Péssimo resultado para o Abelão…e já são 3 jogos consecutivos sem vencer
Bem, se o Sporting não for campeão este ano, parece-me que já sabemos quem vem…
Se bem que o Fluminense acaba de fazer o 2o em cima do Flamengo…
Os brasileiros não entendem, há muito tempo, nada de futebol
Pavorosa a qualidade do futebol dos 2 candidatos ao título. Quem é que é mais looser? Eu quero é que o L Jardim se cole. Fazendo 67 pontos hoje, ainda tem uma esperança
O futebol no Brasil é uma comédia. O Vitor Roque jogou 45 minutos pelo Brasil frente à Tunisia, num amigável realizado na França, na terça feira à noite. Ontem, passado menos de 24h, com uma viagem de oito pelo meio, estava a entrar ao intervalo. O Facundo torres entrou aos 72 minutos no EUA vs Uruguai, outro jogo de preparação, realizado na Flórida. O jogo começou à meia noite (hora PT) e às 22:30h (hora PT novamente) estava a entrar em campo pelo Palmeiras.
Isto não faz sentido nenhum.
Não sei se a culpa é dos clubes que permitem isto, se é das federações, se é da organização que tem estes calendários absurdos..
Estamos a falar de dois dos jogadores mais utilizados pelo Abel.
Palavras para quê..
Hum..retórica: se só somos enganados por quem nós queremos, será que estamos realmente a ser enganados, tendo a noção que aquela pessoa nos engana? ![]()
#showdecomunicação
Ontem vi os dois jogos dos candidatos ao título no zucão, e de facto a pobreza e falta de qualidade dos jogos e das equipas foi absolutamente confrangedor… como é que é possível alguém sequer comparar o futebol europeu com isto???..
E já agora, qualquer dos 3 grandes de Portugal varria este zucão. Com uma perna às costas.
Tudo certo, mas de ressalvar também a exigência ridícula do calendário do brasileirão.
É absolutamente amador o que por lá acontece.
Acabem com a merda dos estaduais… Deixem-se de provincianismos bacocos.
O tema é que há imensas equipas que só têm calendário competitivo durante os estaduais, não percebo como é que o Brasil não usam umas 8 ou 10 divisões nacionais que se vão dividindo por zonas regionais para ter calendário o ano todo.
O Paulistão (de longe o que dá mais guita) agora vai ter uma reforma muito interessante e engenhosa, vão adoptar o sistema suíço mas obrigando os quatro grandes a jogar uns contra os outros:
Em vários estaduais muitas vezes os clubes grandes nem usam a equipa principal, ter 18 jogos na qualificação sul-americana e estes amigáveis da tanga acabam por ser até mais prejudiciais, sinceramente.
Além da palhaçada que é a Conmenbol e a CBF, há vários clubes que estão na fossa que até gostam disto porque é uma forma de “nivelar a competição”.
O mundial de clubes parou a competição durante um mês. Aquilo que era um calendário apertado, teve de ser ainda mais comprimido e acabaram por usar esta data fifa para continuar a competição (o que acabou por f0der o palmeiras).
Tanto o fla como o palmeiras andam a jogar muito pouco há algum tempo, não fosse terem os árbitros sempre a protege-los até acredito que este ano o mirassol estaria na luta pelo título, tal não é a roubalheira.
Libertadores é a Champions league nossa, só que faltando 4 rodadas não dá pra ir com essa narrativa, pra mim o palmeiras perdeu a liderança por ruindade mesmo
O declínio do futebol brasileiro foi quando começou fanática mente a achar que Neymar seria discípulo do Pelé, uma boa campanha pelo Barcelona e só, ladeira baixo no PSG, Hilal, santos enfim
Eu não tenho duvidas que os três grandes lutariam sempre pelo título de campeão no Brasileirão, mas não acho que fosse assim tão fácil.
Para começar, as equipas mais fortes (Fla e Palmeiras) têm orçamentos equivalentes aos três grandes. São clubes que vendem bastante e formam planteis cada vez mais competitivos. Depois, uma coisa é em Portugal onde existem os três grandes, o Braga, depois uma ou outra equipa a fazer um bom campeonato (Famalicão, Moreirense, Gil) e o resto é paisagem. O nível médio do Brasileirão é muito mais competitivo que o nosso campeonato, há uma discrepância menor entre as melhores e as mais fracas.
Além disto, e que vai de encontro ao que falei acima, a organização e os calendários na América do Sul são um absurdo. Eu nem vou para a questão do número de jogos e quantidade de minutos que os jogadores têm nas pernas porque a diferença não é assim tão grande (em jogos sim, em minutos nem tanto - uma equipa brasileira que chegue às decisões fará sempre 65 jogos, uma portuguesa nas mesmas condições fará menos uns 10, mas os planteis das equipas brasileiras são bem mais extensos), vou sim para a parte das viagens. Uma coisa é jogar em Portugal que vais do Norte ao Algarve em quatro/cinco horas, outra é seres do Rio e ires jogar a Minas Gerais e são seis ou sete horas, de São Paulo a Fortaleza e só de avião porque de carro são dois dias, do Rio a Porto Alegre mais uma viagem impensável de automóvel..
Além destas viagens internas, uma coisa é estar em Lisboa e ir jogar a Itália, Espanha, Inglaterra, França, outra é estar no Rio ou São Paulo e ir jogar à Bolívia, ao Equador, à Colômbia, ao Perú (juntando também questões de altitude, temperaturas e condições no geral).
Junta a isto a qualidade terrível de muitos campos, o clima quente e húmido no próprio país..
São N de fatores que fazem com que o futebol no Brasil (ou na América do Sul em geral) seja fraco, apesar de ser um verdadeiro viveiro de bons jogadores.
Tal e qual, este é um momento fascinante em que existem clubes grandes a profissionalizar-se a nível europeu com grande capacidade de arrecadação de receita (Palmeiras e Flamengo), clubes grandes presos e/ou a tentar sair da lógica anos 90/2000 (Vasco da Gama, Corinthians, São Paulo), e clubes mais pequenos a voar por cima de quem não está a trabalhar bem (Mirassol). Sente-se uma mudança tectónica no futebol local e sul-americano - os brasileiros já não têm de facto concorrência séria na Libertadores.
Até por isso eu acharia imensa graça a fazer uma Supertaça Pedro Álvares Cabral/D. Pedro tipo quadrangular entre todos os vencedores do campeonato e da taça de cada um dos países. A internet iria seguramente derreter.
Meu deus, o twitter rebentava de vez.