Estranho ninguém ter criado um tópico sobre este assunto. Porque Portugal não é só Porto e Lisboa e o futebol não é só profissional, seria interessante saber quais de nós apoiamos as equipas das nossas localidades de origem/residência (e não jogam nem na Vitalis nem na Liga Sagres), e semanalmente pôr aqui os resultados das mesmas, e debater outros assuntos relacionados com as divisões onde estas jogam.
Começo eu, sócio e presença habitual nos jogos, quer em casa quer fora, do Sintrense, clube que joga na 3ª Divisão Série E, que cumpriu o seu 98º aniversário no dia 7 de Outubro, e está a menos de 2 anos de se tornar centenário. O rival histórico do Sintrense, é o Cacém, já que no passado estes jogos eram por tradição os jogos mais “quentes”. Em termos de história, o Sintrense nunca alcançou a actual Liga Vitalis, mas conta com 15 épocas na anterior 2ª Divisão, que era a divisão imediatamente abaixo da 1ª, (a 1ª presença com 14 temporadas consecutivas) e 5 épocas na actual 2ª Divisão B (agora sem o B, mas que ainda é conhecida assim), a última das quais em 2003/2004.
Tem cerca de 1400 sócios, mas nas suas melhores épocas chegou a atingir um número relativamente superior aos 2000.
O meu segundo clube é o Amora Futebol Clube. Sou sócio desde que nasci, há 22 anos.
O Amora foi fundado no dia 1 de Maio de 1921. Actualmente, encontra-se a disputar a 1ª divisão distrital da Associação de Futebol de Setúbal, liderando de momento a classificação. O objectivo desta época passa pela subida à III divisão nacional.
Enquanto o meu avô e o meu tio foram vivos, ia a todos os jogos em casa e a quase todos fora. Confesso que a partir daí, a minha militância caiu a pique. Ainda me lembro de ver o Amora a disputar a actual Liga Vitalis, na já longíqua temporada de 94/95. Lembro-me também muito bem de ver Jorge Jesus como técnico do Amora, vendo sempre os jogos de cócoras. “Tenho uma melhor perspectiva para o relvado”, dizia ele.
O grande rival do Amora é o Seixal. Existem muitas histórias sobre a rivalidade dos dois clubes, mas havia uma tradição curiosa. Quando o Amora subia de divisão e o Seixal descia, era usual colocar uma bandeira do Seixal dentro de um caixão e lançá-lo ao rio Judeu (é um braço do Tejo que separa a Amora do Seixal).
E pronto, aqui fica uma pequena descrição do meu segundo clube!
Incluí no meu post original, uma foto do plantel que conseguiu a última subida de divisão do clube até à data, conseguindo também ser campeão nacional da Série E da 3ª Divisão, em 2002/2003. A foto foi tirada na última jornada, jogo no qual o Sintrense garantiu o título de campeão, diante da equipa B dos lamps (alguém arranja um adversário melhor? :mrgreen: ), empatando 0-0 no campo do Futebol Benfica, com uma presença em massa dos adeptos sintrenses. :great:
Se entrares no site que coloquei aqui do Amora, logo na página inicial tens o projecto do futuro estádio do Amora.
Esse projecto, foi o meu primo que o fez gratuitamente para o Amora. Mas lá está, o Amora está com dívidas, a jogar no Distrital e não parecem haver muitos investidores interessados… Poderá não passar disso mesmo, de um projecto.
Por acaso já há algum tempo que não falo sobre isso com o meu primo, terei de me informar melhor
Não tenho acompanhado muito a vida do Clube desde que desceu da 2ª, tanto que até há duas semanas nem sabia que tinham equipa de seniores outra vez (obrigado farnas e alemid ;)), contudo sempre foi uma equipa por quem nutri um carinho especial, já que é a equipa da terra dos meus avós e da minha mãe, tendo o meu avô chegado em tempos a desempenhar um cargo de relevo na vida do Clube (não tenho a certeza se chegou mesmo a ser presidente).
O ponto alto da vida do Clube penso que foi quando chegou à final da taça com o Beira-Mar decorria a época de 1998/99, tendo eu estado presente no Jamor nesse dia, num jogo em que a arbitragem foi miserável (reparei agora que o larápio de serviço era o lucilio batista. Curioso :shhh:). Fui a alguns jogos ao Estádio, principalmente enquanto o meu avô foi vivo, mas sendo o Estádio a mais de 300 km (?) do sítio onde habito, Lisboa, torna-se complicado ir lá mais vezes :lol:
Aqui em casa tenho um alfinete de ouro com o símbolo do Clube que foi dado ao meu avô quando fez 50 anos de sócio, sendo este um dos seus clubes do coração, a par da Académica de Coimbra (quando, como ele dizia, o futebol ainda era futebol).
Para finalizar, devo dizer que neste momento o Clube encontra-se a disputar a 1ª divisão série A da AF Portalegre, estando neste momento isolado no 1º lugar depois de 6 vitórias em 6 jogos. Os dois últimos resultados foram:
Eu quando vi aquele projecto (muito bonito já agora) até pensei que tivesse dedo da Câmara, mas como tu dizes, o clube afundado em dívidas é muito dificil. No entanto a mim custa-me que uma cidade como o Seixal não tem um clube com outra expressão…
Sempre gostei e acompanhei o Campomaiorense, principalmente quando andavam na primeira divisão, pois sendo Alentejano e sendo um Sporting, era juntar o util ao agradavel, sofri tanto nessa final do Jamor como se fosse com o Sporting.
Tb sou socio do Sintrense, salvo o erro, era o 1982. Como tenho 33 anos, nos meus tempos de juventude vivi muitos derbis entre o Sintrense e o Cacem. Há uns anos que não vou ver o clube e agora até mijas na escada como o 1º Dezembro já acabam à nossa frente
Mijas na escada… o 1º de Dezembro é neste momento o clube nr 1 de Sintra. E só não aposta efectivamente em divisões superiores por fazer uma gestão realista e ter noção da sua dimensão. Mas a todos os níveis, neste momento, não temos rival em Sintra.
Temos o Real, esse sim é que está à nossa frente, embora já seja quase Amadora…
Quanto ao 1ºDezembro, tem um projecto ambicioso, sim, mas que nos últimos anos tem falhado na recta final em termos de resultados. E este ano penso que se contiveram um pouco, mas ainda assim só têm menos um ponto que o Sintrense.
Têm futebol em todos os escalões e no Futebol Senior joga actualmente a 1ªDivisão Distrital :inde: da AFL.
Este fim de semana perderam em casa 1-2 com o Cheleirense :xock: , e ocupam o 8º posto da Geral.
De notar que num dos sinteticos do complexo desportivo :lol: funciona a EAS/Povoa Santa Iria :dance: :dance:
Fazem barulho, são porcos, e não jogam nada…Além disso era frequentemente “abordado” pelos jogadores mais novos do clube a fim de verificarem o estado do meu telemovel.
Para mal dos meus pecados descobri no outro dia que a CML assinou um protocolo com o grande Palmense que garante o campo por mais 50 ANOS!!
O outro clube de bairro é o fifica…querem que eu fale sobre ele? :twisted: