Penso que ainda ninguém aqui falou num dos desportos mais curiosos, espectaculares e violentos do mundo, que é o futebol australiano.
As origens deste desporto remontam a 1858, altura em que se começou a jogar “football” em Melbourne, sem que ninguém soubesse que regras aplicar, até porque, na altura, havia milhentos jogos de “football” diferentes nas diversas universidades inglesas, alguns dos quais dariam origem ao “nosso” futebol em 1863, enquanto que outros acabaram por se transformar no rugby alguns anos mais tarde.
Este desporto é jogado por equipas de 18 jogadores em campos ovais com um comprimento máximo que pode ir de 135 a 185 metros e uma largura máxima que pode ir de 110 a 155 metros.
As “balizas” são compostas por quatro postes, sem traves, assim:
Se a bola for pontapeada e passar entre os dois postes do meio, sem tocar em mais ninguém, nem bater no poste, marca-se um golo, que vale 6 pontos. Se a bola passar entre um poste central e um poste lateral, ou passar entre os dois postes centrais sem ser pontapeada ou batendo num dos postes ou tocando em alguém pelo caminho, marca-se um “behind”, que vale 1 ponto. Em certas competições, um golo marcado a mais de 50 metros de distância da baliza vale 9 pontos.
A bola é oval e pode ser jogada à mão, ao murro (não vale atirar) ou à chapada (quando é atirada ao ar, no início do jogo ou em casos de “bola ao solo”) ou ao pé. Não se pode correr mais de 15 metros com a bola nas mãos, podendo-se passá-la ou fazê-la tocar no chão. São permitidas placagens entre os ombros e os joelhos, excepto empurrar o adversário pelas costas, e podem-se placar os adversários se estiverem na posse da bola ou a menos de 5 metros da bola. Quem for placado legalmente tem que largar a bola imediatamente, senão é falta.
O jogador que agarrar a bola no ar se esta tiver sido pontapeada e tiver percorrido mais de 15 metros tem direito a um pontapé livre (curiosamente, as primeiras regras do “nosso” futebol, de 1863, tinham uma regra igual, tirando a questão dos 15 metros). Esta jogada chama-se “mark” e os australianos adoram-na, pois os jogadores competem entre si para ver quem salta mais alto, o que origina jogadas espectaculares.
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=2OtX4-u6FLQ[/youtube]
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=7dYKzR3PmOg&feature=related[/youtube]
Os jogadores não podem ser expulsos, o que leva a verdadeiras cenas de pancadaria, com murros e pontapés em pleno jogo, sem que os árbitros possam fazer mais do que tentar separar os adversários. Já chegou a haver jogos em que foram marcadas faltas antes da partida começar. Se um jogador se lesiona, é assistido em campo e o jogo não pára, a menos que a lesão seja mesmo grave. Além dos jogadores, árbitros e massagistas, pode entrar e permanecer em campo um membro da equipa técnica de cada clube, chamado “runner”, cuja função é passar mensagens do treinador aos jogadores.
O jogo divide-se em quatro quartos de 20 minutos (a duração pode variar), mais descontos, que muitas vezes duram seis ou sete minutos. As equipas mudam de campo no final de cada quarto e recolhem aos balneários entre o segundo e o terceiro quartos.
Como devem ter reparado, o equipamento é composto por camisas sem mangas (ou com mangas compridas, para jogadores mais friorentos), calções e meias, sem qualquer protecção especial.
A mais importante competição deste desporto é a “Australian Football League”, que começa em Março e termina no último Sábado de Setembro com a “Grand Final”. O actual campeão é um clube chamado “Geelong Cats”, que venceu a final do ano passado em grande estilo, estabelecendo um novo recorde para a maior cabazada numa “Grand Final” e terminando 44 anos de jejum. Nas quatro semanas anteriores à época, disputa-se um torneio de pré-época, a eliminar, o qual começou hoje.
Há dezasseis clubes na Australian Football League e eu torço pelos Footscray/ Western Bulldogs, que este ano procuram vencer o seu primeiro campeonato desde 1954, com o slogan “it’s 54 since 54”, ou seja “passam 54 anos desde 54”. Come on Dogs!
Tal como o Sporting, os “Doggies” também mudaram de emblema e, tal como o Sporting (pelo menos na minha opinião) não ganharam com a troca.
O emblema novo:
O emblema antigo:
Além de trocar de emblema, os Bulldogs também abandonaram o seu nome original (Footscray) e passaram a chamar-se “Western Bulldogs”, por serem da zona Oeste de Melbourne, o que fizeram por motivos de “marketing” - o que leva a que também neste desporto há quem diga “ódio eterno ao futebol moderno”!
Que eu saiba, este desporto não é praticado em Portugal, mas eu pessoalmente não me importava de experimentar. O ano passado houve transmissões da Australian Football League no Eurosport 2, não sei se continuarão este ano.