Génios da Táctica - 2008/09

4-4-2

R. Patricio

Abel Polga Tonel Caneira

Izmailov Moutinho Rocha VuKcevic

Liedson       Postiga

Eu sei que alguns não concordam comigo, mas estou mesmo a prever a perda de 5-10 pontos à custa dos nossos GR… a menos que contratem um GR de jeito.

Actualizo aqui a imagem táctica do plantel, que poderá estar fechado, corrigindo então as que coloquei no primeiro post do tópico.

É mesmo isso,GA,Muito bom.
Tens 2 jogadores por posição e por média 3 que podem fazer o lugar, em alguns casos devido à polivalência de alguns jogadores, fazem 4 lugares no seu sector.

Está um Bom Plantel.

agora que a Bola comece a rodar o SPORTING a ganhar, e que ninguém se lembre de vir cá ás compras à última da hora…

Deixa-me só mandar dois bitaites e meio sff:

• Rochmback é alternativa a médio mais recuado

• Pedro Silva como alternativa a defesa esquerdo

• Adrien à partida também poderá preencher as partes laterais do losango.

Estive a reparar e somente Ronny, Polga, Tonel, Carriço, Abel, Grimi, Romagnoli e os GRs é que só podem preencher apenas um lugar nesta tática, e viva a polivalencia ;D

Parece um bocado confuso mas passo a explicar:

4-4-2

Patricio na baliza , Caneira e Polga a centrais , Grimi e Abel laterais esquerdo e direito respectivamente com um certo pendor ofensivo.
Veloso e Rochemback a médios centro , Veloso com a missão de fazer as compensações defensivas aquando da subida de um dos laterais, e Rochemback com a missão de fazer transporte de jogo para as alas e area.
Moutinho a médio esquerdo com missão de organizar jogo pelo lado esquerdo e para o meio , Izmailov com a missão unica de carburar jogo pela ala direita do ataque.
Depois o Vukcevic como segundo avançado mais do lado direito para aproveitar o seu pé esquero e o Liedson avançado com a missão de sempre: complicar lá na frente sempre com muita mobilidade.

parece confuso mas não é lololol… Penso eu…

Discordo. Pedro Silva não é alternativa em lado nenhum, Ronny nem um lugar faz… :stuck_out_tongue: Quanto aos Guarda Redes… Com a altura do Ricardo Batista, eu tentava-o em ponta de lança para o chuveirinho. Um substituto do Purovic!

Veremos meu caro, veremos… :slight_smile:

sei que dificilmente veremos isto, mas gostava que o Sporting funcionasse assim:

defensivamente:

postiga

romagnoli*    vukcevic         

rochemback           moutinho
               m.veloso

grimi polga carriço* pereirinha

gr

sem ser estatico… ou seja basculando para a direita ou para esquerda em funçao do local onde se encontra a bola…

por exemplo se a bola estivesse no flanco esquerdo adversario a equipa descairia para a esquerda com excepção do romagnoli que se posicionava de modo a impedir a mudança de flanco com bola longa (em principio ficaria atento ao lateral direito adversario…)

ofensivamente… (1º momento)

postiga                  

romagnoli* (romagnoli*)
vukcevic

rochemback             moutinho

grimi m. veloso pereirinha

polga         carriço*

gr

transiçao rapida, romagnoli num dos flancos a fazer combinaçoes com apoio do vukcevic e do postiga… flanco contrario vazio com espaço para incursao do lateral… (o lateral adversario teria que estar um pouco deslocado para o interior por accao do interior.)

2º momento

vukcevic         postiga

romagnoli rochemback pereirinha

m.veloso         moutinho

grimi              polga           carriço

gr

moutinho (ou rochemback ) mais na zona central, m.veloso mais descaido para a esquerda para aproveitar as deslocaçoes do romagnoli (com accao mais livre que o pereirinha), pereirinha encostado á linha, rochemback (ou moutinho) na entrada da area para aproveitar a sua meia distancia… romagnoli solto, preferencialmente no lado esquerdo… quando o flanco esquerdo ficar vazio devido ás movimentacoes do romagnoli é ocupado por accoes do miguel veloso e do vukcevic…

e aí está a minha receita…

romagnoli* - romagnoli ou izmailov
carriço* - carriço, caneira ou tonel

Já há algum tempo que penso que com Moutinho, Veloso e Roca na equipa o sistema que melhor poderá funcionar será um 4-2-3-1 muito versátil (cambiantes para 4-4-2 e 4-3-3 menos tradicionais), com estes a formarem o núcleo triangulado em rotação.

Tem a vantagem de regra geral conseguir mais um homem no meio-campo, de tirar partido da qualidade técnica e polivalência do trio, potenciar o inesperado no momento de ataque com o aparecimento de jogadores de diferentes caracteristicas junto ao ponta de lança,…

Agora resta saber:

A vontade e opinião do PBento
A real adaptabilidade e/ou existência de jogadores e seu rendimento para as outras posições
A permanência de Moutinho e Veloso
O tempo que poderá ser dado para a sua implementação (supertaça, e começo da liga com lampiões e tripeiros está já aí)
A integração dos nossos 5 avançados (só um jogaria, ainda que 3 poderiam ser adaptáveis)

Porque me parece (e só parece porque ainda não se viram os 3 em conjunto) que os esquemas apontados e a eventual vontade de fazer os três jogar ao mesmo tempo vai trazer mais prejuízo que lucro.

Isto não vale de absolutamente nada, mas estas férias estive com um crominho do PES e em conversa falei-lhe (e expliquei mais detalhadamente) este esquema, ele resolveu experimentar e o sucesso foi surpreendente!

Há a tal informação do Paulo Bento de que o Liedson não se sente confortável nem rende tanto jogando sozinho no ataque.

Agora do 4-2-3-1 que falas… Parece-me bem com esses 3 médios, Izmailov E Vukcevic. E Postiga na frente. O problema é que o Postiga também me parece um jogador mais talhado para jogar com outro avançado ao seu lado.

Pois!

Com o Liedson nem acho que houvesse assim tanto problema. Sem posicionamento fixo e com o apoio em ataque dos médios mais ofensivos (no tua hipótese alternadamente o Izmailov ou o Vuk com diferentes movimentações e eventualmente mais o homem mais adiantado do trio a aparecer na cabeça de área…) a coisa poderia resultar (mas parece-me que é quase o único; talvez o Derlei também conseguisse)

Com o Postiga o caso seria mais difícil de encaixar.

Sobre os dois alas que referes, além dos óbvios Pereirinha (que gostava muito de ver verdadeiramente testado a DD) e Romagnoli, não acharia descabida a adaptação (não simultânea) do Yanick e do Derlei.

Aliás, em termos perfeitamente teóricos, a adaptação de jogadores com diferentes características e movimentações neste sistema tacticamente conjugados com a restante equipa poderia ser ao mesmo tempo o maior risco de sucesso e de fracasso.

Vocês estão a fazer esquemas tácticos onde o Liedson está a ficar de fora, acho isso impossível (depois de Outubro claro)!

Com 5 avançados no plantel e sabendo que os 2 melhores desse lote (Liedson e Postiga) jogam sempre com 1 homem ao lado, é de prever que vão ser utilizados 2 avançados.

Também já pensei muito em como vai ser o meio campo e não se afigura nada fácil a escolha.

Moutinho, Veloso e Rochemback vão concerteza ser todos titulares, aí não há dúvidas, portanto fica 1 lugar por ocupar: a escolher de entre Izmailov, Vukcevic ou Romagnoli!

Na defesa à partida estão de pedra e cal: Polga, Caneira e Grimi, ficando a faltar 1 lugar que deverá ser ocupado por Abel ou Tonel, sendo que Carriço estará em perspectivas futuras de lutar também pelo seu espaço. A minha ideia é a seguinte: Derbies e Liga dos Campeões: Caneira - Tonel - Polga - Grimi, jogos do campeonato e taças: Abel - Caneira - Polga - Grimi. Caneira não sendo tão bom ofensivamente como o Abel, vai garantir uma maior consistência defensiva necessária em jogos mais difíceis, já Abel vai ser para jogos em que teremos um caudal ofensivo maior! Isto tudo com Carriço sempre na calha …

Portanto tendo em conta as opções e a cabecinha do Bento devemos ter:

Patrício

Caneira Tonel Polga Grimi

Veloso

Rochemback Moutinho
Izmalov

Postiga         Liedson 

e Vuckevic onde vai encaixar? Talvez no lugar do Russo ou …

Essa táctica teria sido boa para o Purovic

Eu acho que a qualidade dos jogadores que temos para o meio-campo vai “obrigar” a equipa em certos jogos a jogar em claro 352

e até apresento uma possível equipa

RU1

TONEL   POLGA  CANEIRA

ROCHEMBACK      M. VELOSO

MOUTINHO IZMAILOV
SIMON

LIEDSON   POSTIGA

Mas tu aí estás por o Moutinho como extremo, certo? Acho que a tática poderia funcionar mas trocando a posição do Moutinho com a do Simon.

No 4x4x2 clássico qual é a vossa aposta? Eu estive a pensar e acho que vai ser qualquer coisa do género:

Rui Patrício

Caneira Tonel Polga Grimi

Veloso
                     Rochemback

Izmailov Vukcevic

Liedson          Postiga

E vocês perguntam e o Moutinho? Bem será que o Bento já está a prever a saída do Moutinho? Será o Baixinho substituído por 1 extremo de qualidade e um médio centro (suplente) ? …

Se ele optar por este esquema só podemos ter 2 médios centro no 11 a não ser que Rochemback ou Moutinho joguem nas alas!

Sinceramente este esquema agrada-me, mas esta situação de conseguir encaixar os 3 médios centro não é nada fácil!

Opiniões sff …

Moutinho é deveras importante para nós o que eu mais quero é que ele fique, mas se ele for mesmo embora o Sporting continua e se tivermos 1 direcção como deve ser, podiamos pegar em parte do dinheiro e investir em por exemplo um lateral direito melhor e um extremo de qualidade!

Eu acho que isso nunca vai acontecer. E atencão, contra mim falo, já que o 3-5-2 é o meu sistema táctico predilecto. Só que o 3-5-2 implica risco acrescido e é exactamente a antítese da filosofia de jogo de Paulo Bento. O 3-5-2 é, no fundo, transformar um 4-5-1 tirando 1 defesa e metendo 1 avancado, mas exige dois médios-alas especiais e dois centrais especiais.

Seja como for, num 3-5-2 eu via o Sporting a jogar assim (acho aliás que tem jogadores para isso):

Tonel             Polga             Caneira

Veloso

Pereirinha Izmailov

Rochemback           Moutinho

Liedson               Postiga

E dificil fazer uma tactica com a equipa estando tao desiquilibrada nomeadamente na falta de extremos.
Vendo o que temos a tactica mais equilibrada seria um 4-3-3:
Rui Patricio
Pereirinha - Caneira - Polga - Grimi
Rochemback - Miguel Veloso - Moutinho
Djaló - Liedson - Vukcevic

Esta equipa era capaz de fazer coisas bonitas

Se todos já sabemos que a tactica vai ser 4x4x2, seja losangulo ou clássico…
Para que é que se anda aqui a inventar em outras tacticas… não vale a pena.
:think: