Futsal Masculino - Época 2024/2025 - Parte 1

Realmente, por estes dias, só vi aqui um ou outro user para comentar aquele choro dos espanhóis, do boneco do Muñana.. via-se mesmo que os espanhóis que lá andavam do Cartagena eram uns santos.. tinham todos ar de taberneiros mas eram uns Santos

Há jogadores q não estão na máxima forma.
Há dias passou no 11 o Sporting - Barça, quando lhes ganhámos a final de virada e o Tomás Paçó fez um jogão.
Não foi o caso nesta final 4.

Foto Francisco Lino; Ben McShane - Sportsfile/UEFA via Getty Images

Diário de Le Mans - Dia 6

Por Sporting CP
04 maio, 2025

Futsal

O mérito quase esquecido

O sexto dia em Le Mans, o último completo em terras francesas, é o mais frio desde que aqui chegámos. Os termómetros apontavam uns tímidos 11.ºC quando, às dez da manhã em ponto, toda a comitiva saiu do hotel para uma breve actividade de grupo.

Um triângulo perfeito. Foi essa a figura geométrica que desenhámos com os nossos passos. Pouco mais de vinte minutos, cerca de um quilómetro de caminhada. Um momento de descompressão, uma pausa activa, uma forma suave de preparar corpo e mente antes de encerrar a participação na final four da UEFA Futsal Champions League.

No duelo frente ao FS Cartagena, estava em causa “honrar os adeptos e o escudo”, como sublinhara Henrique Rafagnin na antevisão. E os verdes e brancos fizeram-no com o brio e a ambição de sempre. O empate (2-2) ao fim do tempo regulamentar levou a decisão para as grandes penalidades, onde o acerto e a sorte não estiveram do nosso lado (3-1).

Depois de um rápido jantar para repor energias — e, quem sabe, também para aconchegar a alma —, o plantel regressou à Antarès Arena para assistir à cerimónia de entrega dos prémios. João Matos recebeu uma placa alusiva à presença do Sporting CP na competição: um símbolo da persistência, da excelência e da história que esta equipa tem vindo a construir, ano após ano.

Foi a 12.ª presença Leonina na mais emblemática prova de clubes do mundo, a quinta consecutiva. Uma regularidade que quase esconde a sua verdadeira grandeza, como se ser a quarta melhor equipa da Europa fosse um dado adquirido. Não é. É um feito. É mérito. Nunca lamento.

O troféu foi levantado pelo Illes Balears Palma, o nosso adversário da meia-final, que derrotou o Kairat Almaty por 9-4 e se tornou a primeira equipa a conquistar o título três vezes consecutivas.

Amanhã regressamos a casa. Uma longa viagem - de autocarro, de avião, de reflexão - até pisarmos de novo o nosso chão. Aos nossos Leões esperam dois dias de merecido descanso. Para “recuperar e desanuviar”, como disse Nuno Dias nas derradeiras palavras em Le Mans.

Quarta-feira é o primeiro dia do resto da nossa vida. Domingo, há dérbi. É nele que repousam agora todas as atenções.

Da minha parte, chega também a hora da despedida. Foi um gosto estar lado a lado com a nossa equipa - e convosco - neste Diário escrito desde Le Mans. Se algo vos pedimos, no plural me incluo, é que neles continuem a acreditar. Merecem-no.

Por Filipa Santos Lopes, em Le Mans.

1 Curtiu

Mas tu não tens de mandar embora os FL, até porque em Portugal só há 2 que podiam calçar no Sporting além dos dos lamps.

Tu tens é de avaliar corretamente a contribuição dos NFL num quadro de médio/longo termo (tirando o Merlim)

1 Curtiu

Esta e a outra final. Deveriam ter sido nossas.
Já nem me lembro porque é que o palma participou na primeira. Foi por jogarem em casa? Qual foi o título que lhes permitiu ir á champions?

Neste momento, dos nossos NFL, os únicos que fazem alguma diferença são o Merlin, que já tem quase 80 anos, e o Sokolov, que até tem um FL ao nível dele na equipa. Por mim, neste momento, seriam os únicos NFL que eu manteria na equipa. Os outros iam todos no caraças, para entrarem outros três (parece que o Valério já está).

1 Curtiu

Concordo. Eu estava a responder à corrente de pensamento que quer mandar embora alguns dos nossos FL para os quais não há alternativas melhores disponíveis.

É isso mesmo.

Não sou fã do Taynan nesta 2° passagem, muito sinceramente

Trocava por outro ala esquerdino se houvesse possibilidade

na 1a Liga dos Campeões que o Palma ganhou, teve direito a jogá-la porque na época anterior foi finalista vencido dos Playoffs da Liga Espanhola, perdeu a Final para o Barcelona ( já não me lembro em quantos jogos foi )

nessa época, o futsal espanhol ( tal como o futsal português ) já tinha direito a que duas equipas jogassem a Liga dos Campeões na época seguinte, nessa época as equipas que conseguiram essa qualificação foram > o Barcelona que foi o campeão espanhol e o Palma que foi o vice-campeão espanhol

nessa época foi assim desta forma que descrevi aqui atrás,
mas por exemplo > na época passada, já foi um bocado diferente, qualificou-se para jogar a Liga dos Campeões desta época o Cartagena que foi o campeão espanhol, mas o vice-campeão que foi o EL Pozo não se qualificou porque eles já tinham uma 2a equipa espanhola com direito a jogar a ‘Champions’ desta época que era o Palma por ter ganho a Liga dos Campeões na temporada anterior, tem sempre o direito de defender essa conquista na época seguinte,
portanto pela Liga Espanhola só apuraram uma equipa

o Palma só da 1a vez que foi à Liga dos Campeões, há 2 épocas atrás na 1a vez que a conquistou, é que teve direito a jogá-la por via da Liga Espanhola > por ter sido finalista vencido na época anterior,
as outras duas vezes seguintes que jogou a Liga dos Campeões > na época passada e esta época, teve direito a jogá-la não por via da Liga Espanhola ( o Palma, nas últimas duas épocas, nunca mais foi à Final dos Playoffs da Liga Espanhola, se o campeão europeu não fosse uma equipa espanhola seriam as duas equipas que iriam à Final dos Playoffs que se qualificariam para jogar a Liga dos Campeões da época seguinte ) mas por ter sido campeão europeu nas épocas anteriores e por isso ter sempre a possibilidade de defender essas conquistas na época seguinte

A diferença do Palma para o Sporting reside no facto de eles planearem o futuro.

O Sporting espera pelos milagres infinitos de Nuno Dias e de um grupo núcleo de jogadores com idade já avançada para a modalidade.

As saídas de Erick, Guitta e Pany não foram supridas.

As entradas de NFL são um fracasso. Apenas se salva o atual Sokolov.

A secção está abandonada à competência de Nuno Dias e do Paulo Luís.

12 Curtiram

Acho que deve ser feito por etapas.

Primeiro temos que trazer mais um ala, que só temos Taynan e Pauleta. Esse ala deve ser diferenciado, de primeira linha. Automaticamente o Taynan passa a ser segunda opção, o que melhora a equipa.

Depois ao final da próxima época podemos ver como correu, e trazer um segundo para o lugar do Taynan ou não. Até porque há jogadores que, acrescentando mais capacidades nas alas e mais rotação de qualidade, acredito que vão subir de rendimento. (Não deixam de estar “em xeque”, terão que demonstrar.)

Não acho que se consiga mudar tudo o que é preciso num só mercado, mas acho que se consegue dar um bom avanço neste e deixar a equipa melhor, e ficar no ponto para 26/27.

(No entanto, se a direcção quiser resolver tudo neste mercado, não me oponho.)

1 Curtiu

Foi pena. Fizemos um jogo superior ao Palma, especialmente na primeira parte. A segunda parte houve mais equilíbrio, mas o resultado é injusto. Sofremos aquele golo de m*rda e depois os outros em 5 para 4, nada a dizer. O 3° e 4° lugar estávamos claramente desmotivados, o que é normal.
Total confiança neste grupo de trabalho para ser campeão nacional de novo. A Champions não tenho dúvidas que para o ano estaremos de novo nos momentos de decisão.
Era importante mais um NFL diferenciador na próxima temporada além do Valério.

Ah, e tanto falam no Gabriel Motta, mas o Mellado é 10x mais jogador. Ia buscar sem pestanejar.

2 Curtiram

Alfonso. Mesmo estilo competitivo, eficaz, raçudo, mas sem as quezílias. Era Excelente.

Se viste o Gabriel Motta jogar apenas uma vez, não é suficiente. No entanto, eu quero é alguém que aumente o nível, se tiver que vir o Mellado fico contente na mesma. Aliás, era trazer ambos, Mellado e Motta, que ainda estão num clube ao qual os podemos “roubar”.

2 Curtiram

Obrigado pela info.

1 Curtiu

esta é aquela modalidade que só penso na vitória.
perder custa! e muiito!

Tudo dito, concordo 100% contigo.

Concordo.
Até diria que mais do que o investimento ou desinvestimento, a grande diferença do Sporting atual para aquele de há uns anos atrás, está mesmo no planeamento e na antecipação.

Antes tínhamos jogadores pensados e contratados com praticamente um ano de antecedência, hoje sinto que contratamos em cima do joelho.

Falta nos alguém no futsal que faça o trabalho que o Miguel Albuquerque fazia.

Foi os ultras que perderam o jogo. :open_mouth::joy:

Eu estava mesmo ao pé e posso-te dizer que o problema foi entre namoradas/mulheres dos dois clubes, até houve agressões entre elas porque uma das nossas não gostou dos festejos da outra, depois meteu os jogadores/maridos a tentar separa-las de tal forma que como não havia separação e seguranças suficientes os ultras entraram por ali a dentro por causa dos ataques entre quem lá estava.

O problema é sempre das mesmas, umas gaiatas parvas que por serem as gajas dos jogadores pensam que podem fazer o que querem, e já tinha acontecido há pouco tempo no PJR com o Neves e família dele…

Depois subiu a polícia de intervenção e acabou o problema… Eu até tive de segurar um Stewart que parvo tentou sozinho segurar a entrada deles por ali a dentro, se eu não o segurasse ele ia escada abaixo. Havia outros Stewart que nem se mexeram, e o problema é que nestas coisas já de sabe que tem de haver separação entre o público geral e os ultras e a organização só pôs lá a PI depois de acontecer.

2 Curtiram

Sporting na minha opinião precisa de um fixo e 2 alas (destro e canhoto), alem de guarda-redes.

2 Curtiram