Futuro da Sporting S.A.D

Já agora depois da compra de uma parte das vmocs como é que vai ficar o capital próprio?

Sem grandes certezas e ainda ter investigado e pensado mt no assunto, diria que:

  1. O passivo ira aumentar - aqui o meu grande ponto é entender “quanto”! Porque, segundo entendi, antecipámos mais do que os 14 milhoes.
  2. Sem certezas, mas diria que nas resultados anuais tem um efeito contrário aquele que tu comentas, gerando uma mais valia e nao um custo.

Ou seja, contas de pasteleiro, o passivo subiria “14 milhoes”, o capital proprio desce o valor das vmocs na linha das vmocs, mas sobe pelo diferencial entre vmocs e passivo na linha de resultados. Com isto, em termos praticos e globais, haveria uma saida de 14 milhoes de capittais proprios para o lado do passivo.

Mas repito, isto é apenas aquilo que me parece sem ter investigado o assunto. E é isso que estou curioso para ver no proximo relatorio

1 Curtiu

La está mas as vmocs estão aí no capital próprio e o que me dá a entender e que estes 127M vão sair dai pelo mesmo os 80 e tal milhões.

Em compensação os resultados acumulados vão baixar na mesma proporção que vai cair os valores das vmocs.

Neste momento da me a entender que vamos ter um aumento de capital próprio negativo a volta de 60M.

Por isso era importante arranjar um investidor para comprar uma parte da sad.

Em relação as vmocs do novo banco o mais lógico e o preço ser o mesmo ou até mais baixo porque eles estão sem hipóteses perdeu se a hipótese de serem maioritarios ou vedem em desbarato a um investidor ou ao clube.

Mesmo que vendem a um investidor este valor desaparece na sad.

O capital social devia era de ser aumentado e acho que vai ser.

Teoricamente o capital social vai ser aumentado pela conversão de parte das VMOCs. Mas o total da soma dos 2 deverá manter-se intacta.

Quanto aos resultados acumulados, acreditando que a SAD está a antecipar receita (não afeta nada disto) para emprestar ao clube, então também não deve haver impacto.
Penso que os empréstimos não afetam o CP (o dinheiro sai mas fica um crédito).

É por isso que digo que o CP deverá ficar igual na SAD.
O clube é que vai ficar a dever à SAD mas recebe cash (também não afeta o CP).
O que afeta o CP do clube e o passivo é a utilização desse cash para comprar as VMOCS.

Em resumo:
CP da SAD igual.
CP no clube vai variar dependendo da forma de valorização do ativo que está a ser adquirido. Será (valorização das VMOCS) - 15ME.
[texto editado/corrigido]

E isto é que me parece que faz sentido pois quem está a comprar algo é o clube. A SAD apenas está a usar um mecanismo de antecipação de cash que não tem nada a ver com a demonstração de resultados e com a posição financeira. Apenas afeta a demonstração de fluxos de caixa.

Se alguém com mais conhecimentos de contabilidade poder confirmar ou corrigir isto, seria bom.

Eu não estou 100% seguro de que estou a analisar bem.
E quando é assim, prefiro avisar. :wink:

2 Curtiram

O @Thor e que podia vir cá explicar isso que ele deve perceber.

Apesar de achar que é tudo contra o varandas e não vê nada de bom desta direcção.

dou lhe o valor de saber do que está a falar e que percebe disto.

Bom dia

Obrigado pelo que dizes, sim percebo um bocado disto, mas a informação por regra é pouca e opaca e mts das vezes o que podemos fazer é especular e aguardar pelos ReC que se encarregam de clarificar algumas situações, infelizmente mts vezes nem clarificam tudo.

Em primeiro lugar e para que não fiquem duvidas, é melhor já termos garantido a propriedade das vmocs do que não ter, deixamos de correr o risco, pelo menos nas que diziam respeito ao BCP, de as ver na posse de um qq investidor sem o nosso aval, fruto dos incumprimentos com as obrigações.

Vamos aos factos que conhecemos:

  • Antecipação de 39M pela SAD de receitas futuras, desde logo aumenta o passivo da SAD no mesmo montante, agora, deduzimos que pelo menos 15M são emprestados ao clube, por isso aumenta o ativo em 15M e quanto ao resto depende do que for feito com o remanescente do empréstimo, se for utilizado para pagar passivo (bancos/fornecedores) então o passivo, pode apenas aumentar na razão do empréstimo efetuado ao clube. Em termos de capital próprio na SAD fica exatamente igual, a única operação que a SAD regista é o adiantamento de recitas futuras e o empréstimo de parte do valor ao clube.

  • No clube desde logo regista o empréstimo recebido da SAD 15M aumentando por isso o seu passivo, que utiliza para efetuar um investimento financeiro, aumentando por isso o seu ativo na mesma proporção do aumento do passivo. Aqui, pode haver varias operações que devem ser feitas com acordo dos Revisores, pode registar a aquisição pelo valor nominal das vmocs 83M, nesta caso regista nas contas anuais uma mais valia significativa (83-15) e simultaneamente efetua também o ajuste para o valor de mercado das ações, não fui ver mas devem andar perto dos 0.80 cêntimos e neste caso regista também a menos valia. Estas operações, mais valias na compra e menos valia no ajuste para o preço atual das ações, pode e provavelmente só será efetuado quando as vmocs forem transformadas em ações com o registo pela SAD do aumento do capital social.

Também nada interfere no capital próprio do clube, ou melhor o capital próprio do clube só será influenciado com o resultado liquido do ano, este sim será influenciado pelo apuramento das mais e menos valias do negocio, resta saber se vai ser feito já ou se esperam pela conversão.

Quanto ao negocio em si, na minha perspetiva há imensas coisas por explicar e serão elas que vão determinar a excelência do negocio ou o seu contrario, mas isso será outro assunto e julgo que não era sobre isso a conversa. Por isso acabo como comecei, é bem melhor ter já as vmocs na nossa posse do que não ter e como é obvio é muito melhor pagar 0.14 do que 0.30 :slight_smile:
QQ duvida se e quando puder responde, basta o TAG que recebo email
Abraço Leonino

PS:

Para já estas operações não interferem com os capitais próprios. Estes só serão influenciados pelos resultados do exercícios e como disse estes serão influenciados pelo apuramento das mais/menos valias e que pode ser feito já ou aguardarem pela conversão (que me parece ser o mais aconselhável)

1 Curtiu

Só temos que agradecer a tua intervenção.
Num fórum como este, considero isso um autêntico serviço de utilidade pública.
Escreve-se por aqui muita desinformação e foi precisamente por essa razão que, no meu último post, dadas as dúvidas que eu próprio tinha sobre o que tinha acabado de escrever, fiz questão de referir que não estava seguro de tudo o que tinha escrito.
Acho melhor assim para não estar a espalhar desinformação como se fossem factos que depois podem influenciar de forma errada a opinião pública.

Se bem entendi, de uma forma resumida, em relação ao que eu tinha dito, a grande diferença é que consideras que o CP do clube também não é afetado, pelo menos para já.

E a razão para isto é que irá existir um passivo correspondente ao investimento mas também irá haver um activo correspondente à aquisição das VMOCs. E aqui a dúvida é a forma de contabilização deste activo. Se for contabilizado ao valor da aquisição, o CP ficará igual. Se for contabilizado ao valor de mercado ou ao valor inicial de 1€, então existirá uma boa mais-valia.
É isto?

2 Curtiram

Exatamente.

Depois há uns pormenores técnicos relativos à equivalência patrimonial e ou apresentação consolidada relativa aos investimentos financeiros em entidades associadas, que terão de ser feitos no final de cada ano, como atualmente aplicamos as normas internacionais (IAS) que não domino muito bem, prefiro não arriscar sobre a influencia nos resultados anuais, que serão estes que vão determinar a variação dos capitais próprios do clube, sempre no clube, neste questão os capitais próprios da SAD nunca serão alterados.

Penso que faz todo o sentido aquilo que estás a dizer.
E agora estou a falar para além da aplicação das próprias regras contabilísticas.
É mesmo uma questão de bom-senso:
Faz sentido que possa haver variação patrimonial é no clube que é quem está a comprar um bem (dependendo da sua forma de valorização).

Nota:
Considero que estes é que são os diálogos que realmente valem muito a pena aqui no fórum. Quem vier aqui agora vai aprender qualquer coisa. E isso é bom. :wink:

1 Curtiu

@Thor, se não for abuso, e aproveitando os teus conhecimentos, vou-te colocar aqui algumas questões que, se as conseguisses responder, seriam mesmo muito enriquecedoras para este fórum (e para mim).

A grande questão é que falta em toda a net um sítio em que qualquer Sportinguista possa consultar, sem dúvidas, a verdadeira situação financeira global do SCP.

Os media, normalmente, não sabem do que falam e fazem notícias que confundem contas do clube, com contas da SAD e com contas consolidadas. É uma salganhada e ninguém se entende.

Aqui no fórum é o caos total onde o rigor ainda consegue ser menor do que nos media.

Consegue-se acompanhar mais ou menos a evolução da SAD.
Também se consegue acompanhar mais ou menos a evolução do clube.
Mas é muito difícil acompanhar a evolução do grupo SCP completo. Ora, esse é que interessa porque é esse que determina a verdadeira situação do clube.

Gostava que existisse um tópico neste fórum que permitisse aos Sportinguistas fazer este acompanhamento de forma correta e completa. Não existe e nunca existiu nenhum.
Existem tópicos que focam apenas aspetos parciais sem perspetiva do global. E, na verdade, o global é que interessa.

Melhor ainda seria ter esse tópico para acompanhar essa situação global para o SCP e para os seus rivais.
A nossa situação não pode ser vista de forma apenas absoluta mas sim de forma comparada em relação aos nossos rivais.
Mas esqueçamos esta parte e foquemo-nos num objetivo mais básico que é ter esta informação relativamente ao SCP.

As minhas perguntas são as seguintes:

Onde podemos aceder à informação sobre a situação de todo o grupo SCP?
É aqui https://scpconteudos.pt/sites/default/files/rc_consolidadas_scp_jun19_vf_1.pdf?
Este é o relatório de 2018/2019. Onde estão os mais recentes?

Que entidades contam para estes resultados consolidados?
É a SAD e o clube? É quem mais?

É que analisando as contas de 2018/2019 temos um CP consolidado de -169ME.
O CP do clube na mesma altura era de +26,5ME.
O CP da SAD na mesma altura era de -23,6ME.

Ou seja, poderíamos pensar que o CP do grupo SCP seriam +2,9ME.
Mas não. E a surpresa é que nem perto…
O CP do grupo era uns excêntricos e altamente decepcionantes 169ME negativos.

Pergunto:

Donde vêm estes 172ME negativos adicionais?

Onde podemos acompanhar a evolução disto?

Entretanto fui rever as contas de 2021 do clube, para perceber qual o critério de valorização das participações sociais, e o normativo internacional permite o registo da valorização pelo justo valor, que foi o optado, pelo que em 2021 os 26.66%, com custo de aquisição de 17M detidos pelo clube, correspondem a 80M, ou seja o justo valor da SAD foi avaliado em 300M.

Na conversão destes 83M de vmocs o capital social da SAD passa para 150M (67M atuais + 83M de vmocs) e o clube fica com 100M (83+17) ou seja 66%, que pelo justo valor serão reconhecidos por 198M (66% de 300M). Uma enorme mais valia, que vai aumentar significativamente o resultado do exercício (em que ocorrer a conversão) e por via disso o aumento do capital próprio do clube.

Em principio este enorme ganho em mais valias 96M (110M do aumento de 80 para 198 menos 14M do custo de aquisição) podem ser tributados em IRC pelo que espero que exista algum planeamento fiscal.

Além dos 66% desta participação direta o clube indiretamente controla outra parte significativa das ações através da SGPS,

2 Curtiram
  • Pois … :frowning: Desde 2019 que não há publicação, a justificação era o atraso na aprovação das contas do clube, agora nem justificação há. Era uma promessa eleitoral manter a apresentação e aprovação em AG geralmente realizadas em fevereiro, mas efetivamente a atual gestão nunca mais fez a AG de apresentação e apenas publicou os 2 primeiros anos, ou seja as consolidadas de 17/18 e 18/19, depois disso nada mais … na verdade, julgo que não é obrigatório, mas para além da promessa eleitoral é uma questão de verdade e transparência, vamos ver se melhoram este aspetos até porque acredito já não terão a desculpa da pandemia e de chumbos de contas do clube.

  • Todas as entidades que o clube detenha uma participação significativa, regra geral julgo que é significativo participações superiores a 25%. Nesta situações tens a Plataformas-SportingTv, SGPS, SAD, Construz, Imobiliária raposeira, as diversas verdiblan, a fundação … há uma serie de empresas que foram extintas em 2021.

  • Julgo que a contribui mais para esse negativo é a SGPS que deve ter um CP negativo muito acima dos 120M. Depois além disso, na consolidação excluis das contas os saldos entre as empresas consolidadas de forma a eliminar de deturpações de resultados e isto também justifica mais algum acréscimo de CP negativo.

  • Acompanhar, julgo que já respondi no inicio é esperar que a promessa comece a ser cumprida, também eu considero muito importante a apresentação destas contas em nome da transparencia.

1 Curtiu

Agradeço desde já as respostas.
Bem…
Devo dizer que considero escandaloso que esse relatório consolidado não seja publicado todos os anos.
Estamos a falar do único sítio onde podemos ver a verdadeira situação global do Grupo SCP. Como pode isto passar despercebido?
Se a apresentação anual não é obrigatória, devia mesmo passar a ser.
E aqui a culpa também é nossa, dos sócios. Temos que exigir isto.
Há aqui entidades do grupo com valores negativos gravosos (piores do que a SAD) cuja evolução não estamos a ver. Isto contado nem dá para acreditar…

Aqui a má notícia é que o CP consolidado do Grupo SCP já não deve andar longe dos 200ME negativos.
A boa notícia é que, fazendo fé na valorização do negócio das VMOCs que referes, a mais-valia vai ser de muitas dezenas de ME.
Se comprarmos também as do NB, pode mesmo aproximar-se de 100ME. E isto seria reduzir um CP negativo do Grupo SCP de 200 para quase 100ME negativos.

Será que podemos ter esperanças disto? :slight_smile:

1 Curtiu

Sobre a questão das Vmoc, conseguir garantir a maioria da SAD neste momento por menos de 15M€ é muito positivo e retira uma lâmina que pendia sobre o pescoço do Clube.

Fica por perceber a que custo esses 15M chegam ao Clube e que contrapartidas existirão. Mas, por princípio, não deixo de achar uma excelente medida.

1 Curtiu

Sim, repara com a mudança do normativo em 2021, que valoriza a participação na SAD pelo justo valor as coisas em termos de CP consolidados mudaram muito, pelo que, com os ganhos relacionados com as conversões pudemos esperar que os CP consolidados fiquem positivos, não ficaria surpreendido.

Mas, há sempre um mas, mais importante que os CP, pelo menos para mim são os passivos e no clube a situação não esta a ser avaliada com a importância devida. Repara, que o clube deu como garantia por exemplo … as ações na SAD.
Por isso considero importante que além da aquisição das vmocs é de primordial importância a resolução da divida do clube aos bancos, que é superior a 50M e não vejo como possa ser paga, ou melhor vejo, contar com as injeções de capital da SAD, vamos ver…

1 Curtiu

Se isso se concretizar, de qualquer dos modos, será uma grande notícia e uma lufada de ar fresco. E nem peço CP positivos consolidados. Mas ao menos ficar bem abaixo dos 100ME negativos.
O próximo passo para controlar a situação financeira seria garantir que a SAD deixa de estar em falência técnica.

Não é fácil este 2ºobjetivo mas com uma gestão desportiva competente, acho que é possível.
Temos um buraco anual grande que é superior a 60ME que temos que compensar com UEFA e mais-valias.
Mas temos um plantel com muitas vendas altas para fazer nos próximos anos. Temos a Champions onde em breve os prémios só de entrada podem ascender a 70ME. E ainda há a centralização dos direitos TV que se diz que vão permitir um aumento de receitas.

Ou seja, acredito que se nos portarmos bem, temos uma oportunidade para nos endireitarmos. Não podemos é facilitar na gestão desportiva.

Relativamente à situação da dívida do clube:
Aqui acredito que a solução tem que passar por haver uma vontade política neste sentido.
Há formas legais da SAD contribuir para o clube e é isso que terá que acontecer.

1 Curtiu

Não foram extintas? rescordo-me de uma AG para as extinguir…

Sim, uma AG em 2015 autorizou a liquidação, mas só foi concretizada em 2021. Há sempre uma serie de fatores que tem de ser resolvido até ser oficializada a dissolução em principio ficou tudo concluída no exercício de 2020/2021.

Por outro lado e isso é que seria mais interessante obter pormenores, na celebre AG de 03Fev2018, foi autorizado a aquisição pelo Sporting do património existente na Construz, julgo que eram uns terrenos, na altura foi dada esta explicação:


image

Depois aconteceu o que sabemos e sinceramente não sei como está a situação desta empresa, não esta na lista das que foram extintas.

PS. Aqui está a informação no ultimo ReC e podem ver que não menciona a Construz:
image

Esse valor ja inclui o emprestimo obrigacionista de 40M?
Ter emprestimos bancarios e ainda lancar um emprestimo obrigacionista com 3/4 anos de maturidade. Ou se tem muita confianca e uma estrategia, ou torna-se insustentavel.

Bom dia

Os cerca de 50M é a divida bancaria apenas do clube. Na SAD a divida aos bancos incluindo o empréstimo obrigacionista em 31/12/2021 é de 133M e agora juntamos mais 38M do novo adiantamento, teremos um total de 171M

Em conjunto a SAD e o clube tem uma divida aos bancos/financiamentos de 221M mais o valor que será necessário pagar pelas vmocs do Novo Banco.

Mas. efetivamente a divida da SAD aos bancos/financiamentos apesar de elevada não me preocupa muito, tem meios (venda de jogadores) para ir pagando e ou renegociando prazos. Já no clube os cerca de 50M são muito preocupantes pois não vejo grandes possibilidades de encontrar receitas para as pagar, teremos de acreditar que a SAD vai emprestar o capital sempre que for necessário.