Engraçado que quando via jogos do Real Madrid perguntava-me onde estava aquela magia e imprevisibilidade de Ronaldo dos tempos do nosso Sporting ou do Manchester? Messi leva a bola colada ao pé enquanto que critiano aposta sobretudo na explosao e velocidade sendo que tambem tem uma grande variedade de dribles.
Quanto a mim Ronaldo é o melhor jogador do mundo pois tem técnica, velocidade, remate, livres, explosao com bola, drible, joga bem de cabeça e acima de tudo tem uma capacidade psicológica e de auto-motivação( em situações em que um jogador normal se dava por satisfeito) fora do comum.
Que barbaridade é essa? O Cristiano um jogador à Hulk?
O Ronaldo se não tivesse evoluído da maneira que evoluiu, sobretudo fisicamente, nunca teria chegado a metade do que hoje é. Era franzino demais, dada a sua altura tinha obrigatoriamente de ser mais forte fisicamente senão era apenas mais um extremo habilidoso.
Mais, o Ronaldo não perdeu técnica (dizer isto é quase um atentado ao futebol), pelo contrário, ganhou objectividade e conseguiu conciliá-la com a sua técnica de classe mundial. Quantos, em toda a história do futebol, conseguiram fazer isto? Deve-se contar pelos dedos de uma mão.
E outra coisa, está a milhas de Messi em termos de técnica e finta? A técnica e finta são as ÚNICAS verdadeiras armas de Messi, que aliado à sua velocidade e baixa estatura fazem dele um jogador quase impossível de parar.
Ronaldo é o jogador mais completo que existe, consegue fazer tudo o que Messi faz, só que as suas armas são muito mais diversas do que as do Argentino. Ronaldo faz tudo em campo do meio campo para a frente.
O contrário já não sucede com o Messi.
Exagerou claramente, mas não é preciso ser muito inteligente para perceber que a agilidade está relacionada com a fisionomia do corpo e no caso do futebol com a capacidade de drible. A massa muscular tem as suas vantagens e desvantagens. Ainda bem que o Ronaldo avançou para este processo porque se continuasse o miúdo lingrinhas por mais agilidade que tivesse nunca seria um Messi, e o Messi por mais caparro que tivesse nunca seria um Ronaldo actual. Cada um há sua maneira, o Ronaldo foi inteligente em adoptar por esta abordagem.
A vantagem do Messi sobre o Ronaldo(ou qualquer outro jogador)é o seu dribble diabólico.
Isso aliado uma boa capacidade física(surpreendente ate diga-se)e grande velocidade tornam no quase imparável.
Como jogador Ronaldo é mais completo,quase parece que foi feito num laboratório pois nunca vi um jogador com características físicas e qualidade futebolísticas tão equilibradas e de um nível de qualidade tão elevado.
Mas o dribble do Argentino torna o um jogador mais decisivo num jogo,é capaz de partir para cima de três ou quatro adversários e resolver uma partida.E no fundo é esse poder que possui de decidir uma partida(ainda por cima quando tem o auxilio de um Xavi e um Inesta que lhe dão possibilidade de explorar o seu futebol)que o tornam o melhor do mundo.
Para infelicidade do Ronaldo existe um Messi no seu tempo,caso contrário o Português não teria rival.
Mas diga se que apesar do muito destaque que hoje em dia Messi e Ronaldo tem ,para mim Ronaldinho nos seus tempos áureos era uma jogador de um nível superior a estes dois(e um verdadeiro regalo ver o tipo jogar,ate para mim que detesto o Barcelona não perdia um jogo por causa do tipo).
E quem fala do Ronaldinho também pode falar do Ronaldo o Fenómeno,outro jogador verdadeiramente espantoso nos seus bons tempos.
A mim se há algo que me causa imensa confusão é ver pessoas a classificarem o Messi como o melhor jogador de todos os tempos.
Eu próprio sou o primeiro a admitir a qualidade do mesmo,mas é verdadeiramente absurdo ver coisas dessas escrita na imprensa desportiva quando nem a há muito tempo houve dois jogadores que se não eram superiores a ele não lhe ficavam a atrás.
1º É claramente um jogador diabólico, com uma capacidade de drible fascinante. Mas dizer que resolve partidas…vemos o Messi na Argentina. Não resolve coisa nenhuma. Mesmo com Tevez, Aguero, Higuain e afins, não resolve. Por isso é que eu digo que nos tempos de AImar e Riquelme, esta selecção estava bem melhor. Bons velhos tempos de Claudio Lopez e comp.
2º Xavi e Iniesta sim. Esses sim permitem que Messi resolva jogos e seja considerado o melhor do mundo.
3º Eu diria que se o Messi não estivesse no Barcelona, acho que ambos teriam um outro rival fabuloso, Iniesta. Por vezes, Iniesta lembra-me os famosos gregários da US Postal, como Heras, que tinham capacidade para estar no topo, mas que optaram (mal, na minha opinião) por trabalhar para outro.
4º Tanto o Ronaldo (o Fenómeno) e Ronaldinho, não devem ser comparados a jogadores como CR, Messi, Xavi e Iniesta. Estes últimos 4, caminham todos para uma carreira sempre em alto nível. Quantos anos os 1ºs aguentaram a jogar ao mais alto nível?
5º Para mim, o Messi e CR têm logo à partida, 3 jogadores para igualar/bater:
Pelé - 3 Mundiais (58’ 62’ e 70’) e mais de 1000 golos na carreira
Guarrincha - 1 Mundial (62’) que muitos consideram que “ganhou sózinho”.
Maradona - 1 Mundial (86’) que muitos consideram que também “ganhou sózinho”
Depois temos vários jogadores que fora do seu ambiente natural (equipas) fizeram bem mais pelas suas selecções, que Messi e CR.
Não posso falar de jogadores que não vi jogar(tu viste o Pele e o Garrincha a jogar?Sortudo,são épocas do futebol que me fascinam e gostaria de ter estado presente para as apreciar.Videos não fazem nem nunca farão justiça a esses tempos).
Ronaldinho e Ronaldo o fenómeno nos seus bons tempos não ficam atrás do presente Messi.Ronaldinho ate lhe foi superior nos seus tempos áureos no Barcelona(por alguma razão o Brasileiro na altura era o Ídolo do próprio Messi…).
Ronaldinho ao nível de competição que jogava as coisas que fazia era verdadeiramente inacreditável,não misturemos carreiras com a qualidade de futebol dos seus intervenientes.São coisas distintas(se o Messi amanhã tiver uma lesão que acabe com a sua carreira tudo o que fez agora fica esquecido?É óbvio que não).
Existe uma Messi mania completamente desmesurada hoje em dia,ou melhor uma Messi histeria será o termo mais correcto.
É um grande jogador,o melhor da actualidade(e sim resolve jogos sozinhos,na selecção não joga nada?O Ronaldo também não é o mesmo jogador inserido nesse contexto também…)mas esta muito longe de ser o melhor de todos os tempos.
Já nem sequer falando de glórias intocáveis do passado(nem seria correcto da minha parte pois muitos deles infelizmente não os vi jogar)é um crime ver muitos profissionais da imprensa desportiva esquecerem se por completo de alguns jogadores que nem há muito tempo brindavam os campos de futebol com uma qualidade elevadíssima.
Infelizmente não vi nenhum deles jogar. Vi apenas vários vídeos de ambos, ouvi relatos de quem os viu, e como o Botafogo sempre foi o meu clube no Brasil, sempre tentei saber o máximo dele. E os anos de Nílton Santos, Garrincha, Didi, Zagallo e julgo que Amarildo, foram os anos de ouro do Bota. Para mais, ainda li umas 3/4 vezes o livro abaixo, que é uma preciosidade, com relatos fascinantes daqueles tempos.
Fascinante como um gajo que nem devia conseguir correr, se tornou um dos melhores futebolistas de sempre, e para muitos brasileiros, o melhor de sempre.
Eu percebo, mas quando se fala de jogadores para melhor de sempre, temos de avaliar a carreira, e para já, Messi está ao mais alto nível à mais tempo que Ronaldo e Ronaldinho.
Ronaldo do barcelona, foi o melhor futebolista que já vi. Não é o meu preferido, pois esse foi o Bergkamp, mas claramente o Fenómeno, no barça, era algo do outro mundo.
Acho que temos de separar as coisas.
1º Para mim, Messi, CR e Iniesta são os melhores jogadores da actualidade, independentemente do que fazem fora dos clubes.
2º A Argentina com Messi, está mais fraca do que a Argentina sem Messi. Desde que ele entrou para a selecção, perderam Aimar, Riquelme e Crespo. Mesmo assim, têm estado cada vez pior. Portugal, estava habituado a não participar em nada, mas desde a chegada de CR, não falhámos nada. Ambos os cenários não dependem apenas dos 2, mas parece-me que a influência do CR na selecção foi bem superior à de Messi na sua. E a verdade é que a Espanha não precisa de Messi para ganhar.
Não digo com isto que Messi seja mau. Ele é top3 mundial. Eu acho é que a equipa dele (barcelona) o potencia para um nível estratosférico, enquanto CR, só agora tem um que o ajude (Ozil). Maradona não precisou de uma equipa que o projectasse. Ele próprio projectava a equipa. Messi não corre esse risco a nível de equipas, e a nível de selecção, não consegue projectar uma Argentina que tem um ataque fabuloso e rico de opções (acho que qualquer um dos suplentes de ataque deles servia para que Portugal pudesse aspirar a mais…).
Esta afirrmação não é correcta. Portugal desde o Euro96 só falhou o mundial de 98 (obrigado Artur Jorge), portanto muito antes do CR7 chegar à selecção já estávamos a participar regularmente nas grandes competições.
Em relação à discussão CR7/Messi não consigo dizer quem é melhor. Ambos tem particularidades e estilos que os distinguem dos demais e transformam em jogadores decisivos para as equipas pelas quais actuam. E são justamente considerados os melhores do mundo da actualidade.
O CR7 é A figura em qualquer equipa onde joga. Quem faz mais 50 golos numa época como ele fez, só pode estar num patamar muito alto. E se pensarmos que já no ManUtd bateu o recorde de golos numa temporada, percebe-se que estamos perante um atleta de eleição e que vai ficar na história do futebol.
Com Messi passa-se o mesmo, ele joga na melhor equipa do mundo da actualidade, e que será para sempre lembrada como uma das melhores da história do jogo. E não só joga, como resolve! Aliás o Barcelona não seria o mesmo sem o argentino. Naquela equipa Xavi e Inesta tocam o bombo, Messi faz a festa.
Aquilo que diferencia um do outro são os títulos. E são os títulos ganhos pelo Barcelona que tem dado ao Messi os troféus individuais que tem escapado ao CR7.
Somos uns privilegiados por podermos todas as semanas ver jogar estes dois jogadores, assim como ver o Barcelona deslumbrar por todos os campos onde passa.
Incorrecta se interpretares à letra. Porque assim, até podes referir que não falhámos 66’ e 86’.
A geração de Figo e Rui Costa falhou 94’ e 98’. CR não falhou nada. Estou a analisar por figuras das selecções portuguesas.
A Argentina não falhava e continua sem falhar…por outro lado, joga menos, marca menos e cada vez mais, está afastada da elite e das finais.
Quanto ao resto, mesmo considerando o Messi um jogador fabuloso, acho que o barcelona não depende dele. Ficam mais fracos sem ele, mas continuam favoritos em qualquer campo. Prova: Espanha é campeã europeia e mundial…sem Messi. De quem depende a selecção? Xavi, Iniesta, Pedro e Villa (os mesmos que potenciam o Messi no barcelona)
Ronaldo e Messi são os melhores da actualidade. Um ou outro é considerado o melhor dependendo dos resultados das suas equipas e aqui o Barça tem sido o melhor.
Dizer que são os melhores de sempre é quase um crime. Pelé, Maradona, Eusébio, Di Stefano, Best, Cruift, Muller, Beckembauer, Van Basten, Ronaldo, Romario, Figo, Zidane ou Ronaldinho foram grandes (uns mais que outros) e não podem ser esquecidos após 4/5 anos de sucesso dos outros dois.
Na minha opinião para alguem ambicionar ao lugar de melhor de sempre tem de ter sucesso individual mas também colectivo (tanto nas equipas como na selecção). Messi com o Barcelona tem ganho mais titulos colectivos mas com a Selecção tem sido de mal a pior, se não ganhar titulos pela Argentina nunca chegará ao patamar de Maradona. Ronaldo precisa de ganhar com o Real (depois de ter ganho com o United) para “roubar” os titulos de melhor jogador ao Messi, na selecção será o melhor de sempre em termos de internacionalizações, golos, presenças em grandes competições e mesmo resultados (vice campeão europeu e 4º mundial para já).
Para fugir um bocado à discussão Messi vs CR vs melhores de sempre…
:o
Este sim, eu ia buscar…até por 10M.
Não nos cuidemos não, e depois não nos admiremos de ver Iuri Medeiros (estilo parecido) a sair.
Grande jogador que aqui está…e quase de borla. Com 15 anos foi para mim o MVP do Europeu U17 onde inclusivé esmagou e marcou os 2golos da Espanha contra nós, e agora com 17 foi ao Europeu (ou Mundial) de U19 continuar o festival. Esmagou todos os laterais que lhe apareceram pelo caminho.
Estes é que o Godinho não vai buscar. COm 17, tinha lugar de caras no nosso 11.
Claúsula de 3,5M? Mas estes croquettes são burros ou quê? Nem sei como é que ele ainda está no Barça com aquela cláusula. Se calhar também é ele que quer ficar :think:
Mas vocês pensam mesmo que mesmo que o Sporting o tentasse ele não preferia ficar em Barcelona ou ir para o Arsenal ou Chelsea? E ainda por cima a noticia diz que o Barça está a tentar renovar lhe o contracto mas rapidamente possivel …
Em termos de improviso, talvez Messi seja superior. Tecnicamente considero-os semelhantes. Em termos físicos não há comparação, CR é superior. Claro que o pé esquerdo de Messi faz milagres, mas já repararam que CR marca golos de pé esquerdo, pé direito, cabeça, livre, penalties? Depois creio que com a idade, a irreverência de CR deu lugar a uma certa humildade, enquanto que Messi está cada vez mais arrogante. A última do argentino que só prova a sua ignorância:
"Em entrevista à ESPN Brasil, Leo Messi voltou a confessar a sua admiração por Maradona… e não deixou de lançar uma pequena provocação, consciente do país para que falava.
«Melhor jogador de sempre? Maradona, sem dúvida! O melhor de todos os tempos, de longe», afirmou. Então e Pelé? «Pelé? Só conheço o Maradona, sinceramente, o outro nunca vi jogar… Nem quero, não me faz falta», declarou ‘La pulga’, numa entrevista em que aparece sentado num trono.
A afirmação, diz-se em Espanha, foi tomada com uma afronta pelos meios de comunicação brasileiros, que são unânimes em considerar Pelé o melhor jogador de todos os tempos, numa das mais antigas e disputadas discussões do futebol sul-americano e mundial.
Messi garantiu ainda que o melhor atacante que alguma vez viu jogar foi o brasileiro Ronaldo, que representou entre outros, o Inter de Milão, o Real Madrid e, tal como ele, o Barcelona."
Isto vindo de um gajo que aos 8 anos era autista e aos 11 tinha problemas de crescimento acho que deveria ter mais humildade não? As pessoas mudam tanto!!
Neste fórum já vi pessoal criticar o Messi por ser arrogante, por ser um “anão de merda”, por ter jogado sempre no Barcelona,etc,etc. Isto é surreal! :rotfl: :rotfl:
não é surreal, é uma questão de se vir aqui e dizeres isto:
“Ronaldo empurra Pep Guardiola”
Cobarde, ganha humildade, és um maniento…
“Messi manda calar mourinho e empurra coentrão”
Foi do calor do jogo, o mourinho é que o provocou
É isto a diferença, não sabem ser imparciais. Na selecção todos criticam o ronaldo, mas por acaso o homem forma uma equipa?
Se ele fizesse como o Ricardo é que eu iria gostar de ver, tanto que o criticam que se ele renunciasse a selecção gostavam de ver como o criticavam, era o costume " nem queres representar o teu país, és uma vergonha" enfim, mentalidade portuguesa.