É devido a estes casos q se abrem portas… Luís Castro a fazer magia no Botafogo, com um excelente início de Brasileirão. Hoje foi ganhar ao Palmeiras e deixou o Abel na azia. Grande vitória!
A ver vamos se não é mais um tuga q por iniciando desde logo bem o Brasileirao, não leva o mesmo.
Mas convém dizer que o Luís Castro é um homem decentíssimo e um treinador q ainda terá a oportunidade de ser feliz em Portugal. Eu tenho para mim q se o Amorim sai brevemente, virá ele ou o Abel
wtf? Não deixa de ser rácismo. Eu dar-te um murro para te provocar não deixa de ser uma agressão… Por muito que na minha opinião eu te possa dizer que não é. Estás a confundir racismo institucional de um estado para uma minoria com racismo corrente, vá, chamemos-lhe assim. E claro que é mais fácil lidar quando tens 20 milhões na conta mas se legitimas que uma bancada inteira faça isso legitimas muitas outras coisas que depois trespassam para a sociedade civil e afetam muito mais pessoas que não recebem 20 milhões de euros ao ano e não vivem em mansões.
Uma pessoa na rua dizer que os pretos não deviam poder sair de casa não é racismo institucional. É racismo. Outra coisa é insultar alguém apenas para o irritar. Seja, filho da ■■■■, macaco, deficiente, o que for. São insultos.
Racismo é querer separar as raças. Dizer que são diferentes e devem ser tratadas de forma diferente. Qualquer dia não se pode assobiar um jogador preto no estádio porque é racismo. Vão dizer que apenas o assobiam porque é preto.
É essa a única conclusão lógica desta forma ridícula de diferenciar o tratamento das pessoas apenas com base na cor da sua pele.
Epá há um contexto histórico que faz com que seja diferente chamares a um jogador atrasado mental ou a um jogador negro macaco (a não ser que seja mesmo atrasado mental, aí fica um bocado mal, não vais para um evento de desporto adaptado dizer isso suponho, adiante). Mas tu sabes perfeitamente isso não te estou a dizer nenhuma novidade. Não queres perceber a diferença não percebas. Claro que ninguém está a dizer que é o mesmo que matares um gajo à pancada na rua pela cor da pele né…
Chamam preto a um jogador branco? Ou é quem está na bancada que está a tratar de forma diferente o jogador?
E sim. É igual assobiar um jogador negro ou fazer-lhe o mesmo do que se faz a qualquer outro independentemente da cor de pele que tenha, ou fazer-lhe um insulto racial. Igualzinho.
Chamar macaco a um gajo, que seja preto, com o objectivo de o perturbar, não deixa de ser racismo. E um sujeito que não é intrinsecamente racista não devia usar esse tipo de conduta para tirar partido de uma situação.
Porém, há uma coisa em que te acompanho. Chamar macaco a um preto é motivo de clamor. Mas chamar filho da ■■■■, corno, etc., aí tudo bem porque não é racismo. É óbvio que as coisas têm de ser tratadas na devida perspectiva e se é censurável uma coisa, a outra, mesmo que por outros motivos, também tem de ser tratada de forma igual.
Já que estamos no tópico do futebol brasileiro, é bom lembrar que estamos a falar de um contexto em que os comentadores censuraram imensamente o português que foi acusado de ter chamado macaco ao brasileiro. Comentadores esses que dizem que o português é colonizador e que, muito provavelmente, contam anedotas sobre portugueses e riem-se delas. Isso não xenofobia?
Fez muito bem o Castro. O Botafogo não tem equipa para ganhar a liga e quando estivesse três jogos sem ganhar iam pedir-lhe a cabeça. Vai ganhar bom dinheiro e ficar com a vida dele e da família resolvida. Não julgo nem um bocado.
Será que este número de adeptos é verdadeiro? Pensei que o Fluminense tivesse uma “torcida” muito maior, afinal o Fla-Flu tem tanta fama, mas o Flamengo tem 20 vezes mais adeptos
O rival do Flamengo é o Vasco em termos de adeptos no Rio e no norte/nordeste, esses valores do Vasco é que acho curtos, por acaso. Flu e Botafogo são clubes da elite da zona sul, não têm torcida a nível nacional.
Bem, o Barcelona parece que vai pagar 74M pelo Vítor Roque.
O suposto interesse do Real Madrid, e depois de terem roubado o Arda Guler, parece que fez o Barcelona abrir os cordões para não ver mais um jogador com enorme potencial fugir.
Há motivos para isso, em especial o campeonato carioca passar em exclusivo para o Norte/Nordeste até aos anos 70, daí tanto Mengo e Vasco. No espectro oposto não passava nada no Rio Grande do Sul, daí lá ser tudo rigorosamente Gremio ou Inter, nem há chance para outra opção.