Futebol Feminino - Época 2023/2024

Quando pensamos em reforços, temos que incluir a Scarpelli e a Sofia Silva. Se não houver nenhuma surpresa, esta época serão duas apostas para a defesa que obrigariam a sentar a Bruna, a Alicia e a ponderar a manutencao da Mariana Rosa (é possível que saia).
Depois, a entrada da Fátima Pinto e a afirmação da Maiara e da Maisa, vai retirar espaço para uma Joana Martins, Andreia Bravo ou até a Capeta.
E ainda há as da formação a pedir minutos.
Por isso, ou arranjamos uma equipa para rodar jogadoras (funcionou muito bem com a Mariana Rosa no Torreense) ou ficamos com as da B completamente tapadas.

1 Curtiu

Não percebo essas tuas contas. Há algum plantel com 11 jogadores?

Já perdeste a Melisa e a Beckert.

As da B ficam “completamente tapadas”? E depois? Também é preocupante os da B ficarem completamente tapados no masculino? Se calhar devíamos despachar o Coates, o Inácio, o Morita e outros para isso não acontecer.

Os/as da B são jogadores/jogadoras da B. Além da Maísa e eventualmente (eventualmente) da Maria Ferreira não deve haver mais apostas. As restantes devem focar-se em evoluir na B.

1 Curtiu

Melisa e Beckert já não contavam, mas as que indiquei sim - as mais utilizadas na última época, bandeiras da formação e do clube, potencialmente elegíveis para a seleção A.
Quando meto as B neste “exercício” é porque tem sido sempre assim e a não ser que haja alguma parceria, vai continuar a ser. É por isso que não acredito em reforços.

O Torreense, seria na BPI, a melhor opção. O rival tem duas equipas para fazer isso. Outra opção, seria o Futebol Benfica. O grande problema da nossa equipa B, é a falta de objetivos. Serve para dar competitividade a nível sénior às sub 19, mas a partir de sénior de primeiro ano não serve para nada. Quando as atletas chegam a seniores, tens que pensar, (apesar de realmente todas terem qualidade, pois se não não estariam no Sporting), quais destas têm de facto lugar numa equipa que se quer Campeã. Sendo que o ideal de um plantel são 23 a 25 jogadoras, temos no primeiro ano de sénior que fazer logo ali uma seleção.
Mas podem haver jogadoras a despertar mais tarde e aí um clube como o Futebol Benfica, com objetivos de subida, ou mesmo um Estoril, seriam uma opção. Mas na minha opinião, as jogadoras não convocadas deveriam sempre jogar na B.
Eu tenho um feeling que ainda poderemos fazer uma contratação. Feeling só porque seria pelo que se vê uma oportunidade única. E outra dúvida, a Jóia estará disposta a jogar mais uma vez meia dúzia de jogos? É que já é o quarto ano de sénior. Mas também digo, se ela sair, temos que ir buscar uma suplente. A Potra, com a qualidade que tem, não pode ficar um ano parada.

O “tem sido sempre assim” não tem resultado. É só não vê isso quem é cego. Como, apesar de possivelmente teimoso, não creio que a equipa técnica seja invisual…

Os lamps também não ocupavam e mesmo assim tinham de longe o melhor plantel.

1 Curtiu

Um clube da 2ª não acrescentaria muito ao que já fazem na B, com a agravante de alguma poder ficar lá encostada. O ideal seria da liga BPI e aí não encontro ninguém melhor que o Torreense, principalmente pela questão geográfica que nesta idades é determinante.
Parece-me é que o Torreense, apesar dos maus resultados, tem tido um projeto próprio, não sei se embarcaria numa parceria destas.

1 Curtiu

Neste momento, a não ser que me falhe alguém, já depois da saída da Nádia Bravo, temos na B, a Raquel Baltazar, a Nuria Alexandra e a Joana Caiado, como séniores. séniores. Qualquer das três, tem condições de chegar e se fixar no plantel principal nas próximas duas ou três épocas? Uma equipa de topo em Portugal, faz por norma, cerca de 45 jogos/época, Serão jogadoras para fazerem o mínimo de 1/3, 15 jogos? Se não são é deixar sair. Não vamos esquecer o regulamento das equipas B (sub 23 + 3), será que vale a pena continuarem a ocupar espaço numa equipa sem qualquer objetivo (têm sempre o objetivo de serem campeãs) mas depois não sobem, nunca passam daquilo. A única jogadora que eu vejo que poderia ser emprestada é a Cid e aí o Torreense seria uma opção. Não cabe na cabeça, a Mariana Rosa renovar para não contarem com ela, e a Andreia Bravo, a Joana Martins, a Inês Gonçalves e a Alicia, têm lugar no plantel, se não como titulares como opções para jogar esse mínimo de 15 jogos.

Será que vem aí a Marchao?

Muita gente com o foco no benfica ficar mais fraco na próxima época, quando o foco tem que ser termos uma equipa mais forte na próxima época.
A mentalidade competitiva e a ambição num clube como o Sporting são fundamentais e nunca podem sair do adn do clube e nesse aspeto estamos a retroceder e muito.

1 Curtiu

Estava aqui a pensar. O pessoal pergunta da Cláudia Neto. Ainda mais agora com a assinatura da Fátima por dois anos. Custa-me a crer que tivesse assinado só por um ano. No mínimo acredito em 1+1, a ser avaliado pela jogadora se acha que tem condições de continuar em alto nível.

Onde é que viste isso?

Isso era reforçar a equipa.

Isso foi algo em que já pensei várias vezes! Aqui tem-se falado muito na renovação da Dutra, Claudia, até da Brenda, mas as duas primeiras chegaram este ano e a Brenda também renovou no início da época!! Terminam agora?? Não me parece…

A Marchão é melhor do que a Dutra? Não sei!! Percebo que é uma jogadora acarinhada pelos anos que passou cá, mas sinceramente não me parece prioritária, ao contrário da Fátima!!

A Marchão com as debilidade que temos até podia jogar ao mesmo tempo que a Dutra.

Aliás, numa fase final da sua passagem pelo Sporting foi a central do lado esquerdo com a Chandra a fazer a ala toda. Podia ser parecido.

Ou, simplesmente, podíamos ter ambas porque somos o Sporting e os plantéis deste clube não são os plantéis do Sporting Clube de Farense ou Covilhã que ter UM jogador de qualidade por posição é um luxo.

1 Curtiu

Nunca diria que não a uma hipótese de ter uma FL como a Marchao no nosso plantel.

Mesmo não me parecendo prioritário por termos a Dutra.

Preferia que viesse uma defesa-central de qualidade porque acho que o plantel ainda carece disso. Mas qualidade não é demais.

1 Curtiu

Aí sim, sem dúvida!! Mas nessa altura era a Borges que fazia todo o corredor à direita, ou seja, a Marchão defendia como lateral… Se o fizesse com a Dutra, teria de defender como central…

Sobre ter ambas para a mesma posição, claro que seria perfeito, mas num plantel com debilidades claras (sobretudo agora sem a Chandra) não me parece prioritária!! Apenas isso

Uma pessoa ligada ao fenómeno.

2 Curtiram

Que se concretize.

1 Curtiu