Esse União de Berlim tem tudo para se tornar uma equipa de topo na Alemanha e quem sabe ombrear com o Munich. O Leipzig é um pouco como o Leverkusen, clubes bem geridos mas nunca souberam dar o salto para o topo. Acho que o Leverkusen nem sequer ainda foi campeão alemão.
São o Braga da Alemanha.
Já o Dortmund acho que é o Sporting ou o Liverpool da Alemanha, muito irregulares para um clube com o número de adeptos que tem.
O Uniao de Berlim, por ser o maior clube da capital tem tudo para ser um clube de futuro. Espero que o Shalke também venha com vontade e o Estugarda e o Wolfsburg melhorem um pouco.
Nunca gostei do Munich e espero que estes clubes todos lhe deiam mais luta nos próximos anos. Qualquer um serve.
É um clube com um historial incrível, quando os hipsters falam do St. Pauli riu-me. Ser “o grande rival” não vejo bem como, mas adoraria vê-los um dia na LC. Não há país como a Alemanha para casos destes.
Rival isso não acredito que alguma vez seja, nem que lute por títulos, mas é um dos clubes mais bem geridos da Europa. Desde que subiram nunca passaram por apuros e esta vai ser a 2ª qualificação europeia.
Aquele negócio que fizeram com o Kruse é o exemplo perfeito. Foram buscá-lo a custo 0 quando estava desvalorizado e ano e meio depois vendem-no ao Wolfsburgo por 5M. O Kruse tem 34 anos!!! E desde que o venderam os resultados não pioraram, antes pelo contrário
O Schalke está de regresso à Bundesliga. Hoje vitória por 3-2 ao St. Pauli, depois de terem ido para o intervalo a perder por 2-0. Mais dois golos do Terodde.
Depois seguem-se Hamburgo, Darmstadt e Bremen (-1 jogo) todos com 57 pontos. O 2º lugar da subida directa e o 3º vai ao playoff com o 16º da Bundesliga.
uma análise interessante sobre um treinador que sigo desde o Schalke…
gosto muito dele. curiosamente, as suas ideias táticas têm muitos pontos de encontro com as do Amorim.
equipas sempre muito sólidas defensivamente e com transições defesa/ataque muito interessantes. o Tedesco tem a particularidade de, talvez pela maior experiência, explorar outras formações, nomeadamente o 532, que tanto se vai pedindo, por aqui.
Ate pelas origens, o uniao é um club bem mais “familiar” que tem andado por divisoes anteriores antes de subir á 3 anos. O estadio foi feito/remodelado literalmente pelos adeptos (acho que vi isso num documentario).
O hertha é um dos historicos e com bem mais “tarimba” na 1a divisao e joga no estadio oplimpico que deve ter o dobro da lotacao do estadio do uniao.
Nao quero negar a afirmacao pois nao tenho numeros, mas acho muito estranho o uniao ser “o maior club de berlim”.
O Hertha é o clube dos ricos, o Uniao é o clube do povo, o clube que foi obrigado a jogar no campeonato dos comunistas e era o simbolo do povo contra os comunistas e contra o muro de berlim. Tanto que nem havia rivalidade contra o Hertha.
Vou voltar a perguntar ate quando a fifa ou a uefa vao continuar fazer de conta que nao veem o que se esta a passar no futebol?
Como e possivel os alemaes um pais tao empreendedor e um exemplo de econoimia e gestao vao continuar a permitir que um clube no seu pais ganhe um campeonato 10 anos seguidos e nada fazem para acabar com isto?
Vou dar um exemplo de competividade e sei que as circunstancias a cultura e a forma como se reforca o clube de atletas nada tem a ver , com o futebol , estou falar da NBA .
Ontem estava a ver os Philadelphia vs Miami e veio me isto a cabeca, os philadelphia que ainda ha poucos anos era considerados a pior equipa da NBA estao muito perto de chegar a final fruto da forma competitiva como os americanos veem o desporto , porque os piores tem direito aos melhores jogadores vindos dos colegios atravez dos chamados drafts.
O que estao a espera a fifa ou a Uefa para tomar medidas e acabar com esta vergonha que e haver meia duzia de clubes a controlar isto tudo e os outros sao apenas uns meros participantes sem objectivos e cujo muito dos seus dirigentes nem querem saber muito provavelmente se estao a encher de dinheiro .
A mim sinceramente admira me que os alemaes nada facam no seu pais e permitem que no seu pais um clube ganhe o campeonasto do pais deles 10 anos seguidos .
Mas fazer o quê? O Bayern tem um modelo de gestão que lhe permitiu criar uma hegemonia interna e que ninguém consegue ameaçar. Enquanto o Dortmund e o Bayer lhes continuarem a fornecer jogadores, muitos deles a custo zero, a hegemonia mantém-se. Não estamos propriamente a falar de conluios na arbitragem ou de jogadas de bastidores. Nesta temporada foram buscar o Upamecano e o Sabitzer a um dos maiores rivais. Rival esse que diz-se não precisar de dinheiro e ainda assim lhos vendeu.
Grande treinador é o do Union de Berlim.
Sempre com um dos plantéis menos valiosos da Bundesliga, sobe logo da segunda para a primeira, no primeiro escalão no primeiro ano fica em 11, no segundo em 7 e agora está em 6.
Treinou dois anos o Basileia e foi campeão nos dois com 20 pontos de avanço.
Tem uma abordagem tática bastante interessante e arrojada.
Eu sei que sim mas podiam limitar os jogadores estrangeiros e reduzir os salários para que mais clubes podes ser mais competitivos! este sistema está esgotado é uma questão de anos . Mas claro que vai ser muitos anos porque anda muita gente a mamar a custa deste sistema .
Eu também não gosto do Bayern, mas sim realmente fazer o quê? Prejudicar de alguma maneira um clube só porque simplesmente é muito melhor que os outros? Não faz sentido.
Os outros é que têm de melhorar, ser mais competentes e diminuir o fosso e claro ajudava que não passassem a vida a abastecê-los.
E nem digo o Leipzig que não me parece que estejam insatisfeitos com o modelo actual, comprar, valorizar e vender e repetir, e é indiferente se é ao Bayern. Agora um Dortmund ou o Leverkusen deviam estar mais preocupados em olhar para dentro primeiro.