Manteria para a seguinte temporada os seguintes jogadores
André Sousa (28 anos)
Benedito (36 anos) - E Benedito na minha opinião seria mantido no clube como terceira opção, neste momento a sua maior valia não é sua qualidade desportiva actual como atleta.Fica pelo que representa e porque merece cumprir o desejo de actuar ainda como atleta no futuro pavilhão(e neste momento nem sabemos se terá condições de volta a competir).
Caio Japa (31 anos)
João Matos (28 anos)
Paulinho (32 anos) - Neste caso estaria pendente uma avaliação médica ao estado do atleta pois a sua lesão foi grave.Só permaneceria se houvesse certas garantias.
Diogo (29 anos)
Miguel Ângelo (21 anos)
Djo (29 anos)
Pedro Cary (31 anos)
Experiência (e jogadores de reconhecida qualidade) não nos falta, agora é preciso começar a olhar para o futuro a longo prazo.
Não faz sentido algum adquiri jogadores em final de carreira, afinal de contas esse é um dos problemas que enfrentamos esta temporada. Existe um excessivo envelhecimento do plantel, e foi penoso por exemplo assistir á queda de jogadores como Alex que sempre foi um grande símbolo desta secção.
Há dois anos atrás que a sucessão de muitos dos elementos chave do plantel deveria ter sido preparada com tempo.
Não foi feito, e só graças a um técnico competente que soube espremer este plantel e o aproveitamento de um fim de ciclo no nosso rival os problemas que já existiam no plantel foram mascarados.
O benfica fc demorou duas épocas a construir o actual plantel e fez o na base de uma clara aposta em juventude e numa estratégia a pensar ao longo prazo.
Claro que pode e deve haver excepções, e se houver oportunidade de trazer um jogador que seja uma mais valia acima da média com 28 ou 29 anos obviamente deve-se o fazer.
Ficarei muito apreensivo se as noticias recentes sobre reforços que têm saído nas comunicação social forem confirmadas.Será um erro estratégico profundo e estaremos simplesmente a beneficiar o nosso rival.
Estou muito preocupado em relação ao futuro desta secção.Vamos aguardar agora pelos próximos desenvolvimentos.
Esta época que agora acabou foi um falhanço total onde só conseguimos 1 troféu( supertaça). Na minha opinião houve um certo convencimento dos responsáveis da secção a quem reconheço mérito pelos títulos que conquistámos nos últimos 5/6 anos. Mas todos os ciclos terminam e o desta equipa não é excepção. É preciso ter a noção que os outros também trabalham e que não seria possível vencer todos os anos.
É preciso um acréscimo de qualidade claro nesta equipa.
Posto isto e pelas notícias vindas a público, atacaria a próxima época( só com campeonato e taça) com o seguinte modelo de platel:
Guarda-redes:
Benedito
André Sousa
Jogadores de Campo que mantinha:
Cary
João Matos
Diogo
Paulinho
Caio Japa
Marcelinho
Miguel Ãngelo
De resto seriam necessárias contratações que viessem acrescentar uma mais-valia clara.
Dos jogadores que têm sido falados agrada-me bastante a hipótese Merlim. É um ala que desequilibra com uma óptima finta curta. Um tipo de jogador que nos faltou este ano.
Seria também necessário, na minha opinião, um pivot fixo para o lugar do Cassio(Fortino?) e um ala-pivot caso o Alex saia.
E é nesta aquisição que torço o nariz em relação à idade dos atletas falados sem colocar em causa a sua inegável qualidade.
De saídas para mim estariam: Cassio, Aguiar,Fábio Lima, Cristiano, Alex( se for essa a sua vontade como parece ser).
14-06-2015
Alex, Marcelinho e Cristiano de saída
Alex, Marcelinho e Cristiano terminaram o vínculo contratual com o Sporting e estão de saída do Clube depois de muitas épocas de vitórias que não tiveram hoje continuidade por fenómenos externos que voltaram a não permitir manter o sonho da conquista do tricampeonato.
Alex, antigo campeão europeu pelo Action 21, da Bélgica, chegou a Alvalade na época de 2007/08 e conquistou um total de quatro Campeonatos, três Taças de Portugal e quatro Supertaças, cumprindo hoje o último encontro de ‘leão’ ao peito com 35 anos.
Já Marcelinho, que começou a dar nas vistas em Portugal ao serviço do Belenenses, veio para o Sporting em 2010, tendo contribuído para três Campeonatos, duas Taças de Portugal e outras tantas Supertaças antes de uma grave lesão que afastou o brasileiro das quadras durante seis meses, tendo regressado a tempo de ajudar a meio da época, com 34 anos.
Por fim, Cristiano, de 35 anos, chegou a Alvalade em 2003 vindo do Forte da Casa (esteve apenas um ano emprestado, ao Belenenses, em 2005/06) e ajudou os ‘leões’ a ganharem cinco Campeonatos, três Taças de Portugal e quatro Supertaças com alguns golos à mistura apesar de ser guarda-redes.
O Sporting agradece todo o empenho e dedicação que o trio demonstrou ao longo dos muitos anos em que representou o Clube com grande sucesso pessoal e desportivo, como se viu bem na reacção dos adeptos após o final do encontro de hoje no Multiusos de Odivelas.
Estou-lhes muitíssimo grato por todo o empenho e dedicação que demonstraram ao longo dos últimos anos, por todos os troféus que ajudaram o Clube a conquistar, mas chega uma altura em que a idade começa a pesar e por mais qualidade que se tenha a disponibilidade física não é a mesma.
Boa sorte para o futuro, desejo-lhes a todos as maiores felicidades.
Em relação à secção, está a precisar de uma renovação, de sangue novo. Que se despache quem está a mais (Cássio e os dois Fábios) e se contratem verdadeiras mais-valias que possam colmatar as lacunas do plantel.
Obrigado aos três atletas que hoje abandonam a secção de futsal do Sporting Clube de Portugal!
Já Djô podia bem por-se a marchar com eles…
Quanto a 2015-2016, precisamos de uma renovação significativa, pensando no futuro a médio-prazo. Temos um plantel algo envelhecido - apesar de muito experiente.
Espero ver sair ainda o Fábio Aguiar, o Fábio Lima, o Djo, o Cássio e, sinceramente, equacionava a saída o Caio.
Precisamos de reinventar por completo esta equipa e esta secção. É necessário um reforço da própria estrutura. Melhorar a prospecção internacional e acertar mais no mercado nacional.
Neste momento a única pessoa em quem confio por completo nesta secção é o Nuno Dias. Que é um grandíssimo treinador.
Precisamos dum grande GR, de 2 gajos que desequilibrem como Deo o fazia (pela velocidade, explosão e técnica), um ou dois pivots (um deles que seja um gajo capaz de marcar golos como quem bebe água), um ou dois jogadores fortes defensivamente (um Caio em melhor forma física, por exemplo).
E por favor, vão buscar gajos que não se borrem todos quando é altura de meter a ■■■■ da bola na baliza. A nossa equipa tem dificuldades inacreditáveis na finalização.
Concordo com tudo, excepto com a saida do Djo, ainda não está muito velho, e sinceramente acho-o um grande jogador, alto, forte com técnica, acho que tem tudo para ficar. Quanto ao resto 100% de acordo.
Temos de ganhar dois campeonatos seguidos agora. Temos de ter sempre o dobro das lamparinas. Neste momento já temos menos campeonatos que eles desde que têm futsal
Nem me passa pela cabeça a permanência do Fábio Aguiar e do Cássio. O próprio Fábio Lima…
Se tivéssemos a Uefa Cup, o Djo e o Caio teriam ambos de ficar para defender os Ferrões que iriam aparecer pela frente. Mas como não vamos lá e não há nenhum pivot tipo César Paulo em Portugal…
O Caio está mal fisicamente? Certo. E o Cary? As vantagens é que é português e é esquerdino (útil no 5x4 ofensivo).
E o João Matos? O que acrescenta o João Matos atualmente ao plantel? Apenas para defesa mais recuado no 5x4 defensivo? O João Matos passou os jogos da final a atrasar a bola ao André Sousa sempre que minimamente pressionado. Não arrisca um passe um pouco mais difícil, não finta. Limita-se a passar a bola para o lado e para trás.
Eu ficava com o Fábio Lima, acho que ainda tem algum potencial denota é alguns problemas de motivação.
Ainda ontem por exemplo estava bastante nervoso no jogo.
Fabio Aguiar,Djo e Caio tem guia de marcha.
Quanto ao Cassio ou ficava ele ou o André Galvão, necessitamos de um pivot declarado no plantel, que pode dar jeito em alguns jogos.
Também contrataria 1 ou 2 jovens jogadores, neste caso podiam ser Pauleta (Belenenses) e Marafona/Tiago Cruz (Rio Ave).
O irmão do Wilson e João Mário também era de contratar e apostava no Erick.
Paulinho nao sei o que faria com ele sinceramente.
Um plantel a rodar isto seria já muito bom:
Gr: Didac/Marcão; André Sousa; Benedito
Fixo: João Matos; André Nabais; (Fundão)
Universal: Cavinato
Alas: Merlim; Miguel Angêlo; Diogo; Cary; Fábio Lima; Pauleta; Cavinato;
Pivot: André Galvão/Cássio;