Colegas, alguns dias após estes gajos serem campeões, venho dar os meus 50 cents. Tenho que admitir que olhando SÓ para o jogo jogado no campo, poderão mesmo ter sido um campeão justo. Foram bastante consistentes ao longo da época, o futebol não é bonito (mas isso no fim do dia não interessa muito - Amorim style, reforçaram-se muito bem nos 2 mercados (o como não interessa…) e conseguiram criar uma rede mediática liderada pelo seu presidente que manteve uma enorme pressão constante sobre as instituições. Quanto às arbitragens, sim tiveram algumas ajudas, mas não foi uma época igual aos anos 90.
Mas, ao contrário do que tenho lido por aí, quero realçar um aspeto: o porto não vai parar com este comportamento persecutório nojento em relação a nós. Nem mesmo agora que foram campeões. Não vai!
Vão fazer tudo o que puderem fazer para nos prejudicar. Arbitragens, contratações, calendarização, decisões na Liga, etc.
O bolo em Portugal não é muito grande, sendo que fica melhor se houver só dois clubes com significância. Eles nos últimos anos experimentaram ser um clube sem poder, sem relevância, sem riscar no que diz respeito a decisões importantes. Experimentaram aquilo que nós vivemos durante 40 anos e não gostaram!
Porque acreditem que eles sabem muito bem que neste país em que vivemos o benfica é um clube com mais poder, mais influência, mais beneficiado, mais apoios importantes. Mas são demasiado grandes para quebrar (custa escrever isto, mas é verdade - acabámos de saber que o Paixão recebeu mais de 1M€ do benfica por serviços informáticos
).
Posto isto, e sabendo eles que com a menor implantação nacional que o clube deles tem, se estiverem muitos anos reduzidos na significância arriscam-se a não conseguir reerguer-se como nós fizemos.
Esta guerra que eles nos declararam não vai acabar. Resta saber se o nosso Comando tem arcaboiço para ela.