[Futebol] Jogos Inesquecíveis

“Jogos Inesquecíveis”

Na mesma linha do tópico “Adivinha o Filme” e como tópico-irmão do “Quem é quem? - Jogadores”, resolvi abrir este tópico sobre jogos de futebol, 'partidazos’ ou até jogos muito maus que vos ficaram na memória por este ou por aquele motivo. Inesquecíveis, para o bem para o mal. Pela rivalidade, pela vossa dedicação à condição de amantes do futebol (quem o for), sei lá. Por tudo. Porque, como disse um dia Shankly, “o futebol não é apenas uma questão de vida ou de morte; é muito mais do que isso”…

Cada sportinforista deixa uma foto de um jogo que o marcou por algum motivo e tem duas hipóteses: b pode esperar que outro forista adivinhe o jogo de que se trata[/b] ou b pode logo dizer qual é o jogo e por que motivo esse jogo lhe ficou na memória[/b]. É um tópico que penso que servirá para todos partilharem as suas histórias e para a malta enriquecer a sua “enciclopédia” da bola e ao mesmo tempo acrescentar páginas nas dos outros. Desde finais de Liga dos Campeões, Europeus e Mundiais até aos jogos mais corriqueiros.

Nomeio desde já o Pireza como patrono deste tópico. E tens que aceitar, Pireza! :wink:

Só peço para que tentem manter este estilo de uma foto por post e depois aguardarem o tempo suficiente para os “viciados da bola” a dissecarem e partilharem memórias (se é que se lembram de alguma coisa desse jogo). É que depois as memórias que cada um tiver podem levar o tópico para muitos caminhos diferentes, desde o jogador que foi herói nesse jogo até ao árbitro que o arbitrou, passando ainda pelas memórias que tinham dessa época… muita coisa.

De resto, se o tópico fracassar, paciência. Deixa-se que vá descendo no quadro e pronto. :slight_smile:

De seguida vou “abrir as hostilidades” e deixar um exemplo de como acho que devia ser “isto”. Começo pelo Sporting - Belenenses porque foi o primeiro jogo que me veio à cabeça e era do Futebol que recordo mais vezes… :arrow:

PS: preparem-se porque eu tenho muitos jogos inesquecíveis, por este ou por aquele motivo. Espero que haja [sei que há] por cá pessoal com mais memórias para partilhar. ;D

Acham que se pode passar o tópico para um quadro mais apropriado?

Pensei muitas vezes nisso antes de o abrir, Paracelsus. Fica à consideração do Staff. Como o dos jogadores já cá estava no Café, achei que este também “fosse para estar”. Mas vocês é que sabem… :slight_smile:

A ir para outro lado, só se for para o Futebol dos Outros. Vocês é que mandam.

Sporting v Belenenses, de 1992/93

Um jogo que me lembro porque…

  • era do tempo em que o futebol era ao domingo à tarde e esperava ansiosamente que passasse o “Grande Área” na RTP (só mais tarde foi o “Domingo Desportivo”) para devorar todos os resumos dos jogos;

  • Stan Valckx marcou um golaço neste jogo, de livre indirecto, deixando cair o seu pé canhão, e o Pedro Espinha nem a viu, limitando-se a rebolar umas quantas vezes depois de se estirar;

  • Cadete marcou um daqueles golos de cabeça que só ele sabia, na sequência de cantos (na altura era o pé mágico do Balakov a meter-lhe a bolinha, mas acredito que até a um canto do Ronny ele responderia com êxito);

  • porque foi este Sporting que me fez ser sportinguista convicto, ora essa; :slight_smile:

A pergunta que se impõe para dar início a “isto”: E algum de vocês se lembra deste jogo? Porquê?

Vou andar por aqui bastante porque acho que o topico tem condicoes para se tornar deveras interessante (principalmente se o Pireza alinhar…) mas nao comeca bem pq nao me lembro de nada deste primeiro jogo. Vou aguardar :beer:

Acredito que seja um jogo demasiado “morno” para começar, mas também não queria começar logo com um clássico daqueles, tipo final da Liga dos Campeões. Assim este é de uma fase do “Sporting romântico” que acho que todos nós gostámos e abre uma discussão mais “nossa”… Os Barcelona v Atl. Madrid, Man Utd v Bayern ou Liverpool v Alavés podem esperar. :slight_smile:

Nesses ja puderei certamente contribuir :lol: em 92 tinha 8 anos e cm gosto de queijo… :rotfl:

Va, os entendidos que se cheguem a frente.

Eu gosto muito do futebol holandes. Da mentalidade de jogo atacante e bonito que tem.
Sem qualquer tipo de dúvida o jogo que me emocionei mais a ver foi de longe o AZ Alkmaar-Sporting.
Acho que muitos sportinguistas pensam o mesmo …

meia final da taça uefa, e ultimo minuto do prolongamento… um acesso a uma final jogada em nossa casa…
e que belissima equipa tinhamos… :mrgreen:

O unico que pode chegar perto deste é o Portugal-Inglaterra de 2004.

Eu tinha 7 anos, mas não sei porquê é um dos jogos da infância que mais me recordo. Acho que se fechar os olhos ainda vejo o resumo do jogo. Recordo-me mais do que muitos jogos que vi na íntegra. Acho que foi a um domingo à tarde, um domingo de muita chuva.

Lembro-me do golo de Vackx também porque no dia seguinte, num jornal chamado ‘Gazeta dos Desportos’, ou coisa parecida, veio esse golo retratado nuns rabiscos que eles tinham - desenhavam os jogadores e a trajectória da bola num desenho que servia para eleger o melhor golo da jornada.

O Sporting x Boavista em 93-94, que a imagem do senhor do avatar do DaRocha documenta.

Estava eu na explicadora, era miudito, mas vibrava com o Sporting que era uma coisa maluca. Conclusâo: a explicadora deixava-me ver o jogo, mas eu tinha que cumprir todos os problemas de matemática sozinho (meu calcanhar de aquiles na altura). E assim foi.

Grande exibição de Jusko, Luís Figo, Oceano e Balakov. Só de me lembrar o baile de Oceano frente ao matacão Alfredo, endossando depois a bola a Iordanov, é de me partir a rir.

Grande exibição do Sporte. :arrow:

É para isto que estes tópicos servem. Estás enganado, Zé, o jogo a que te referes foi um desempate da Taça de Portugal, da época de 94/95, que ganhámos 5-0, com três do Juskowiak. Um jogo a uma quarta-feira ao fim da tarde, daí estares na explicadora. :wink:

O jogo da imagem do meu avatar foi na época anterior, sim. E não teve transmissão televisiva, acho. No dia anterior, o Salgueiros do Sá Pinto tinha derrotado o Fifica e então o Sporting entrou a matar no jogo com o Boavista, porque subiria à liderança em caso de vitória. Acho que à meia hora já vencia por três, com golaços de Figo, a tal bicicleta do Jusko e outro golo de Balakov (ui. ui, que chapéu!).

Grande tópico,iniciado pelo auri-negro Da Rocha. :slight_smile:
Posso dizer que o meu sportinguismo começou mesmo no “verão quente de 93”,lembro-me vagamente de alguns jogos dessa época,mas foi a partir dessa pré-temporada do Paulo Sousa e Pacheco que comecei a acompanhar o Sporting com mais intensidade.
Lembro-me da Gazeta,de ler o jornal,o que foste lembrar… :slight_smile:
Mas é em 93/94 que começam as grandes emoções e desilusões,lembro-me perfeitamente do golo de Sá Pinto e da posterior liderança do campeonato,selado com um jogo de Domingo à tarde,com um vitória por 3 a 1 frente a um “perigoso” Boavista.Muitos jogos,muitas vitórias,algumas derrotas,o sportinguismo já estava a entrar por um caminho quiçá sem retrocesso,começavam os golos a abrir o jogo de Figo,para depois os Isaías deste futebol luso darem a volta ao texto,começavam os Setúbeis de Yekini e Nunes entre outros a “assustar” Alvalade,os jogos nas Antas com 8 jogadores :),e claro o epílogo,os 3-6,os saltos com os golos de Figo e Cadete,para depois de novo,os Isaías,os Hélders e os JVPs “acabarem” com o sonho de um miúdo de 10 anos,que foi logo para a cama mas ainda a tempo de ouvir Toni “inchado” a dar uma entrevista ao repórter de campo.
A época acabaria com a finalíssima da Taça de Portugal,com o golo de Vujacic a não ser suficiente para o posterior golo de Aloísio.Depois?Depois,veio o Mundial 94,o início dos “3 pontos por vitória”,mas isso fica para outra ocasião. :slight_smile:
Ah,sim,os jogos em canal aberto,a cobertura que o futebol luso merecia e merece apesar de tudo,os relatos de Domingo,os comentadores para tudo e mais alguma coisa,até para as arbitragens.

Exactamente Da Rocha. Tens toda a razão, fiz clara confusão. Muito obrigado pelo esclarecimento companheiro. :arrow:

Essa bicicleta ficou me na memoria. Lembro me de estar por casa a ouvir o jogo sozinho na radio (nao me recordo porque razao nao fui ao estadio, devia estar com gripe ou assim), por isso concordo com o a Rocha quando diz que nao houve transmissao televisiva.
A partir do momento em que ouvi “golo de bicicleta”, passei o resto do jogo a “treinar” bicicletas ficticias no sofa da sala (tinha 9 anos…) :rotfl:

O outro jogo, tambem sem transmissao televisiva foi de facto para a taca de portugal. Tenho a certeza que foi num dia de semana, e como nao tinha radio em casa, decidi “pedir emprestadas” as chaves do carro e fui la para dentro ouvir o jogo :whistle:

Esse teve transmissão televisiva [tanto teve que passa muitas vezes na RTP Memória]. Sei até que foi no dia 11 de Janeiro de 1995, porque saí da escola e fui depois aos anos de uma tia minha, aproveitando de passagem para ver as 5 batatinhas na casa dos meus avós. :slight_smile:

:think: :think: :think: la esta…entao porque raio e que eu fui para o carro feito parvo? crianca ignorante ^-^

Não terá sido num jogo também contra o Boavista na época transacta em que fomos eliminados pelos axadrezados?Penso que também foi num dia da semana…

Eliminados pelo Boavista na época transacta não fomos. Então não fomos à final da Taça com o Fóculporto em 93/94? :slight_smile:

Estava a falar da época de 92/93,sorry.

Pronto, como já vi que o meu primeiro jogo foi uma péssima escolha, vou lançar mais um jogo do Sporting, este sim de grandes memórias.

Depois, sim, pode-se abrir a discussão a outros jogos.

PS:

Ah! Aí está certo… :wink: