Furacão Leslie a caminho de Portugal (Landfall em Lisboa ?)

Aqui pela Guarda nem a um nornal dia de inverno chegou. :mrgreen:
Estava (e está) um vento fresquinho mas não passou disso.
Mas nestas situações estou plenamente de acordo em que se ponha a população de aviso.
Com previsão de temporal é sempre melhor falhar por excesso do que por defeito.

Isto foi um furacão categoria 1/tempestade subtropical(quando fez o landfall já não era furacão sequer) minha gente, não queiram ver um 4, 5, ou 6.

[member=21470]Supernatural também vivo nessa Póvoa :smiley:
Confere foi bem giro, parecia agosto :smiley:

Quimera 23 h · Alerta vermelho, rajadas de vento até 130km/h, precipitação forte e ondas até 12 metros. Ou, como se diz em bom português, "as condições ideais para passear e tirar selfies junto ao mar."

2 mortos e 28 feridos

https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/vento-forte-coloca-varios-distritos-em-alerta-laranja

Aqui na serra tambem foi igual. Ja houve vento bem pior por ca… Ontem a montanha pariu um rato basicamente… Mas ainda bem que se avisa… Mais vale prevenir do que remediar

Vão se andar a por debaixo de arvores e depois olha…

As árvores já é um clássico nas mortes por furacões.

Por isso é que disseram ontem para as pessoas não saírem de casa , mas muitos levaram isso na brincadeira.

É a cultura tuga. Nos outros paises obedecem. Cá saem de casa pra ir ver…

Vivo a cerca de 7 km da Figueira da Foz, a zona onde vivo foi bastante afetada, felizmente no meu caso, tudo correu bem, e não tenho nada a lamentar, seja a nível físico, seja a nível de bens, levei o aviso muito a sério, e tive sorte com as telhas, infelizmente muitos vizinhos não podem dizer o mesmo, anda tudo em cima dos telhados aqui na rua.
Só me borrei todo porque o velhote saiu às 00:00,e eram 3 da manhã ainda não tinha chegado, comunicações 0, já estava a temer o pior, mas lá acabou por chegar são e salvo, o sitio onde trabalha ficou a céu aberto, mas penso que a situação vai ser resolvida rapidamente.
Vim à Figueira, ainda antes de chegar, só acidentes, bem sei que o que não falta são árvores na estrada, mas é incrível como é que este pessoal nem nestas situações têm calma com o acelerador, ainda por cima comunicações na zona está tudo off, para chamar ajuda é um sarilho, na Figueira penso que não há esse problema.
Na Figueira, vários sítios sem janelas, o mesmo para os carros, carros virados ao contrário, telhas e estores nos passeios, na rotunda perto do Estádio, a terra levantou, penso que a situação no Foz Plaza também não esteve famosa, principalmente na zona da restauração.
Abraço a todos os afetados.

Confira o Tweet de @meteorologia: x.com

é só ver o que aconteceu em certas zonas…
e depois vejo comentários na net fora a dizer que não foi nada de especial… enfim

Enviado do meu Redmi Note 3 através do Tapatalk

Um furacão cat1//tempestade tropical não é nada de especial.

Percebo que haja pessoal incomodado com os danos nos sítios mais próximos do landfall, mas isso deve-se a falta de prevenção das populações e da irrisória protecção civil deste país, que mais uma vez volta a falhar em toda a linha, no aviso antecipado e informação á população sobre como agir.

Fica o exemplo do que aconteceu á umas semanas num dos países mais bem preparados do mundo(no que a nível do aviso e prevenção diz respeito), os E.U.A.
E apesar de burros como um sóco, sabem que com furacões não se brinca, já tiveram muitos exemplos:

Andrew, Katrina, Michael, e a lista continua.

P.s: Para os que lamentam(e com razão) o NOAA JÁ EMITIA AVISOS há 2 SEMANAS desta tempestade, mas a comunicão social deste país está toda a dormir!!!

concordo com tudo…
deixo só uma nota: não é nada de especial no Atlântico para países caribenhos e os US :slight_smile:
nós por aqui, foi o 1o landfall em 150 anos [emoji14]

e repito, muita sorte não ter apanhado Lisboa em cheio (só pela questão populacional) e por a maré cheia (3.45m) não ter coincidido com o pico (aí devia ter sido “giro” para as zonas costeiras)

Enviado do meu Redmi Note 3 através do Tapatalk

E a Comunicação Social ia informar do que? Que se formou um furacão chamado Leslie? O NOAA mudou imenso as suas previsões, nenhum modelo meteorológico conseguiu prever o trajecto do furacão, a cada saída de um modelo (12h) mudavam tudo, muito difícil estar a emitir avisos com tamanha incerteza. Repara que até mesmo a menos de 12h do evento, estava previsto entrar por Lisboa e entrou pela Figueira da Foz.

Para teres uma ideia, houve em determinado momento mais de um modelo meteorológico a indicar que o furacão a cerca de uns 300km da Madeira dava a volta e voltava para a sua origem. Era de emitir um aviso sobre um furacão que dava a volta e nem a Madeira iria atingir? Outro dia, o furacão passava pela Madeira e posteriormente descia rumo às Canárias. Depois havia quem previsse que ia de encontro ao continente Africano.

Aqui, tanto a Comunicação Social, como a Protecção Civil, comportaram-se como era suposto. Muita indecisão para estar a emitir avisos, a criar o pânico que podia bem ser desnecessário. Aqui a crítica faz sentido às pessoas acéfalas que procuram propositadamente o perigo para ganhar minutos de fama. Atitudes inconscientes que colocam em perigo a própria pessoa e os que depois encetam uma operação de socorro. Pura negligência, que devia dar direito a um processo judicial.

Posso estar de acordo contigo na questão de não querer gerar o pânico, mas competia-lhes emitir “protecções” em forma de prevenção, pois também diziam que com alguma probabilidade a tempestade podia desviar se para aqui.

Houve muito dano que poderia ter sido evitado por um aviso de prevenção para a zona costeira, que surgiu apenas a umas escassas horas do evento.

É que de resto estou de acordo contigo.

A nossa sorte é não apanhar categorias 4,5 e agora 6, que ai é que ia ser bonito

O day after na figueira.

https://www.facebook.com/100000333065964/posts/2014069798614103/

Na zona da Malveira/Loures onde estive no periodo em que chegou o furacão foi um dia de inverno normal. Esperemos que sejam todos assim.

Em Sintra também não dei por nada, estava pior tempo hoje de manhã por exemplo.

Na margem Sul, muito vento e alguma chuva. Não foi pior que um dia de inverno comum.
Felizmente foi fraquinho.
A imprensa devia procurar descobrir a cor das meias do Bruno de Carvalho, que este furacão já deu o que tinha a dar.

No sábado estive a jantar com um bombeiro que não estava de serviço…apesar de ter muitos colegas de prevenção.
O rapaz queixou-se (e muito) da proteção civil, que funciona muito mal e até á data (21h30 de Sábado) não lhes tinham feito chegar nenhuma informação ou alerta…

Entretanto recomendou-me uma pagina para ir seguindo estes casos: Best Weather

https://twitter.com/Nunex/status/1051864625300602883