Saída de meio-campo, 9 passes sem espinhas… e golo… :o As outras até ficaram a ler! :o
As merdosas não marcaram um único golo neste jogo… :lol:
Marcar golos à actual gr da Quinta dos Lombos é tudo menos fácil porque ela é excepcional.
Marcar golos à actual gr da Quinta dos Lombos é tudo menos fácil porque ela é excepcional.
Só vi aquele pequeno resumo , mas parece-me que tambem será “tudo menos fácil” pará-las no ataque , pois tem um toque de bola fantastico:

Saída de meio-campo, 9 passes sem espinhas… e golo… :o As outras até ficaram a ler! :o
São sem duvida as duas melhores equipas nacionais, quanto a isso não há duvidas. A Quinta dos lombos tem novo treinador e parece que elas estão a gostar e ele puxa bastante pela parte técnica. O futsal é isto mesmo, passe e recepção de grande nivel é meio caminho andando para obter resultados.
Mas volto a dizer que a gr da Quinta dos Lombos é excepcional, se não é a melhor de Portugal fica apenas atrás da do benfas que tem apenas 17 anos mas que nasceu mesmo para isto.
Homenagem à antiga Guarda-Redes Internacional A
A ti, Carla Cristina
Falar de Carla Cristina é falar de sucesso, de liderança, de companheirismo, de amizade…falar da Carla é fácil, porque tudo o que fez, fez bem e só posso agradecer-lhe por ter partilhado imensos momentos comigo.
Esta carta tem uma razão, é um agradecimento à Carla, por tudo o que deu ao futebol feminino, pela maneira intensa e apaixonante como viveu o futebol, pela entrega, pela coragem, pela garra demonstrada face às dificuldades que teve de ultrapassar, porque não é fácil ser-se jogadora de futebol em Portugal e nós sabemos muito bem isso.
A Carla abdicou de muita coisa em prol daquilo que mais a movia, mas sei que não está nada arrependida, porque fazia-o de bom agrado, por gosto, por amor.
Falar da Carla, é falar de liderança, porque tem uma capacidade de liderar única e eficaz, está “entranhada”, o respeito que as pessoas lhe têm é tremendo. É uma pessoa respeitadora, coerente, frontal, por vezes demasiado, mas isso caracteriza-a enquanto pessoa. A liderança da Carla nunca foi imposta, é espontânea e fácil de receber, é um “dom”, na minha opinião.
Conheci a Carla em 1997, não me recordo muito bem se foi na selecção ou se foi a jogar contra ela, na altura era miúda tinha entrado no futebol há muito pouco tempo, não sabia quem eram as melhores jogadoras, não sabia quase nada, conhecia apenas as da minha equipa na altura, que era o Boavista.
Com o passar do tempo e com a minha ida mais assídua à selecção fui-a conhecendo, nesse tempo já era um dos “monstros” do futebol feminino, era respeitada e adorada por todas, fui-me aproximando muito lentamente da Carla nesse inicio até que cheguei ao 1º Dezembro. Fui colega da Carla desde 1999/2000 até que fui para o Prainsa, em 2008, e hoje em dia temos uma amizade boa, saudável e de grande respeito mútuo.
É muito sincero o que vou dizer. Mesmo tendo em conta a minha carreira até hoje e aquilo que represento no futebol feminino, não tenho nenhum problema em afirmar que tenho um ídolo, uma referencia, um exemplo no futebol feminino, e essa pessoa é sem dúvida a Carla!
Falando sobre a Carla a nível desportivo, sinceramente, e respeitando todas as minhas colegas que tive, mesmo na selecção, a Carla foi a melhor. Até ao dia de hoje não consegui encontrar uma pessoa com tanto talento e valor junto. Na sua posição não havia como ela.
Provavelmente em aspectos técnicos não serei a melhor pessoa para falar, mas pelo conhecimento mínimo que tenho sobre essa posição, considero que a sua prestação era exímia e não havia substituta à sua altura.
A Carla sempre foi uma boa colega, sempre tratou todas de igual forma e sempre defendeu, como capitã, as colegas até á “morte”, sempre defendendo os interesses da equipa, sempre em prol do bem estar do grupo, de uma maneira muito coerente e racional, como ela tão bem sabia fazer.
Provavelmente teria muitas historias para contar e fica sempre muita coisa dizer sobre tantos anos partilhados com a Carla, mas esses ficam na minha memoria e são tantos que nem num livro teriam espaço.
E porque já vai longa a carta, queria terminar com a parte mais dolorosa.
Há pouco mais de um mês a Carla deixou os relvados definitivamente como jogadora, confesso que senti um misto de alegria e tristeza, alegria porque a festa e homenagem que lhe foi feita naquele dia da final da taça foi sem duvida emotiva e merecida para uma pessoa como a Carla, por tudo o que conquistou e representa no futebol feminino, tristeza porque acabou a carreira a melhor guarda-redes nacional e aquela jogadora a quem segui sempre os passos como ídolo no futebol feminino.
E os ídolos só continuam a existir porque os comuns mortais os recordam e não deixam que as memórias morram e por isso mesmo serás eterna!
Foi uma honra e um privilégio!
Edite Fernandes
A Carla Cristina acabou a carreira?
E quem passa a ser a sua substituta na selecção?

A Carla Cristina acabou a carreira?
E quem passa a ser a sua substituta na selecção?
Sim acabou o ano passado na Final da Taça de Portugal no Jamor.
A Carla já não era titular da selecção nacional tendo dado a vez dela a GR Neide Simões do Escola FC.
http://www.escolafc.com/clube/plantel-senior/neide-simoes/
Só queria deixar aqui uma nota:
O 1º de Dezembro não empata para o campeonato desde 18 de Maio de 2008 e não perde desde 14 de Maio de 2006.

Só queria deixar aqui uma nota:
O 1º de Dezembro não empata para o campeonato desde 18 de Maio de 2008 e não perde desde 14 de Maio de 2006.
Se o nosso Sporting estivesse assim… :drool:
Crónica Futebol Feminino #13
Do futebol transportado ao futebol circulado. A aprendizagem, lenta, de um futebol pensado.
Há uma ideia errada de que no Futebol vencem os mais fortes, mais rápidos, mais altos. Esta é uma ideia que nos leva para o lado físico do jogo. Resistência, velocidade, força, aspectos físicos analisados e trabalhados isolada e desfasadamente de todas as outras componentes do Futebol.
“O todo está na parte que está no todo. O todo faz-se nas partes que fazem o todo, tal como as partes só são o que são naquele todo que é feito por elas. Desta maneira, ao separarmos a parte do todo, não só descontextualizamos a parte como alteramos o todo (Santoalha, 2008).
O Futebol caracteriza-se por ser um jogo cheio de incerteza, imprevisibilidade, aleatoriedade, contingências incalculáveis e, não menos importante, é um jogo Colectivo. Ou seja, um jogador para além de ter de viver (jogar) e conviver (jogar com os outros e contra os outros), terá de sobreviver num ambiente bastante complexo.
Será nosso objectivo, enquanto treinadores, permitir que crianças e jovens desenvolvam ao longo dos seus processos de formação uma enorme adaptabilidade ao jogo, que lhes permita dar as respostas mais adequadas aos inúmeros problemas que vão aparecendo.
Que interessa ter jogadores altos se quando no momento de saltar o timing de salto não é o mais ajustado? Ou se conseguir cabecear depois não são capazes de dar um seguimento correcto à bola porque não viram antes? Que interessa ter jogadores rápidos (deslocamento) se depois de conduzirem rápido a bola até à linha final quando olham para a área não está lá ninguém porque toda a equipa parou ou não chegou lá «ainda»?
Então “decidir o que fazer é um problema quase constante no quotidiano e, muito importante, no jogo, onde em qualquer acção, o 1º problema que se coloca ao jogador é sempre de natureza táctica: «o que faço aqui e agora?» ” (Resende et. al., 2006).
“Jogar de forma inteligente, passar para o pé direito de um jogador destro, ou para o esquerdo de um canhoto. Antes de receber a bola, já saber o que fazer com ela.” (Xavi, 2010). Ver antes, analisar o contexto, ver os colegas, onde estão, como estão, qual o melhor caminho…
Sendo o nosso jogar sensível às condições iniciais, devido à complexidade existente, importa “realizar estratégias de comportamento como arte de agir em condições aleatórias e adversas” (Frade, 1985). O jogador toma determinada decisão em função do contexto, dos colegas, dos adversários, mas para ele ser capaz de resolver o problema, de antecipar uma acção, de entender o porquê de fazer, o treino deverá contemplar este lado.
“Qualquer ser humano que escreva palavras tem de tirar significado delas.” (Stein, cit. Lehrer, 2009), e a criança que joga futebol? O EU (que será NÓS, Individual e Colectivo) irá emergir do nosso contacto (constante, regular) com esta realidade complexa, de onde retiraremos várias interpretações para formar uma ideia não só corporal mas também mental do nosso jogar.
Deste modo, é urgente repensar o nosso treino onde este lado intencional, de tomada de decisão, «o que faço aqui e agora», é um aspecto fundamental para uma melhor compreensão do jogo.
Em busca de um Futebol (Feminino) de Qualidade!
Isabel Osório
A Federação Portuguesa de Futebol deverá anunciar esta semana o regresso da Selecção feminina de futsal.A Selecção Nacional de futsal feminino está de volta. A FPF decidiu reactivar uma equipa que não competia desde Abril de 2004, altura em que empatou com a Espanha a três golos.
Esta medida visa, essencialmente, acompanhar o desenvolvimento que a modalidade tem tido nos últimos anos em Portugal, criando também um espaço para que as melhores jogadoras nacionais possam aparecer.
Jorge Braz, seleccionador de futsal masculino, deverá ficar, também, a liderar a formação feminina.
O regresso da equipa portuguesa coincidirá com a participação numa competição que decorrerá em Espanha e contará com algumas das melhores selecções europeias.
abola.pt
Finalmente uma boa noticia que apenas peca por ser tardia
MUNDIAL UNIVERSITÁRIO DE FUTSAL 2012 EM PORTUGALHoje, dia 19 de Novembro, durante a Reunião do Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) foram apresentadas as candidaturas de Portugal, Espanha e França ao Mundial Universitário de Futsal. Depois de atribuída a organização do Campeonato Mundial Universitário de Xadrez em Guimarães pela Universidade do Minho, a mesma instituição recebe mais um Mundial Universitário em 2012.
A apresentar a candidatura portuguesa, estiveram presentes o Prof. João Roquette, Presidente do Estádio Universitário de Lisboa em representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bruno Barracosa, Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário e ainda Prof. José Mendes, Vice-reitor da Universidade do Minho (UM). Também fizeram parte da mesa o Dr. Victor Sousa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, o Eng. Carlos Silva, Administrador dos Serviços de Acção Social da UM, Luís Rodrigues, Presidente da AAUM e Dr. Fernando Parente, Director do Departamento de Desporto e Cultura da UM.
O Futsal é sem dúvida a modalidade rainha do Desporto Universitário Nacional e a visibilidade a nível internacional tem crescido bastante nos últimos anos. Portugal foi Campeão Mundial Universitário no Masculino em 2008 e Vice-campeão Mundial Universitário no Feminino em 2008 e 2010. Já nos Europeus, a Associação Académica de Coimbra foi Campeã Europeia Universitária no feminino e a AAUM Vice-campeã no masculino, ambas em 2010.
Esta candidatura teve um forte apoio da Câmara Municipal de Braga no âmbito da inserção do evento no ano da Capital Europeia da Juventude em 2012. Também o Comité Olímpico de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol e a RTP - Rádio e Televisão Portuguesa, manifestaram o seu apoio
Fonte: FADU
O PRIMEIRO MUNDIAL OFICIOSO DE SELECCÕES FEMININAS TERÁ LUGAR EM ESPANHA.Sob os auspicios da FIFA, se celebrará de 4 a 12 de dezembro.
"El Comité Nacional de Fútbol Sala de la Federación Española de Fútbol ya prepara el que será el primer Mundial de Selecciones Nacionales de Fútbol Sala Femenino, que se celebrará bajo el auspicio de la FIFA entre el 4 y el 12 de diciembre en las localidades madrileñas de Torrejón de Ardoz y Alcobendas.
Este Primer Mundial contará con 8 Selecciones Nacionales participantes representando a los continentes de Asia, Africa, América y Europa. Las Selecciones partiipantes serán: • Brasil y Guatemala (por América) • Japón y Tailandia (por Asia) • Portugal, Rusia y España (por Europa) • Angola (por Africa) Los ocho conjuntos se dividirán en dos grupos de cuatro equipos, siendo cabezas de serie de cada grupo Brasil y España. El sorteo y presentación del Torneo se celebrará el próximo 26 de Noviembre en el Salón de actos del Polideportivo José Caballero de Alcobendas. El grupo encabezado por Brasil disputará sus encuentro de clasificación para semifinales en Alcobendas, y el Grupo que encezará España lo hará en Torrejón de Ardoz. Luego las Semifinales y la Final se disputaran integramente en Alcobendas.
Los encuentros de semifinales y la final a disputar en Alcobendas serán emtidos en directo a través de Internet por Decinco Televisión, y podrán ser seguidos en las páginas www.decincotv.es y www.futsalatv.com".
Um primeiro passo, arrojado, da Federação de Espanha no sentido de sensibilizar as instituições internacionais para a criação de competições de selecções nacionais. Por algum lado este processo havia de começar.
Fonte: Todos Somos Portugal
Mundial de Futsal Feminino
Equipas Participantes
Brasil
Guatemala
Japão
Tailandia
Portugal
Rússia
Espanha
Angola
Lista de convocadas:
Avintenses: Catarina Silva, Daniela Ferreira, Daniela Ribeiro, Mara Vieira e Sofia Ferreira.
Atlético Madrid (Esp): Sofia Vieira.
Ateneo Combarro (Esp): Sónia Coelho.
FC Vermoim: Ana Azevedo e Patrícia Magalhães.
Quinta dos Lobos: Maria Martins e Natalina Silva.
Benfica: Ana Pereira, Inês Fernandes e Rita Martins.
É com muito orgulho que leio esta noticia e que seja para continuar :great:
Destaco ainda a presença da Guarda-Redes Natalina Silva com a qual tive o prazer de privar. Enorme talento e quem a conhece sabia que ela ia chegar a este nivel.
Parabéns a todas. Força Portugal
Não sabes se vai ter transmissão? Na Eurosport ou assim?
Gostava bastante de acompanhar, ainda por mais com a nossa Selecção numa competição tão importante.
Força Lusas!
Por enquanto ainda não há qualquer informação que terá informação televisiva e sinceramente duvido que haja.
Só sei que as meias-finais e a final vão ser transmitidas nestes sites www.decincotv.es e www.futsalatv.com. Pode ser que tenhamos sorte e dê para acompanhar um jogo ou dois :great:
Obrigado. :great:
Já coloquei nos favoritos, esperemos que transmita alguns jogos da nossa Selecção.
Pode ser que a Eurosport se lembra e transmita na íntegra.
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=DozBAeY746M[/youtube]
É um video do ultimo jogo entre as selecções femininas de Portugal e Espanha.
O futsal nestes ultimos 6 anos evoluiu bastantate nos dois paises e com toda a certeza o jogo terá uma qualidade bastante superior :great: