Futuro da Sporting S.A.D

Tu não tas a perceber.

O Sporting comprou 83M€ de VMOCs… mas nao gastou 83M de Euros.

Isso é algo que nao se sabe, e o proprio Zenha disse que nao ia divulgar porque era confidencial. Devemos ter gasto uns 25M€, mas isto é suposição minha.

2 Curtiram
1 Curtiu

Se é assim como dizes, que tristeza.

E o fundo apollo ficou com outros 40M com o mesmo desconto? E nada se transmite? Sem dúvida uma grande transparência

2 Curtiram

??

Que raio, nao se entende nada do que estás aqui a dizer…

Quem ficou com o resto das VMOC’s foi o BES, que é detida por eles. Porque estás a falar do fundo Apollo??

O Sporting comprou as vmocs do BCP. Não se sabe oficialmente o valor e isso é muito bom sinal para o Sporting!

Estes negócios têm de ser confidenciais, mas a minha aposta vai para um valor igual ou INFERIOR a 0,30euros. O que sejamos francos, inclui um perdão de 70% ou mais.
O acordo também englobou como condição o pagamento da divida que o Sporting tinha a esta entidade bancária, o que resulta de um afastamento total do millenium ao Sporting.
É algo que a administração dessa entidade bancária queria: o afastamento total da exposição do banco a clubes de futebol.

As VMOCS do Novo Banco é um caso diferente…
Quem fala (ou guincha!) que já existia acordo, que se fosse ele tinha comprado por x ou por y, não sabe o que está a dizer.
O Novo Banco está intervencionado e esse negócio teria que passar pelo crivo do fundo de resolução e é certo que não vão querer vender, pelo menos até a poeira assentar, com um desconto de 70%. Seria politicamente inadmissivel

Neste momento, o Sporting não precisa das VMOCS do Novo Banco para nada, passando a ter vantagem negocial e até 2026 para tentar um acordo com o banco

4 Curtiram

Está na notícia do eco

enquanto a outra dívida com o valor bruto de 40 milhões vai ser adquirida (também com desconto) pelo fundo Apollo, de acordo com as informações recolhidas pelo ECO.

Em comunicado enviado esta sexta

olha que o Zenha disse ontem que ainda estavam a negociar com o BES pelo que entendi.

Têm de ser confidenciais o tanas. Há accionistas que têm o direito de saber (em AG da SAD) os valores envolvidos.

Existia, foi rasgado por esta direcção para “se fazer um melhor”. Podes guinchar à vontade.

2 Curtiram

Nao existia nada assinado. Preto no branco.

Podes expor essa dúvida na próxima ag da sad.

Comprou como?

Com que dinheiro?

Como é que o dinheiro foi disponibilizado ao clube?

3 Curtiram

não ha necessidade de transparencia nestes acordos e negocios com os amigos da apollo , as eleições ja foram agora ja esta , ja esta .

Há défice de informação, mas nunca li em lado nenhum que qualquer acordo fosse “rasgado”.

1 Curtiu
1 Curtiu

Fiquei tão entusiasmado com esta notícia que fiz um excel para perceber o que este negócio significa.

Primeiro vamos recordar o que estava em causa:
O SCP tinha neste momento 63,8% da SAD.
Caso o BCP e o NB convertessem as VMOCS que detinham, o SCP perdia a maioria da SAD e passava a deter apenas 21,1% do capital.

Estas VMOCs estavam valorizadas a um valor de 135ME.
Entretanto uma renegociação conduzida pelo BdC há uns anos permitiu passar este valor para 40,5ME (valorização das ações apenas a 0,3euros).
Logo aí foi dado um grande passo para a resolução desta questão já que um hair-cut de quase 100ME na nossa dívida real passou a ficar dependente de nós.

Com a conclusão deste negócio de compra das VMOC do BCP, o problema da salvaguarda da maioria de capital na SAD ficou definitivamente resolvido.
O SCP passará a ficar com 83,4% do capital.

Mesmo que não compre as restantes VMOCS na posse do NB e este as converta em capital da SAD, o SCP continuará a ter a maioria, nesse caso, com 62,5%.

Nessa situação o SCP terá feito uma mais-valia financeira de quase 70ME.

A eventual compra das restantes VMOCS na posse do NB deve ser analisada na perspetiva de ser um potencial bom negócio.
Comprando essas VMOCS, o SCP ficará com 88% da SAD.
Isso poder-lhe-á permitir no futuro encontrar um parceiro estratégico (mas mantendo sempre a maioria do capital), vendendo parte das suas ações por valor muito superior ao valor da atual aquisição.

Esta operação implicará um investimento máximo de 15ME (a 0,3euros/ação). Pode ser de apenas 9ME se o valor for o mesmo que o valor para o BCP (0,18euros/ação).

Resumindo:
Esta operação, globalmente será sempre um grande negócio para o SCP e um negócio ruinoso para os bancos.

Neste momento já assegurámos uma mais-valia de 70ME.
Se comprarmos o resto a mais-valia será, no mínimo, de 105ME mas pode mesmo ultrapassar os 110ME.

Incrível!

9 Curtiram

Excelente análise.

Também é de salientar que graças a este acordo com o BCP agora temos a faca e o queijo na mão na negociação com o NB.
Eles não querem as acções para nada e no dia em que as converterem a sua cotação cai a pique. Além disso não há mercado de pequenos investidores para “absorver” tanta acção.
A única esperança do NB seria um investidor que comprasse todas essas acções mas tendo o Sporting 62,5% da SAD de pouco vale ao investidor ter 25% da SAD e adquiri-las de forma “hostil” contra o Sporting.

Portanto temos todas as condições para comprarmos as restantes VMOC ao NB pelo mesmo preço que comprámos ao BCP ou até mais baixo.
Depois é fazer essa tal operação que falas e que também defendo.
Arranjar um parceiro estratégico que nos compre uns 20% da SAD por um valor que cubra o que gastámos na aquisição das VMOC.
Ficaríamos com 65-70% da SAD e sem aumentar o passivo do Clube.

2 Curtiram

Estou muito curioso para ver como fica o nosso balanço depois desta operacao. Finalmente o problema das VMOCs fica resolvido e as condicoes em que o fizémos parecem ser brutais.
Mas sou desconfiado por natureza e vou aguardar pelo proximo relatorio de contas para entender exatamente como ficámos!
Mas que tem boa pinta, ai isso tem!! :sunglasses:

1 Curtiu

@Strikerr ,

A situação do Novo Banco é substancialmente diferente.

Estamos a falar de um banco intervencionado cujo negócio desta envergadura teria sempre que passar pelo crivo e ser aprovado pelo Fundo de Resolução.

Aqui entra a politica! Não estou a ver o fundo de resolucao autorizar um haircut da divida desta natureza. Isso teria consequências politicas e ninguém quer ficar com esse ónus.

Daí a genialidade de ter feito o negócio com o BCP, que tem completa autonomia sobre o que faz ou deixa de fazer, ainda mais ao preço que foi. Estamos a falar de um perdao de divida superior a 83%

4 Curtiram

Mas o acordo com o NB não está já garantido, pelo menos pelos 0,3e por acção?