Futebol Feminino

O futebol feminino de lá para cima é levado muito a sério, nota-se pelas selecções destritais. Apesar da grande potência que é Lisboa e talvez a Madeira, as selecções mais perigosas são as do norte.

Apenas uma ressalva, a Mónica Mendes foi a minha capitão à dois anos quando estive na torneio inter-associações e é uma jogadora fantástica a todos os niveis e muito provavelmente chegará à selecção A. Lembro-me de algumas de nós irmos para o torneio e levar aquilo como uma semana para “curtir” e ela não, sempre direitinha e isso está a ser recompesado e ainda bem :great:

Isso é um hábito português muito arreigado.

Pior, muitas vezes levar as coisas a sério por cá até dá direito a despeito: “olha aquele a querer armar-se em melhor que nós”.

Pois infelizmente é mesmo isso mas também é preciso não esquecer tudo o que rodeia o futebol feminino.
O Torneio é de Fut 7, eu joguei pela AF.Setubal e tirando a Mónica e outra jogadora que na altura jogavam no Beira Mar Almada só foram seleccionadas jogadoras de futsal, parecendo que não isso é um handicap e a motivação nunca é a mesma (por mim falo).
Foi a primeira vez que joguei Fut7 na vida e é uma realidade diferente. Regras, dimensões do campo e no meu caso dimensões da baliza e da área, chuteiras de pitons, luvas … enfim tudo bastante diferente da que estava habituada. Tivemos 4 ou 5 treinos para nos habituarmos e fomos para o torneio. Digo mais a AF.Setubal é capaz de ser das mais pobres e desinteressadas, pelo menos no que toca a futebol feminino. Nós andamos uma semana à vontade e nem treinador à altura tinhamos enquanto as outras selecções tinham um cariz bastante mais profissonal.
Fizemos um torneio razoavel porque fomos capazes de contruir um grupo muito coeso e unido tanto dentro como fora do campo. É claro que muitas viram aquilo como umas mini férias e o futebol era apenas um extra mas tudo o que está por trás de nós jogadoras também é importante.
Falando por mim, eu levo o futebol muito a sério sem duvida alguma, é a minha vida e mesmo sabendo que provavelmente não poderei fazer disto vida vou lutar pelo o meu sonho custe o que custar. Mesmo que não concretize algumas ambições minhas saio de consciencia tranquila sabendo que fiz tudo pelo que realmente amo.

Há que organizar as coisas a partir dos orgão máximos e a partir dai tenho a certeza que o esprito com que se vai para este tipo de torneios possa ser algo diferente. São eles que tem primeiro de mentalidade e isso arrastará o resto.

O primeiro grande obstáculo a ultrapassar é a mentalidade colectiva em Portugal. Se por um lado somos conhecidos pelo nosso calor humano em contraste com a suposta frieza europeia, o que eu vejo é que isso muitas vezes é falso. Temos coisas boas que outros já perderam, é certo. Mas temos por outro lado um legado de pequenez incrível.

Socialmente temos todos os tiques de competição que os outros países têm, mas é para nivelar por baixo. Em vez de ser “aquele é bom, quero ser como ele” é mais “aquele é bom, sacana, hás-de ser pior que eu”.

Aliás, às vezes são os mais próximos que o fazem, por isso toda a conversa do país muito caloroso passa-me um bocado ao lado. Há muita inveja. Começa logo na escola com os professores que não querem puxar pelos alunos, mas sim lixá-los. Não lhes dá gozo criar, dá-lhes gozo destruir. É muito anquilosante.

Vai ser difícil para ti seres uma futebolista profissional de sucesso aqui neste país amadorista onde a única coisa verdadeiramente profissional é a politiquice e o tachismo, como se vê nos tais órgãos máximos que falas (e esses são os mais visíveis, porque a nata está na parte intermédia, na árvore de gente incompetente que bloqueia tudo em seu favor). Mas não é impossível. Mais não seja cumpres a tua parte, como dizes, e ficas com a consciência tranquila que fizeste tudo o que era possível.

Não podia estar mais de acordo com a tua opinião. Eu tenho muito orgulho em ser portuguesa mas a mentalidade que vou vendo ano após ano entristece-me.
Como tu referiste não interessa nós querermos ser como os melhores mas sim que estes sejam piores que nós. Isso vê-se em todo o lado, seja no futebol, na escola ou no nosso dia-a-dia.

Eu já fui mais assim, agora que estou a descobrir-me enquanto pessoa tenho mudado bastante por isso é que muitas vezes sou acusada de querer “mudar o mundo”.
Não posso mudar o mundo mas o meu mundo eu constuo-o à minha maneira e é com essa mentilidade que encaro o futsal na minha vida.
Eu dou tudo o que tenho por um objectivo e tem sido recompensado nem que seja interiormente, tem-me feito aprender à minha custa e perceber que só lutando por aquilo que quero posso ser a melhor naquilo que faço.

Provavelmente nunca serei profissianal principalmente a jogar em Portugal, mas vou dar o meu contributo enquanto jogadora e mais tarde noutras funções espero eu. É o sonho de conquistar os meus objectivos que me faz acordar todos os dias e ir à luta por aquilo em que acredito.

SCasanova,

Nem sei bem como vim parar a este tópico (acho que foi pq por acaso reparei no titulo do topico quase coincidente com a tua assinatura :slight_smile: , e até costuma gostar do que escreves )… a verdade é que li tudo o cá vem sendo escrito, e com interesse crescente, e achei por bem dizer tb alguma coisa de positivo.

Saliento os parágrafos acima… é bonito o que escreves. Dou-te os parabéns, julgo ter percebido que jogas futebol feminino (ou futsal , ou Fut7) mais ou menos a “sério”? Se assim fôr desejo-te as maiores felicidades para essa tua carreira, e que possas continuara a desfrutar dessa tua paixão.

Já o outro poeta dizia que o sonho comanda a vida!

Só uma nota acerca daquela jogadora alemã que se fartou de marcar golos no mundial, repararam no nome à detergente de loiça? :twisted:

Só achei curioso. :whistle:

SCasanova mais atrás tinha referido essa jogadora alemã:

“A selecção alemã está recheada de talentos e em destaque Alexandra Popp que já conta com 7/8 golos na competição e alguns de recorte técnico excepcional.”

=> cá para mim até tinha lugar no nosso Sporting :slight_smile:

Ámen (é nestas alturas que sinto que faz falta um smile com vénia neste fórum).

Eu compreendo e concordo com a opinião de quase todos aqui, mas acho que é um pouco hipócrita negar que o futebol feminino não gera o mesmo entusiasmo que o futebol masculino. Terá a vr com a falta de condições, publicidade, apoios? Talvez, mas o efeito também pode ser o contrário. Eu confesso que se vir dois jogos de futebol feminino por ano é muito, no entanto vejo dezenas de jogos por semana.

@CrisSCP,

Eu jogo futsal federado à 3 anos e sem duvida que vou fazê-lo enquanto puder.

Obrigado pelo comentário :great:

[hr]

@Leão de Ouro,

É obvio que o entusiasmo não é o mesmo e eu também sei separar as coisas. Nem o nivel futebolisto é igual neste momento apesar de haver uma grande evolução nestes ultimos anos e acho que isso é notório até pelaatenção que é dada pelos media.
Contudo acho que é inegavel que há uma disparirade demasiado grande entre os dois mundos. A própria mentalidade das pessoas nos conduz a ter certos “preconceitos” principalmente no nosso pais.
O futebol feminino em paises como a Alemanha, Suécia, Estados Unidos, Brasil e até na Coreia tem uma afluência completamente distinta da realidade portuguesa (isso até no futebol masculino se nota).
O apoio dos orgãos máximos é fundamental seja em que modalidade for, isso é óbvio portanto eu acredito que se esse apoio (a todos os niveis) existir as coisas podem evoluir e muito.

(o futebol masculino também cresceu ao longo dos tempos :mrgreen:)

Por acaso nunca jogaste contra as craques da equipa da aldeia aqui minha vizinha… são as “Golpilhas” do “Centro Recreativo da Golpilheira” - Batalha?

Não acompanho muito, mas aqui pela imprensa local costumo ver grandes elogios a essas meninas…

No blog delas referem: Campeãs Distritais e Vice-Campeãs Nacionais na época 2006/2007, Campeãs Distritais e terceiras classificadas no Campeonato Nacional na época 2007/2008, Vencedoras da Taça Distrital em 2007 e 2008, Vencedoras da Supertaça 2008 e 2009, Campeãs Distritais 08/09, Vencedoras da Taça 08/09, Campeãs Distritais 09/10 e Vencedoras da Taça Distrital 09/10. Dizem ainda “Golpilheira entre as 4 melhores equipas nacionais”.

Isto é notável, atendendo a que se trata de uma aldeia mesmo pequena , talvez com cerca de 1000 habitantes…

@CrisSCP,

Nunca joguei com elas, é uma equipa que conheço minimamente já que joguei contra a AF. Leiria no Torneio Inter-Associações e fiz algumas “amizades”, além disso elas este ano passaram as meias finais da Taça Nacional e perderam com o Vermoim que vendeu cara a derrota contra o Benfica , o que não deixa de ser um excelente resultado.

Não sei onde está essa informação mas esse Campeonato Nacional que aí é mencionado não existe dessa forma e pode ser mal interpretado por quem não acompanha a modalidade. É uma Taça Nacional que tem como participantes todas as equipas campeãs distritais. O formato é como o de uma fase final de um campeonato da europa, as equipas são distribuidas por 4 grupos de 4, passam os primeiros de cada grupo e depois é meias finais e final a duas mãos.

apagado

Campeonato Nacional Feminino 2010/2011

Equipas

Sociedade Uniao 1º Dezembro

Informação Geral

Nome 1º Dezembro
Associação AF Lisboa
Ano de Fundação 1880
Presidente Fernando Cunha
Cidade Sintra
País Portugal
Web http://1dezembro.wordpress.com/
Marca Equipamento Ekis
Patrocínio CME

Palmarés

Campeonato Nacional da 1ª Divisão: 9
Taça de Portugal: 4

[hr]

Boavista Futebol Clube

Informação Geral

Nome Boavista
Associação AF Porto
Ano de Fundação 1903
Presidente Álvaro Braga Júnior
Cidade Porto
País Portugal
Web http://www.boavistafc.pt
Marca Equipamento Puma
Num.FPF 0007

Palmarés

Campeonato Nacional da 1ª Divisão: 3
Taça Nacional: 8

[hr]

União Reacreativa de Cadima

Informação Geral

Nome Cadima
Associação AF Coimbra
Ano de Fundação 1959
Presidente Raquel Jesus
Cidade Cantanhede
País Portugal
Web http://urcadima.blogspot.com/
Marca Equipamento Spidora
Patrocínio Cadimarte
Num.FPF 1974

[hr]

Clube de Albergaria

Informação Geral

Nome Clube de Albergaria
Associação AF Aveiro
Ano de Fundação 1882
Presidente José Carlos Silva Tavares Oliveira
Cidade Albergaria-a-Velha ver
País Portugal
Web http://www.clubedealbergaria.pt
Patrocínio Câmara Municipal Albergaria-a-Velha
Num.FPF 3074

[hr]

Escola Futebol Clube Molelinhos

Informação Geral

Nome Escola
Associação AF Viseu
Ano de Fundação 1979
Presidente Carlos Maneira
Cidade Tondela
País Portugal
Web http://www.escolafc.com/
Marca Equipamento Lacatoni
Patrocínio Macoteivas

[hr]

Clube Futebol Benfica

Informação Geral

Nome Fut. Benfica
Associação AF Lisboa
Ano de Fundação 1916
Presidente Domingos Estanislau
Cidade Lisboa
País Portugal
Web http://www.cfbenfica.pt/
Num.FPF 328

[hr]

Leixões Sport Clube

Informação Geral

Nome Leixões
Associação AF Porto
Ano de Fundação 1907
Presidente Carlos Oliveira
Cidade Matosinhos
País Portugal
Web http://www.leixoessc.pt/
Marca Equipamento Sport Zone
Num.FPF 0823

[hr]

Sport Maritimo Murtoense

Informação Geral

Nome Murtoense
Associação AF Aveiro
Ano de Fundação 1926
Presidente Álvaro Jorge Guimarães Pereira Duarte
Cidade Murtosa - Aveiro
País Portugal
Web http://sport-maritimo-murtoense.blogs.sapo.pt/
Marca Equipamento Lacatoni
Patrocínio Câmara Municipal da Murtosa

Palmarés

Taça de Portugal: 1

[hr]

União Desportiva Oliveirense

Informação Geral

[hr]

Vilaverdense Futebol Clube

Informação Geral

[b]Campeonato Nacional Feminino 2010/2011

Calendário e Resultados[/b]

1ª Jornada 19.09.2010

Albergaria 1-1 Boavista

Futebol Benfica 0-1 1.º Dezembro

Vilaverdense 3-1 Murtoense

Cadima 0-2 Escola

Oliveirense 0-3 Leixões [falta de comparência da Oliveirense]

2ª Jornada 26.09.2010
Boavista 3 - 0 Oliveirense[falta de comparência da Oliveirense]

1.º Dezembro 6 - 0 Albergaria

Murtoense 3 - 3 Futebol Benfica

Escola 0 - 0 Vilaverdense

Leixões 0 - 1 Cadima

3ª Jornada 03.10.2010
Boavista 0 - 1 1.º Dezembro

Albergaria 1 - 0 Murtoense

Futebol Benfica 1 - 0 Escola

Vilaverdense 1 - 5 Leixões

Oliveirense 0 -3 Cadima[falta de comparência da Oliveirense]

4ª Jornada 10.10.2010
1.º Dezembro 3 - 0 Oliveirense[falta de comparência da Oliveirense]

Murtoense 1 - 2 Boavista

Escola 1 - 1 Albergaria

Leixões 3 - 0 Futebol Benfica

Cadmia 3 - 1 Vilaverdense

5ª Jornada 17.10.2010
1.º Dezembro 5 - 0 Murtoense

Boavista 0 - 4 Escola

Albergaria vs Leixões

Futebol Benfica 1 - 2 Cadmia

Oliveirense 0 - 3 Vilaverdense[falta de comparência da Oliveirense]

6ª Jornada 24.10.2010
Murtoense 3 - 0 Oliveirense[falta de comparência da Oliveirense]

Escola 1 - 3 1.º Dezembro

Leixões 1 - 0 Boavista

Cadima 4 - 2 Albergaria

Vilaverdense 2 - 2 Futebol Benfica

7ª Jornada 31.10.2010
Murtoense 1- 1 Escola

1.º Dezembro 2-1 Leixões

Boavista 2-2 Cadmia

Albergaria 1-1 Vilaverdense

Oliveirense 0-3 Futebol Benfica [falta de comparência da Oliveirense]

8ª Jornada 07.11.2010
Oliveirense 0 - 3 Escola [falta de comparência da Oliveirense]

Leixões 2 - 1 Murtoense

Cadima 0 - 3 1.º Dezembro

Vilaverdense 1- 2 Boavista

Futebol Benfica 1 - 1 Albergaria

9ª Jornada 14.11.2010
Escola 1 - 3 Leixões

Murtoense 1 - 3 Cadima

1.º Dezembro 5 - 0 Vilaverdense

Boavista 1 - 0 Futebol Benfica

Albergaria 3 - 0 Oliveirense [falta de comparência da Oliveirense]

Lombitas vencem Supertaça Centenário de Lisboa

A equipa feminina do Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos venceu a Supertaça “Centenário” da AFL, ao bater o Benfica, por 2-1, no jogo disputado no pavilhão dos Leões de Porto Salvo.
A afluência de bastante público, cerca de 300 espectadores, demonstra bem o interesse que suscitava este jogo. Por um lado, a curiosidade de ver como reagiriam as Lombitas agora sob o comando do técnico Imran Cunha, e por outro, ver qual a resposta das campeãs nacionais com um plantel muito rejuvenescido e também com uma novidade no comando técnico, com a passagem de Carlos Reis de treinador adjunto a principal.
Desde cedo se percebeu que iríamos ter um jogo disputado até ao fim por duas equipas com um respeito mútuo. O Benfica a mostrar que, apesar da ausência da Rita Martins (por castigo relativo à final da Taça Nacional,) estava bem orientado e consciente do seu valor e as jogadoras de Carcavelos moralizadas por uma pré-época de bons resultados.
Apesar de ambas as equipas terem tido oportunidades para marcar e das duas guarda-redes mostrarem grandes argumentos, foi o Benfica a inaugurar o marcador sensivelmente a meio da primeira parte, na sequência de uma jogada de Inês Fernandes pela esquerda provocando um auto-golo na zona central da área.
A turma da Linha reagiu de seguida e na jogada de reinício, uma combinação entre a Woody e a Maria Martins foi concretizada pela Flávia Ladeira no segundo poste. Na fase final da primeira parte, as Lombitas pressionadas por terem cinco faltas recuaram um pouco mas foi delas a melhor oportunidade para sair para o intervalo em vantagem.
Na segunda parte manteve-se a toada do jogo com muito equilíbrio entre as duas equipas. A cerca de sete minutos do final, Woody numa iniciativa individual faz uma paralela para Maria Martins na direita, e desta vez é Rute que aparece na ala contrária picando a bola sobre a guarda-redes Ana Catarina, fazendo um golo de belo efeito.
Até final ambas as equipas tiveram boas oportunidades para marcar mas o resultado permaneceu inalterável. Na retina fica um jogo bem disputado por equipas com jogadoras muito jovens e de qualidade que prometem valorizar em muito o próximo campeonato e o futsal feminino no distrito de Lisboa.
Terminado o encontro, a capitã de equipa, Niki ergueu o ambicionado Troféu, entregue por António Silva, vice-presidente da Associação de Futebol de Lisboa, momento ao qual se seguiu o natural e merecido momento de festa das “Lombitas”.
A equipa dos Lombos prepara-se agora para o início do campeonato da 1.ª divisão, e agora sob o comando de Imran Cunha, que substitui Fernanda Piçarra que, por sua vez, assume a coordenação técnica de todas as equipas femininas do clube.

[youtube=425,350] AF Lisboa Futsal - Supertaça Centenário - SL Benfica vs CRC Quinta dos Lombos - 1-2 [/youtube]

Destaco a jogada do primeiro golo da Qta. Lombos, a exibição das guarda-redes e o público presente :clap: :clap:

Grande jogada no 1º golo da Qta. Lombos. :o

:arrow: :arrow: :arrow:

Jogada excelente mesmo… :clap:

:great: