Futsal Masculino - Época 2025/2026

Não garantam o Motta não.. e ficamos a xuxar a dobrar.

Não, quem tinha de ter calma, era quem aqui na pré-época já queria fazer pensar que seríamos um rolo compressor.

1 Curtiu

Jogos de preparação não contam.

Ganhámos a Supertaça e perdemos na casa deles. Apesar de tudo é melhor assim que o contrário.

Agora, o que preocupa é que se calhar há uns meses perdíamos por problemas na baliza… mas entretanto perdemos porque fomos inferiores.

Estamos a jogar pouco e temos muitas limitações nos jogadores principais disponíveis

Penso que valeria a pena trazer 2 jogadores para entrar já a titular

1 Curtiu

Qual Motta ? O Gabriel?

1 Curtiu

Perder o Taynan para grande parte da época e ficar com o Pauleta e o Bruno Pinto para alas canhotos? Vamos passar mal.

Começa a ser demasiado recorrente as lesões na equipa de futsal.

1 Curtiu

A questão não pode não ser feita.. se o Taynan termina contrato no final da época e não sabendo como poderá voltar. O Sporting vai renovar com ele? Ou não?

O Taynan só vai fazer exames hoje, mas engraçado que ABola já sabe os resultados :joy:

1 Curtiu

Sim, porque sim.

Porque acredito no trabalho do Nuno Dias e mesmo agora perdendo o Taynan, temos mais profundidade este ano - e ainda vem o russo em Janeiro. Não vamos estar tão frágeis fisicamente nas decisões.

Coloco apenas dúvidas no campeonato se por acaso chegarmos longe na CL. Também dependerá muito do que o Benfica fizer. Quanto mais longe chegar, mais difícil será para eles revalidarem o título. Normalmente a vitória na CL deixa um impacto muito grande nas equipas que o vencem, a final é muito desgastante do ponto de vista físico e mental e mesmo os jogadores quebram do ponto de vista motivacional quando já conseguiram esse troféu.

Quando vencemos há uns tempos, não fomos campeões (mesmo que tenha ido à negra). Mas nem é preciso ir muito longe, o Palma ganhou os últimos 2 anos e quem ganhou em Espanha foi o Cartagena nos 2 anos.

Diria apenas que seria importante, mesmo vindo o Chiskhala, ir buscar alguém internamente para suprir a vaga do Taynan. E aproveitar que certos jogadores (Pauleta e Diogo Santos à cabeça) que não dão para mais que isto. O Pauleta está quebrado, nota-se a olhos vistos, e o Diogo Santos não tem evoluído, até tem acumulado erros primários e acho que lhe fazia bem ir “bater” algures. Eu sei bem quem ia buscar … Anderson Fortes. Mas fala-se que está prometido ao Benfica para o ano. Ou então arriscava-se e trocava-se o Diogo Santos pelo Ruben Teixeira nos Leões, mas pode nem resultar. Nas outras equipas, assim de repente, não vejo ninguém que se destaque o suficiente. Em Braga há um que aprecio muito … mas o Mamadu nunca foi dos olhos do Nuno Dias.

Lembrar também que o Benfica este ano também vai ter um calendário muito mais desgastante, enquanto no ano passado estavam só preocupado com as competições internas. E isso vai-se sentir nas fases decisivas.

A’bolha esteve e está sempre muito adiantada.

A solução mais simples passa por negociar o regresso de Tiago Macedo a meio do empréstimo. No entanto, isso depende da disponibilidade dos espanhóis em aceitar o nosso pedido. Se o fizerem, será provavelmente um mau sinal — poderá significar que o jogador não correspondeu às expectativas que tinham nele.

Também é importante perceber se o jogador estaria disposto a regressar nesse contexto. Voltar apenas para “tapar buracos” e, no final da época, voltar a ser emprestado sucessivamente até que o Pauleta deixe de ser opção à sua frente, pode não ser uma perspetiva motivadora. Não o comparo ao Bruno Pinto, porque são jogadores de características diferentes.

1 Curtiu

Pessima noticia, mais uma.

1 Curtiu

Aproveitar o mercado de Inverno para analisar várias situacoes. Substituir Taynan, com un NFL de qualidade, se for possivel a nivel de números de estrangeiros. Era bom trocar Henrique por um gr NFL. E esperar que a lesao de Valerio e Zicky esteja na fase final de recuperação, senao temos de ponderar. De momento temos 1 pivot disponivel

nesta questão do Pauleta, mantenho a mesma opinião ( e não é por ele, nos últimos tempos, não estar ao grande nível que nos habituou no passado que para já me faz mudar de posição ) e discordo do que dizes ( também não temos de concordar em tudo ),
o Pauleta deve ser para renovar

más fases todos os futsalistas têm, há poucos alas esquerdinos FL de qualidade, ele e o Tiago Brito do Braga são os alas esquerdinos FL indiscutíveis e que vão sempre à Seleção ( vamos abdicar dele ? não faz sentido nenhum )

mais : o Pauleta é o ala esquerdino FL que tem umas características que mais nenhum ala esquerdino FL tem ( nem Tiago Brito, nem Bruno Pinto … ) > velocidade, rapidez, algum drible ( embora às vezes seja meio trapalhão, corre mais que a bola ), dinâmico, móvel, para ala costuma ter algum golo, no passado foi decisivo nos jogos mais importantes … é uma questão do Nuno fazer um trabalho mais particular com ele, nós precisamos muito de futsalistas com estas características, temos poucos futsalistas que nos dão isto ( vamos abdicar de um dos poucos que nos dá isto ? não faz sentido )

tem de melhorar, há que fazer trabalho específico com ele, pois ele já nos mostrou no passado do que é capaz de jogar e de ter grande rendimento mesmo nos jogos mais difíceis

4 Curtiram

mas o Gabriel Motta não era para vir agora a meio da época, era só no final desta época

quase de certeza que não vai dar para vir já

Mais depressa mando o Diogo Santos dar uma volta que o Pauleta, mas a cada ano fica menos decisivo. Essas características são menos evidentes hoje do que eram há 2/3 anos

Está a cristalizar, está a ficar “Pedro Cary”

cada um tem a sua opinião, há que respeitar

para mim, nem o Pauleta nem o Diogo Santos são para sair

agora, temos que ter em consideração as características deles, o Diogo Santos bem utilizado é um futsalista com qualidade, acho que nunca será um dos melhores do mundo, não me parece ter qualidade para isso, mas pode tornar-se importante, completo, equilibrado, embora não seja muito bom em nada, talvez seja “só” bom, é um bom futsalista para ter no plantel, a meu ver para manter ( aliás renovou recentemente, vai cá ficar muitos anos ), também ainda vai melhorar, ainda é novo, ainda tem margem para melhorar

agora, não podemos estar à espera que seja ele a fazer a diferença, futsalistas FL para fazer a diferença, com dimensão mundial > Tomás Paçó, Zicky, Erick … são a exceção, não são a regra, aparecem muito de vez em quando, não surgem todos os anos,
para fazer a diferença devem ser os futsalistas NFL

2 Curtiram

E vamos ver se vem no final da epoca… esperemos que sim. Especular, especulamos aqui muito e depois criamos ilusões. Espero que venham todos os nomes que ja foram falados e dados como “certos”, e a começar pelo o Chiskala ja em Janeiro.

1 Curtiu

O Pauleta já devia ter saído. Quero lá saber se continua a ir à seleção. É o jogador de futsal mais bronco que conheço. Não é só o número de “broncas” que o Nuno Dias lhe dá, é passarem-lhe ao lado. Fica sempre com aquela expressão de cachorrinho enjeitado que foi objeto da maior injustiça do mundo.

Eu acho é que esta lesão pode meter em causa a continuidade do Taynan. Por isso é que quero que o Motta seja garantido já, mas para a próxima época. Até porque como sempre disseram aqui, as épocas são preparadas com muito tempo de antecedência.