Futebol Espanhol

As opiniões divergentes são lixadas de encaixar, eu sei. Deixa lá, isso passa-te. :mrgreen:

O que eu vi foi o Mourinho a ser demasiado passivo quando não o costuma ser… porquê não sei, mas posso especular e achar que foi para dar um banho de humildade aos seus próprios jogadores, para que eles sintam na pele e interiorizem o quanto ainda precisam de crescer enquanto equipa para poderem ombrear com o Barcelona. Nem o factor árbitro num ponto decisivo do encontro foi explorado por Mourinho e isso para mim mostra que ele não quer arranjar bodes expiatórios para o resultado.

Que penses outra coisa é lá contigo, podes ficar com a bicicleta das tuas verdades insofismáveis que eu não me importo. :wink:

Ao ler os posts anteriores, devo elogiar análises muito bem conseguidas, mesmo as que em conteúdo, divergem completamente.

Não são surpresa para mim algumas coisas que aqui leio… Mourinho desperta paixões e ódios, ninguém lhe fica indiferente. Já o odiei, mas sempre lhe reconhecendo competência extrema, agora admiro-o, porque é um português que se destaca como poucos na história e porque é um dos melhores de sempre na sua área. Haverá treinadores com melhor currículo, mas nenhum que em 10 de carreira, tenha alcançado o que ele conseguiu.

Adoro o futebol do Barcelona, a precisão dos seus passes, a forma como há sempre um jogador liberto para receber a bola, a criatividade de Xavi, Iniesta e Messi… é um futebol divino, sim, como não me lembro de outro, pelo menos de forma tão consistente. Guardiola é também excepcional, extraordinária a forma como pegou numa equipa de grandes jogadores, e de grandes sucessos e a elevou a um patamar acima em tão pouco tempo.

Esta equipa do Real tem sido fantástica. Com a solidez intrínseca das equipas de Mourinho, mas ainda em construção portanto falível ( ou mais falível do que equipas rotinadas e com jogadores que jogam juntos há meia década ), essa falibilidade tem sido disfarçada pelo colosso que que tem sido CR, a capacidade concretizadora de Higuain, a revelação que tem sido Di Maria ( nunca pensei que se afirmasse, pelo menos tão rápido ) e a delícia do futebol de Ozil, além de uma defesa com centrais que se conhecem bem, bons laterais e um grande GR.

Mas o Real ainda não é; de facto, o Barça… penso que Mou assume este jogo muito mais confiante nas capacidades da própria equipa em jogar o jogo pelo jogo do que o fez com o Inter. Erro crasso. Não é possível jogar desta maneira com o Barça. Por muito forte que tenha parecido o Real até aqui.

Muito curioso relativamente ao que vai acontecer a partir daqui. Mourinho transcende-se nestes momentos de dúvida.

:arrow: :arrow: :arrow:

Superioridade inquestionável.

Não respondeste à minha questão. Pergunto-te de novo: se alguém comprasse os dois onzes titulares de ontem, com que equipa gastaria mais dinheiro? Ou, por outras palavras, qual seria a equipa mais cara? É disto que eu estou a falar, do preço dos jogadores no aqui e no agora. E porquê? Porque é isto que define qual é a equipa mais cara, com maior valor, que custa mais (não são precisos mais sinónimos).

Até vou pegar no teu exemplo: alguém constrói uma casa de raiz e ela tem o valor de 100 milhões. Outra pessoa compra uma casa por 50 milhões sendo que ela vale esse dinheiro. Se um agente imobiliário estiver a vender as duas e um cliente perguntar qual delas é a mais cara, qual será a resposta dele? É que só me estás a dar razão.

Esta discussão começou porque utilizaste o argumento de que o Mourinho tinha, nas suas mãos, a equipa mais cara. Sendo assim, deveria ganhar sempre. Eu já te demonstrei que a equipa com maior valor de mercado não é o Real, mas sim o Barcelona. Isso é CLARO. Ainda por cima, se estás a falar do dinheiro que o Real Madrid gastou, eu pergunto-te: que tem o Mourinho a ver com isso? Ele chegou nesta época, onde gastou o mesmo que o Barcelona em contratações, sendo que a diferença qualitativa entre as duas equipas é bastante grande. Com isto tudo não estás a atacar o Mourinho, mas sim a direcção do Real Madrid. Nem sei porque utilizaste esse argumento. É que o dinheiro gasto pelo Real não torna a equipa “merengue” melhor que o Barcelona, que tem jogadores formados que valem bem mais que os madrilenos e que jogam juntos desde que eram fetos.

Isto é tão óbvio que eu não entendo como é possível não se perceber.

Se neste momento o Barcelona e Real Madrid vendessem o seu onze cada parece-me que seria o Barcelona a arrecadar mais milhões. Quem tem Xavi, Villa, Iniesta, Xavi e Messi vale indubitavelmente mais que quem tem Cristiano e mais um ou outro.

E assim sendo é claro que a equipa do Barcelona sairia mais “cara” que a do Real a quem as comprasse, o que não quer dizer que a do Real não tenha de facto custado mais a compor, uma vez que a do Barcelona assenta nos custos da formação e não da transferência de jogadores.

Concordo com a ideia que quando se fala de Barça e Real, neste momento, falamos de «produtos» completamente diferentes. Barça é uma equipa de processos consolidados, em que cada posição-chave é ocupada por um jogador acima da média que está no clube há várias épocas e por sua vez rodeado de colegas que conhece há anos. O Real é uma equipa que viveu tendencialmente desiquilibrada em sectores e custos, um crónico candidato em busca (pressionada) de titulos que uma massa adepta exigente reclama, com um novo treinador, novos métodos radicais que cortam com uma burguesia instalada no jogador-tipo que chega(va) a Madrid, uma equipa em crescimento.

Falando do Barcelona em particular, convém (eu acho) realçar que este futebol inquestionávelmente atractivo não aparece com Guardiola. Sendo eu fã do Barça de Van Gaal, que já tinha deixado escola, este futebol total é definitivamente instaurado com Rijkaard, escola holandesa com melhoramentos no processo defensivo (pressão alta à italiana, certamente apreendida nos tempos do Milan). Portanto, interiorize-se isso: Rijkaard chegou em 2003, construido já épocas vitoriosas para os catalães desde aí, com um futebol já então vistoso.

Ao mesmo tempo que isso se processava (e Real se equivocava na sua megalomania… Cappelo aparte) ia lapidando ao pormenor a sua evolução a partir de uma cantera única (Xavi, Iniesta, Messi etc), num naipe de futebolistas de escola que cresceram juntos a todos os titulos ao longo destes… 7 ANOS já ! Guardiola, antigo jogador de Van Gaal, antigo treinador das camadas jovens, aproveitou o melhor e evoluiu o patamar para o corrente tiki taka, que é na sua essência o tipo de futebol que os ibéricos preferem e conseguem praticar (também Portugal esse país Campeão do Mundo… do futebol sem balizas) acrescido de uma objectividade italo-holandesa. É um verdadeiro e raro exemplo de processo evolutivo em continuidade, com uma politica clara, pensada e vencedora.

Mas… no horizonte surge Mourinho. Quem me conhece sabe que, e não apenas pelo caso-camisola, não gosto dele enquanto pessoa. No entanto, é um facto e quanto mais cedo muitos perceberem isso evitarão engolir sapos, ele é mesmo o melhor treinador do mundo. É o tal processo evolutivo em continuidade (aprendendo e tendo estado rodeado dos melhores), enquanto treinador, aliado a um talento inato para a profissão. As suas equipas, não raras vezes, saltam etapas na sua caminhada resultadista (não muitas vezes afastadas de exibições de futebol vistoso também) e no fim são invariavelmente as vencedoras. O pragmatismo tem tendência a vencer mais vezes o romantismo.

É que recuemos apenas 24 horas: o recem chegado Mourinho era já líder, com um Real outrora conturbado, à frente do Barça campeão, reforçado (Villa) e consolidado. No fim da época, ou muito me engano, ou lá veremos novamente Mourinho no meio de um mar blanco a festejar a sua vitória +y, no seu 4º campeonato diferente. Um predestinado, e por acaso até é português. Eu já me habituei. Alguns deviam deal with it.

Gastaria mais dinheiro a comprar o Barça, mas o Barça lucraria mais dinheiro com o seu plantel que o Real Madrid com o seu, e gastando bem menos que o Real na sua formação.

Mas a quem custou mais a casa, a quem construiu a de 100, sem gastar metade, ou a quem gastou 50 milhões, e no máximo os reaverá, enquanto a outra pessoa lucrará praticamente os 100 que não gastou? Qual delas saiu mais caro a uma das pessoas em questão?

Provavelmente quem comprasse neste momento todo o plantel do Barcelona pagaria mais, porque está mais valorizado, como dizes, mas quem lucraria com isso era o Barcelona. Ao Barcelona seria bem lucrativo fazer essa venda, pelo que o plantel não lhe tinha sido nada oneroso (caro). Já o Real Madrid venderia por menos um plantel que custou mais dinheiro a formar. Sairia bastante mais caro.

Mas tu não consegues perceber que o que está aqui em causa não é o valor de mercado dos plantéis, é o valor investido (o custo) para formar os respectivos plantéis actuais? Qual custou mais caro, o do Barcelona? :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Tinha e tem, ou já te esqueceste do valor pago pelo Ronaldo e Kaká? Mais do que duplicam o investimento do Barcelona este ano, sendo que, como tu próprio citaste, o Real gastou mais 1 milhão de euros que o Barcelona esta época, 79 para 78 milhões de euros, como citaste. Então, como podes tu dizer que gastaram o mesmo, quando o Real só esta época voltou a gastar mais que o rival? Assim é difícil ter qualquer argumentação racional, quando a tua contradição é tão evidente e abrupta na ânsia e desespero de provar o teu ponto de vista.

Quanto ao que o Mourinho não gastou (o ano passado, e nos anos anteriores que levaram à formação do actual plantel) isso é como desculpar o Mourinho por não ter sido ele a ir buscar Ronaldo e Kaká, no entanto contando com eles para a equipa actual. Boa desculpa, essa. Eu não me lembraria de tal. Ou o Ronaldo e o Kaká (este por enquanto não, pois está lesionado) não são grandes jogadores e que muito contribuem para o Real Madrid de Mourinho? Lá por não ter sido ele a gastar o dinheiro, mais de 150 milhões de euros, não significa que não tenha sido gasto esse dinheiro e que Mourinho não usufrua disso mesmo. Ora essa… é com cada uma, Winston, que não faz lembrar nenhuma…

Pois, o dinheiro gasto pelo Real Madrid (muito mais que o Barcelona), o que torna a sua equipa mais cara do que a do Barça, a nível de custo de aquisição e formação do plantel, não a torna melhor que a do Barcelona. Ainda bem que chegámos a essa conclusão, servirá de referência futura. Foi o que eu sempre disse desde o princípio. É estranho como após tantos comentários, respostas a respostas, chegues à conclusão que eu cheguei logo ao início. Realmente estranho.

Ou seja:
dinheiro gasto pelo Real Madrid na formação do plantel > dinheiro gasto pelo Barcelona na formação do plantel
e ainda
valor do plantel do Real Madrid < valor do plantel do Barcelona.

Agora responde-me, qual das duas equipas foi (e é) a mais cara, aquela que maior custo de aquisição e formação?

Qual a equipa que menor valorização de mercado apresenta?

Qual a equipa que menor rendimento desportivo apresentou em campo?

Sem dúvidas, sai muito mais caro brincar aos Reais Madrids. Caro é quando se paga muito por uma coisa, principalmente se ela não tem a mesma qualidade que uma coisa melhor e que custa menos, ou mesmo idêntica e que custa menos. Tão simples como isso. Mas só se torna difícil de entender na ânsia cega de defender o indefensável.

E o pior cego é aquele que não quer ver…

Isto é tão óbvio que eu não entendo como é possível tanta confusão à volta do assunto. O Mourinho tem uma equipa que custou mais a formar e foi (é) mais cara que a do Barcelona, apesar de não valer tanto no mercado (e pelos vistos em campo, jogando uma contra a outra)…

:arrow: Bingo!

Moral da história, sai caro brincar aos Reais, quer desportiva, quer financeiramente, e fica mais barato uma equipa à Barcelona, até porque ganha títulos (actual campeão espanhol e, se não me engano, vencedor da Supertaça).

Tudo o resto, é fugir ao assunto que gerou o meu ponto de vista simples e fácil de entender.

O custo, para os clubes em questão, está à vista. E este pode ser um bom ponto de referência para discussões que dizem bem mais respeito a nós e ao SCP no futuro.

Bom comentário, tem todo o meu respeito. Muito bom mesmo. Mas…

…será que não há alguns que também deviam deal with the “bofetón al Madrid”, conforme descreve o jornal “não-oficial” do Real Madrid, a Marca? Será que não há alguns que deviam “deal with the” :boohoo: :boohoo: :boohoo: :boohoo: :boohoo: 5 golos com que Mourinho foi derrotado em Camp Nou, e descer com ele à terra?

Fica a pergunta, e o apreço pelo bom comentário.

Este futebol do Barcelona remota a tempos mais antigos ainda: Cruijff, uma referência, uma cadeia do ADN deste futebol total… com alguns acertos… o princípio está lá.

A questão é que o Hulk utilizou o argumento de que a equipa do Real é mais cara que a do Barça para criticar o Mourinho. Está, por isso, a estabelecer uma relação entre preço e qualidade no presente. E se o está a fazer, está errado. Neste momento, a equipa que tem maior valor é indiscutivelmente a catalã. Até fiz um exercício no transfermarket onde fica demonstrado que o onze titular do Barcelona vale mais 100 milhões do que o do Real Madrid.

É que se está a falar do dinheiro gasto no passado, que tem o Mourinho a ver com isso? É esse dinheiro que o faz ter uma equipa melhor? É óbvio que não. O que ele está a fazer é criticar a gestão do Real Madrid. E aí eu concordo. O caminho correcto é o do Barcelona.

Saliento este comentário, nomeadamente a parte do Kaká, para demonstrar como não estás a argumentar de forma racional. Desde quando é que o Mourinho conta com o Kaká? Enfim, quando o ódio nos turva a visão a racionalidade cai por terra.

E por aqui me fico.

Certissimo, até porque… hoje adivinha-se bem quem foi um dos seus jogadores nesse tempo… :wink: (embora repisando os méritos de Rijkaard e a relevância do aproveitamento da cantera no que vemos hoje)

Eu nunca disse que o Real Madrid era melhor que o Barcelona, disse sempre, e isso sim, que era mais caro o plantel porque tinha custado mais dinheiro ao clube formá-lo que o do Barcelona. Isso é claro desde o meu primeiro comentário sobre isso. De resto até achei este um dos teus mais lúcidos comentários sobre isto, não fosse mais um erro que cometeste a dizer que eu disse que o plantel do Real é melhor porque custou mais dinheiro (foi e é mais caro, mais custoso, mais oneroso). Mas veio o outro a seguir, e foi diametralmente o contrário do que acabei de dizer… e passo a citar, porque não me queres dar descanso, e continuas a lavrar naquilo que eu não disse e nos erros que tens cometido, cego por José Mourinho:

Era só continuares a ler o mesmíssimo comentário para veres que eu referi a lesão de Kaká e que, por enquanto, não pode ser utilizado por Mourinho, mas não deixa por isso de fazer parte do plantel que mais caro foi a formar. Ou evaporou-se de repente o dinheiro que foi gasto com ele? Só se foi na tesouraria do Real. E as lesões são ossos do ofício, que ainda mais aumentam os custos de uma política megalómana de gastos em aquisições caras.

Assim se prova que nenhum ódio me tolda, apenas a racionalidade. Já tu, repito, estás cego por José Mourinho. Cego, que páras de ler os meus comentários onde te interessa, (ou à tua cegueira), alteras ou procuras alterar os meus comentários e o que escrevo (à luz da tua cegueira) e ainda desgastas algo tão óbvio e simples de compreender (como o Paracelsus o fez à primeira, apesar de também ser admirador de José Mourinho).

Olha, o SCP quando foi a Barcelona e os recebeu em Alvalade, não foi tão expressivamente derrotado. E não era Mourinho que nos treinava… Nem provavelmente tínhamos gasto em toda a época o que Mourinho gastou este ano a formar uma equipa do Real Madrid que já contava, entre outros, com Ronaldo, Kaká (mais uma vez, sabendo que está lesionado, mas não deixa de fazer parte do plantel e dos custos que teve a formá-lo), Casillas e muitos outros que são muito sobre-valorizados para o que valem. Saem caras, estas derrotas por 5 a 0…

Conclusões a tirar disto:
-o Barça é um produto acabado e como tal enquanto equipa está muito mais trabalhado que o Real;
-o Real Madrid tenderá a ganhar colectivamente à medida que o tempo for passando e como tal encurtará essa diferença;
-estas duas equipas são de longe as mais fortes em Espanha e o campeonato jogar-se-à entre as duas equipas ao detalhe pontual;
-o Barça ontem ganhou e humilhou o Real mas no final o que contaram foram mesmo os 3 pontos que lhe deram a liderança no campeonato mas que são claramente reversíveis já que a diferença na classificação é pequena e a diferença do Real para os restantes advesários é de tal ordem que não deverá produzir qualquer impacto psicológico;

Conclusão final: o que se passou ontem foi apenas um episódio de uma saga e não o season finale. Este será lá mais para Maio…

E que belo episódio foi… talvez o mais belo de toda esta saga… :boohoo: :boohoo: :boohoo: :boohoo: :boohoo:

Os adeptos do Barça dir-te-ão o mesmo mas se no final do campeonato a vitória for para Madrid este resultado (que já não é virgem nos confronstos entre as duas equipas) vai para segundo plano…

em 3 épocas o Barça espeta 6 em Barnabéu e 5 em camp nou. Esta rivalidade está mais forte que nunca.

De referir que afinal o Mourinho também sabe perder.

ÁMEN! Tava a ver que era o único

Sabes o que era mesmo engraçado? Era as duas equipas acabarem em igualdade pontual e com o factor de desempate a ser o confronto directo… aí é que ia ser mesmo giro, e então queria ver se era “de chorar (a rir)” ou não…