Génios da Táctica - 2008/09

Nova época, novo plantel, novos desenhos tácticos…

Paulo Bento já assumiu que ao longo da época que se avizinha tenciona implementar dois sistemas tácticos alternativos ao 4-4-2 Losango, o 4-4-2 Clássico e o 4-1-3-2, que serão utilizados como complemento do sistema habitual. Como o 4-1-3-2 se assemelha muito ao losango, fazendo apenas descer o “10” para a posição de médio centro com funções mais ofensivas, coloco apenas duas imagens para ilustrar as opções existentes para os sistemas que irão ser utilizados.

Faltando, em princípio, apenas reforçar a lateral esquerda - possivelmente com o Grimi - e a baliza, com alguém capaz de lutar pela titularidade, estas deverão ser as opções para cada lugar. Foi dito por Paulo Bento que o Sporting começará a época com 5 soluções para o ataque (apenas porque Liédson se encontra lesionado, se não seriam apenas 4) e com 8 para o meio-campo, pelo que, se não for vendido nenhum jogador, dois dos sectores do plantel estão fechados.

Em relação ao 4-4-2 clássico, penso que o mesmo não favorece o actual plantel devido à falta de extremos, deixando um jogador como Romagnoli como “carta fora do baralho”, já que não será nunca um jogador com características para jogar a médio centro. No entanto, penso que existe a necessidade de transitar gradualmente para este sistema, de forma a preparar a integração das pérolas que vão sendo lapidadas nos júniores, nomeadamente os jovens extremos.

Neste momento concordo completamente, ficando ainda por ver o que o destino nos reserva até 30 de Agosto para aí avaliar as reais possibilidades tácticas do plantel.

Ainda que gostasse de ver um esquema 4-2-3-1 (em termos absolutamente teóricos e sem grande rigor em relação aos jogadores existentes) como crossover do 4-3-3 dos escalões de formação para o 4-4-2 do futebol profissional por achar ser um esquema muito flexível e modelável e ao mesmo tempo seguro. Por um lado desdobra-se com relativa facilidade para qualquer um dos esquemas referidos, por outro lado confere alguma solidez e segurança defensiva ao conseguir, regra geral, supremacia numérica no meio-campo.

De qualquer forma, o 4-4-2 classico como evolução já não seja mau e faça prever uma tentativa, como dizes e eu também quero acreditar, futuramente vir a integrar os extremos que produzimos em qualidade e quantidade. Ainda que seja um bocado coxo, com pouca profundidade e anule alguns dos jogadores.

Se for este o plantel, também me parece razoável admitir que este ano a luta por um lugar vai ser mais renhida, que está mais equilibrado (ainda que faltando um jogador “diferente”). Assim eles queiram lutar, não amuar e actuarem como equipa!

Só deixo uma nota que na minha visão de jogo o 4-1-3-2 não é apenas o recuo do médio ofensivo, sendo claramente a passagem de médios “interiores” para alas de modo a esticar mais o jogo, sendo que um dos avançados acaba por fazer movimentações “para fora da área” de modo a ir buscar jogo e não desocupar a entrada da área.

atenção que vejo esta situação como alterações que ocorrem durante o jogo pois um modelo de jogo deve ser flexivel consoante o resultado, adversário e tempo de jogo decorrido

Penso que o Pereirinha e o Izmailov cumprem perfeitamente o papel de extremos… O Romagnoli é óbvio que não pode actuar no meio nesta táctica… mas na minha opinião encaixaria perfeitamente a jogar na esquerda… tal como o Vuckevic encaixaria a jogar na direita (de modo a permitir aquelas incursões para o meio para possibilitar o remate) num esquema indêntico ao do Wenger no Arsenal, onde fez o mesmo com o Rosicky e o Hleb…

Eu acho que a melhor táctica seria o 4-3-3 em árvore (táctica bastante ofensiva) que a qualquer momento se poderia transformar num 4-4-2 defensivo e de contenção.

Patricio
                                  GR
                                Tiago

Caneira                  Polga
                  Tonel                  Carriço

Abel Grimi
P. Silva Ronny

Veloso
                                 Adrien

Pereirinha                  Moutinho
             Rochemback               Romagnoli

Izmailov Derlei
D´jaló Vukcevic
(Pereirinha)
Postiga
Tiui
Liedson

De referir que a ordem por que os jogadores são apresentados nada tem a ver com 1ª ou 2ª opções. Penso que exceptuando o Ronny, todos têm a qualidade minima exigida para representar um clube com a nossa história.

Este meio campo poderia ser facilmente transformado num 4-4-2 clássico ou até losango, dependendo das necessidades momentâneas da equipa, pois todos os jogadores actuam em pelo menos 2 das posições de qualquer um dos esquemas.

Em situações de aperto, ou com jogos tranquilamente ganhos a meia hora do final até que gostava de ver qualquer coisa assim parecida (pode ser testado agora na pré-época)

Patrício

Caneira Polga Tonel

Rochemback

Moutinho Romagnoli Izma

Liedson Postiga Vuk

Para o ataque temos N soluções que nos permitam jogar várias vezes com três homens bem avançados, sendo Derlei ou mesmo Djaló, alternativas bastante credíveis.

Atenção que não acho que seja táctica para se jogar de início. Acho sim, que este ano, temos mais potencial para ir atrás de um resultado quando as coisas começarem a correr mal. Esperemos que poucas vezes…

Já o ano passado foi utilizado e treinado o 352 este ano com a aquisição do Caneira penso que mais facilmente esta táctica possa ser implementada e usada em certos jogos. Mas garantidamente que as primeiras opções serão sempre o 442 seja em losango ou mais clássico (com dois médios centros)

Só por causa disso ja acho positivo jogarmos em 4-4-2. Este ano o problema nao vai ser a tactica vai continuar a ser os jogadores. Há mtos com as mesmas caracteristicas, e poucos com outras. Extremos nem 1, nº10 nenhum o Romanhó n é um 10, defesa esquerdo afirmado ainda nenhum, vai começar coxo o Sporting.

O meu sistema preferido é o 4-4-2 clássico. Será um sistema alternativo ao losango mas que em determinados jogos poderá ser util.

Não temos muitas soluções para as alas do meio campo e isso vai trazer-nos dificuldades com ele. Pereirinha à direita fará bem o lugar, Vukcevic à esquerda terá mais dificuldades. O Izmailov eventualmente consegue fazer os dois lados do meio campo. No meio suponho que seja a dupla Moutinho + Veloso ou, se este for vendido, Moutinho + Roca.

Na minha ideia se não se verificarem perdas das pérolas, não estou a ver o Bento a deixar no banco o Veloso, o Moutinho e o Rochemback, por isso eles vão coabitar no meio campo! Na frente vamos ter o inevitável Liedson e mais alguém!

O Paulo Bento não admitiu o 4x3x3 mas face ao plantel que se está a montar, não sei se ele não terá de pensar nisso, assim tínhamos algo do género:

Stoi

Abel Tonel Polga Caneira

Veloso

Moutinho Rochemback

Izmailov Liedson Vukcevic

Num esquema 4x3x3, o Djalo e o Pereirinha adaptariam-se muito bem às alas (Derlei no Porto mostrou isso), por isso seriam outras opções a ter em conta!

Confesso que ao contrário da maioria do pessoal eu encontro-me muito céptico relativamente à próxima época! Não quero assumir a postura de velho do Restelo, mas até agora contratámos jogadores para as posições onde até já estávamos bem orientados e não para as posições onde estávamos carenciados…

Então aqui vai uma avaliação individual:

-Caneira- eu olho para o Caneira como opção para central e não para as laterais! Nas laterais ele apenas deverá desenrascar e nunca ser tomado como 1ª opção, porque o facto de jogarmos com o meio campo em losango implica a presença de laterais com profundidade ofensiva! Se do lado direito ainda temos uma luta com Abel e Pereirinha, no lado esquerdo somos uma equipa coxa e com Caneira eventualmente lá, a situação não se alteraria! De qualquer forma para central, eu também gostaria de ver uma aposta no miudo da casa:Carriço! Creio que ao nível de centrais o plantel está bem preenchido!

-Rochemback- contando que ele venha para render em campo, quais as posições em que ele deveria jogar? No esquema actual só o vejo a ocupar a posição ou de Veloso ou de Moutinho, porque para a posição de 10 não tem as características indicadas, e depois é evidente que o Sporting deve jogar no meio campo com um jogador que seja mais criativo e mais leve, e não um jogador carregador de piano e pesado como Roca! E depois para a posição de Veloso temos o Adrien que espero ver lançado definitivamente este ano… Agora espero é que o Bento não se lembre de recorrer à táctica do Veloso, Moutinho e Roca no mesmo 11 porque provavelmente só se iriam atrapalhar uns aos outros!

Postiga- jogador que aprecio particularmente! Contudo para a sua posição já temos Liedson, Tiui, Derlei, Yannick e até Vukcevic… Ou seja parece-me que já temos jogadores em excesso para ocupar 2 posições!

Agora uma das posições onde realmente estamos carenciados é a de pivot ofensivo, onde apenas temos Romagnoli e que sabemos que não aguenta fisicamente uma época a bom nivel! Precisa de alguém para alternar/competir pelo lugar durante a época! Outra posição onde estamos realmente em falta é a de médio criativo para construir algo pelas aulas, já que o Izmailov parece-me ser claramente uma opção muita curta para uma época inteira! E depois temos a posição de defesa esquerdo onde por este andar habilitamo-nos a andarmos coxos naquele lado, tal e qual a selecção andou com o Paulo Ferreira! Por fim, vamos ver que competividade terá o Rui Patrício pela posição de guarda redes pois ele ainda está muito verde para assumir um lugar de tamanha responsabilidade num clube como o Sporting!

Ou muito me engano ou o P. Bento esta a fazer bluff ao dizer que nao vai apostar em 4-3-3 :whistle:
Se nao vejamos

R. Patricio/Tiago

Abel/P. Silva Tonel/Caneira Polga/Carriço Ronny/Grimi (?)
Veloso/Adrien
Moutinho Rochemback/Romagnoli
Izmailov/Pereirinha/Djalo Vukcevic/Derlei/Djalo
Liédson/Postiga/Tiui

A unica fragilidade é uma alternativa a moutinho mas como este nao se cansa nem lesiona… :shifty: e tinhamos Izmailov que podia jogar ai

Mas isto posso ser só eu a imaginar :inde:

Nao é bluff nenhum. A equipa tem 4 avancados e tambem Vukc que em qualquer dia dado, podia ser titular para nos. Então porque Paulo Bento ia dizer, “Hmm deixa-me colocar 3 no banco e só usar um dos 5 e uma sistema de 4-3-3 de incio”? Na minha opinião, os únicos sistemas que devemos olhar para/escolhar são 4-1-3-2, 4-3-1-2, ou mesmo um 4-2-2-2 quadrado do Carlos Alberto Pereira (com o losango e o classico 442 já mencionado) por causa da quantidade e qualidade do nossos advancados e medios.

E o 3-5-2 para os momentos de maior aperto

Patricio
       Tonel             Polga             Caneira
                Moutinho        Veloso
 Izmailov                                        Vukcevic
                        Rochemback
                Liedson            Postiga

Ou trocar o Rochemback com o Vuk. Atenção que esta é mesmo só para os momentos complicados

Sempre achei que a táctica ideal seria 4-5-1 com liedson sozinho na frente, mas agora com a chegada do Postiga sou a favor do 4-4-2 clássico…

--------------------------------Patrício----------------------------------------
Abel/Pereirinha---------Polga------Carriço/Tonel-----------Caneira

---------------------Veloso/Adrien------Moutinho/Roca--------------------

Izmailov--------------------------------------------------------Vukcevic-----------------
--------------------Postiga------------Liedson(Djaló ou Derlei até Outubro)------

Alterações durante um jogo:

Para defender o resultado:

Sai Vukcevic e entra Rochemback para dar peso ao meio campo
Sai Izmailov entra Pereirinha para ganhar velocidade no contra-ataque
Sai Postiga e entra Djaló para dar a sentença final ou, em caso de muito perigo, Carriço para não deixar passar nada.

Quando precisamos de mais um golo:

Sai Veloso entra Derlei, passando a táctica para 4-3-3
Sai Abel entra Romagnoli, passando para 3-4-3
Sai Izmailov e entra Djaló, passando para o 3-3-4.

Na época passada uma coisa que sempre me fez confusão foi, quanto a mim, o “desaproveitar” das qualidades de 2 jogadores que podem render muito mais do que aquilo que mostraram. Falo de Izmailov e de Vukcevic (mais o 1º do que o 2º).

Paulo Bento ainda tentou utilizar Vukcevic como 2º avançado, e com resultados muito interessantes, mas a sua insistência em
os utilizar como vértices laterais do famoso losângulo (Simon na esq. e Izmailov na dir. ou então na esq. quando Moutinho jogava na dir.) limitou, na minha opinião, o seu desempenho.
Vukcevic poderia ser mais útil como 10 (tem excelente técnica e drible, remate fácil e colocado e boa visão de jogo e qualidade de passe), podendo assim ser uma alternativa válida ao irregular Romagnoli.

Acho que a posição ideal para eles jogarem era atrás do ponta-de-lança, com liberdade para poderem descair para os flancos, trocarem de posição entre eles ou surgirem como 2º avançado.
Claro que esta liberdade exige dos restantes 3 homens do meio-campo uma maior capacidade defensiva e de contenção (o que não era possivel na época passada, devido à ausência de uma alternativa válida a Miguel Veloso).

Sendo assim, acho que o esquema ideal para esta época, especialmente nos jogos fora ou com equipes mais complicadas (como nos jogos da champions), seria o seguinte (4x2x3x1 ou 4x3x2x1 dependendo do ponto de vista) :

Liedson/Postiga

Vukcevic                                       Izmailov

Moutinho

M. Veloso                         Rochemback

Grimmi                                                                   Abel

Caneira                     Polga

R. Patricio

Uma pequena alteração: Veloso a trinco só e Roca ao lado de Moutinho mais á frente. No fundo seria como na selecção. O Roca desempenharia o papel do Deco, o Veloso (ou alguém novo que viesse com a sua venda) o do Petit, o Izmailov seria o Simão e o Vukcevic o nosso Cristiano Ronaldo. Dos avançados, prefiro não comparar nenhum ao Nuno Gomes!

Eu desde há muito que advogo que a equipa principal teria de jogar em 4-3-3 ou 4-2-3-1 para podermos aproveitar o que formamos de melhor ou seja os extremos. No entanto não acredito que o PB sequer o tente, porque nem Izmailov nem Vukcevic têm velocidade para serem extremos, não são jogadores de ir à linha.
Acho que reforçamos o plantel com mais opções de qualidade, mas continuamos limitados taticamente pelo losango pirilau, do qual não conseguimos fugir com estes jogadores. O que torna o nosso futebol tremendamente previsivo.

4-4-2

Stojo

Pereirinha Caneira Polga Grimi

Veloso

Moutinho                        Rochemback

Vukcevic

Liedson              Derlei

Alternativa:

Patricio

Abel Tonel Carriço Pedro silva

Adrien

Izmailov                       Pereirinha