Futsal Masculino - Época 2024/2025 - Parte 1

O João tem outros projetos de vida, não é?

Pelo que sei, sim.

João Guilherme?

1 Curtiu

São bons jogadores ? desconheço… Mas no zerozero nem tem as estatísticas

Ala?

Sim. Ala destro. Brasileiro International Arménio

1 Curtiu

boa ideia se forem pescar jogadores de selecção armenia ,georgia ou cazaque , muitos brasileiros naturalizados e de qualidade , o vencimento é que deve ser elevado.

Faz sentido, coincide com o regresso do Erick.

Apesar de na minha opinião o verdadeiro “substituto” do Matos já ter chegado este ano… É o Wesley…

3 Curtiram

Bom jogador de rotação, mas não o vejo como substituto do João. Aliás não vejo ninguem com o perfil dele, o Tomás tem “algumas coisas” mas é um jogador muitíssimo diferente.

Era mau sinal que o Wesley fosse um “protótipo” do Matos… O Wesley é um “Matos” que na quadra já dá muito mais ao Sporting… O Matos já pouco joga… Joga principalmente no 4:5.
E o Tomás não tem nada de João Matos… Fisicamente e tecnicamente é muito superior… nem há comparação.

Aliás se o Matos em vez de ter surgido há 20 anos, se tem surgido há 10, arrisco dizer que nunca chegaria a fazer parte do plantel do Sporting… Lembro me bem que tinha muitas limitações… Aliás o Matos quando chega aos seniores era um ala… Um ala que tinha grandes dificuldades em desequilibrar no 1x1… Foi o Paulo Fernandes que viu ali um “fixo”… Mas por exemplo para o Matos marcar pivots robustos foi sempre uma lacuna grave…

5 Curtiram

Discordo em relação à primeira parte, concordo com a segunda.

Não desgosto do Wesley, acho que é um bom jogador de rotação ( como o Diogo Santos) . Mas não acredito que vá alguma vez ser um jogador de “primeira linha” ( como o João foi um dia).

Mas tem qualidade, e é natural que um plantel não se faz só de Zivkys e afins( infelizmente). Também são precisos os Wesley e afins.

Ps: Curiosamente ou nem por isso, mais um atleta com dedo do Albuquerque…

Concordo contigo.

O Wesley não irá atingir o nível do prime do João mas deste momento dá nos muitas coisas que o João já não dá (e algumas nunca deu).

Ou seja, fazia sentido Erick+Tomás+João, como no futuro fará sentido o Wesley+Tomás + fixo de qualidade NFL ou o regresso do Erick…

nem quero acreditar que o João Guilherme vem para o Sporting,

ando a falar nele para o Sporting aqui no Tópico já há um bom tempo

vi o Arménia x Portugal há pouco tempo e fiquei maravilhado com ele

foi o jogador mais parecido com o “nosso” grande Merlim ( salvo as devidas distâncias atuais ainda ) nos tempos mais recentes

que grande notícia para o nosso futsal ! se vier a concretizar-se

Só percebo a vinda se o Tatinho for à vida dele

Não será improvável.
O Nuno não costuma desistir de um jogador após um primeiro ano.
Mas a amostra foi tão curta, por parte do brasileiro, que poderão existir efectivamente problemas de adaptação à velocidade e exigência física do futsal europeu.

Se o Rafa ou o Soko saírem, ficam 5 NFL (e saindo ambos, 4).

Nessas circunstâncias há espaço para entrar mais um ala NFL sem sair o Tatinho, até porque tanto o Merlim como o Pany já não caminham para novos, e pode haver o interesse em preparar a sucessão com eles ainda cá e não só quando forem embora.

Vou dizer algo básico. Quem tem um Nuno dias, só pode estar descansado quanto ao próximo plantel. De resto podemos só fazer exercícios de adivinhar. Saídas: Rafa, Sokolov, tatinho, e mais alguém? Entradas: Allan, Tiago Sousa, João Guilherme e mais alguém?
Só na cabeça do ND está definido o plantel. Penso que vai fazer rodar o Tiago Macedo, se calhar o Pedro Santos. Vai chamar mais vezes o Andriy, Na baliza tenho uma incógnita. Henrique foi campeão, mas deixa a desejar na técnica de baliza.

voltando ao que o David Candelas diz aí no comentário dele que foi colocado aqui no Tópico :

se se concretizar também a contratação do Chimba para os vermelhos é igualmente uma grande contratação, tal como ou ao mesmo nível da contratação do João Guilherme para o Sporting

o Chimba e o João Guilherme são dois dos melhores alas destros e também dos melhores jogadores da Liga Russa nas últimas épocas, ambos serão grandes contratações

pessoalmente ( e não é pelo Sporting estar antes interessado no João Guilherme que digo isto ) aprecio mais o tipo de jogador que é o João Guilherme do que o Chimba, mas o Chimba também é muito bom jogador,
o Chimba é um tipo de ala mais parecido com o Cléber do Palma > mais baixo, muito rápido, muito bom a desequilibrar ofensivamente no 1 contra 1, muito bom no drible, é difícil defendê-lo ou pará-lo, mas fisicamente é um bocado frágil
aprecio mais o João Guilherme comparando com o Chimba porque acho o João Guilherme um jogador mais completo, pode não ser tão rápido, mas é mais forte fisicamente, é muito bom tecnicamente, tem melhor remate, tem mais golo e é à mesma muito bom também no 1 contra 1, tem grande finta ( lembro-me de no jogo que ele fez pela Seleção da Arménia contra a Seleção Portuguesa lembro-me bem das “pedaladas” que ele fazia, fez grande jogo lá no jogo na Arménia )
por ser muito completo acho-o parecido com o “nosso” grande Merlim, deve ser já a pensar na substituição do nosso Mago, porque é certamente um jogador caro, mas tal como ja tinha dito era necessário para elevar o nível da nossa equipa trazer para cá 2 ou 3 dos melhores jogadores do futsal europeu > Allan Guilherme e João Guilherme na minha opinião enquadram-se neste perfil
se ficarmos por aqui já será bom, mas pode ser que ainda haja mais uma surpresa, vamos ver

1 Curtiu

No futsal é difícil prever mas a experiência conta e muito, acho que estamos é mal habituados com o Zicku e Paço que são completamente precoces, não é costume, nem Pany nem Erick ( que ate teve 2 anos de formação cá ), nem Pauleta estariam preparados e ao nível que estão hoje com a idade do Wesley.

Lembro me que quando joguei cá apenas o Miguel Ângelo sendo junior era presença assídua nos seniores, jogava muito para a idade mas não resultou num grande jogador, no futsal é assim, muito trabalho, experiência e superação e acho que o Wesley para a idade que tem pode muito bem subir muitos patamares.

1 Curtiu

Não acredito muito no João Guilherme mas vamos ver quais são os desenvolvimentos nos próximos dias.

A confirmar-se o nosso plantel seria algo deste estilo:

GR: Contratação, Bernardo e Gonçalo
Fixos: Tomás Paço, Wesley, Contratação e João Matos
Ala direito: Taynan, Tatinho, Pauleta e Diogo Santos
Ala esquerdo: João Guilherme, Merlim e Pany
Pivot: Zicky, Allan Guilherme e Neves/Sokolov

Plantel muito longo com 17 elementos. Plantel muito equilibrado com opções variadas e com o reforço crucial das alas que estão a precisar de começar uma renovação.

Ainda existem vários cenários mas diria que a chegada de um ala esquerdo implicava saída do Sokolov ou a entrada de fixo FL (André Sousa).

Depois vários “ses” porque não estou a ver fazerem upgrade na baliza sem sabermos de nada, o Sokolov afinal ficar e não haver notícias a reverterem os rumores de saída e também não haver qualquer rumor sobre o João Guilherme.

Pessoalmente, o esboço que coloquei acima seria próximo da perfeição com muita curiosidade para perceber o que vamos fazer na baliza mas também na ala porque vão esclarecer a questão do fixo que também é premente, visto que faltam 2 anos para o regresso do Erick.