Ou como o Messi. Que há-de ter 95 anos, e ir buscar a Bola de Ouro de andarilho.
Mas há muito Sportinguista, que vai nesta conversa de Hugo Gil e amigos. São os maiores com uma enorme vantagem.
Na arte da guerra, um livro escrito à 2500 anos, Sun Tsu, já dizia, a vantagem de um contendor, não vem do poder e força que ele tem, mas sim do poder e força que o adversário acha que ele tem.
É isso que temos de contrariar e mostrar que entre a imagem que querem passar, está longe de ser verdade. São superiores? Sim. Assim tanto como querem querer parecer, não.
Como disse o @mirko11 e muito bem. A massa adepta Sportinguista, ficou com a imagem marcada das três goleadas, TP e TL, mas a verdade é que entre a quinta e a oitava jornada, em 12 pontos possíveis, fizemos 2, e tirando o jogo com o Benfica e o Famalicão, jogamos contra o Braga e Damaiense, o suficiente para golear. Nesses 4 jogos, perdemos 7 pontos em 2 minutos. Contra o Braga, 1-2 aos 89 minutos, contra o Benfica 1-2 aos 89 minutos, contra o Damaiense 2-2 aos 90.
No confronto direto. Sporting x Benfica, 1V 1V, 2-2.
Este jogo é um jogo de tripla. Mas a vitória, pode não servir de nada, se perdermos mais algum ponto pelo caminho. Ainda não vimos o que vão fazer Valadares e RP, mas tirando Braga e Torreense, ninguém quis fazer frente ao Benfica.
Os clubes menos dotados deveriam ter uma coisa na cabeça. Respeitinho é muito bonito. Mas se não têm nada a perder, vamos jogar para ganhar e não para perder por poucos.
diz mais ou menos são factos, as razões são várias. Mas que não fiquem dúvidas, a mim é que não me preocupa nada como o rival da segunda circular se apresenta ou se deixa de apresentar porque acho que são um mau exemplo a seguir.
Sempre defendi que para elevar a fasquia qualitativa da equipa temos que fazer bem o nosso trabalho, óbvio, contratar melhor lá fora e evoluir na forma como tratamos a formação de Alcochete…é que se for para olhar para os outros então que seja para os bons exemplos: Chelsea, Lyon, Wolfsburg e Barcelona e tentar replicar isso por cá. É preciso mais dinheiro?! ah é pois… temos um país com estrutura para crescer como Inglaterra, França ou Espanha se calhar ainda não.
Mas para mim o que é mesmo claro é que não vão contar comigo para alimentar o monstro que é essa narrativa repetida lampiã/canal 11/FPF (transversal de resto a todas as modalidades excepto futsal masculino por enquanto!) de que o ésseélebê está num patamar muito acima porque não está nem nunca esteve, para mim são factos também.
Duvido que vamos lá com braços dados e kumbaya. Estamos atrás delas e os resultados nos últimos anos não apareceram por acaso. Este ano fomos buscar alguns bons reforços mas no geral ainda falta muito
Há pouco, estive a ver o Portugal x Canadá, em sub 17, e a Cíntia Martins, que marcou os 2 golos, pode vir a ser a nossa Vicky Lopez, que aos 16 anos, jogou, na época passada,10 jogos pelo Barcelona na Liga F. Assim a Cíntia fosse por cá aposta.
Em relação a reforços para aumentar a qualidade, não nos podemos esquecer de um grande problema que temos em Portugal, e obrigatoriamente a sua resolução, só será possível, utilizando a formação. Esse problema são as FL.
Não, não quis dizer NFL, quis mesmo dizer FL.
Retiremos, Benfica e Braga, mais Telma Encarnação da equação e mesmo a maioria das jogadoras que estão no estrangeiro.
Quais seriam reais mais valias?
Na Liga BPI, vejo 3. A Inês Queiroga, a Maria Ferreira (é nossa), a Carolina Correia (é do Benfica), e a Queiroga, é só porque nós não temos uma massa adepta paciente, que nos deixe apostar já na Erica Cancelinha, mesmo que ela pudesse errar (pelo que se vê principalmente na seleção sub 19, está ao nivel da Rita Almeida ou da Andreia Bravo). A Carolina Correia, no momento acho que está inclusive melhor do que a Bruna, mas também acho que na época que vem e com a possível saída da Sílvia Rebelo, deverá voltar ao Benfica. Se não, para mim, e a não ser que fossemos buscar uma central NFL, seria a melhor aquisição. Depois, lá fora. Tatiana, Andreia e Ana Dias. E puff, acabaram as NFL, que seriam mais valias. Mais valias da formação. Erica Cancelinha, Iara Lobo, Cintia Martins, Carolina Santiago, Ana Tomaz, Bruna Ramos. Iara Gonçalves etc.
Pegando no normal esquema tático da Mariana. Uma equipa sub 19, com: Catarina Potra, Erica Cancelinha, Bruna Ramos, Iára Lobo, Matilde Vaz, Matilde Nave, Iára Gonçalves, Inês Silva, Ana Tomaz e Carolina Santiago e Cíntia Martins. E ainda deixando de fora, Maísa Correia, Rita Almeida, Andreia Bravo, Maria Ferreira, Gabriela Vinhas, Maria Chaves, Diana Serafim, Nicole Cassama, Sara Cartaxo,Carolina Pimenta, Rafaela Mendonça, e Chloé Romão, não desceria de divisão.
Resumindo. Esta época, deixamos uma vaga NFL. Para o ano, a Maiara é FL. Mesmo que não saia mais ninguém, teremos duas a preencher. Vagas essas que a exemplo deste ano, deverão ser preenchidas com jogadoras essenciais. Nas FL, se conseguíssemos o regresso da Tatiana ou da Andreia, e a aquisição da Ana Dias, seria excelente.Sendo que senão, a opção terá mesmo que ser a formação, pois não há infelizmente FL que fossem reais mais valias.
Desde que elas existem, em jogos da liga, está 5-5, e 15-15, em golos.
Elas, nunca foram muito melhores do que nós. A diferença esteve nos jogos com os outros. Tirando 21/22, em que o Benfica ganhou os dois jogos. Nas outras três épocas, nós ganhamos na primeira fase e depois nas fases finais, foi um jogo para cada.
19/20 - Empatados a 7 Jornadas do fim, quando o campeonato foi suspenso. 14 vitorias e 1 derrota para cada, deveria ser o padrão normal, pela valia dos plantéis.
20/21 - Benfica, vantagem de 5 pontos. Perde 3 com Sporting. Sporting perde 3 com Benfica e 5 pontos com Braga e Famalicão.
21/22 - Benfica - Vantagem 9 pontos. Sporting perde 6 pontos com o Benfica e 3 com o Famalicão. (O famoso jogo do COVID)
22/23 - Benfica - Vantagem 9 pontos. Perde 3 pontos com o Sporting.
Sporting, além dos três pontos com o Benfica, perde 5 com o Braga e 4 com Famalicão e Damaiense.
Os jogos da Supertaça e Taça de Portugal, passaram uma imagem diferente da normalidade dos resultados entre os dois clubes.
Ou seja, a diferença do Benfica para o Sporting, é que o Benfica não falha com os outros. Seja porque motivo seja,mas não falham.
Não consigo acompanhar com muita atenção o que as nossas jogadoras têm feito nas respectivas selecções e nas nossas equipas de formação, mas pelo que deu para ver nos treinos na equipa principal no inicio da época a Carolina Santiago e a Rita Almeida deverão ter as suas oportunidades este ano na equipa principal (no zerozero estão na equipa) mas também todas as que têm estado a renovar contrato com o Sporting de há umas semanas para cá poderão ter. Na defesa para além da Érica Cancelinha ( vi um bocado de um jogo dela, não me lembro qual, na selecção e gostei). A Dária Kaminska é outra jogadora que poderá a qualquer momento ter a sua oportunidade mas não sei e nunca a vi jogar.
Da liga BPI para além das 3 que referiste, FL continuo a pensar que a Alexandra Henriques poderia ser uma boa alternativa para jogar a 10 ou até a ponta de lança na nossa equipa, sei que renovou pelo clube dela mas ainda não jogou esta época, poderá estar lesionada, suponho. A Ana Dias também e pelos rumores do soccerdonna vai sair em Janeiro do Zenit, pode ser que se lembrem dela.
Os nossos escalões de formação começam em que idade?
O Sporting CP em FutFem tem duas equipas de SUB11 que jogam nas séries 6 e 7, num contexto de equipas masculinas.
- As SUB11 da Série 6, jogam aqui:
AF Lisboa Séries E2 Série 6 Fut.7 Jun.E S11 2023/24 :: AF Lisboa Jun. E Portugal Futebol de 7 [Jun.E S11] :: Série 6 :: Classificação :: Estatísticas :: Títulos :: Palmarés :: História :: Golos :: Próximos Jogos :: Resultados :: Notícias :: Videos :: Fotos :: zerozero.pt
Acima, as ‘leoas’ também competem em SUB12, SUB13, SUB14 e demais escalões.
Pouco me preocupa o que dizem os órgãos de comunicação social.
A mim só me preocupa a nossa evolução e quanto mais competitivos formos melhor.
No jogo que fez hoje para a Champions o Benfica geriu claramente jogadoras para o próximo fim de semana. Amado, Kika, Jessica, Norton, Lais e Nicole não fizeram os 90’ (Seiça nem entrou).
Na minha opinião vão aparecer motivadas e com marcações cerradas à Claudia Neto (já é habitual) e à Olívia.
Marcação cerrada à Olívia cheira-me a penalties e livres perto da área a nosso favor, o único modo de a parar na sua forma atual
Não é assim que se faz. Vai ser apertada no meio campo, descaída para a linha lateral, antes de começar a embalar. À vez, entre a Lúcia Alves, Catarina Amado e a Lais. Para escaparem à ação disciplinar.
Espero que a Jacynta, no lado oposto, esteja inspirada.
E vão perder as jogadoras que desiquilibram para fazer marcação cerrada na Olivia? É que do outro lado está a Jacynta, e nas costas de cada uma, a Ana Borges e em princípio a Fátima Dutra e assim não pode subir nem uma nem outra. Quem faz os desiquilíbrios? Eu sei que a treinadora do Benfica é fraca. Mas não a acho burra. Bastaria a Olívia jogar a ala-extremo, e não a medio-ala e nesse caso fazer jogo direto para a Olívia no último terço, que a tua teoria cairia por terra e se calhar a do marlon ser mais provável. Se calhar então, deveriam marcar a Andrea em cima, para não fazer passes de rotura, tanto para a Olívia, como para a Jacynta,como para a Diana. Uma vitória de aflitos, contra o sétimo classificado do campeonato sueco enche de moral? Ainda bem que não foi contra o Hacken. Aí rebentariam a escala da moralidade. Vamos ver o que acontece.O Sporting, nesta altura, tem jogadoras com vontade de ganhar e por muito que custe a muita gente, neste momento joga melhor futebol. Pode perder? Claro que pode, mas não vai entrar em campo derrotado.
O futebol é dinâmico e cada equipa tem a suas estratégias e elas podem mudar durante o jogo.
O próximo derby é muito importante para o Sporting, uma derrota ou um empate é praticamente dizer adeus a luta pelo titulo.
A Diana, tem que marcar no domingo. Tem que mostrar a palhaçada que existe no futebol deste país.
estive a ver a conferência de imprensa da convocatória da selecção e o seleccionador disse que a Diana não foi convocada por motivos pessoais mas que em Fevereiro voltaria.