revelar fundamental no ano passado, Boulahrouz é um senhor da defesa e Rojo embora nao conheço tenho as melhores referencias dele. Com estes quatro defesas centrais podemos formas duplas muito compativeis, dando-se ao luxo de não haver titulares fixos. Se me perguntarem qual prefiro, confesso que acredito muito no Boulahrouz.
Carriço: sei bem que existem imensos adeptos deste jogador, mas de novo desculpem-me, não gosto e sinceramente não percebo a insistência de SaPinto em apostar nele. Até a custo zero era um bom preço para ir embora … aqui não está a fazer nada, so se queima a ele e ao SCP. Tudo bem que é o capitão mas há limites para competência. Quando jogou a Trinco não esteve mal, mas aí tambem não faz falta.
DefesaEsquerda: Aqui não há que inventar: Insua é dos melhores laterais esquerdos da Europa e depois do que fez na epoca passada mete-lo no banco é um crime. Achei-o um pouco em baixa forma nos jogos de preparação mas quero acreditar que foi so mesmo por ser jogos de preparação.
MedioDefensivo: Aqui tambem não há que inventar: Rinaudo é fundamental ao Sporting. No ano transacto assistiu-se perfeitamente à diferença do Sporting com e sem Rinaudo. É um jogador com garra, que transpira confiança e que sabe o que faz. Não percebo muito bem a vinda do Gelson - sem retirar merito que até acho-o um bom jogador - tendo em conta que Scharrs faz bem esta posição se necessário.
MedioCentro: Tenho lido neste forum que temos imensas soluções. Eu não acredito. Até acredito que temos poucas e de confiança. Gosto imenso do Schaars, achei-o o patrão do meio campo do Sporting no ano passado, tem boa visão do jogo mas a verdade é que poucas as vezes o vimos a fazer a diferença. Elias: para mim um dos maiores flops recentes. Foi carissimo e pouco fez para justificar o dinheiro que se gastou com ele. É bom jogador, poderá fazer a diferença mas - e se alguem me puder ajudar aqui - este é que nunca vi a fazer a diferença ou nada de transcendente. Nestes jogos de preparação gostei um pouco mais de o ver a jogar … Adrien: polémica de renovação à parte, é um excelente jogar e foi o motor da Academica no ano passado. Muito bons pes e excelente visão. Considero-o um puro 8 e não gosto de o ver a 10. Pranjic: para mim deveria ter sido testado a medio centro tendo em conta que temos um excelente DE. É um jogador experiente e que deveria trazer estabilidade e consistencia ao meio campo. AndreMartins: nunca gostei muito dele, é atrevido mas falta-lhe maturidade e se não entra bem no jogo (ou se o jogo não está de feição) nao o vejo, de maneira nenhuma a fazer a diferença. Em traços gerais, os titulares iriam depender do jogo com as seguintes duplas: Schaars e Adrien ou Elias; Pranjic e Adrien ou Elias. AndreMartins para os jogos em que queriamos jogar com um MC a puxar para um numero 10.
ExtremoDireito: Um dos nossos problemas. A minha opção seria o Jeffren, se este tivesse em boas condições. Muito se falou dele quando veio do Barça para o SCP mas depressa se percebeu a razão de ter vindo pelos valores que veio. Parece-me, ainda assim, ser um jogador capaz de funcionar bem se tiver nos seus dias e tem muito boa técnica e fisico. Carillo seria titular, se não fosse ainda algo imatura (individualista) e inconsistente. Se bem me lembro, nos jogos onde fez a diferença no ano passado foi quando entrou a meio do jogo e desiquilibrou. Penso que esta opção será a melhor Jeffren e depois Carillo.
De referir que gostei imenso de ver o Bruma no ultimo jogo e não desgostava nada de ver na equipa A caso continue assim, sendo uma alternativa mais que credivel.
ExtremoEsquerdo: Para mim é Capel, sem sombra de duvida. Capel rende muito mais no lado esquerdo e nessa posição, para mim, é dos melhores a nivel da Europa. Poderá ser individualista às vezes, poderá não centrar tão bem como devia mas é um excelente jogar.
PontaLança/Avançada: Aqui temo que levar com o Wolf. Não desgosto dele, é esforçado e faz alguns golos, no entanto perde-se muito e não é um matador (nao se compara ao Jardel ou ao ACosta - e os ultimos titulos devem-se a estas …). Na falta de melhor, penso que o Wolf será a opção certa. O Rubio parece-me ter potencial mas até agora nada se viu, se verdade seja dita, os bons jogadores com mais ou menos minutos nesta idade já tinham mostrado mais que o Rubio.
Outro: Labyad: causa-me algum receio a vinda dele. Não pela qualidade porque tem e muita mas por ter alguma curiosidade para saber onde vai encaixar no sistema tactico do Sporting. Jogar como 10? Encosta-lo às linhas?
WilsonEduardo: nunca me pareceu ter qualidade suficiente …
Viola: deste, perdoem-me, mas não falo pois não conheço
Para terminar, antes que se assustem com o tamanho do meu post, penso ser importante analisar os adversários para directos (Porto e SLB) e ajustar a nossa tactica a eles. O SCP tem que ter identidade prorpia e tem que ser um clube que quer ser Campeão e que pode ser! Não pode ser um clube que luta e que acaba dando muito pouca luta, como tem vindo a acontecer. E sinceramente custa-me um pouco olhar para as equipas do Porto e do Benfica e ver que, e penso que todos concordarão, partem à nossa frente. Não só pela mecanização que têm e que nós não temos, mas pela qualidade do seu plantel. Podemos acreditar, e até eu acredito, que este será um dos melhores planteis que o Sporting tem nos ultimso anos, mas comparando-o com o do Benfica e com o do Porto estamos atrás, a nivel de qualidade de equipa e individual. Cabe ao SCP superar isso, com trabalho e dedicação!
Metade da posse de bola do Sporting é um tiki-taka entre os defesas e guarda-redes que acaba sempre com um chutão para a frente, eu vejo equipas da 3ª divisão a trocarem melhor a bola que o Sporting, a serem objectivas e com fio de jogo…
Essa defesa frente a um Porto que tem extremos e avançados rápidos era logo desfeita, o libero nessa táctica tem de ser um central muito rápido e com bom posicionamento.
Eu penso que o nosso maior problema da pré-época foi a ausência dos nossos maiores criativos, e até a indefinição da sua continuidade dentro do plantel.
Creio que isso é notório com os testes do Adrien e do André Martins a 10 no onze, enquanto o Matías, Izmailov e Labyad se encontravam indisponíveis.
O boneco não deverá sair muito da estrutura 4-3-3, ou 4-2-3-1 e similares, com um médio criativo a fazer a ligação correta que tem faltado entre os médios mais defensivos e os extremos e avançados.
Veremos se os jogos a sério me darão razão.
Por mim preferiria um retorno a um dos clássicos meus preferidos 4-4-2 em losango rápido e dinâmico:
@bukowski concordo com a tua análise e junto mais uma voz preocupada ao coro dos que não percebem que porra de meio campo está o Sá a preparar?!?
Epa num forúm com tanto gajo com inside info que não interessa ao menino jesus, não há aí ninguém que conheça um primo do tio do vizinho do sogro do Sá, que tenta averiguar a situação?
Não creio que vamos jogar com dois avançados, não por agora. Nesse sistema, em losango, o Capel possivelmente vai para o banco, o que não me parece viável. Vão adoptar um sistema mais parecido ao 4x3x3, com o Capel na esquerda a dar profundidade, Carrillo mais a interior direito e no meio, André ou Zabyad. Os outros dois médios: Rinaudo (Schaars) e Elias.