Aqui pela Guarda nem a um nornal dia de inverno chegou. :mrgreen:
Estava (e está) um vento fresquinho mas não passou disso.
Mas nestas situações estou plenamente de acordo em que se ponha a população de aviso.
Com previsão de temporal é sempre melhor falhar por excesso do que por defeito.
Quimera
23 h ·
Alerta vermelho, rajadas de vento até 130km/h, precipitação forte e ondas até 12 metros. Ou, como se diz em bom português, "as condições ideais para passear e tirar selfies junto ao mar."
Aqui na serra tambem foi igual. Ja houve vento bem pior por ca… Ontem a montanha pariu um rato basicamente… Mas ainda bem que se avisa… Mais vale prevenir do que remediar
Vivo a cerca de 7 km da Figueira da Foz, a zona onde vivo foi bastante afetada, felizmente no meu caso, tudo correu bem, e não tenho nada a lamentar, seja a nível físico, seja a nível de bens, levei o aviso muito a sério, e tive sorte com as telhas, infelizmente muitos vizinhos não podem dizer o mesmo, anda tudo em cima dos telhados aqui na rua.
Só me borrei todo porque o velhote saiu às 00:00,e eram 3 da manhã ainda não tinha chegado, comunicações 0, já estava a temer o pior, mas lá acabou por chegar são e salvo, o sitio onde trabalha ficou a céu aberto, mas penso que a situação vai ser resolvida rapidamente.
Vim à Figueira, ainda antes de chegar, só acidentes, bem sei que o que não falta são árvores na estrada, mas é incrível como é que este pessoal nem nestas situações têm calma com o acelerador, ainda por cima comunicações na zona está tudo off, para chamar ajuda é um sarilho, na Figueira penso que não há esse problema.
Na Figueira, vários sítios sem janelas, o mesmo para os carros, carros virados ao contrário, telhas e estores nos passeios, na rotunda perto do Estádio, a terra levantou, penso que a situação no Foz Plaza também não esteve famosa, principalmente na zona da restauração.
Abraço a todos os afetados.
Um furacão cat1//tempestade tropical não é nada de especial.
Percebo que haja pessoal incomodado com os danos nos sítios mais próximos do landfall, mas isso deve-se a falta de prevenção das populações e da irrisória protecção civil deste país, que mais uma vez volta a falhar em toda a linha, no aviso antecipado e informação á população sobre como agir.
Fica o exemplo do que aconteceu á umas semanas num dos países mais bem preparados do mundo(no que a nível do aviso e prevenção diz respeito), os E.U.A.
E apesar de burros como um sóco, sabem que com furacões não se brinca, já tiveram muitos exemplos:
Andrew, Katrina, Michael, e a lista continua.
P.s: Para os que lamentam(e com razão) o NOAA JÁ EMITIA AVISOS há 2 SEMANAS desta tempestade, mas a comunicão social deste país está toda a dormir!!!
concordo com tudo…
deixo só uma nota: não é nada de especial no Atlântico para países caribenhos e os US
nós por aqui, foi o 1o landfall em 150 anos [emoji14]
e repito, muita sorte não ter apanhado Lisboa em cheio (só pela questão populacional) e por a maré cheia (3.45m) não ter coincidido com o pico (aí devia ter sido “giro” para as zonas costeiras)
E a Comunicação Social ia informar do que? Que se formou um furacão chamado Leslie? O NOAA mudou imenso as suas previsões, nenhum modelo meteorológico conseguiu prever o trajecto do furacão, a cada saída de um modelo (12h) mudavam tudo, muito difícil estar a emitir avisos com tamanha incerteza. Repara que até mesmo a menos de 12h do evento, estava previsto entrar por Lisboa e entrou pela Figueira da Foz.
Para teres uma ideia, houve em determinado momento mais de um modelo meteorológico a indicar que o furacão a cerca de uns 300km da Madeira dava a volta e voltava para a sua origem. Era de emitir um aviso sobre um furacão que dava a volta e nem a Madeira iria atingir? Outro dia, o furacão passava pela Madeira e posteriormente descia rumo às Canárias. Depois havia quem previsse que ia de encontro ao continente Africano.
Aqui, tanto a Comunicação Social, como a Protecção Civil, comportaram-se como era suposto. Muita indecisão para estar a emitir avisos, a criar o pânico que podia bem ser desnecessário. Aqui a crítica faz sentido às pessoas acéfalas que procuram propositadamente o perigo para ganhar minutos de fama. Atitudes inconscientes que colocam em perigo a própria pessoa e os que depois encetam uma operação de socorro. Pura negligência, que devia dar direito a um processo judicial.
Posso estar de acordo contigo na questão de não querer gerar o pânico, mas competia-lhes emitir “protecções” em forma de prevenção, pois também diziam que com alguma probabilidade a tempestade podia desviar se para aqui.
Houve muito dano que poderia ter sido evitado por um aviso de prevenção para a zona costeira, que surgiu apenas a umas escassas horas do evento.
É que de resto estou de acordo contigo.
A nossa sorte é não apanhar categorias 4,5 e agora 6, que ai é que ia ser bonito
Na margem Sul, muito vento e alguma chuva. Não foi pior que um dia de inverno comum.
Felizmente foi fraquinho.
A imprensa devia procurar descobrir a cor das meias do Bruno de Carvalho, que este furacão já deu o que tinha a dar.
No sábado estive a jantar com um bombeiro que não estava de serviço…apesar de ter muitos colegas de prevenção.
O rapaz queixou-se (e muito) da proteção civil, que funciona muito mal e até á data (21h30 de Sábado) não lhes tinham feito chegar nenhuma informação ou alerta…
Entretanto recomendou-me uma pagina para ir seguindo estes casos: Best Weather