Eu por acaso acho o contrário do @bgomes , no geral o Sporting até tem sabido usar o dinheiro que tem melhor que os seus rivais, mas por isso mesmo é que se quero que gaste mais, pois basta imaginar o sucesso que será com maiores orçamentos, ainda mais a nível internacional.
Eu ontem fui um pouco irrealista nos nomes e eu sei disso.
NFL
1 GR, Taynan, Merlin, Sokolov, Gabriel Motta, Felipe Valerio.
FL nao tenho grande noção de quem poderia vir pois nao sou muito conhecedor do mercado português a nao ser do Benfica e Braga
tudo certo com o que disseste aí nesse teu comentário
e muito importante a última frase desse teu comentário, tem de se ter sempre isso presente e em consideração quando nos referímos a essa solução
mas se o Fundão que é o Fundão ( com todo o respeito, até é uma equipa com a qual simpatizo pelo que tem feito pelo futsal português ao longo dos anos,
mas é uma equipa que não dá para comparar com o Sporting, são dimensões e posicionamentos completamente diferentes, são realidades que não tem nada a ver )
consegue ou tem aparente facilidade em conseguir trazer esses futsalistas brasileiros com 16 e 17 anos de lá para cá > conseguiram-no fazer várias vezes nas últimas épocas, têm alguns exemplos de casos desses > o Peleh ( que na próxima época vai para os vermelhos ), o Allan Guilherme e mais um ou outro que agora de repente não me lembro
achas que o Sporting não consegue fazê-lo ?
achas que o Sporting com as facilidades que tem inerentes à equipa que é ou ao estatuto que tem não consegue trazer mais 2 ou 3 futsalistas brasileiros de lá para cá nessas idades, se quiser mesmo ?
( claro que será um processo que demorará algum tempo, mas mesmo por isso é que já deveria ter sido iniciado há algum tempo atrás para agora estarmos “a colher os frutos” ou a tirar partido desses futsalistas nestas condições )
até em termos legais e de logística, não é tão difícil para o Sporting como poderá ser para um Fundão
Obrigado colega Pedro por me apoiares no que disse, acho que seria um passo importante nao para dominar o futsal portugues, mas sim para dominar a nivel europeu, por muito que o benfica se reforce o que o ND faz e simplesmente fantastico
É exatamente esse o meu ponto. Tbm gostava de ter mais dinheiro e acho que há maneiras de obter que neste momento não são exploradas.
Eu até o naming da modalidade admitia que vendessem como o Porto fez com a Sofarma há uns anos no andebol. Não me chocava minimamente.
Melhor que o benfica sim, mas compara com o palma por exemplo que tem ido buscar jogadores ao brasil por trocados e agora jogam o que jogam, e na 1 final que perdemos com eles alguns eram dispensados por outros clubes ate pelo nosso rival
Isso do Palma vai para lá do dinheiro que eles gastam.
O Palma tem no plantel 10 brasileiros. Dez! E não os foram buscar com 16 anos.
Depois tem 6 espanhois e dois nao contam.
Quando não tens um campeonato que te limita o nr de nfl a 5 é mais fácil construir planteis desses. Simplesmente não podes fazer isso. É impossivel.
Nós cá temos que ter muito portugueses e isso é obvio que nos limita as prestações europeias. E quanto mais fraca for a geração nacional mais fraco vai ser tanto o nosso plantel como o do benfica.
Já é tempo de haver bom senso e mudar o limite para 7 na ficha de jogo, mas não vai acontecer.
Depois podemos falar da competitividade do campeonato. O Palma joga num campeonato que pode perder com praticamente qualquer equipa. Nós tirando benfica e braga são passeios atras de passeios.
Estes 2 fatores se a FPF não fizer nada vão nos afastar cada vez mais dos titulos europeus.
O Palma gasta menos do que nós
Nós temos 7 brasileiros e 1 russo.
O Palma simplesmente tem sido mais competente mas nem acho que deva ser o nosso modelo. Futsal retranqueiro era o que nós fazíamos quando não tinhamos as mesmas armas do benfica.
Agora que eles nos dão um bigode a escolher jogadores estrangeiros, isso é bem verdade.
Tens 7 brasileiros certo mas 2 são FL.
Quando vais contratar entre 2 opções e tens para escolha um brasileiro que conta como português e um brasileiro que conta como NFL, na construção de um plantel EM PORTUGAL é muito mais fundamental escolher o que conta como Português devido às limitações que te são impostas.
Esses dois Brasileiros têm que ser vistos como Portugueses nessa análise.
Obvio que se não tiveres esta pré condição a tua escolha pode ser pelo melhor.
Epá e Palma com 1.5M de orçamento? Tá bem…
Não deixam de ser brasileiros, o Palma também tem restrições (financeiras) e recruta jogadores jovens. A regra dos NFL é a maior defesa que o Sporting tem perante o despesismo do benfica, é nos imensamente benéfica.
Só temos de ser mais competente a escolher os nfls, para depois não estar sujeito a perder uma uefa com um autogolo (e dois golos em 5 para 4).
Como curiosidade, a final onde fomos com mais estrangeiros (9 brasileiros) levámos 7 do Movistar
Isso não pode ser visto assim.
O nosso plantel quando é construido é com FL e NFL (por norma 5 ou 6).
Esses dois entram no lote dos FL logo tem de ser comparados com as opções FL que há no mercado.
Achas que se o Pany não fosse português, ou se não houvesse a limitação de NFL, a opção tinha sido o Freire? Tínhamos ido ao brasil buscar um ala e pronto. E se calhar até se arranjava barato e bom. Agr tendo esta limitação “foi o que se arranjou”… (e mesmo assim tentámos NFL para o substituir)
E sim tbm concordo que onde temos falhado mais é aqui. O Tatinho ainda me está encravado porque acho que podia dar muito mais. Foi burro…
Vem o Valério agora que não tenho duvidas que vá render muito e para o ano temos um momento chave no futuro do futsal que vai ser a substituição do Merlim. Não podemos falhar aqui.
A questão nao está em quem tem mais estrangeiros, mas sim quem sao os estrangeiros que temos.
Vamos ver guarda redes 3 nenhum da garantias a nivel europeu.
Wesley, Tomas… como FL so ha um que pode fazer a mesma posicao tao bem como eles ( Erick) temos o João Matos mas numa fase adiantada…
Merlin 38 anos mas ainda brilha
Pauleta e explosivo bom Jogador FL
Taynan NFL acrescenta qualidade jogador entre os 15 melhores do mundo.
Ruben Freire nao sou fã
Diogo Santos a nivel nacional fantastico jogador, com crescimento pode ser importante a nivel europeu tambem.
Bruno contratação falhada
Sokolov dos melhores está época
Zicky nao ha palavras para descrever, para mim o melhor pivô do mundo
Allan ainda nao mostrou seu valor
Rocha apesar de para o futsal portugues ser uma mais valia penso que para a liga dos campeões exigia se um pivot melhor.
Para mim temos o melhor plantel da liga portuguesa.
Competir la fora
Tira o Rafa coloca talves um Nicolas
Tira o Bruno coloca o Gabriel Motta
Felipe Valerio vem trazer qualidade
Agora tudo depende se as contratações se adaptariam.
Acho que nao se ia gastar balurdios para montar esse plantel
Foste buscar o Freire porque o mercado estava fechado e só podiam entrar amadores…
Sempre a malhar no freire muita gente aqui.
O freire era o único que podíamos ir buscar pelo facto de só ser possível entrarem amadores ,e foi a melhor opção entre as possíveis. Ele jogo após jogo tem evoluído, não é aquele jogador que se destaca,mas é esforçado e cumpre o papel. Dá perfeitamente para estar no plantel,para jogar nos jogos contra Ferreira do Zêzere, Lusitânias e equipas assim , e para jogos grandes ,para uma pequena rotação também pode ser utilizado. É aquele jogador que é fl,não deve receber muito e serve para rotação e para ter um plantel mais “vasto”.
Não é por ele que vamos ganhar ou deixar de ganhar títulos.
Deixem lá o homem em paz .
Para esse papel, não é suposto haver lá uns gajos na formação?
É preciso vir um amador que não acrescenta nada?
Esta merda é para ganhar titulos… EUROPEUS!!!"
Nem nos NFL estes cabrões andam a acertar e até querem renovar com 1 que é uma nódoa.
E tens garantias que serão esses da formação que te vão fazer ganhar títulos europeus ?? Eu sei que temos uma excelente formação mas mesmo assim… É precisamente por se querer ganhar títulos que se optou pelo freire,invés de alguém da formação pois o freire já tem mais experiência e experiência de sénior (ao contrário de muitos que poderiam vir da formação,ou alguns que estão a começar agora a jogar nesse nível,como é o caso dos emprestados ). Eu prefiro muito mais o freire do que alguém da formação. Os da formação que sejam emprestados e ganhem rodagem. Até podias ter um da formação, que fosse só fazer número e não tivesse grande qualidade (como é o caso do andriy que não vejo nada de especial nele ,no pouco que joga ).
O freire é útil e pronto. Quem vê os jogos todos sabe muito bem que não vale a pena estar aqui a malhar no homem ,tem números decentes e dignos de 3/4 opção.
Não é por ele que vais perder títulos!
Os títulos vão incidir essencialmente nos Nfl (contratando bons nfl é um passo gigante para conquistares títulos). É por os nfl que temos (a começar na baliza ,que não tens ganho títulos).
Se o freire já tem mais “maturidade” , é um jogador que cumpre o papel,não joga assim tanto quanto isso , sinceramente não vejo problema nele ,todos os plantéis possuem esse tipo de jogador !
Agora o insucesso é culpa do freire ?
Homem, volta a ler o que está para trás.
Onde é que eu disse que era a formação que ganhava titulos europeus?!
Eu disse que para desenrascar em jogos contra os “mija na escada”, os da formação serviam… não é preciso ir buscar amadores. Há alguma dúvida?!
O que está a falhar são as contratações que deviam ser reforços-
Os “freires” não reforçam porra nenhuma. Alias, este é só mais uma prova das falhas sucessivas que temos tido na abordagem ao mercado. Os bons vão saindo ou terminando o seu ciclo de alto rendimento e estes gajos não mostram capacidade nenhuma para gerir o assunto.
Os sinais estão todos à vista, mas força nisso, continua a defender esta politica de contratações.