Futebol Feminino

Elas também jogam à bola

É um futebol diferente. Não tem muitos espectadores, não tem transmissão televisiva, não tem milhares de euros, não tem estrelas e – muitas vezes – nem tem relvados. O futebol feminino em Portugal é muito diferente daquele que se vê na Liga Sagres e na Liga Vitalis e, no entanto, é estranhamente igual, ao despertar as mesmas emoções.

As jogadoras da 1ª e 2ª Divisões de futebol feminino são todas amadoras e só jogam porque “gostamos realmente muito disto”, explica Edite Fernandes, uma das capitãs da selecção nacional. De qualquer forma, as jogadoras inscritas na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em 2007 eram 1185, número ínfimo no panorama europeu. Basta ver que, quando o futebol feminino começou a ser uma competição oficial da UEFA, em 1985, as jogadoras federadas eram cerca de 250 mil. Actualmente, o número cifra-se em 1,5 milhões de jogadoras por toda a Europa.

“Só quando começarmos a ter alguns resultados positivos, começarão a olhar para nós”, afirma a seleccionadora Mónica Jorge. De facto, foram os bons resultados conseguidos pela selecção germânica – actual campeã da Europa e do Mundo – que incentivaram um crescimento de 78% no número de jogadoras federadas naquele país, em apenas em 7 anos. Por isso, em 2005, as jogadoras inscritas na Alemanha perfaziam quase 49 mil, uma diferença avassaladora em relação aos números portugueses.

A seleccionadora nacional ressalva que “a FPF está empenhada em apostar no futebol feminino”, após alguns períodos menos felizes. A selecção feminina esteve suspensa entre 1984 e 1994, apesar do campeonato se ter mantido activo desde 1985. Quando a selecção reiniciou a actividade, já muitos outros países a suplantavam, daí o ex-seleccionador Nuno Cristovão afirmar que o futebol feminino em Portugal “tem 20 anos de atraso”. A seleccionadora actual concorda. “Para apanhar esse comboio vai ter que haver um trabalho bem pensado a longo prazo.”

De qualquer forma – e algo paradoxalmente –, Portugal até é o anfitrião de um dos mais importantes torneios de futebol feminino a nível mundial, o Mundialito, ou, como é conhecido no estrangeiro, a Algarve Cup. O torneio é mesmo considerado como o 4º a nível mundial, depois do Mundial, do Europeu e dos Jogos Olímpicos.

O problema está nas competições internas, concordam as participantes. “O campeonato é um passeio para o 1º Dezembro”, diz Edite Fernandes, uma das jogadoras mais experientes da equipa. Contra factos não há argumentos: o 1º Dezembro é campeão há 8 épocas consecutivas.

[hr]

Finalmente decidi abrir um tópico para falar do futebol feminino. Sei que provavelmente tem pouco interesse para a maior parte de vós mas é a minha paixão e acho que aqui é o sitio ideal para a partilhar.
O futebol feminino tem vindo a crescer a uma velocidade considerável principalmente lá fora, apesar de ver também um esforço nas pessoas que trabalham em Portugal.
A nível de competições internas estamos muito abaixo de países como a Alemanha, Suécia, USA e por ai fora. Mesmo assim o trabalho desenvolvidos pelos clubes, associações e a própria federação tem melhorado ao longo dos tempos.
Continua a existirá uma grande falta de apoio por parte das entidades competentes o que impossibilita o desenvolvimento do “nosso” futebol.
Em Portugal só se pode jogar a partir dos 13 anos seja futsal ou futebol (federado) e muitas vezes em equipas seniores o que dificulta a integração das mais jovens. A falta de bases é bastante prejudicial tanto a nivel técnico como a nivel táctico.
Poucos acompanham a realidade do futebol feminino e acham que os jogos é pontapé para a frente mas não é, mesmo os jogos em Portugal já tem um conteudo bastante agradavel já para não falar das competições internacionais onde a qualidade é fantástica e por vezes superior ao futebol praticado por muitos homens.

1 Curtiu

Mister, perdão, Miss Mónica Jorge

[youtube=425,350] Selecção Nacional Femina AA - Monica Jorge (Algarve Cup)- Women National Team [/youtube]

Selecção Nacional Feminina AA

Portugal Women National Team - ALGARVE CUP 2010 - Selecção Nacional Feminina

Selecção Nacional Feminina Sub-19

[youtube=425,350] Monica Jorge - Filhas da Nação [/youtube]

Carla Couto, Melhor Marcadora e Jogadora mais Internacional

Carla Couto # 9 - Portugal - Women National Team - Women soccer

Gostaria que os clubes tradicionais formassem todos equipas de futebol feminino para podermos ter uma liga profissional onde houvessem os grandes clássicos entre:

Sporting
Rancho de Carnide
Recreativo da Campanhã
Belenenses
Boavista
V.Setúbal
V.Guimarães
Académica
Braga
Marítimo

etc.

De vez em quando apanho uns jogos de futebol feminino na Eurosport e não concordo com quem diz que as mulheres jogam mau futebol. Já vi grandes espectáculos e a selecção que mais gosto me dá ver jogar é a alemã.

Noruega ^^ :angel:

:arrow:

Por acaso também gosto de ver os campeonatos europeus e mundiais que costumam dar no Eurosport. Normalmente são bons jogos, com emoção e bastantes golos.

Há ali uma entrega ao jogo, uma vontade de ganhar, quase uma pureza/ingenuidade que praticamente já não se vê no futebol masculino, muito menos nas grandes competições.

A Marta, até da gosto ver a Marta a jogar. As brasileiras são no geral muito boas, mas partilham o estatuto de potência com as equipas nórdicas.

Portugal não evolui a um ritmo aclarado porque não existe uma aposta clara no futebol feminino. Não admira que comecem a seguir a politica de trazer as filhas de emigrantes para jogar pela nossa selecção.

É o único clube “grande” que tem equipa de futebol feminino e a par do 1o Dezembro é o que tem uma maior aposta no mesmo, apesar de estar a uns furos abaixo do campeão nacional.

O U-20 WC, tá a ser disputado neste momento e tem dado alguns espectáculos de grande qualidade e onde várias jogadoras tem uma qualidade extraordinária. A selecção alemã está recheada de talentos e em destaque Alexandra Popp que já conta com 7/8 golos na competição e alguns de recorte técnico excepcional.

Sei, sei. Lembro-me de o Boavista ser campeão. Mas desde há uns anos para cá caíram muito e agore o 1º de Dezembro papa tudo. Este ano, como deves saber… 24 jogos… 24 vitórias :exclaim:

A minha tia chegou a jogar na selecção, fez 1 ou 2 jogos (acho que de preparação) mas já não ía para “nova”.
Nós já tivemos futebol feminino e os lamps também e acho que não há muito tempo. É bom o Boavista continuar com o seu futebol feminino.

EM Évora houve e há uma boa quantidade de equipas de futebol feminino, o Juventude de Évora talvez tenha sido a principal.

Onde moro às vezes vejo um grande grupo de moças à noite a dar uns toques na bola como nós rapazes faziamos há alguns anos. E dão-lhe muito bem, jogam em algum lugar certamente. No meu tempo de mais miudo as raparigas não jogavam à bola connosco regularmente.

Os grandes clubes poderiam ajudar muito ao desenvolvimento do futebol feminino, bem como a escola.

Sim o 1º Dezembro neste momento não dá qualquer hipótese.
Conta com as melhores jogadoras nacionais a jogar no pais, desde a GR Carla Correia passando por jogadoras como Dolores, Silvia, Joana até à melhor jogadora portuguesa Carla Couto.
Era bom que os outros clubes apostassem cada vez mais na formação e divulgação do nosso futebol feminino.

O Sporting já teve equipa de futebol femino, onde inclusive jogou a Carla Couto. Acho que se os clubes conhecidos apostassem no futebol como se faz em paises como espanha, Inglaterra e Alemanha seria bem mais fácil de construir uma selecção de grande valor. Jogadoras de grande valor técnico nós temos, falta o “resto” que é mesmo muito.

[url]http://aeiou.expresso.pt/video-mulheres-que-vivem-do-futebol=f569328[/url]

[url]Facebook - log in or sign up

[url]FIFA U-17 World Cup Brazil 2019™

O melhor penalty da história do futebol:

[youtube=425,350]Mzc0zh3gqJg[/youtube]

:lol:

Vi isso ontem em directo e o que eu me ri :lol:

Final U-20 WC - Alemanha vs Nigéria 1 Agosto 13h

^-^ LOL

Digo-te já, esta equipa feminina da Alemanha dava bailinho ao Sporting que vimos ontem na Dinamarca. Mas na boa.

Sim, podes mesmo fazer essas comparação… ::slight_smile:

Não estou a brincar. Estas moçoilas parece que têm pilhas duracell… Enquanto os jogadores do Sporting tantas vezes se arrastam. Falta de €stímulo não é, porque maior parte ganha tanto num ano como quase todos nós na vida toda.

Se calhar a solução passa mesmo pelo futebol masculino de topo voltar a ser amador e acabar com este estrelato todo.

Creio que se o Sporting tivesse futebol feminino aos poucos teria grande apoio, porque também é espectacular e a paixão está lá.

Fase de Qualificação Europeu Sub-19 2011

Convocatória

Guarda-redes

Patricia Morais
Barbara Santos
Filipa de Jesus Madeiros Reis

Defesas

Mariane Amaro
Marta Cabral Cabral Lourenço
Sara Ribeiro
Regina Pereira
Maria Nantes
Bruna Morais
Mónica Mendes

Médios

Laura Luis
Daniela Filipa Alves
Catarina Alves
Sara Ferreira
Joana Carneiro
Rita Gonçalves
Tatiana Pinto
Micaela Matos
Fátima Cristina Carvalho Ferreira Pinto
Vanessa Maganinho
Isabel Carvalho

Avançados

Rita Alexandre Oliveira Fernandes Nogueira Martel
Jéssica Lisandra Manjenje Nogueira da Silva
Vanessa Filipa
Solange Carvalhas

Treinadora: Mónica Jorge

[hr]
Grupo 4

Áustria 2J 6pt

Portugal 2J 3pt

Hungria 2J 3pt

Letónia 2J 0pt

Jogos

Áustria vs Portugal

Hungria vs Portugal

Portugal vs Letónia

Resultados e Crónicas

Áustria 4 - 0 Portugal

As austríacas ganharam com todo o mérito! Não temos actualmente ritmo competitivo nem capacidade física para dar resposta a esta grande equipa. Tentámos trocar a bola pelo chão, que é o nosso futebol, mas no nosso melhor período acabámos por sofrer um golo, em ataque rápido.
Poderia inventar mil e uma desculpas para justificar a derrota… mas nunca o farei, estamos a par da nossa realidade e das nossas maiores dificuldades. Elas foram melhores e só temos que reconhecê-lo!
Valeu o espírito de combate e a entrega das nossas meninas em campo, foram “enormes” no meio de tanta diferença competitiva! As jogadoras deram tudo o que tinham e mostraram grande atitude, num relvado difícil e pesado (devido à chuva que ainda não parou) que dificultou bastante a nossa “filosofia” de jogo.
Meninas orgulhem-se mais do que dão, do que aquilo que recebem. É incrível como ainda retiram as ultimas forças, o ultimo grito, o ultimo esforço bem do fundo da vossa alma por amor a um país, a uma identidade que é ser PORTUGAL! Isto para mim vale “Milhões”!
O próximo desafio - HUNGRIA - a equipa de maior estatura por incrível que pareça, fisicamente muita parecida a Austria mas melhor na componente técnica. Esta Selecção tem investido bem no futebol feminino e as melhorias já são evidentes.
Mais um grande desafio à nossa atitude, ao nosso empenho, ao nosso comportamento táctico… mas principalmente à nossa vontade de superação.
Meninas vamos a elas!
Hoje foram “grandes”… no amanhã serão ainda “maiores”!

Por Mónica Jorge

[hr]

Hungria 3- 0 Portugal
Golos - Laura Luis, Catarina Alves e Isabel Carvalho

Sem palavras! (… das poucas que ainda tinha “gastei-as” dentro do grupo, guardo-as só para nós! … )
Hoje sou apenas uma treinadora muito feliz. :slight_smile:
Na Quinta feira, dia 16 será o jogo da decisão final . Humildade, Confiança e pouca Euforia é neste momento o nosso estado de alma! Falta superar mais um desafio - a Letónia - só assim o nosso objectivo final será conseguido!
PS: Os mestres dizem que a descoberta espiritual é solitária. “Por que estamos juntos, então?”, perguntou um discípulo. “Vocês estão juntos porque um bosque é mais forte que uma árvore só”, respondeu o mestre.“O bosque resiste muito mais ao vento, além de ajudar ao solo a ser fértil”, continuou.“O que faz a árvore forte é a raiz, mas ela não pode fazer nenhuma outra planta crescer”.
[ “A alegria de teu espírito é o indício de tua força.” ]

Por Mónica Jorge

[hr]

Portugal 5 - 0 Letónia
Golos Sara Ferreira, Mónica Mendes, Laura Luis e Bruna Morais

Uma 1.ª parte apagada, sem cor, sem luz. Uma 2.ª parte de grande atitude, de querer, de vontade. Ganhamos, passamos!
Um grupo fantástico, um staff empenhado, um apuramento vivido até á ultima. Grandes momentos de aprendizagem para técnicas e jogadoras.
Obrigada aos treinadores, ás jogadoras, ex jogadoras e a todos os bons adeptos do futebol feminino que nos enviaram mensagens de suporte e apoio à equipa, quer nos maus quer nos bons momentos. Deram-nos força, animo e coragem. Afinal é uma Selecção de PORTUGAL! Estas duas vitórias representam o nosso futebol feminino e são um pouco vossas também! Um grande OBRIGADA meus caros. Bem hajam.
“Quando nada parece dar certo, vou ver o cortador de pedras a martelar numa rocha talvez 100 vezes, sem que uma única rachadura apareça. Mas na centésima primeira martelada a pedra abre-se em duas e eu sei que não foi aquela que conseguiu isso, mas todas as que vieram antes.”

Por Mónica Jorge

[url]http://www.facebook.com/album.php?aid=141976&id=675526600[/url] :great:

[youtube=425,350] Baixinhas U 19 - Selecção Nacional Feminina - 1.º Mini Torneio de Apuramento 2010-11 [/youtube]

Isto sim é uma equipa. União e paixão pelo que fazem. Aqui não há vedetas. Portugal !

(apagar)