Já agora, espero que “tenha corrido tudo bem” com a Sofia Silva. Vou aguardar.
É Câmara
Meu caro, não há contexto possível para a frase “isto é um clube de palhaços” dita sobre o Sporting Clube de Portugal.
Não é admissível nunca entre sportinguistas e espero que nunca venha a ser. O clube NÃO É a sua gestão desportiva, os seus dirigentes, os seus funcionários momentâneos, os seus adeptos em determinada época da história.
Isto é um clube centenário e o melhor de Portugal. Não imaginava vê-lo ser tratado assim neste espaço só porque não se gosta da gestão desportiva do momento.
Há coisas que não se dizem/escrevem, e que se deve pensar duas vezes antes de dizer/escrever.
Voltando a assuntos Sporting: não esperava a saída da Scarpelli. Neste caso, a meu ver, além da Olívia ficam a faltar uma defesa NFL de indiscutível qualidade e uma defesa FL de qualidade.
Entretanto por outros lados, já há previsões de uma época desastrosa, com o Sporting cedo arredado do título. Vamos ver é se a equipa que já consideram ir ganhar tudo, com Sporting ou Braga - Cliftonville - Sporting, Braga ou Famalicão - provavelmente o BIIK - Torreense no espaço de 13 dias, não escorrega logo na primeira jornada. É que começam logo com uma equipa chata.
Companheiros… Esta histeria geral tão típicamente Sportinguista não faz bem a ninguém!! E se no passado fez sentido, tal foi a quantidade de saídas importantes que se deram, agora não me parece!! A verdade é que só a Chandra era peça importante das 6 que saíram… Já chegou a Fátima, que será importante, fala se na Olivia, e com certeza chegarão mais (centrais, pelo menos, é claro dado que saíram 3!!). Esperemos…
Temos que distinguir acima da média de top. Portugal não é atraente para top. Olhamos para o rival e vemos que contrataram as NFL em Portugal e depois duas jogadoras que fizeram menos de 50 jogos nos últimos 4 anos e segundo dizem isso deveu-se a fatores físicos. Este ano não conseguiram NFL que façam a diferença. Portugal, seja por campos, por horas de treino, por salários não é atraente para jogadoras distintas. Não interessa sair do amadorismo à maioria dos clubes. Vimos isso com a proposta de salários ser tratada como se do Anticristo se tratasse. Aqui na minha zona diz-se que quem não tem culpa, não se mete a paneleiro. Mas muitos clubes não pensam assim e desse modo, nunca vais conseguir jogadoras que façam a diferença, apenas jogadoras acima da média que ajudam a somar.
Se alguém se importasse de dizer alguma coisa aos sócios e adeptos regularmente a histeria era menor de certeza não achas? nem que fossem uns “teases” bonitos do Igreja modo temporada em preparação mantendo os sócios e adeptos ligados, eu sei lá.
Eu fico espantado com a saída da Scarpelli porque não faz sentido nenhum e fico também com pena da saída da Beckert pois quanto a mim é uma das melhores centrais portuguesas e ainda por cima é muito nova.
Agora, eu nunca me importarei com saídas de jogadoras se entretanto chegarem outras melhores nem que sejam só reforços na perspectiva dos treinadores e do clube. Eu poderei ter uma opinião diferente mas isso não interessa para nada.
Uma coisa é certa com estas 3 saídas NFL podemos reforçar isso é verdade. Vamos lá ver o que acontece.
é típico … e concordo, não é por andarem a apresentar uma jogadora nova todos os dias que fará disso um passeio para o clube do regime isso parece claro lol até pelas contratações que fizeram. O Braga, o Lank, o Torreense, o Marítimo e até o RP têm estado em silêncio também mas prevejo que vão ser equipas mais dificeis esta temporada. O Famalicão está a ser depenado ao vivo e em directo, é muito triste, vai ter muitas dificuldades este ano se entretanto não conseguir manter o resto da equipa pelo menos.
No mercado brasileiro e sul americano é relativamente fácil convencer as jogadoras jovens a arriscar o campeonato português pois acham cada vez mais que Portugal é uma vitrine para a Europa. As segundas ligas espanhola, francesa, italiana, alemã e até inglesa se se olhar com atenção existem jogadoras muito acima da média para o nosso campeonato e já com muita experiencia mas que por alguma razão não tiveram aquela oportunidade de ir para um dos grandes dos respectivos campeonatos e até se encontram jogadoras norte americanas, nórdicas por aí que fariam diferença cá e não se importariam de vir pelo menos para Sporting, Braga ou Ésseélebêee.
O problema do Famalicão, é que quem mantinha a equipa era o mentor do projecto, o antigo presidente e empresários que ele angariava. Esta comissão administrativa não vai ter tanto dinheiro para loucuras. Já ouvi dizer que que as profissionais vão sair todas. Se é verdade ou não, vamos esperar.
No que diz respeito ao Sporting. Temos duas centrais de origem na equipa principal. Isto mesmo sabendo que em principio, vamos continuar a ter a Ana Borges e a Alicia adaptadas. Precisamos de pelo menos mais uma. A Nevena, tem 30 anos. Tenho ideia que tinha assinado por três anos, e não entendo o que ela faz ali, numa equipa que nem competições europeias pode disputar. A Mónica Mendes, também fez agora 30, a Raquel Infante tem 32, faz 33 ainda este ano, mas a Ana Borges e a Cláudia Neto, têm 33 e 35 e em condições normais são das melhores portuguesas. Qualquer uma destas centrais seria o ideal. Não digo a Diana Gomes, pois isso sim, seria uma surpresa. Mas ainda há a Inês Maia, mas essa, se a Dekker sair deve rumar a Braga, embora tenham lá a Mariana Azevedo. Há rumores do regresso da Joana Marchão, com a Dutra e a Alicia, seria mesmo indispensável? Para mim, NFL teria que ser alguém que fizesse todo o flanco direito.
jogo treino a 26 de Julho em Bilbao contra o atletic
O clube não quis, mas já era de esperar a saída dela
Estou a ver a selecção e já não me lembrava da qualidade de passe da Joana Marchão, se vier melhor!
sou suspeito e fan da Marchão!
Este jogo, possivelmente a mostrar o porquê de terem saído 3 centrais.
a Ana Borges é uma máquina! a nova centralona da selecção!!! ![]()
A Ana Borges, num sistema destes, tem tudo para jogar três ou quatro anos nesta posição. Bom poder de antecipação, rapidez para espaços curtos, bom jogo de cabeça,sabe sair a jogar. Pode já não ter a rapidez para ser ala ou extremo, mas o resto está lá tudo. Até numa defesa a 4, com uma central de marcação, pode jogar a libero.
Quando há seleções de topo que colocam duas médias e uma extrema numa defesa de cinco, está demonstrado que é possível fazer diferente e ganhar. Tirando 5 ou 6 jogos da Liga BPI em que a defesa é mais solicitada, o Sporting poderia tirar vantagem em jogar dessa maneira…
O Miguel Santos, que segundo alguma CS, chegou a ser cogitado para substituir a Mariana, foi anunciado como treinador do Famalicão. Não se sabe é qual é o grupo de trabalho. Rumores que vêm do Minho, é que a base da equipa será a equipa B que na época que passou disputou a fase final da 2 Divisão, pois segundo se diz, as jogadoras “profissionais” deverão sair. Segundo dizem, o projeto, era uma grande aposta do anterior presidente, que também era o main sponser e agora o orçamento vai ser bem mais reduzido. Isto é o que se ouve pela cidade. Realidade ou não, só resta esperar para ver.
Nem por isso.
Borges, Bruna e Alicia são 3 para 3 lugares. Faltam pelo menos 2 reforços (um se a Sofia Silva ficar… mas idealmente eram mesmo 2).
A Sofia Silva deve ficar. Tenho ideia de que aquelas 6 são só quem sai. Falta uma é verdade. Mas também não vejo outra posição para a Fontemanha. Nas laterais e meio campo também já não vai lá.
Se a ideia for só “não serve só nas outras posições, metemo-la a central” muito mal estaremos.