Futebol português: e agora?

Sim, e agora?

Por muitas cortinas de fumo que a maquina de propaganda lampionica possa lançar, estamos num ponto de não retorno do futebol português. O caso dos emails coloca tudo em causa. Essa é, aliás, uma das razoes pelas quais os painelistas, comentadeiros e afins tentam ao máximo fugir da discussão do essencial: os emails revelam que o futebol português, em termos organizativos, está podre de alto a baixo.

Não vale a penas estarmos a desperdiçar tempo com questões laterais. Não interessa se aquilo que foi revelado serve como prova em tribunal. Não interessa se em termos legais se designa por trafico de influencias ou corrupção. É absolutamente irrelevante que a maioria dos lampiões assobie para o ar e finja que não se passa nada. A informação já divulgada abala tudo, coloca tudo em causa e indicia um verdadeiro polvo mafioso com tentáculos que vão muito para além do desporto.

Aos cépticos, convém que se deixem de tretas:

  • Nunca, em circunstancia alguma, um elemento do dirigismo arbitral deve discutir questões relacionados com esse tópico com um colaborador/ elemento de um clube, seja ele qual for. Mais: nem sequer devem trocar correspondência, usando emails institucionais. Ponto.

  • Nunca, em tempo algum, um delegado da liga deve trocar emails com um dirigente de um clube, que não sejam estritamente do foro da correspondência institucional. Jamais um delegado da liga pode querer ser o “menino querido” de qualquer clube. Nem sequer é especialmente relevante o teor das conversas. São questões de principio e de carácter ético.

  • Nunca um presidente da AG da liga de clubes deve fornecer informação privilegiada a qualquer clube. Muito menos quando essa informação pode fragilizar o actual líder da FPF. Trata-se do principio básico de igualdade no tratamento dos clubes.

  • Nunca um presidente da Liga pode ter linguagem subserviente para qualquer um dos clubes membros. Não interessa qual o tópico em discussão, jamais deve acontecer.

Em resumo: por mais que se tente desviar a conversa do essencial, o teor dos emails revela, acima de tudo, um clima geral de compadrio e subserviência total aos lampiões (por parte de sectores chave no futebol português) que é absolutamente inaceitável. Para chegar a essa conclusão, não é necessário ser jurista, policia ou comentador desportivo. Basta ter senso comum.

Não sabemos o que vai acontecer a seguir no desenrolar deste escândalo. Mas sabemos que o inicio das competições oficiais se aproxima e algo tem de acontecer para que estas decorram com o mínimo de normalidade. Podemos, no entanto, especular sobre o que aí vem, adiantando alguns possíveis cenários:

  • Vai tudo preso e o SLB é despromovido. Este seria o cenário mais provável num país a sério. Em Portugal, parece ser uma possibilidade utópica. Por mais provas que se apresentem, o clube do regime aparenta ser intocável. Por mais que as leis sejam violadas ou ignoradas, existe uma espécie de “red pass” politico que, qual jogo do Monopólio, os liberta da prisão e coloca na casa da partida;

  • Tenta-se uma solução salomónica “à boa maneira Tuga”. Uns castigozitos aqui, umas multas acolá, umas suspensões da treta e finge-se que o assunto foi tratado e resolvido. Fazem-se discursos muito sérios sobre credibilidade e transparência mas, no fundo, todos sabem que o futebol voltará a se afundar no pântano do jogo de interesses lampianico. Uma tentativa de deixar todos satisfeitos sem mudar nada;

  • Deixar o burburinho morrer e dar inicio às competições como se nada tivesse acontecido. Esta opção, ideal para os lampiões, encerra graves perigos. A suspeição pendente sobre os árbitros individualmente, órgãos da Liga, órgãos da arbitragem e órgãos de justiça desportiva é insustentável. Com níveis de desconfiança intoleráveis, qualquer evento, por menor que seja, pode gerar um efeito dominó, que facilmente pode resultar numa tragédia. O assunto é demasiado sério para ser ignorado e não se recomenda que potenciais medidas sejam tomadas apenas quando algo de muito grave acontecer. Julgo que nenhum agente do futebol quer ter sangue nas suas mãos…

Chegados a este ponto, não podemos negar que o futebol português se encontra numa encruzilhada: é tão perigoso fazer alguma coisa como não fazer nada. É demagógico pensar que se pode limpar a porcaria que corrói toda a organização futebolística num espaço curto de tempo. Por outro lado, competir num cenário de corrupção e tráfico de influencias é um exercício fútil de auto-flagelação. O que fazer?

Sim, o que fazer?

Muito bom.

O segundo cenário "Tenta-se uma solução salomónica " caracteriza a tendência tuga de despedir o porteiro ou a senhora da limpeza em vez de castigar os verdadeiros prevaricadores. Enfim…
SL

Se ficar tudo na mesma, defendo que o SCP anuncie que não participará da competição. E se o fizer com o porto terá um impacto brutal! Aqui e lá fora!

Não podemos continuar a assistir a anos e anos de Roubo atrás de Roubo, sistematicamente a sabotar o SCP e ficarmos aqui à espera sei lá do quê… de braços crusados… CHEGA!!! >:D >:D

:arrow: :arrow: :arrow:

Sim. E depois sem o dinheiro dos direitos televisivos e da venda de bilhetes, paga-se o ordenado aos jogadores como?? Com sandes de presunto e um saco de tremoços?

Pois, boa pergunta. Cabe aos sócios deste grande clube tomar as decisões, mesmo as mais dolorosas. E pensar em soluções para os problemas. O que não me parece é que adiante andarmos aqui a fingir que isto se vai regenerar sozinho. Não vai.

Desde o 25 de ABRIL de 1974 e já lá vão mais de 40 anos… quantos campeonatos foram sonegados ao SCP? Quantas e ha quantos anos não somos sistematicamente Gamados ora pelos corruptos do norte ora pelos corruptos do Sul? É que isto nao é discussão de café e do penalty… isto sao casos COMPROVADOS de corrupção!! De uns e de outros! Vai ser preciso o quê? Ficar mais 40 anos a ser roubado???

CHEGA!!!

Se tudo ficar na mesma, sou a favor da marcação de uma AG Extraordinaria para se debater este assunto e se caso disso votar se o SCP irá participar numa competição adulterada, falseada.

Isto nao pode é continuar nisto. E depois virem para aqui falar do treinador e do director desportivo…

Isso nunca poderá ser uma estratégia a adoptar por parte do Sporting, aliás isso que sugeres é exactamente o que oa rivais pretendem… Que deixemos de competir

O Sporting só voltará a conseguir ganhar um campeonato quando os direitos televisivos em Portugal forem centralizados, eu já me convenci disto a algum tempo face ao lamaçal que é este país… Aliás só assim é que será possível haver o mínimo de honra para se competir no Tugão…

Como é que vamos fazer isso? Apelos públicos aos sócios e adeptos do Sporting, pressão nos clubes pequenos, sejam elas financeiras ou sob coação, influ€ncias e pr€ssão nos órgãos de decisão! É feio, é porco? É, mas também é estritamente necessário nesta vergonha de campeonato.

Algo tem que mudar para que tudo fique na mesma, portanto aposto “as fichas” na segunda opção.

O Sporting só tem uma solução, e já há muito que devia ter tomado essa decisão.
Já diz o ditado: “se não os podes vencer, junta-te a eles”
O Sporting tem de deixar de ser o clube “diferente” e começar a jogar com as mesmas armas. Infelizmente está é a única solução e enquanto não o fizermos vamos ser sempre visto como os chorões perdedores.

Boa analise, mas para mim nada mudará neste nosso podre futebol, mais uma vez todos vão assobiar para o lado e tudo continuará como é desde 1983 roubo e corrupção, mas cá estaremos para ver se estou longe da verdade, não que eu queira ter razão quem me dera não ter já que o nosso futebol me mete nojo há muito ano, mas vamos ver o que fará a justiça.

Espero que os sócios e adeptos do SPORTING que tem por vicio culpar o clube abram os olhos ao menos uma vez na vida para perceberem que isto é tudo uma valente roubalheira.

Seguir o ditado se não os podes vencer, junta-te a eles não pode ser NUNCA a via escolhida pelo Sporting.
No dia em que os nossos rivais “cheirarem” ou sequer sonharem que seguimos essa via, é certinho direitinho que nos aplicam a chapa 1 referida no texto do forista JSabino.

E digo mais, no dia em que EU sonhar que nós seguimos essa via, é certinho direitinho que deixarei de seguir este Clube.

SL

Duas notas relativamente a potenciais reaccoes do Sporting:

  • A ameaça de nao participação nas competicoes seria o ideal SE o futebol português nao fosse dominado por gente sem escrúpulos. Os lampiões nao se importam como ganham e contra quem ganham. Se o campeonato fossem eles contra a sua equipa B, festejavam o titulo na mesma. Por outro lado, enquanto eles podem boicotar competicoes sem aparente consequência (vide hóquei em patins), o mesmo certamente nao aconteceria com o Sporting;

  • Se o Sporting continuar a optar por participar em competicoes viciadas corre um risco adicional: para alem de perpetuar a seca de títulos, nunca se sabe em exacta medida qual o principal factor de fracasso. Ou seja, sao os jogadores e treinador que falham ou e’ o sistema que os obriga a falhar? Uma verdadeira analise aos componentes do sucesso ou do fracasso e’, potencialmente, impossível de se fazer. Desse modo a evolução da equipa e do clube em si nao se efectua. Enquanto isso, os outros continuam a gabar-se de “estarem 10 anos 'a frente de todos”.

Se o Sporting e o Porto tomarem uma posição se força esta m**** abana toda. Acham mesmo que o peso financeiro e mediático das duas instituições é desprezável? Porra deixem de se menorizarem, o campeonato português sem outros grandes não vale um terço… Ninguém quer pagar milhões para ver os lampiões a competir com mijas na escada em estádios às moscas…

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

Isso nunca vai acontecer, é muita gente a comer do mesmo prato, se quisessem verdade e honestidade a liga teria que começar por proibir o empréstimo de jogadores entre equipas Portuguesas, podiam ter 100 jogadores cada um, mas só os poderiam emprestar para o estrangeiro e passar a ter a arbitragem altamente profissional com ordenados tipo os que tem os jogadores, entre muitas outras medidas como o sorteio que deveria ser obrigatório, pois uma coisa é pagares o “Pedro” e saberes que é o Pedro que tens que pagar e arranjar as quengas para o Pedro e outra completamente diferente é teres que pagares N de Pedros por não saberes qual o Pedro que estará de serviço, mas Portugal não quer, vivemos nesta mentira desde 1983 e não queremos sair dela porque existe muita gente interessada em que tudo se mantenha assim tal como está, “roubas” eu como e levo vida boa à custa do roubo, excelente!

Isto ficará tudo como está e será mais do mesmo, pelo andar da carruagem já se está a ver, agora só falta culpar o SPORTING e os seus como é o costume de alguns dos nossos a meu ver quiçá porque lhes falta a mama.

Se SPORTING e corrupção achassem que isso mudaria algo já o tinham feito, mas para isso terias que ter 2 SPORTING e não um clube que em 30 anos roubou 25.

[member=6989]JSabino Boa reflexão. Parece-me no entanto, que faltou tocar num ponto: Até que ponto as autoridades e várias instituições com poder político e responsabilidades públicas, não sairão manchadas deste processo?
Se tudo isto e provavelmente mais, for confirmado, como tudo indica, como é possível que quem de direito para investigar e monitorizar este tipo de situações, ainda por cima com um escândalo como o apito dourado acabado de acontecer, deixe que crimes variados, proliferem até este ponto?

Quer-me parecer que pela dimensão que este “polvo” tomou, o mesmo só pode ser desmantelado a partir de dentro e essencialmente por força da opinião pública, que em grande parte está refém dos media e do clubismo afecto ao benfica. Se o benfiquista mais atento, para não dizer mais inteligente, tomar noção que o que está em causa não se cinge apenas ao seu clube, mas às autoridades judiciais, judiciárias e ao poder político, talvez pare para reflectir um pouco, sobre as consequências de entregar de mão beijada o poder de controlar a justiça e a opinião pública, a quem melhor souber controlar sectores chave da sociedade, como por exemplo o clube benfica. É que os seus filhos, ou netos, podem acordar um dia num país, onde os Media e quem governa, use e abuse de plataformas como o benfica, para sustentar mentiras e jogos de interesse, que prejudicam directa, ou indirectamente uma nação inteira.

E qual é lógica de, perante a corrupção e controlo do sistema por terceiros, o SCP continuar todos os anos a apresentar-se como candidato ao título? Se se sabe que o futebol está viciado, não seria de recusar entrar na farsa e deixar de fazer de conta que se pode ser campeão… Dizer, não somos candidatos, sabemos que não nos permitem jogar em igualdade, etc… Isso já teria um impacto significativo na credibilidade da prova e desvalorizaria interna e externamente a vitória no mesmo dos corruptos… O SCP denuncia…, mas começa nova época e logo adere ao faz de conta de que o jogo é limpo e o SCP pode mesmo ganhar!.. Em que ficamos?.. Será que se está, no fundo, à espera que nos deixem ganhar uma vez para nos calarem nos quinze anos seguintes?.. Uma manobra destas até seria possível…, mas talvez não com este presidente… Ou estou a ver tudo mal? :inde:

Não digo que não.
Se o Sporting e o Porto fizessem declarações nesse sentido, ainda mais força teria tal atitude.

O Sporting e o Porto têm de encostar os bois á parede.
E só há uma forma de o fazer.
Boicotar a prova caso não se faça justiça em tempo útil.
Mas já ontem era tarde para anunciar essa pretensão.
O que as entidades internacionais de futebol ( UEFA e FIFA ) iriam achar de dois emblemáticos clubes do actual campeão europeu sabotarem a prova porque está viciada ?

Quem tem de encostar alguém à parede são as chamadas autoridades, ou forças da ordem, e a justiça. Porque se não o fizerem, é muito mau sinal… é sinal que só encostam à parede os soldados de rua, ou peões.

O Sporting, além de defender os seus direitos neste imbróglio, se necessário for com acções e não apenas com palavras, tem de preparar a época muito bem preparadinha. Precisamente para continuar a defender o futebol português como o tem feito.

A minha opinião vai mais funda. Não se trata de clubismos. Isso é só o meio de transporte e a camuflagem. O podre abraça todos os clubes e gere os clubes na sombra. Hoje é usado o Benfica, no passado foi usado o Porto, quiçá um dia calhe ao Sporting. O que interessa não é o clube mas sim a facilidade de por trás do sucesso futebol, esconder os reais truques de enriquecimento ilícito. Estão a ver um truque de magia, o ilusionista mostra apenas o que quer para nos manter interessados, enquanto que na manga, habilmente faz o truque. No futebol passa-se o mesmo. É a paixão que nos tolda a visão.

Não me admiro nada que esta época seja uma época de contraditório. Uma época em banho-maria. Onde os interesses vão arrefecer por causa da suspeita e até ditar umas descaradas más arbitragens para os lados do Benfica. Poderá até já estar escolhido o vencedor da prova, uma prova imaculada que até tem outro campeão. De vez em quanto para não dar muitas canas é deixar o Sporting molhar a fruta para manter vivos essa falange de apoiantes. Depois de arrefecidas as suspeitas lá vai a sombra escolher qual dos eternos subserviente mais capacitados para esconder novamente os negócios.

Por isso, não vale a pena o Sporting sair da competição e esperar que o Porto acompanhe. Até porque o Porto quer é estar no lugar do Benfica. Querem lá saber se ganham justo. Querem é ser o testa de ferro da sombra, posição que perderam após apito dourado. É muito dinheiro que rola por baixo da mesa. Todos o querem.

A única solução que vejo para isso acabar, já que a nível jurídico está tudo controlado, é a perca da paixão dos adeptos. Um mágico só tem publico, enquanto manter a ilusão. Se perder essa ilusão, o publico afasta-se e o mágico tem de ir fazer pela vida noutra freguesia. O futebol está doente. A paixão dos adeptos, nuns casos esmorece, noutros torna-se fanatismo. O futebol está a morrer como desporto e o negócio futebol perderá o seu publico. Mas a sombra continuará, se não der no futebol, ache-se outra coisa que dei-a para camuflar os malabarismos ilícitos.