Sei que me vão cair em cima mas tenho de ir contra a opinião de muitos aqui.
Eu não me encontro assim tão optimista que o Alex vá passar disto, e que o segredo seja esperar 1,2 3 épocas para ver se ele fica entrosado.
Já sei que vêm com a história de “O Merlim no início, o Dieguinho na 1ª época, etc.”. Para mim situações completamente diferentes, desde logo, o 1º era um recente campeão europeu e já dos maiores craques em Itália e dos melhores alas fora principais clubes espanhóis, não propriamente um zé ninguém que ainda não tinha provado nada na Europa. O Dieguinho, era dos melhores pivots do brasileirão , já contava com internacionalizações na canarinha, com concorrência dos melhores do mundo: Ferrão, Taffy, Esquerdinha, Elisandro, etc. Mesmo na 1ª época não estando nas suas potencialidades máximas já se via rasgos de craque e que não se via em qualquer um.
O Alex no brasileirão é um jogador acima da média, para sua justiça nota-se que é um jogador com boa técnica e inteligente com bola. Agora, falta-lhe muita coisa para ser um ala de classe mundial, poder de fogo, drible (sim mesmo no drible) raramente parte um rival ao meio coisa que até o Deo tem feito com mais regularidade que ele, agressividade, Merlim mesmo que não seja muito forte a defender tem agressividade sempre no portador (defesa do 5x4 por exe.). Eu pelo menos, sempre que o vejo com a bola nunca estou à espera que saque um coelho da cartola ou que seja determinante numa jogada, e muito raramente o foi já esta época. Aliás já tem no currículo um falhanço na Europa (Inter) que calculo que tenha tido exatamente os mesmos problemas.
Com isto tudo, eu não digo isto só de forma a rasgar o jogador em si, não tenho dúvidas que seja um jogador que calce em grande parte das equipas da Europa de 1ª liga, agora no patamar que nos encontramos, e ainda por cima cada estrangeiro tem de contar a sério e fazer a diferença no nosso plantel (regra dos FL) como é o caso dos pivots, Merlim e do Guita (hoje viu-se mais uma vez), tanto o Alex como o Cavinato não são alas de topo.
Tudo bem que o Pany ou o Cary não o sejam também mas esses são tugas e cá no burgo não há haverá facilmente melhor.
SL