Num mundo afetado pelo vírus COVID-19 muita coisa vai mudar. Como tal, esta é a oportunidade “perfeita” para reestruturar o futebol, principalmente o português.
Assim, e não focando necessariamente na próxima época, já que essa pode ter alterações temporárias (como o aumento de número de equipas devido à impossibilidade de finalizar campeonatos), que mudanças a nível de futebol, competições, regras, etc, mudariam?
Deixo alguns exemplos como a eliminação/alteração do modelo das taças, aumento do numero de jogadores formados no 11 inicial, mais substituições, maior numero de jogadores no banco, etc etc.
Eu usava algumas das regras do futsal como a possibilidade dos jogadores entrarem e saírem de forma ilimitada. Os lançamentos laterais puderem ser com os pés. A impossibilidade de passar duas vezes ao GR. E mesmo o tempo máximo em que se pode ter a bola no meio campo defensivo. O tempo máximo para bater bolas paradas.
O tempo cronometrado pode ter implicações ao nível das transmissões de TV, podendo os jogos estenderem-se durante demasiado tempo.
Tempo máximo em que se pode ter a bola no meio campo defensivo é excelente. A única forma do futebol se tornar um grande espectáculo no futuro e atrair mais gente aos estádios, é reformular as regras de forma a incentivar um jogo de ataque , de procura de golo constante, não permitindo equipas que se vejam em vantagem a dada altura do jogo, se limitem a perder tempo e ao anti-jogo constante. No fundo um pouco à imagem das modalidades de pavilhão, todas elas com um conjunto de regras para promover o espectáculo.
Existem várias outras soluções para tornar um jogo de futebol de novo um espectáculo atractivo, e não algo enfadonho como vemos hoje em dia em PT. Aumento do número de pontos por vitória etc etc
Isso são alterações mais profundas e aí, acho que teriam que ser aplicadas a nivel mundial (ou pelo menos europeu) e não com tanta facilidade em Portugal
Esta iniciativa parece-me das poucas que faz sentido. Pelo menos na linha daquela que transformou a vitória de 2 para 3 pontos (se bem que aumentar mais o número de pontos aumentasse ainda mais o fosso entre equipas grandes e pequenas, como aconteceu).
O futebol tornou-se popular por alguma razão. Mudanças que visem melhorar o fenómeno são bem-vindas, mas mexer demasiado pode estragar.
Zero pontos nos empates a zero, sim. Pelo menos mais uma substituição durante os 90 minutos ou mais duas no caso de prolongamento parece-me também aceitável.
Mas pouco mais.
Mexer na duração de jogo etc acho um erro. Parte da magia do futebol também envolve o “sacrifício” de completar a hora e meia, a gestão da bola e o cansaço dos “heróis”. Falamos hoje de atletas de alta competição e lá está, mais uma substituição resolve algumas coisas (em jogos disputados debaixo de certas condições atmosféricas claro que pode e deve haver paragens pré-estabelecidas para hidratação dos jogadores).
FIFA testa quatro mudanças que podem revolucionar as regras do futebol
Pode estar nos planos da FIFA uma verdadeira revolução nas regras do deporto mais popular do mundo, com a a entidade máxima do futebol a realizar testes para avaliar quatro mudanças. As novidades são:
A implantação de duas partes de apenas 30 minutos, com o cronómetro a parar quando a bola sair do campo ou houver faltas. À semelhança do que acontece no basquetebol ou futsal, por exemplo;
Substituições ilimitadas. Até antes da pandemia, o máximo eram três alterações por jogo. Com a covid-19, implantou-se o sistema com cinco substituições. O regresso à normalidade pode levar a alterações sem qualquer limite.
Permitir lançamentos laterais com os pés. No entender da FIFA, isso permitiria criar situações de muito mais perigo, já que a bola poderia alcançar a área rival com mais facilidade.
Punir o cartão amarelo com uma suspensão temporária de 5 minutos. O jogador ficaria de fora do relvado e regressaria ao fim do tempo estipulado.
Estas mudanças estão a ser testadas na Taça do Futuro do Futebol , torneio para sub- 19 disputado por PSV, AZ, Leipzig e Brugge. No final, a FIFA avaliará o impacto destas mudanças e decidirá se as mesmas devem ser alvo de um pedido ao International Board, organismo que fixa as regras do futebol.
Destas não concordo com a 2, substituições ilimitadas… Podiam aumentar, mas sem poderem reentrar.
A 1 completamente de acordo, o tempo útil aumentaria,
A 3, é interessante, mas nada de extraordinário,
A 4 a melhor proposta de todas, castigar os jogadores no jogo em questão em vez de noutro jogo que nada tenha a ver. Como está está-se a beneficiar o infrator , com a proposta cartões amarelos eram castigados no jogo e por exemplo ao fim de três exclusões seriam expulsos definitivamente sem serem substituídos.
Achas que não é estupido uma equipa levar por exemplo 10 amarelos e muitos deles ficarem castigados no jogo a seguir contra outro adversário em vez de serem penalizados no proprio jogo em que fazem as infrações mais graves?
Estupido é nao serem castigados no jogo que está a decorrer.
Ponto 1 concordo
Ponto 2 ilimitadas não, talvez ate um máximo de 6 e regras tipo futsal, o jogador so entra quando o outro saí na zona do banco
Ponto 3 lançamento… esta tinha de ver uns jogos para perceber se sim ou não.
Ponto 4… esta acho interessante, mas ao mesmo tempo que reduziria o numero de faltas, aumentaria a nivel estratosferico principalmente aqui no tugao a contestação as árbitragens .
Eu acrescentaria mais uma… a comunicação dos arbitos, a semelhanca de outras modalidades nos states e no rugby deveria ser ouvida pelo publico
Ponto 1 discordo, deixem os jogos serem de 45 min em cada parte, essas Amélias são pagas para correrem para nosso entretenimento.as Concordo com o tempo parar quando a bola não está jogável.
Ponto 2 acho que devia ser permitido levar 12 jogadores para o banco, mas x teriam que ser jogadores sub 23. Substituições ilimitadas parecem me mal porque iriam permitir que houvessem jogadores que só entravam para bater livres ou cantos ou pênaltis, passando o resto do jogo a saber que não ia meter os pés em campo. Mas as substituições deviam ser pelo menos 5 como há agora, mas com a possibilidade de serem alargadas quando há tempo extra.
Ponto 3 não aquece nem arrefece, mas este ponto não está totalmente explicado, visto que a sugestão é que o jogador possa sair a jogar sozinho quer em cantos quer em livres e nessa parte já sou mais contra, mas é algo a ver como impactara o jogo
Ponto 4 é só ridículo. Se for para a frente os rabolhos e os porcos iam passar a jogar contra 4 ou 5 e nós sempre com menos 2 ou 3.
Resumindo, os estrategas da FIFA devem querer imitar ainda mais os desportos americanos para o melhor e o pior. Em vez de se preocuparem em atualizar a regra do fora de jogo agora que há um sistema capaz de garantir uma observação correta das posições dos jogadores ou em mudar as regras que beneficiam os empresários corruptos querem fazer mudanças de fundo. Um problema de cada vez sff