O caminho tem de ser o mesmo que temos vindo a traçar: aumento do investimento, construir um plantel melhor e com mais soluções e com isso continuar com a hegemonia.
Para além disso, nesta época com a entrada dos lamps temos de ser ainda melhores, apesar de começarem na liga de promoção (onde vão passear todos os jogos), já competem na taça e vão fazer tudo para a conquistar, cabe-nos a nós termos um plantel superior e melhor organizado para não lhe darmos hipóteses.
Também temos de continuar a crescer na Liga dos Campeões e este ano, pelo menos, passar a fase de grupos de onde não conseguimos sair na época passada.
Fazendo um esboço rápido daquilo que acho que deve ser o plantel:
[glow=green,2,300]GR[/glow]: Patrícia, Inês
[glow=green,2,300]Laterais[/glow]: Matilde Fidalgo, Rita, Joana e Contratação
[glow=green,2,300]Centrais[/glow]: Carole, Contratação, Bruna e Mariana/Matilde
[glow=green,2,300]6[/glow]: Contratação, Carlyn
[glow=green,2,300]8/10[/glow]: Tatiana, Fátima, Sharon e Contratação
[glow=green,2,300]Extremas[/glow]: Ana Borges, Contratação, Solange e Costança
[glow=green,2,300]Ponta-de-lança[/glow]: Diana, Contratação e Ana Capeta
Fazer 6 contratações, pelo menos, 4 delas para serem habitualmente titulares:
Central: A Carole é indiscutivelmente a melhor no Sporting e em Portugal, mas não tem mais ninguém ao nível dela, a Bruna (que não entendo o porquê de, neste final de época, ter sido tão pouco utilizada) é para mim a nossa segunda melhor central, tem muito potencial, mas acho que ainda está um bocado verde, a Matilde e a Mariana não são más, mas não me dão grande segurança, ficava com uma e deixava sair a outra.
Média-defensiva: Gosto da Carlyn, é certinha, dá tudo em campo e não compromete, mas precisámos de alguém mais completa e com maior capacidade física. A Carlyn na construção de jogo arrisca muito pouco e isso não permite à equipa ser mais ofensiva e se enfrentar um meio campo mais musculado revele algumas dificuldades.
Média-centro: Gostava de alguém com caraterísticas de 8/10, mais ofensiva e com mais liberdade em campo, alguém na linha da Sharon, mas melhor. Para segurar o meio campo temos a Fátima e a Tatiana. Gosto muito da Joana Martins, mas acho que ainda está muito verde e precisa de ter tempo de jogo.
Extrema: A nossa maior debilidade no plantel esta época. Se mesmo a Solange não me convence totalmente, estando lesionada, tanto ela como a Constança, tivemos problemas sérios esta época para ocupar a posição. Era no reforço desta posição que gastava mais recursos para trazer uma craque (Jéssica Silva se for possível).
Para serem suplentes e dar maior profundidade:
Lateral esquerda: A Marchão é excelente, mas precisa de uma boa alternativa, a Rita na esquerda defensivamente demonstra muitos problemas. Podíamos evitar a contratação, já que penso que teríamos de ir ao estrangeiro (não vejo ninguém em Portugal capaz), com uma jogadora da formação, talvez a Matilde Raposo, mas não sei até que ponto está preparada.
Ponta-de-lança: Alguém com caraterísticas diferentes da Diana, alguém mais forte fisicamente.
Quanto a algumas jogadoras jovens como a Neuza, Vilão, Joana, mesmo a Constança e outras juniores, têm muito potencial, mas penso que seria importante terem mais tempo de jogo. As soluções ideais seriam ser emprestadas ou então criarmos uma equipa B no campeonato de promoção (à semelhança do braga, que inclusivamente passou à segunda fase ficando em segundo, Valadares e Boavista) e assim para além de poderem também ser chamadas a qualquer momento para terem alguns minutos na equipa principal, deixávamos de ter boa parte do plantel das juniores a estagnar no campeonato de juniores onde 95% dos jogos são “bater em mortos”.
Essencialmente, e como esboço, é isto.
Não podemos adormecer e achar que o que temos é suficiente, o investimento dos adversários e a competitividade vai aumentar, cabe-nos a nós investir também para continuarmos a ser melhores e a conquistar tudo.