Pegando no 4x4x2 clássico, gostaria de ver a equipa assim:
Rui Patricio
Caneira Tonel Polga Grimi
Roca
Moutinho
Izmailov Vukcevic
Liedson Postiga
Creio que o meio-campo ficaria demasiado lento somente com Rochemback e Veloso.
Também tinha pensado no 4-3-3 no jccgold, parece-me uma boa alternativa.
Olhando para o centro de terreno, temos: Veloso a trinco; Moutinho no vértice direito e Roca no esquerdo; Vukcevic a ‘10’;
Imaginemos agora que Veloso se lesiona e Vukcevic está castigado: Roca passa para trinco, entra Izmailov para a esquerda e Romagnoli para ‘10’. Resultado : aparentemente apenas perdemos alguma capacidade defensiva e de luta no meio-campo. Depois quem sobra para entrar durante a partida: Adrien e Pereirinha.
Novo cenário: Veloso castigado e Roca lesionado: Moutinho faz de trinco, Vukcevic para a esquerda, Izmailov para a direita, Romagnoli a ‘10’. Resultado: lá se foi a capacidade defensiva e de luta do meio-campo.
Depois quem sobra para entrar durante a partida: Adrien e Pereirinha.
O que eu quero mostrar com isto é o seguinte: Com 4 médios titulares, sobram outros 4 para entrar na equipa, seja por substituições de colegas durante o jogo, ou por castigos e lesões. No entanto 2 deles (Pereirinha e Adrien) não dão ainda, quanto a mim, garantias de poderem ser alternativas efectivas e consistentes aos restantes.
Se para um jogo ou conjunto de jogos, destes 6 jogadores efectivos, 3 estiverem indisponíveis (lesões, castigos ou jogos de selecções, para já não falar de momentos de baixa de forma), parece-me fácil de perceber que o rendimento da equipa será muito provavelmente bastante comprometido.
Ora numa época tão longa e com tantas competições como a que se aproxima, e num sistema de jogo que exige, do ponto de vista físico, bastante dos jogadores do meio-campo, a possibilidade de estes cenários acontecerem parece-me, muito provável.
Penso sinceramente que necessitávamos de mais 2 bons jogadores para o meio-campo : um médio de características mais defensivas e outro mais polivalente e que pudesse jogar tanto à esquerda como à direita.
Assim a equipa seria realmente muito polivalente, tanto em número de opções válidas, como em termos de posições a ocupar no terreno.
Pode ser que o 4-4-2 clássico seja a tentativa de integrar no plantel aquilo que melhor formamos: extremos.
Por falar nisso e penso que tem a ver com isto, quem são os júniores que poderão ser chamados no decorrer da época dados os esquemas tácticos que serão utilizados?