Ainda bem Travante que não há cabala, é que já nos chega toda a desinformação que vem de fora Zerozeros, Bola e afins quanto mais especulações sobre como se treina ou deixa de treinar por parte de adeptos como nós. Mas também é verdade que eu prefiro ver o copo meio cheio e muitos de vós não, são opiniões e são ambas válidas.
Este ano perdemos 1 jogo com o Valadares, e empatamos com o Braga, o Lank e com o Damaiense. Contra o Marítimo empatamos sim mas foi na primeira mão de uma eliminatória da Taça da liga e na segunda mão ganhamos 2-4 no Funchal. Tirando o jogo com o Lank, se calhar não nos podemos queixar pois se concordam que nós não investimos como tem investido o nosso principal rival como é que podem achar que temos que ganhar de goleada a todas as equipas ditas “pequenas”, não percebo a sério.
Já tenho idade suficiente para saber que os títulos nunca chegarão se andarmos a trocar de treinadora ou treinador de 2 ou de 3 em 3 anos, tivemos mais de 40 anos disto no masculino e os resultados estão à vista com umas roubalheiras pelo meio é verdade. A saída da Susana Cova por exemplo, ficou muito mal explicada pois acho que competência técnica tinha e não teria ficado incomodado se tivesse continuado com o projecto dela, as jogadoras que bateram o pé na altura e que quiseram sair é não achavam isso se calhar.
Nós no Sporting enquanto andarmos sempre com estas discussões de treinadores e que os que estão noutros clubes é que são bons não vamos passar disto, no ano passado na tasca havia quem suspirasse pelo Tomás Tengarrinha e pelo Miguel Santos… enfim, iriamos começar tudo do zero outra vez, aos primeiros desaires pronto lá iam eles de vela.
Se o Sporting conseguisse contratar a treinadora do Chelsea ou Lyon e estas aceitassem o convite podes ter a certeza que só aceitariam se fosse uma coisa para 5 ou 6 anos.
Plantel, vamos lá ver, a Andreia Bravo e a Joana Martins acho que estão a melhorar e a evoluir, a Fátima Pinto está muito melhor jogadora hoje, a Capeta e a Diana estão iguais nem melhor nem pior e a Brenda, a Alícia, Vera Cid e Fátima Dutra vêm todas de lesões e perderam a titularidade por causa disso, normal não estarem tão bem. Agora se me perguntarem se acho que é com este leque de jogadoras que podemos dar o salto e subir a fasquia competitiva para o nivel europeu como está agora?! nem por isso… até internamente as equipas que defrontamos estão aos poucos a melhorar e por isso o contexto é diferente hoje, ou seja temos jogadoras úteis ao plantel mas precisamos de muito mais.
Defendo e o não é de agora que se o Sporting quisesse poderia estar actualmente no topo dos clubes Europeus no que diz respeito a futebol feminino. O Barcelona acordou no tempo certo quando poucos acreditavam que esta vertente do desporto poderia trazer retorno financeiro e prestigio internacional, não ficaram à espera que a Liga F e as outras equipas espanholas melhorassem, em vez disto investiram tanto em tão pouco tempo que pouco importava se as outras acompanhavam ou não, é que se calhar agora só com o dinheiro das camisolas da Alexia vendidas o Barcelona Feminino quase paga os orçamentos anuais de toda a liga BPI, estou a especular. desculpem lá perco-me um bocado a responder