Se o jogador chegar ao Chelsea com vontade de trabalhar,se tiver atitude competitiva irá triunfar de certeza,o que faltou ao De Bruyne foi precisamente isso porque ele até teve oportunidades mas quando jogava demonstrava pouco,passava imensas vezes ao lado do jogo.
Sinceramente acho o Mourinho bem melhor que o Brendan Rodgers, aliás nem sequer o acho um treinador de grande nivel(pelo menos até agora…) e depois ainda há a questão do Chelsea ser um clube vencedor e o Liverpool não,portanto acaba por ser normal que um jogador opte pelo clube que ganhe mais titulos e que esteja anualmente na Champions a lutar pela mesma.
Quanto ao treinador do Basileia concordo,grande trabalho que tem feito por lá,parece-me extremamente competente :great:
Mas o Mata e o KdB não são muito indicados para o sistema do Mourinho.
O Salah é rápido, esquerdino (o Mou prefere alas invertidos), defende bem (teve imensas recuperações de bola na Champions se não me engano), etc.
Não estou a dizer que está ao nível do Mata e do KdB, mas para esta equipa enquadra-se melhor.
O Salah é uma contratação espectacular. Dos jogadores que mais gostei de ver neste último ano - na liga europa e na champions. Ao nível do Shaqiri quando foi para o Bayern. Adorava ver os 2 no mesmo 11, Salah na esquerda e Shaqiri na direita.
Onde é que o Mourinho jogou com um falso 9, no Real ? Se há coisa que o Mourinho apresenta sempre nas suas equipas, é um puro avançado-centro. Não acredito que ele se sujeite a experiências …
Um Matic-Ramires (com Óscar à frente), é mais do que suficiente para assegurar controlo no meio-campo (todos sabemos a importância que ele dá a este sector, em particular). Ainda assim, acho que para o ano, ele precisa de fazer uma remodelação total naquele meio-campo. Descontando os dois acima citados + Van Ginkel (não consegui perceber o que valia, apenas pelas prestações na pré-época), o resto (Essie, Mikel e Lampard) era tudo pra ir à vida.
E estou absolutamente convicto, que o Chelsea vai ter uma equipa do caraças em 2014-2015. Este gajo não dorme.
Além do que referiste em termos de meio-campo, faltará também um lateral esquerdo para substituir o Cole, mas o Mourinho sabe claramente o que faz e até tenho gostado de ver o Azpilicueta a defesa esquerdo mesmo não sendo a sua posição de origem. Não me parece que, como muitos dizem, seja preciso mais um ponta de lança. Há que continuar a acreditar nos que estão lá, qualidade têm (e muita), portanto não me parece razão para ir ao mercado, mas se continuar a não dar certo ainda existe um jogador que pertence ao Chelsea e que felizmente foi emprestado para poder confirmar o seu enorme potencial e repor bons níveis psicológicos, que é o Lukaku, e ele poderá ser peça chave no futuro do ataque do Chelsea.
Quanto ao 1º paragrafo, concordo totalmente. O Mourinho sempre evidenciou isso nas suas equipas, Ibra, Benzema, Milito, sempre teve um jogador forte dentro da área, um matador.
[hr]
O Mourinho praticamente já assumiu que este seu 1º ano de volta a Stamford Bridge está a ser levado como um ano de reconstrução, remodelação, rejuvenescimento, da equipa do Chelsea, aquilo que ele está a tentar fazer é estabelecer uma estrutura de sucesso para o futuro, tornar o Chelsea numa equipa ganhadora, de forma recorrente, ao longo dos próximos anos. De forma rudimentar, ele quer tornar-se no Ferguson de Stamford Bridge. Ele adora aquele país, tenho quase a certeza que quer ter uma longa carreira por lá.
E está a fazê-lo. Neste momento jogadores como Lampard, Essien, Terry, Cole ou Cech, têm importância extrema, são eles a estrutura do balneário, é impossível tentar fazer uma “passagem de testemunho” dentro do balneário antagonizando por completo a estrutura vigente, que foi o que o AVB tentou fazer, rapidamente percebeu que não dava, fizeram-lhe a cama. Se há alguma coisa que o Mourinho sabe como poucos é como gerir um balneário, um grupo, como liderá-lo, como é que o ambiente funciona.
O próprio já disse também que com 2 ou 3 contratações, feitas de forma cirúrgica, acertada, o Chelsea vai ter uma equipa forte. Eu acrescento, se ele acerta “em cheio” num PL, num LE e num central para acompanhar Cahill (David Luiz já se percebeu que não é do agrado do Special One e o Terry está com os pés para a reforma, falta ali um “centralão” para acompanhar o Cahill e um mais jovem para o banco, para ir crescendo), o Chelsea vai ter uma equipa de fazer tremer qualquer equipa inglesa e europeia. Será um dos principais favoritos a limpar tudo. Aliás, toda a gente sabe que as 2ªs épocas do Mou são sempre melhores que as 1ªs.
Bold 1- Quanto ao Kevin, eu acho que se deixou ir um pouco “abaixo” quando percebeu que não ia jogar tanto quanto achava ou lhe prometeram, e inclino-me mais para a segunda porque ele próprio admitiu ter uma proposta “muito boa” do Dortmund no verão, que recusou para ficar no Chelsea, depois de falar com o Mou. Também sou suspeito para falar do Kevin, aquela época que fez no Bremen não me sai da cabeça, se ele tivesse vindo a título definitivo e lá tivesse ficado era ídolo, não tenho dúvidas.
Bold 2- Aqui discordo totalmente, acho mesmo que mete muito consagrado no bolso de trás, fez um excepcional trabalho no Swansea, e em Liverpool está a fazer um belo trabalho também, há que ter em conta que pegou numa equipa cheia de caruncho e não tinha nenhuma base para aproveitar, aquele Liverpool era mesmo uma desgraça e ele tinha mesmo de “começar do zero”. O que se refletiu nos resultados na 1ª época, em que a equipa, apesar de jogar bem, muitas vezes perdia pontos ridículos por erros individuais. Nesta época, vê-se que os princípios de jogo estão mais consolidados, e jogam um futebol belíssimo, muito móvel, os jogadores têm muita liberdade e conseguem, tanto em transições como em posse, construir jogadas de golo através dessa mesma mobilidade, que desposiciona defesas com uma facilidade brutal. É ousado, não tem medo de arriscar, e aposta num futebol rápido mas apoiado, com a equipa a ser muito forte em todas as vertentes ofensivas. Defensivamente, estando longe de ser maus, são piores, sim, mas também podiam ter ali jogadores melhores na defesa. Para além disso, remodelou muito bem o plantel, correndo com grande parte do caruncho e trazendo bons jogadores(falhou numa ou noutra contratação, mas é utópico pensar que se vai acertar sempre)
É o oposto do típico “treinador britânico”, e acho que este Liverpool vai, cada vez mais, ser candidato a estar lá em cima na Premier.
Bold 3- Se eu fosse jogador(pés de Gelson e capacidade física nem lá perto, não me parece possível :mrgreen:), dava mais atenção ao facto de ter mais hipóteses de ser titular e de me destacar, mesmo que acabasse por ir para uma equipa pior, muitas vezes dar “passos maiores que a perna” pode ser prejudicial.
O Salah é uma excelente contratação para o Chelsea. O Mourinho, aos poucos, começa a dar sinais de querer construir um plantel que, mais do que render apenas no imediato, pode também render a médio/longo prazo.
Neste momento, fica a faltar um 9 de verdadeira qualidade mundial (tirando o Rooney, que me parece uma contratação improvável, não vislumbro mais opções no mercado) e depois um investimento na defesa. Na esquerda acho que é uma questão de tempo até atacarem o Luke Shaw, dos Saints, que promete ser a “next big thing” no que toca a laterais no futebol inglês. Para a direita, que é uma das posições mais carenciadas do futebol actual, só vejo mesmo o Coleman como opção, mas duvido que avancem para ele.
Já para o centro, não acho que faça falta um reforço, pelo menos para já. Apesar do Terry já não caminhar para novo, ainda há Cahill, David Luiz e Ivanovic, que para mim rende mais a central e que é um defesa muito seguro e muito fiável, mesmo ao estilo do Mou. Podem investir forte aqui, mas não me parece prioritário.
Mas de tudo, aquilo que me agrada mais é a juventude de qualidade que ele já tem “debaixo da asa” para assegurar muita qualidade nos próximos anos. O Salah é apenas o último exemplo. O Kalas tem 20 anos, o Van Ginkel tem 21, o Lukaku tem 20, o Courtois tem 21, o Bertrand Traoré (que vai ser grande craque, podem decorar o nome) tem apenas 18, o Oriol Romeu (outro grande craque) tem 22, o Van Aanholt tem 23, o Piazón tem 20, o Thorgan Hazard tem 20, o Chalobah tem 19…
Tudo malta com imenso potencial. Não há dúvidas que o Chelsea tem um futuro risonho pela frente.
O José avisou que vinha para ficar muitos anos, simplesmente está a fazer por isso. É um projecto diferente, que lhe obriga a planear não uma época, mas duas, três, quatro épocas, um projecto a médio/longo prazo. É um estímulo diferente do que vinha fazendo até então, penso que o próximo passo é criar uma identidade de jogo, algo característico a todo o Chelsea e que perdure por várias épocas. É a resposta do José a quem afirmou que é treinador de pouco tempo num clube. Belo desafio, por enquanto, está a planear com algum critério e qualidade. Curioso para saber como correrá no futuro. Isto é algo novo para o José e compreendo perfeitamente esta necessidade.
Não se trata de experiências, o futebol moderno é muito mais rápido, e precisa de todos os jogadores em movimentos para criar , constantemente, superioridades numéricas nos constantes duelos.
O Mourinho já viu que um 9 , à antiga, que tu apelidas de matador , não serve , ele quer um jogador
que marque golos.Eu gostava de ver o Shurrle a fazer esse papel :great:, rápido e remate com os dois pés.
A questão do duplo-pivot, continuo a dizer, é assunto encerrado com a chegada do Matic, mas acredito que possa
utilizar em casos especiais.
Em que é que te baseias para esta afirmação? Quer numa suposta preferência anterior por um 9 à antiga, quer agora por colocar um jogador móvel na frente de ataque?
Porque ele agora quer provar que joga ao ataque, mas para isso já percebeu que toda a equipe tem de trabalhar muito e
o próprio 9 tem de fazer de 10 e de 11 se for preciso.
Eu tenho a sensação que ele quer criar uma nova “espécie de jogador” : o médio faz tudo.
O médio faz tudo é :
rápido
taticamente disciplinado
joga a 8, 10,7 e 11 e o tal 9 de que falo
Não digo que façam estas posições na perfeição, mas desde que o façam muito bem.
O José não vai abdicar do duplo pivot. São quatros anos já a jogar com esse duplo pivot, não é agora que o vai mudar. Matic e Ramirez, é uma questão de tempo para esta dupla estar a jogar junta. Historicamente na Liga Inglesa todas as equipas possuem um box-to-box e o José tem o Ramirez.
Jogaram sempre com um 9, um avançado, não um ponta-de-lança. Dado que por norma o José gosta de extremos que derivem para o interior, dá jeito ter um avançado móvel na frente para cair nas linhas e dar opções de passe, para fugir às marcações, para abrir espaços para os extremos. Torres tem feito isso, Eto’o também, ainda por cima o Chelsea joga com dois laterais que dão mais consistência defensiva que ofensiva. Acredito que assim vai continuar, mobilidade é que o acontece na frente de ataque do Chelsea, com o futebol a passar pela magia, pelo cérebro de Oscar e espontaneidade de Hazard e William. Matic vai permitir que haja mais Ramirez em zonas avançadas do terreno, como vai permitir mais liberdade ao Oscar e ao mesmo pegar na bola em zonas que o obriguem a pensar rápido, a abrir ruturas na área adversária muito rapidamente.
No plano defensivo assistimos a um trabalho colectivo forte, no Chelsea todos defendem, principalmente os extremos que são obrigados a recuar e auxiliar os laterais, com o José tem sido assim, já no Real Madrid assim era e houve problemas com o Cristiano Ronaldo exactamente por este recuar pouco para defender.
Este Chelsea quando estiver a carburar bem, será um prazer assistir aos seus jogos e será difícil os ultrapassar.
Chown, como dizes ele costuma…
O futebol não é estático, quem estagna morre e ele está a antecipar um modelo de jogo
que , acrescido ao trabalho tático, imprima velocidade e superioridade numérica no miolo
para ganhar os duelos.
O passado e o presente nunca permitem extrapolar o futuro, por isso acho que ele
está a apostar que o futuro é este…vamos ver… é a minha visão das coisas.
Penso que estamos em concordância quanto ao Chelsea do José. Já que o escrevi vai de encontro ao que dizes: velocidade, superioridade numérica no miolo, coesão defensiva. :great:
Como já disse várias vezes, sou fã do Mourinho e tenho acompanhado a sua “jornada” e cada ano tem proporcionado
um desafio fortíssimo , mas isso também o fez crescer.
Por isto acho que ele está mais aberto, sem deixar parecer, e já sabe que não tem sempre razão,
como nenhum de nós, aliás :great:
Pellegrini junta-se a Wenger no ´ataque´ a Mourinho
José Mourinho está debaixo de fogo em Inglaterra. Depois de Arsène Wenger ter questionado o timing da transferência de Juan Mata para Old Trafford, também Manuel Pellegrini se mostrou bastante crítico do negócio entre o Chelsea e o Manchester United, estranhando a escassa utilização do espanhol na equipa londrina.
«O United contratou um jogador muito bom, mas, pessoalmente, não concordo que uma transferência como esta possa ocorrer a meio da época. Penso que um jogador não deveria ser autorizado a trocar de clubes do mesmo campeonato em janeiro. Talvez Wenger tenha razão quando diz que o Chelsea já defrontou o United em casa e fora, mas o meu argumento é mais genérico. Um clube com dinheiro pode contratar os melhores jogadores a meio da época», argumentou o treinador chileno do Manchester City, em conferência de Imprensa.
«Regras são regras, e nós agimos de acordo com elas, mas penso que deveriam ser alteradas. Não digo para fecharem a janela de janeiro, apenas que a alterem. Não penso que o Chelsea vá tirar partido disto, o Manchester United talvez sim. Mata é um jogador muito bom. É uma pena que ele não tenha sido muito utilizado no Chelsea. É estranho, mas o United contratou um grande jogador», atirou.
Não percebo estes 2. O Chelsea vende os jogadores a quem quiser.
O Arsenal vendeu o Van Persie, e ninguém reclamou.
O que se falou foi exactamente o facto dele ter estado quase certo no Liverpool e o Chelsea ter conseguido desviá-lo, tal como acontecera com o Willian no Verão passado. Além disso, a transferência já foi comunicada oficialmente pelos londrinos, foram cerca de 13,3 milhões de euros (bom preço tendo em conta a sua qualidade, a sua projecção futura e tudo o mais).