Futebol Feminino - Época 2023/2024

Justificou isso, menos mal. E justificou porque é que convocou 3 laterais esquerdas, quando possívelmente até vai utilizar uma lateral direita nessa posição?
Mas falando em laterais esquerdas, temos a nossa antiga funcionária, que não se deve ter apercebido de que a lateral esquerda titular do Sporting, e que nem compromete, chama-se Mariana Rosa, que até é de origem lateral direita, pois leva a lateral esquerda do Marítimo e a lateral direita do Benfica B. Ou levar a GR do Damaiense e a não sei se segunda ou terceira GR do Benfica e deixar de fora aquela que até passada semana era a GR titular do Sporting. E como é que num meio campo com jogadoras do Albergaria, Benfica B, Valadares e universitário americano, a Andreia Bravo, não tem lugar. Aceito que a Maria Miller e a Letícia Almeida, sejam titulares no meio campo. Agora, a Andreia Bravo, não cabe nas 23?

O site ZeroZero apresenta esta calendarização para a equipa principal do Sporting Fem.:

2023-12-08 23:00 (F) Amora FC - Taça Fut. Feminino 23/24
2023-12-08 (C) Racing Power FC - Taça da Liga Feminina 23/24

2023-12-01 (F) Racing Power FC - Taça da Liga Feminina 23/24

E jogos para as mesmas datas nos calendários das equipas do SLB e do Valadares Gaia, com a agravante do Sporting e SLB no dia 12-01 terem respetivamente 4 e 8 jogadoras a atuarem pela Seleção Nacional, e quiçá outras internacionais pelos respetivos países.
Caso este calendário se mantenha, só mesmo recorrendo às jogadoras da equipa B e até das Sub-19 é que estas 2 equipas o conseguirão cumprir, especialmente os 2 jogos marcados para o mesmo dia 12-8, e ainda a apenas 3 dias após o 2º jogo da Seleção Nacional.
Querem ver que ainda iremos ter um Racing Power - Valadares Gaia na Final da Taça da Liga Feminina, e o Amora e o Freamunde [- SLB] a seguirem em frente na Taça Fut. Feminino ? :grinning:

Em principio, o site da FPF e o calendário oficial, serão mais fidedignos que o zero zero.
Segundo os comunicados oficiais da FPF, o Amora X Sporting, é a 09/12 e o Freamunde X Benfica, é a 08/12. Sendo que os jogos da Taça da Liga, são a 10/01 e 14/02.

Vejo que se refere à equipa Sub23.
Respeitando a opinião alheia, diria o seguinte:

• Acho adequado que para GR hajam sido convocadas Adriana Rocha (1,72) e Carolina Vilão (1,71)
    Tenho a treinadora Beatriz Teixeira (agora na FPF) como alguém que conhece os plantéis femininos do SCP ‘em toda a linha’, tanto ou mais que MC.
    Se deixou de fora CJ (1,64) ela lá saberá.
    Certo é que na anterior convocatória das S23 ela constava, com CV e não AR…
  • O lugar de Andreia Bravo é na SNF SUB19 onde estão convocadas para jogar com a Inglaterra OITO ‘leoas’.

As SUB19 convocadas:
https://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-notícias/Notícia/news/42553

Alterações nas convocadas de SUB19:

Uma eventual ausência da convocatória da Seleção Sub-23 da Andreia Bravo e eventualmente de outras Leoas justifica-se por estarem convocadas para um estágio da Seleção Sub-19 em datas coincidentes.
https://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-notícias/Notícia/news/42553/

Penitencio-me, porque ainda não tinha visto a convocatória da seleção sub 19.

No entanto, a minha crítica relativamente às GR convocadas para as sub 23, da minha opinião pessoal relativamente à posição específica, e a ter uma opinião de que a seleção se deve basear em méritocracia e que um jogador deve jogar para ser convocado.

Por exemplo em relação às sub19, foram 8, na minha opinião, até deveriam ir 9. No entanto a nona, seria a Catarina Potra, que embora eu ache que seja melhor que a Íris Esgueirao, com a lesão da Hannah Seabert, passou quase dois meses como suplente, ou seja, sem jogar, enquanto a outra é a titular do Braga B.

É com base nessa forma de ver o futebol, que critico a convocatória das GR para as sub 23.

Eu não contesto a convocatória da Adriana Rocha, embora esteja no Damaiense, é titular indiscutível da equipa que até ao momento, é quinta classificada da Liga BPI. No entanto, mesmo que não fosse convocada a Carolina Joia, que até sábado passado, estava a jogar no Sporting, temos a Lu Pinheiro que tem sido a titular do Famalicão. Ou seja o que eu não concordo é a convocação de uma GR que não joga, e que fora seleção tem 90 minutos esta época, feitos há mais de um mês.

Mas para mim, a coisa mais incompreensível é mesmo a ausência da Mariana Rosa.

Tem havido tão pouca divulgação do jogo que domingo, que até fui confirmar se o derby era mesmo este fim de semana.
Até as próprias jogadoras parecem estar distraídas. Na grande fonte de informação que são as suas redes sociais :grinning:, só tenho visto fotos de viagens recentes e passeios na praia.
Mau sinal.

Mariana Cabral: «Temos vindo a crescer, estamos bem, prontas e preparadas para o jogo»
Treinadora do Sporting antevê dérbi frente ao Benfica.

A treinadora da equipa feminina do Sporting garantiu esta sexta-feira não esperar que o Benfica apresente “cansaço” acumulado no dérbi da oitava jornada do campeonato nacional de futebol, não acreditando em quaisquer facilidades.

Em conferência de imprensa de antevisão ao dérbi lisboeta, que se realizará no domingo, pelas 14h30, e que constituirá o destaque da oitava jornada do campeonato nacional feminino, Mariana Cabral garantiu não aguardar um Benfica fisicamente diminuído pelo facto de ter realizado um jogo exigente frente às suecas do Rosengard, na quarta-feira, na Liga dos Campeões (1-0).

“Faz também parte do crescimento do Benfica estar na Liga dos Campeões, são jogos muito competitivos contra excelentes equipas e isso faz com que a equipa também cresça. Isso aconteceu também na época passada e acredito que a equipa técnica saiba gerir esse cansaço, agora a nós cabe-nos querer ganhar o jogo, independentemente de tudo o que está à volta”, indicou Mariana Cabral, que incentiva a sua equipa para uma prestação de qualidade.

A treinadora das verdes e brancas alcançou a vitória na última vez que as duas equipas se defrontaram para o campeonato nacional, em 26 de março. Já esta época, Sporting e Benfica também mediram forças, na final da Supertaça (1-1 no final do tempo regulamentar, com as águias a superiorizarem-se por 3-0 nos penáltis), e Mariana Cabral mostrou-se convicta de que orienta hoje um Sporting ainda mais forte devido à evolução patenteada pelas jogadoras desde a disputa dessas duas partidas.

“Em termos de jogo jogado, acredito que as equipas já estejam num momento um pouco diferente. No início da época, falávamos de um jogo que significava a conquista de um troféu em 90 minutos que depois não foram 90, foram 120 e penáltis. Temos vindo a crescer, estamos a melhorar, estamos bem, prontas e preparadas para o jogo”, assinalou.

A responsável técnica sportinguista destacou a progressão de todo o plantel, desde as jogadoras que transitaram da época passada até as incorporações garantidas no exterior e na formação, apostando, por isso, numa equipa competitiva para disputar os três pontos.

“Temos algumas particularidades, tanto em termos defensivos como ofensivos, que antes não tínhamos em determinados aspetos, que nos dão mais vantagem e, portanto, temos uma equipa muito completa, que está a crescer. As coisas demoram o seu tempo, não é de uma semana para a outra nem de um mês para o outro, mas temos estado em crescimento e acho que a equipa está preparada para jogar”, garantiu.

Insistindo na ideia de que “as coisas demoram o seu tempo”, Mariana Cabral admite que as equipas poderão estar em momentos diferentes das respetivas temporadas, mas nem por isso deixa de assinalar que a missão das suas comandadas é “chegar ao jogo na máxima capacidade” para colocar em prática, com uma prestação e resultado de sucesso, o progresso que têm vindo a encontrar com o passar das semanas.

Também a guarda-redes Hannah Seabert anteviu o desafio deste domingo entre Sporting e Benfica, mostrando-se confiante sobre as possibilidades de êxito do conjunto que representa.

“Penso que vamos trazer toda a nossa energia e sabemos como jogar, penso que poderemos tirar vantagem dos espaços que elas deixam em aberto. Se nos focarmos nisso, no nosso plano de jogo, acho que poderemos sair por cima”, preconizou a norte-americana.

Hannah Seabert tomou como exemplo a boa imagem deixada no último confronto entre as duas equipas, a decisão da Supertaça, para sustentar a sua convicção de que, desta feita, serão as verdes e brancas a vencer.

“Penso que vamos competir bem contra o Benfica e também que toda a gente viu isso na Supertaça, que fomos superfortes contra elas, num jogo muito equiparado em que fomos para penáltis. Tecnicamente, foi uma derrota, mas desafiámo-las em campo e mostrámos que temos possibilidade de alterar esse resultado e, sim, penso que temos a oportunidade de mudar a história, como vocês costumam dizer”, declarou.

Por Lusa

MARIANA CABRAL: “É PRECISO GERIR MUITO BEM A EMOÇÃO E OS MOMENTOS DO JOGO”

Por Sporting CP
25 Nov, 2023

FUTEBOL FEMININO

Domingo é dia de dérbi entre águias e Leoas - 14h30, no Seixal

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se, este domingo (14h30), ao Seixal para enfrentar o SL Benfica no jogo da oitava jornada da Liga.

Mariana Cabral, treinadora das Leoas, fez a antevisão do dérbi e considerou que, após quatro triunfos consecutivos − os dois últimos sem sofrer golos −, este é um bom momento para enfrentar o rival encarnado.

“Temos vindo a crescer ao longo das semanas, temos melhorado nos nossos processos defensivos e ofensivos”, referiu aos jornalistas presentes, acrescentando que “os períodos de adaptação e juntar toda a gente são coisas que demoram o seu tempo”. O Sporting CP está “bem e preparado para o jogo”, garantiu a técnica.

“A equipa dá-nos muita confiança. Temos muitas opções, mais do que na época passada, tanto graças a jogadoras que subiram da formação como às que vieram de fora. Isso permite-nos ter algumas particularidades defensivas e ofensivas que antes não tínhamos e que agora nos podem dar mais vantagens. Temos uma equipa muito completa e que está a crescer”, considerou.

Neste momento, as Leoas somam 16 pontos na Liga e estão a cinco da liderança, ocupada pelas águias. Agora, é hora de ambas as formações medirem forças e “um dérbi é sempre um dérbi”, reconheceu a treinadora verde e branca.

“É um jogo muito emocionante, onde as emoções também toldam a razão. É preciso gerir muito bem a emoção e os momentos do jogo”, perspectivou, antes de recordar o embate entre as duas equipas na Supertaça.

“Acho que as equipas estão num período um bocado diferente e no início da época também foi um jogo que significava um troféu. Foi um jogo muito equilibrado, em que eu creio que estivemos melhor, mas acabámos por não ganhar o jogo nos penáltis”, recordou.

De seguida, analisando o adversário, embora Mariana Cabral tenha considerado o SL Benfica uma “equipa muito boa, com jogadoras excelentes e que está na UEFA Women’s Champions League”, a técnica realçou também “a qualidade” da sua equipa. “Temos toda a capacidade para ganhar o jogo”, enalteceu.

“Acho que tacticamente são jogos extremamente interessantes e as duas equipas jogam de forma diferente do que jogavam na época passada. Depois, a nível de qualidade, o SL Benfica tem uma base unida há mais tempo, mas há muita qualidade individual e colectiva em ambas as equipas”, resumiu, por fim.

Por sua vez, Hannah Seabert, guardiã do Sporting CP, também lançou o dérbi que se segue, mas começou por falar sobre a sensação “fantástica” de estar de regresso às opções − disputou o último encontro das Leoas frente ao FC Famalicão depois de praticamente dois meses de ausência. “Demorou mais do que esperava, mas estou muito contente e cheia de energia por estar de volta à equipa”, salientou.

Já sobre o embate frente ao rival encarnado, a norte-americana não escondeu que “é sempre importante estar num bom momento” para enfrentar “um jogo grande como este”.

“A equipa sente-se bem e estamos num bom patamar a nível físico e mental para entrar num jogo como este”, completou, antes de projectar o dérbi deste domingo.

“[SL Benfica] É uma equipa equilibrada, boa no ataque e na defesa, mas acho que se levarmos a nossa energia, sabemos como jogar e aproveitar os espaços que o SL Benfica deixa. Temos de nos focar nisso e no nosso plano de jogo e, se assim for, podemos sair por cima”, atirou, confiante.

Por fim, Hannah Seabert considerou que as Leoas reforçaram-se bem para esta época e que a exibição na Supertaça deixou bons indicadores da capacidade da equipa. “Acho que chegaram boas jogadoras esta temporada, que têm acrescentado muito, tanto em treino como em jogo. Acho que isso se viu na Supertaça, fomos muito competentes contra o SL Benfica. Foi um jogo muito equilibrado que teve de ir a penáltis”, lembrou, sentenciando: “Temos capacidade para mudar essa história”.

Laura Luís 2 :soccer: e Telma Encarnação 1 :soccer: afundando o Braguinha, Melisa Hasanbegovic 1 :soccer: ao intervalo.
O Marítimo que na época passada até teve que lutar pela permanência na Liga BPI disputando o Play-off da Manutenção, está neste momento à 8ª jornada virtualmente empatado com o Sporting e este Braga ten(gar)rinha no 2º lugar com 16 pontos.

Não será mesmo possível convencer a Telma a vir para cá?

Gostei muito de ver jogar o Marítimo contra nós, têm boas jogadoras.

No domingo depois do Damaiense X Marítimo, eu disse que o Braga daquele dia, não passava com o Marítimo daquele dia.
Não estou a crer que com 10,marquem 3 golos.

Esse jogo não está a dar no Canal 11 e nem no Youtube. Alguém sabe em que canal está a dar, talvez na SportTv ?

Marcarem 4 golos!
Agora, Telma Encarnação 2 :soccer: já com 8 golos em 7 jogos na Liga BPI.

Amanha, apenas ganhar permite ainda aspirar a algo.

Portanto, façam acontecer… :point_right:

:8ball:

Mariana Cabral não enfatizou o eventual ‘cansaço’, por alguma sobrecarga de jogos do adversário, nem era de o fazer.
A minha interrogação é se, para este jogo, a equipa do SCP é circunstancialmente favorita.

Quero acreditar que sim:

• A sucessão de jogos tidos pelo adversário entra na equação (ver resumo abaixo). Lendo certos comentários algures noutro fórum, enfatizam isso mesmo.
  • A equipa do SCP vem-se mostrando bem fisicamente e com quem a prepara fisicamente (Mafalda Botelho) terá trabalho de ginásio substantivo, que era o que ela fazia no voleibol.
  • O plantel tem qualidade, para uma solução vencedora para qualquer encontro, com um núcleo duro de valia e.g.: Hannah Seabert, Cláudia Neto, Fátima Pinto, Fátima Dutra, Diana Silva, Ana Capeta, Olivia Smith, Jacynta Gala, Maiara Niehues, Ana Borges, Brenda Pérez…Rita Fontemanha, Joana Martins, Bruna Lourenço, Andrea Norheim, Andreia Bravo, Leonete Correia, Mariana Pinto Rosa, Ana Teles, Alícia Correia, Gabriela Vinhas…
  • Entrará na equação o acerto (ou falta dele) da actuação da equipa de arbitragem: Filipa Cunha (árbitra internacional FIFA - Quadro CF1 2023-2024, Liga BPI) + assistentes Rafaela Almeida em Sandrine Santos + 4ª árbitra Liliana Duarte (em jogo com observador).
  • Haver VAR ‘é precioso’, num jogo que se prevê ser intenso, e propenso a haver quem intencionalmente actue para condicionar adversários. Não admirará haver que não acabe com 11 e um ou + penáltis.
  • Não entrará na equação os dois últimos resultados havidos nos derby (Luz e ST). Na hora de entrar em campo ‘há mais em que pensar’.
  • Do que venha a produzir o 11 inicial (e as demais) do seu empenho, intensidade e discernimento durante o jogo, mormente na finalização, poderemos vir a ter o que mais interessa.
  • Mariana Cabral tem a palavra incumbindo-lhe escolher um 11 inicial que se constitua num equipa vencedora (independentemente de jogar fora).

Jogos recentes do adversário:
14.11.2023_20H00: UWCL_1ºJ → FC Barcelona 5-0 SLB
19.11.2023_11H00: BPI 7ª → SC Braga 0-1 SLB
22.11.2023_20H00: UWCL_2ºJ → SLB 1-0 FC Rosengård
26.11.2023_14H30: BPI 8ª → SLB vs Sporting CP

Se ganharmos podemos continuar a lutar.

Se perderem, acabou.

O empate é bom para as lamps.

1 Curtiu

Afinal estiveram a guardar-se para o último dia. Força Sporting!