Futebol Feminino - Época 2023/2024

Alidou nos lamps é menos uma para os nossos lados

vem onde isso?

são mm amadores em todas as secções estes gajos , porra.

Alidou, a Lena Pauels, redes suplente do Werder Bremen, a Leticia Almeida, também do Famalicão e a Paige Almendariz, do Braga. E ainda vão buscar uma espanhola, mas ainda não sei quem é.

E isso vem onde? A GR, acredito, já anunciaram a saída da Americana. A Leticia Almeida também. É mais uma vez a cagarem na formação. Agora, além da Chloe quem sai mais? É que se mantém as 7 NFL na ficha. A Alidou tem lógica, para substituir a Ana Vitória. Agora a Paige? Na nossa liga da treta, a formação não dá garantias à substituir a Catarina Amado ou a Lúcia Alves. Não tinham o suprasumo Daniela?

e nós reforços?

Foi uma amiga minha lamp que me disse. Eu também lhe disse que acho NFL’s a mais, até porque disseram-lhe que vinham mais duas em Janeiro. Vamos ver.

a alidou devia era vir para cá , mas não há competência para tal.

1 Curtiu

A Alidou e a Letícia chegou me de pessoas do famalicão e já “confirmaram” lá nos fóruns deles, pelos vistos a Paige Braga vai para lá também

lá está ,amadorismo.

Eu já disse na brincadeira, que as NFL não são problema para eles, porque como já ouvimos se as leis prejudicarem o Benfica, eles não as cumprem.
Agora. A Alidou até pode ser verdade. Mas aquele clube vive de spining para se fazerem ainda maiores do que são e o povinho ir atrás. E numa altura em que estão em ligeira depressão pela saída da Ana Vitória, da Clohe, pelo menos, sem saberem quando a Pauleta volta, não haveria já notícias ou pelo menos rumores na imprensa? É que eles vivem de notícias, não de conversas de amigos.
Agora, com toda a franqueza. A Alidou, sim faria falta. Agora as outras não aquecem nem arrefecem.

1 Curtiu

Se quisermos ganhar o próximo campeonato temos de ir buscar duas ou três estrangeiras top lá fora. Mas top mesmo (para a nossa realidade, claro, porque a nossa liga não seduz as melhores).

E temos de ver aquela americana que veio para central. Ela vai contar alguma coisa ou só veio passear? É que não se pode gastar uma vaga numa estrangeira se não for para jogar.

E depois ainda há umas quantas que ninguém sabe se renovaram ou vão sair e a tal canadiana que nos seguiu no insta mas também pode ser só uma coincidência, porque já no passado isso aconteceu (e também com uma canadiana).

Nós temos 6 NFL

1 GR, 2 Centrais, 1 Lateral, 2 Médios, 1 Avançada.

Dessas deve sair uma das centrais. Ficam 5.

O nosso ponto fraco é o meio campo que é muito leve.

As duas a vir deveriam ser meio campistas. Mas quem sai?
Maiara, Cláudia, imprescindíveis pela qualidade.
Joana imprescindível para a treinadora.
Sobra a Brenda.

Já é certo que a Brenda, a Chandra e a Dutra renovam?

Não há limite de jogadoras estrangeiras?

Saebert, Scarpelli, Dutra, Brenda, Maiara, a miúda canadiana que vem e Chandra já são 6.

A Scarpelli parece muito interessante para central esquerda de uma defesa a 3. É central de origem mas pelos vídeos parece ter bastante qualidade técnica a sair com a bola e a avançar no terreno.

Para mim absolutamente essencial é contratar a Fátima Pinto, aquele meio-campo defensivo precisa dela e a Fátima a dar liberdade à Brenda (ou outra NFL que venha para o seu lugar) e Maiara (acho que vai “rebentar” para o ano) pode ser mesmo muito importante.

Na frente, gosto da Chandra, mas a miúda canadiana, apesar de ser muito nova, parece ter uma capacidade de arrancar com a bola, acelerar, ser explosiva e rematar que a Chandra não terá… tem um poder de desequilíbrio raro de ver, pelos vídeos e pelo percurso nas Seleções jovens do Canadá. Preferia que a Chandra ficasse porque a adaptação pode demorar um bocadinho, mas o talento da miúda é mais do que notória.

É muito difícil neste mercado contratar craques feitas (basta ver o estatuto com que chegaram algumas das melhores estrangeiras que por cá jogam), pelo que para mim contratações como a Maiara e essa miúda canadiana fazem todo o sentido. Só conseguimos apanhar craques nessas idades. Se já tiverem experiência e uma carreira consolidada, e se a qualidade for realmente muito grande, já não se metem no Tugão. Se for no sentido de projetarem uma carreira de topo numa fase mais prematura, para confirmarem o talento, a coisa parece-me mais possível.

Tal como no basket ou no futsal, a base FL é muito importante. Basta ver que no futsal ganhou quem tem a melhor base FL (Sporting) e no basket também (Benfica - Ivan e Betinho).

É essencial ir tentando trazer de volta jogadoras como a Inês Pereira, Joana Marchão, Fátima Pinto, etc - e tentar apostar em talentos FL acima da média que se vão destacando - para libertar NFL dessas posições e gerar vagas para estrangeiras noutras posições do 11 titular.

Se for para jogar com linha de 3, apostava forte numa central NFL para jogar com a Bruna Lourenço e a Scarpelli.

3 Curtiram

Que contas são essas? Falas em 6 e enumeras 7?!

GR: Seabert (USA)
Def: Hasanbegovic (BH), Scarpelli (USA)
Méd: Maiara (Bra), Brenda (Esp)
Av: Chandra (Can)

A Dutra é “formada localmente”, já o era o Verão passado quando a contratámos!

A Scarpeli só jogou uma vez. É preciso ver se realmente conta.

A Dutra, a Brenda e a Chandra acabavam contrato e ainda não se sabe se renovaram. Assim como ainda não se sabe se a Canadiana vem.

Ps- Eu nunca gostei muito da F.Pinto.

1 Curtiu

Estava a contar com a Dutra. Eu também ouvi isso dela ser FL. Mas não bate com isto.

ARTIGO 52º JOGADORAS FORMADAS LOCALMENTE

1. Sem prejuízo do disposto no ARTIGO 51º , os clubes participantes na Liga BPI têm
    obrigatoriamente de inscrever e fazer constar das fichas técnicas dos jogos pelo menos
    13 jogadoras formadas localmente, independentemente do seu estatuto.
  2. Na época 2022/2023 uma jogadora formada localmente é aquela que, entre os 11 anos,
    ou no início da época desportiva em que atinge essa idade, e os 19 anos, ou no termo
    da época desportiva em que atinge essa idade, independentemente da sua
    nacionalidade e idade, tenha inscrição na FPF, de forma continuada ou interpolada, por
    2 épocas desportivas
  3. Caso a primeira inscrição de uma jogadora seja feita quando esta tenha 19 anos, a data
    limite referida no número anterior, para a obtenção do estatuto de jogadora formada
    localmente é, para efeitos de obtenção daquele estatuto, aumentada até aos 23 anos,
    desde que a jogadora não se tenha inscrito noutra federação de futebol.
  4. As jogadoras que tenham ou adquiram, até ao final da presente época, o estatuto de
    jogadoras formadas localmente, conservam esse estatuto.

Ela chegou a Portugal com 19 e mesmo que passasse aos 23. Ela já tinha jogado no Brasil.

Tu apostava. Eu apostava. Mas sabemos quem não aposta.

Isso é de 2022/23, certo?

Os regulamentos não têm efeitos retroactivos.
Quem adquiriu o estatuto de FL em épocas anteriores (segundo os respectivos regulamentos) já não o perde mais.

Edit:

ARTIGO 93º DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS
1. Na época 2020/2021 uma jogadora formada localmente é aquela que, entre os 13 anos,
ou no início da época desportiva em que atinge essa idade, e os 23 anos, ou no termo
da época desportiva em que atinge essa idade, independentemente da sua
nacionalidade e idade, tenha inscrição na FPF, de forma continuada ou interpolada, por
2 épocas desportivas.

ARTIGO 52º JOGADORAS FORMADAS LOCALMENTE

3. As jogadoras que tenham ou adquiram, até ao final da presente época, o estatuto de
jogadoras formadas localmente, conservam esse estatuto.

https://www.fpf.pt/DownloadDocument.ashx?id=16693

Fátima Dutra completou em 20/21 2 épocas em Portugal e 21 anos de idade.

Tens razão e mesmo em 21/22 ainda dava porque ainda eram os 21 anos e ela ainda tem a sorte de ser de Dezembro.