Certo. Nao reparei que te referias ao passivo do clube e associei como se fosse da SAD.
E se nao me engano temos a academia hipotecada. Lembro-me de ter visto uma alinea onde o clube paga pela utilizacao da academia ao BCP. A juntar ao contrato de exploracao por valores baixos do parque do estadio
Mas sim se ja a divida que o clube tinha 'a SAD era problematica entao 50M a terceiros…
Em 2010 e em Assembleia Geral do Sporting foi decidida a passagem da Academia do clube para a SAD. José Eduardo Bettencourt era o Presidente à época.
Em 2012, na Presidência de Godinho Lopes, o Sporting tinha acordado com o BCP uma alteração no plano de rendas e a taxa de juro associada.
O Sporting paga mensalmente cerca de 61 mil euros de renda pela sua Academia.
Isto tudo por nao ter havido dinheiro para pagar a sua construcao…
Parece-me ser um excelente negócio pelo preço estipulado e um haircut brutal ao que devíamos. A única coisa que me deixa sempre apreensivo prende-se com a má gestão de recursos e receitas extraordinárias que a SAD tem tido. Espero pelo próximo R&C para perceber o porquê de se antecipar +30M para recomprar 15M em VMOC.
Esperemos que seja para outras questões que estão pendentes e nada mais, porque de resto fizeram uma excelente renegociação das VMOCs. Se for em juros… Nem quero pensar.
Deduzo que inclua o pagamento da anterior operação de titularização que vencia no fim do ano passado (podem ter negociado um prazo mais alargado para o pagamento), mas com a brincadeira das titularizações estamos a pagar uns belos juros. Aliás, o R&C semestral mostra bem isso.
Estava garantido que isso ia acontecer em 2018. Depois em 2019. De 2020 não passava…
Uma corrente mais imaginativa defendia que se iria “vender a SAD” incumprindo com as VMOC, e desta forma os bancos poderia vender as mesmas ao tal “investidor-papão”. Acho que também já não vai acontecer…
Entao e o pessoal que vinha para aqui diariamente garantir e jurar a pes juntos que a SAD seria vendida e que o Varandas só lá estava com esse objetivo?!
Tinham tantas certezas que nao quero acreditar que eram só postas de pescada
Para já acho que não aconteceu nada. Na ultima AG da SAD foi aprovado que o Sporting podia converter as VMOCs em capital social de 13 até ao final de Julho, mas acho que não aconteceu. Existem prazos definidos para fazer a conversão. Acho que o próximo será apenas em Dezembro. É expectável que a entrada de um investidor apenas aconteça após a conversão.
E a entrada de um investidor pode significar apenas a venda de uma posição minoritária. Ou seja, ainda vai correr muita agua debaixo da ponte, antes de sabermos como é que esta história vai acabar.
Sempre tive uma curiosidade: qual o interesse de um investidor adquirir uma posição minoritária de uma SAD que, tradicionalmente (acho até que nunca aconteceu até hoje) não distribui dividendos?
Certo, de facto, quem compra, normalmente gosta de comprar por inteiro ou pelo menos o suficiente para poder mandar no negócio, que até pode ser apenas uma posição em maioria relativa.
Mas voltando à compra das VMOCs ao BCP pelo Sporting. É certo que já aconteceu ?
Como é que o Sporting (clube) arranjou financiamento para fazer esta compra ?