Parece-me que o Sporting pode vir, uma vez mais, a mudar a estratégia do seu futebol feminino.
Depois de nas duas últimas épocas ter progressivamente reduzido o peso da formação, deixando cair aos poucos jogadoras como Beckert, Mariana Rosa, Alicia, Bruna Lourenço, Inês Gonçalves, etc…) e de ter aumentado o critério na contratação de NFL (a única forma de poder ser competitivo com o Benfica), as notícias mais recentes (saídas confirmadas de Ana Borges e Diana Silva, Mariana Vaz Pinto e João Rosa) significam uma rotura com o projeto de Mariana Cabral.
Acredito que agora Micael Sequeira conhece melhor o futebol feminino e que tenha escolhido as suas jogadoras para atacar o campeonato.
Vamos ver se as contratações vão nesse sentido, mas há uma coisa que definitivamente se perde, que é a identidade. Se em cima das saídas já anunciadas também anunciarem a da Fátima Pinto ou Fontemanha, ficamos esvaziados de liderança.
no post do Sporting sobre o treino da selecção desta semana, apareceram Fátima, Beatriz, Capeta e Telma. Ou seja as 3 que acabavam contrato já devem ter renovado. A Fontemanha é muito provável que continue igualmente. E já agora a Joana que fez a pub da pepsi ontem com a Capeta, Diomande e Debast.
Por isso a identidade Sporting continuará desta feita sem Borges e Diana mas com Cláudia, Capeta, Joana e Fontemanha.
Sem por em causa o profissionalismo da Cláudia Neto, parece-me que nesta fase da sua carreira não tem qualquer aptidão de liderança. Além disso, identidade pressupõe uma ligação diferente da que ela tem com o clube.
Capeta e Joana, perfis opostos que têm anos de casa mas que não são voz no balneário. Falta equilíbrio à primeira e carisma à segunda para terem esse reconhecimento.
Fátima Pinto, Fontemanha e, acrescentaria, Brenda, são na minha opinião as únicas que poderão ter esse papel.
Não sei honestamente o que vem na Claudia Neto , uma gaja com 37 anos que nao acrescenta nada neste momento ao SCP , e mandam embora uma de 34 bem ou mal se calhar dava mais jeito digo eu .. idade por idade … e continuam com raphinas que sao autenticos pinos ,
E quem ela virá substituir, a Hannah Seabert voltou para o seu Estado natal da Califórnia, para ir jogar no Angel City FC com a Maiara Niehues e que é treinado esta época pelo treinador recém tricampeão pelo Bayern de Munique. É todo outro nível em todos os sentidos.